Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Orgulho de estudar na USP! Acredito sim na educação pública e gratuita da creche ao pós doutorado, para todos os que sejam intelectualmente capazes e esforçados e não para os que apenas têm dinheiro. As universidades públicas mudam a vida de jovens humildes que podem através do conhecimento mudar suas vidas e de suas famílias, antes que me chamem de comunista: eu estudo Contabilidade e trabalho no mercado financeiro. Beijos!

    Responda
  2. Luiz Reichmann

    Boa troca, mas desde que mudemos o nome dos postos do SUS para Albert Einstein , ou Israelita, ou Sírio Libanês! Que acha? dai teríamos o mesmo tratamento kkkk

    Responda
  3. LUTHERO MAYNARD

    USP, parabéns! Fez e faz por merecer. Os melhores cérebros do país estão lá. É orgulho de São Paulo e do Brasil, principalmente dos paulistas. Os fascistas que a atacaram e mutilaram durante a ditadura militar pertencem ao lixo da História.

    Responda
  4. José Antônio

    Os partidos e político(a)s camisas amarelas estão querendo trocar o nome dela para Universidade São Privada.

    Responda
  5. Luiz Reichmann

    Fico até que feliz, pena que não consigamos traduzir nem ver nos profissionais do Governo essa liderança. Mas qual liderança seria? Bons Economistas, Juízes, Médicos, etc? E onde estão todos?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Estamos produzindo conhecimento sem ver nada, nem saber de nada? E a Vacina, esta pronta?

    2. Luiz Reichmann

      Pesquisando vacinas ou atrás do ET de Varginha ou desvendando a idade da Pedra ou afirmando que o Planeta tem bilhões de anos e nós idade média de 75 anos? E os bons de coração onde estão... Tem que ver com o STF se pode isso Arnaldo.

    3. Luiz Reichmann

      Pesquisando vacinas? atrás do ET de Varginha? Desvendando a idade da Pedra? Se profissionalizando para cargos políticos? ou Afirmando que o Planeta tem bilhões de anos e nós idade média de 75 anos? E as boas pessoas onde estão? É Fake?

  6. JA Oliv

    Parabéns UFRGS, mesmo fora do eixo Rio-SP sempre e, historicamente previlegiado neste pais, tem uma excelente classificação. Nota e observação, não se vê a imprensa abordar, que não tem um político preocupado, ou destinando as tais verbas de emendas parlamentares, ou coisas do tipo, para ajudar e financiar as pesquisas nas universidades.

    Responda
  7. José Gomes

    Não concordo que na USP seja "bem vindo na maioria dos cursos quem é de esquerda", como foi dito em outro comentário. Entendo que entram na USP os candidatos aprovados no vestibular. Agora, se "quem é de direita" não se dedica aos estudos...bem , aí já é outro problema!

    Responda
  8. José Leon Crochík

    A USP, a Unicamp e a UNESP são brasileiras e corretamente estão se internacionalizando, produzindo, transmitindo e recebendo conhecimentos relevantes para todos: paulistas e não paulistas; de ideologias políticas diversas. Seu corpo discente e seu corpo docente, assim, como os seus demais trabalhadores não devem ser limitados por fronteiras geográficas, políticas ou socioeconômicas.

    Responda
  9. Fernando Sanches

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gisa Veiga

      Sério? Ora, mas não há identificação da inclinação ideológica de quem se submete à seleção. Portanto, é fácil deduzir que quem é "de esquerda" estuda mais e tem mais capacidade intelectual e científica.

    2. Valdo Neto

      * a presença

    3. Valdo Neto

      Seu comentário raso confirma sua própria tese; a direita tem muita dificuldade em ser aprovada no vestibular da Fuvest, pois, além de muito esforço, a ausência de pensamento crítico é requisito básico para o exame.

    4. Ricardo Balistiero

      O legal da democracia é que os ignaros podem emitir opinião sem se sentirem envergonhados...fique tranquilo: nos envergonhamos por você.

    5. Homero Feijó

      Não fale bobagem! A Usp não é de esquerda nem de direita é de ciência e é uma ótima universidade! Se instrua, estude, passe no vestibular e vá estudar lá pra se curar dessa direitopatia que quer politizar tudo.

    6. Túlio Cesário

      Palavras de quem nunca conseguiu entrar em uma universidade pública

    7. Will i am

      Se você tem provas que quem é de direita não é bem vindo na USP, faça uma denúncia à justiça competente.

  10. Sebastião Rodrigues

    Dá muito orgulho. Parabéns ao estado por essa capacidade de manter a instituição nesse nível, penso que esse desempenho que tanto bem faz ao país, deveria, na medida do possível ser replicado pra outras universidades. Aqui no RJ vemos a estadual que tem uma baita estrutura, entregue a anos, a mais completa baderna politica, reflexo do estado falido entregue nas mãos de políticos cada vez piores.

    Responda
  11. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Tudo o que é estatal é uma droga, segundo o mercado. Contudo, na hora de contratar é o estudante das universidades públicas o preferido. A Folha deveria rever muitas das suas opiniões sobre o papel do Estado que deve, sim, ser muito melhorado, mas porque não focar a atenção para o privado e o desempenho sofrível ? O que falar das Americanas, do 123, das empresas de aviação e de tantas outras? Capitalismo selvagem que clama pelo Estado quando não dá conta. Pífio. Viva a USP, Unicamp, Federais.

    Responda
  12. Paula Andrade

    E kd a lista? A fonte???

    Responda
    1. Paula Andrade

      Achei

  13. Armando Moura

    as tres universidades estaduais, as melhores do país, são mantidas pelo icms recolhido pelo cidadão paulista, então os vestibulares devem ser feitos no estado, somente, e privilegiar quem for oriundo das escolas publicas do estado, posto que a maioria da arrecadaçao vem das classes mais desfavorecidas do estado. Pós graduação é diferente, aí deve buscar quem tem mais a contribuir. Entrei há mais de quarenta anos na usp e minha classe era praticamente um colégio privado ou quem era de fora.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      As Universidades norte-americanas são o que são por que os gestores lá sabem que receber gente de todo o mundo só aumenta a probabilidade de que haja número muito maior de gente brilhante, liderando em todas as áreas do conhecimento. A USP é o que é por ter em seus quadros gente de todo o Brasil e do mundo. Simples assim.

    2. Homero Feijó

      A Usp tem reserva de vagas para oriundos da escola pública o Enem dá um bônus na pontuação destes alunos. Seria absurdo a Usp ou demais universidades bloquearem a entrada de estudantes de outros estados pois se eles entraram lá é porque tiveram o mérito de estudar e passar. Aliás, grande parte dos melhores professores da Usp e demais vêm exatamente destes contingentes que ali se formam e se tornam professores e pesquisadores. Além disso não haveria base jurídica ou moral para tal exvlusão.

    3. Will i am

      Quando a pessoa muda para São Paulo. Para fazer a universidade, ela passa a contribuir via consumo com o ICMS, então ela estará contribuindo com a USP da mesma forma que qualquer outro cidadão.

    4. Mauro Caesar Mantilha

      Parece ser um pensamento de 40 anos atras mesmo. a universidade publica é um direito de todos os brasileiros , que entrem os melhores. Seu pensamento está muito ultrapassado.

    5. Fernando Sanches

      Concordo plenamente. Não é justo alguém de escola publica de SP pagar a USP para perder a vaga para alguém de outro estado. Seria muito melhor que cada estado investisse na qualidade de suas universidades ou que fosse criada uma porcentagem específica para ingressantes de outros lugar.

    6. Rodolfo Francisco

      Você vai contra as mais modernas concepções de educação, que valorizam a diversidade. Já imaginou quanto talento existe Brasil a fora, que se tiver a oportunidade de estar num lugar como a usp pode contribuir imensamente com o Brasil? E se o próximo Einstein nascer no Acre, ele não pode estudar na usp? Se você vai nas melhores universidades do mundo, como Harvard, MIT, vai ver gente do mundo todo, de todas as culturas e origens.

    7. Fernando de Paula Souza Junior

      Se tal medida fosse implementada, ao longo de poucos anos veríamos o reflexo negativo na perda de qualidade destas umiversidades , para demonstrar quão nociva seria essa prática , bastaria verifcar listas passadas com nomes oriundos das mais diversas partes do país que graduahdo-se em nosso estado contribuiram de forma brilhante para o desenvolvimento da nação e enriqueceram o ambiente universitário. Por mais que alguns não queiram ver, diversidade é sinônimo de dinamismo e inovação.

  14. Armando Moura

    USP e UNICAMP são mantidas pelo ICMS, cuja a maioria da arrecadação vem das classes mais pobres. As vagas devem ser ao menos, cinquenta por cento de quem estuda em escola publica em são paulo. O restante é aberto, mas todo os vestibulares necessariamente devem ser feitos no estado de são paulo, quem quiser concorrer que venha fazer o vestibular aqui, como os paulistas o fazem quando concorrem em outros estados. Pos é diferente.

    Responda