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  1. Leila de oliveira

    A carreta" perdeu o freio". Sei!!

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  2. JA Oliv

    Se não conseguem alterar a engenharia no trecho da rodovia, o óbvio seria implantar controles rigorosos de velocidade e fiscalização do tráfego, e de tudo e todos que fazem uso da rodovia, especialmente naquela região, mas parece que essas coisas óbvias não fazem parte da lógica e maneira de pensar e agir das autoridades, e convenhamos, falta de freio não é "acidente", é irresponsabilidade mesmo e crime.

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  3. Marina Gutierrez

    Acabei de enviar um comentário sobre as estradas de ferro do estado de São Paulo e meu comentário foi para a moderação. Que absurdo!

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    1. Helio Lobo

      É irritante.

  4. marcos fernando dauner

    a reportagem deveria fazer uma consulta na autopista Litoral Sul e verificar quantos caminhões "perderam o freio" nesses 20 km de descida da serra em Guaratuba . Grande parte entra naquela desvios de desaceleração e não provocam vítimas . Em média, deve haver mais de um incidente por dia .

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  5. Alexandre Tavares

    Meus sentimentos aos familiares, amigos e sobreviventes

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  6. José Alberto Dietrich Filho

    Têm sido muito frequentes acidentes semelhantes, com carretas esmagando carros menores. Parte dos Caminhoneiros hoje viaja filmando e fazendo comentários para postar nas redes sociais. Há 3 meses acidente idêntico matou a família de um amigo meu. São segundos de distração. É necessário regulamentar isso.

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  7. Joana Souto

    Está impossível para veículos trafegar nas estradas brasileiras, completamente dominadas por caminhões. O fluxo de caminhões está muito alto, tornando muito insegura a viagem nas rodovias. Por que a malha ferroviária não está sendo retomada? Por que não investir em trens de carga?

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    1. Leila de oliveira

      Penso igual. Tenho pavor dessas estradas!

    2. JA Oliv

      Ao longo das últimas décadas, começou lá pelo inicio da ditadura, políticos e governantes cederam ou, o mais provável mesmo, ganharam muuuitos presentinhos-das-arabia do lob das montadoras

  8. Joana Souto

    Está impossível para veículos trafegar nas estradas brasileiras, completamente dominadas por caminhões. O fluxo de caminhões está muito alto, tornando muito insegura a viagem nas rodovias. Por que a malha ferroviária não está sendo retomada? Por que não investir em trens de carga?

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  9. Adriano Dos Santos Bras

    Falta a nossa sociedade o entendimento da palavra CONSEQUÊNCIA, pode colocar fogo na floresta e não tem consequência , pode drenar aquífero Guarani e não tem consequência , pode dirigir carreta igual a um louco e não há consequência , Artur lira pode fazer acordos terríveis com prefeituras e não há consequência … nada tem consequência neste país …

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    1. JA Oliv

      Chamam de "acidente", "fatalidade", "destino".... e tiram o foco das das reais responsabilidades, sejam das empresas de transportes, dos condutores, de quem deveria fiscalizar e até de quem projetou a rodovia.

    2. CAMILLA ROCHA SCHAHIN

      Consequências sempre há. O que falta nesse país é responsabilização.

  10. Miguel Gossn

    Concordo plenamente com os comentários anteriores que falam sobre o criminoso abandono da malha ferroviária brasileira. Era para ter sido bem ampliada e modernizada. Tanto para transporte de cargas como de passageiros. Um absurdo colossal um país como o nosso ficar "refém" desse tipo de transporte pra lá de obsoleto e perigoso. É república bananeira mesmo.

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  11. Leonardo Trindade

    Aí você pega um Uber bolsonarista e ele diz que os caminhoneiros são a esperança do Brasil... Meus pêsames às famílias do time e do motorista.

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  12. DANIEL BRANDAO

    Em geral a perda de freio ocorre por excesso de uso, que causa aquecimento e acaba amolecendo as superfícies de atrito no disco. O correto é descer declives com o motor engrenado, usando apenas pontualmente o freio. Mas como isso deixa o caminhão mais lento, e a maioria dos caminheiros têm inteligência curta, e ainda por cima vivem pressionados por seus patrões, a maioria opta por descer segurando apenas no freio e desafiando as leis da física. Por isso é tão comum a 'perda de freio'.

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    1. marcos fernando dauner

      eles vem desde SP pendurados no freio. são quase 500 km . quando chegam aqui embaixo, não há mais freio que aguente .

  13. Edailson Monteiro Rodrigues

    Fatalidade? Imprudência? Negligência? Sinceramente não sei e não cabe à mim julgar. Imaginem a felicidade que essas crianças estavam, interrompidade de forma tão brutal, meus sinceros sentimentos a todos que tenham ligações com elas, sinceramente, não queria estar no lugar dos pais deles. Que descansem em paz.

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  14. Flávio Fernandes Marinho

    A PRF tem que trabalhar mais na fiscalização das estradas e também fiscalizar com mais rigor os caminhões que na maioria das vezes tráfegam com excesso de velocidade.

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    1. Leonardo Trindade

      Quantas vezes você já passou na frente de uma base da PRF e não tinha ninguém trabalhando? No Paraná, então, nem se fala, estão sempre vazias. Já vi polícia de trânsito normal fazendo fiscalização em rodovia por lá.

  15. DANIEL BRANDAO

    Já passou da hora da lei de trânsito imputar responsabilidade objetiva para os empresários donos dos caminhões. É uma mortandade sem fim, todo dia familias inteiras destruídas por caminhoneiros drogados correndo contra o relógio. Quem sabe assim os donos dos fretes pensem dez vezes antes de economizar em manutenção e pressionar por horários apertados

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    1. ROSMARI PRATES

      E tem mais um problema em tudo isso , os motoristas de caminhões são muito jovens e consequentemente ,sem experiência, outro grande perigo. Atualmente se vc olhar nos motoristas de caminhões das rodovias verá jovenzinhos , tudo piazada ainda. , como dizemos aqui . Os caminhões de hoje são todos computadorizados , bem modernos, mais difíceis de lidar, os motoristas mais velhos não sabem lidar com isso e nessa acabam entrando a nova geração de jovens que sabem lidar com isso .

  16. marcos fernando dauner

    Eu moro em Joinville-Sc, isso fica a menos de 100 km daqui . todo semana um caminhão "perde os freios" por lá. Acidentes com mortes são quase mensais ! E a estrada é bem sinalizada . problema- excesso de velocidade e caminhões sem manutenção . isso explica a imensa maioria dos acidentes .

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  17. Erivaldo Pereira de Lima

    Quando vão começar a prender os donos de caminhões sem manutenção?

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    1. DANIEL BRANDAO

      Já passou da hora da lei de trânsito imputar responsabilidade objetiva para os empresários donos dos caminhões. É uma mortandade sem fim, familias inteiras destruídas por caminhoneiros drogados correndo contra o relógio. Quem sabe assim os donos dos fretes pensem dez vezes antes de pressionar por horários.

  18. Sam Duart

    Caminhões sem qualquer manutenção. Até se reparar na imagem que destaca a matéria verá que os pneus estão praticamente carecas. Verdadeira bomba ambulante.

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  19. Vítor Campos de Castro

    É óbvio o absurdo do sistema logístico do Brasil. Essa quantidade de caminhões levando grandes cargas, além de colocar as pessoas em risco, também reduz a vida útil da rodovia. Considerando que o caminhão realmente ficou sem freio, será que a manutenção do veículo estava em dia? Além disso, existe uma mentalidade de que quem está ganhando dinheiro tem prioridade no uso da pista. O que mais vejo são caminheiros que não respeitam lei nenhuma e nem a vida de ninguém.

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  20. PAULO CURY

    ferrovias já, para carga e passageiros Uma vergonha um país metido a rico e não tem uma sistema nacional de transporte de carga e passageiros por ferrovia a Dutra é uma vergonha nacional com a quantidade de caminhões entre rio São Paulo que levando cargas que poderiam ir de trem País sem dono e sem planejamento

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  21. Paulo José da Costa

    Na Ucrânia, jovens morrem todos os dias em combate pelo seu país invadido, os jovens russos morrem também, levados à guerra por um ditador paranoico. No Brasil nossos jovens morrem em outras guerras, uma delas, terrível, é a do trânsito. Desperdício de vidas de jovens talentosos, que tinham tudo para dar ao esporte e ao seu país. Notar que nesses acidentes sempre existem caminhões assassinos. E que fazem nossos governantes ? NADA. Que falta fazem nossas ferrovias !

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  22. MARIA F LUPORINI

    O Brasil precisa retomar o transporte ferroviário de passageiros!!

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    1. ROSMARI PRATES

      Sempre falo que se tivéssemos ferrovias funcionando neste país , teríamos um trânsito muito melhor e muitas vidas poupadas, vidas brutalmente perdidas , um crime isso.. Principalmente o transporte de cargas há muito tempo já, deveria ser feito por trens , muito mais seguro para todos.

    2. ROSMARI PRATES

      Sempre falo que se tivéssemos ferrovias funcionando neste país , teríamos um trânsito muito melhor e muitas vidas poupadas, vidas brutalmente perdidas , um crime isso.. Principalmente o transporte de cargas há muito tempo já, deveria ser por FERROVIAS

    3. Vítor Campos de Castro

      E o principalmente o transporte ferroviário de cargas!

    4. Paulo José da Costa

      mais importante é o de cargas, para diminuir drasticamente o numero de caminhões assassinos.

  23. MARIA F LUPORINI

    Até quando o frenesi por rodovias e a falta de fiscalização de caminhoneiros vão ceifar a vida de nossos jovens? Se o governo tentar regular mais a atividade dos caminhoneiros, pode ser acusado de ferir a liberdade de expressão, de ir e vir, ou outra i di o ti ce, daqueles que não querem nenhum freio aos excessos de todo tipo.

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  24. MAURO WOSNIK

    Temos que começar. A tirar de circulação Caminhões de 20 anos. Para segurança.

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  25. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Maria Lopes

      Napoleao, procure ajuda, vc faz mal a vc mesmo e de e ser muito tóxico para quem está à sua volta.

  26. Severo Pacelli

    Levamos 80 anos para constituir o terceiro parque ferroviário do planeta, o dizimamos em apenas 04. Triste uma nação que não escuta e não ouve os seus. Vale tudo para ter lucro, inclusive vidas.

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    1. Marina Gutierrez

      Abaixo, leia-se: colaboraram.

    2. Marina Gutierrez

      Severo Pacelli, duas indústrias de pneus colaborraram em muito para destruir a malha ferroviária.

    3. Marina Gutierrez

      Quem acabou com as ferrovias há uns 50 anos foram as indústrias de automoveis, caminhões e pneus, junto com os governos das épocas.No estado de São Paulo as ferrovias Paulista e Mogiana ( o nome vem do rio Mogi) transportavam passageiros e cargas. Em algumas cidades os trilhos abandonados ainda podem ser vistos, assim como as estações.

    4. Sam Duart

      Caso é que um sistema robusto ferroviário não é interessante para os donos da indústria de pedágios.

    5. Maria Lopes

      Havia a companhia de bondes. Um patrimônio imenso que a ditadura militar destruiu rapidamente. Países ricos, como a Suíça, mantém a rede até hoje. Na Europa pode se - e viaja-se - se trem para qq lugar. Melhor para o meio ambiente, para a economia, para a qualidade de vida. Aqui esse governador quer aumentar a imigrantes em vez de fazer trens de passageiros para a baixada. Como aliás havia antigamente. Muito$ intere$$es.

  27. Severo Pacelli

    O Brasil optou por privilegiar transporte apenas com ônibus e caminhões. Dizimaram todo parque ferroviário brasileiro, o terceiro no mundo na década de 50/60, para atender a ganância das indústrias de ônibus e caminhões.

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  28. Severo Pacelli

    O Brasil optou por privilegiar transporte apenas com ônibus e caminhões. Destruíram todo parque ferroviário brasileiro, o terceiro no mundo na década de 50/60, para atender a ganância das indústrias de ônibus e caminhões (leia-se EUA). Levamos 80 anos para constituir o terceiro parque ferroviário do planeta, o dizimamos em apenas 04. Triste uma nação que não escuta e não ouve os seus. Vale tudo para ter lucro, inclusive vidas.

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  29. André Andrade

    Sou a favor da liberdade de expressão. Entre amigos, nos divertimos fazendo piadas das maiorias, evangélicos, bolsonaristas, CEOs de MEI e por aí vai

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