Opinião > Governo tem desafio de fazer ferrovias deslancharem Voltar
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Depois de uma privatização capenga, organizada por Eliseu Padilha e sua gang, agora tem que ter cuidado na renovação das concessões.
Este governo tem feito muita coisa deslanchar após o retrocesso do governo anterior. O investimento em ferrovias é vital para o desenvolvimento sustentável.
O governo não pode de forma nenhuma deixar as empresas privadas deitarem e rolarem sobre as nossas costas. Há que se fazer contratos que beneficiem ao erário público e ao bom serviço e não somente aos lucros particulares. Isso tem que acabar!
Quando se abre uma estrada asfaltada na Amazônia, ela se transforma em problema para a conservação ambiental, pois incentiva a ocupação desordenada em todo o percurso. Deveriam estudar a viabilidade de se implantar um sistema ferroviário na Amazônia, que estabelecesse uma comunicação eficiente com o resto do Brasil. Trem só para na estação, e ninguém vende coisa nenhuma instalando-se à beira dos trilhos.
Um dos maiores crimes lesa-pátria foi um oportunista do passado ter começado a acabar com as ferrovias. Por ser oportunista, condenou o Brasil ao eterno subdesenvolvimento. Essa gente prejudica no presente o futuro de todo um paÃs. Em São Paulo teve um oportunista que acabou com os bondes.
Diagnóstico precário, valores muito abaixo do mercado, regras estapafúrdias e oportunismos foram as marcas das privatizações realizadas ao longo de décadas no Brasil. Foram os equÃvocos e outros vÃcios que fizeram do paÃs com imensa área geográfica, um dos piores em malha ferroviária. São bilhões de reais desperdiçados anualmente em carga e passageiros sendo realizadas por meio de rodovias. Agora, o Estado é novamente requisitado para controle, regras e investimentos.
Hoje temos prontos ou em construção as ferrovias para escoamento dos grãos e para o minério de ferro e siderurgia. Acredito que o próximo planejamento, deveria envolver as montadoras, interligando os polos, como RS, SC, PR, ABC Paulista, GO, BA, CE, se não esqueci nenhum. Parte disso já está pronto, ou a ferrovia passa perto, como GO, ABC, e a BA. Outros interligando essa cadeia de auto peças e montadoras. Com um planejamento adequado dá pra deixar pronto até 2030.
Piada! Quer dizer que a reativação das rodovias é uma iniciativa do governo Bolsonaro? Excelente folha! Um governo que se notabilizou por parar o paÃs, que destruiu as instituições, que deu calote nos precatórios, que precarizou os contratos trabalhistas, que confiscou as aposentadorias investiu nas ferrovias? Muito bom folha! Já o governo do presidente Lula, que reajustou salários, pagou precatórios, investiu na reindustrialização, aumentou o financiamento das safras nada fez pelas ferrovias?
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