Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Não conheço os casos específicos, mas tenho minas dúvidas que candidaturas tenham sido sumariamente barradas sem nenhuma base judicial. Só porque havia a suspeita de ligações com o crime organizado?

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Parabéns ao setor de censura da Folha!

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Não entendi esta fala do Hélio de que no Irã há eleições competitivas, quando um conselho de anciãos é que selecionam os candidatos? OrasilPerspicazSegundoNeliFaria! Moderação onde, Folha?

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Não sei se entendi bem, Hélio. A Justiça, a se fiar na inação absoluta em relação ao Marçal, a última coisa que exercerá é algum controle "autoritário". O conjunto da obra, partidário, judiciário e público, deveria manter o crime organizado fora do páreo eleitoral, mas não parece que ocorrerá de forma eficaz. Não sei o que seria mais adequado, mas apostar em uma fluidez natural a este processo é receita pra termos encrenca grossa.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    No governo de Bolsonaro e filhos ficou evidente, e, ao mesmo tempo houve uma aceitação, com a maior tranquilidade, por uma parte considerável da população, a proximidade com milicianos. Foram exaltados em suas funções de manter a ordem no RJ. Um modelo a ser exportado para todo o país. Receberam condecorações, foram visitados nas prisões.

    Responda
  6. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Colunista viaja na maionese. Partidos só querem grana.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Notadamente aqueles identificados com a extrema direita, com Deus , família, pátria e liberdade, ou seja, a de delinquir.

  7. Paulo Augusto

    "Pega mal dar legenda a ban didos." Pelo que vimos em São Paulo, essa afirmação não procede.

    Responda
  8. Joao Quadros

    Tem que ser muuuuiiiiittttttoo ingênuo para achar que algum partido vai "negar" pessoas suspeitas de participarem de seus quadros e se elegerem. Os partidos se interessam por money e se o gajo vier com isso, tanto faz se com o money tem sangue . Tem sim que existir um meio legal que impeça pessoas dos xyz da vida a se candidatarem, porque eles sempre vão ganhar.

    Responda
  9. Angelo Batista Goulart

    Helio Schwartsman aborda uma temática realista , com o ultra-liberalismo tanto defendido pela extrema direita como pela Esquerda liberal a saga de partidos legalizados no Brasil correm atrás de formação de bancadas para aumentar a participação no fundo partidário que já é de Bilhões! 90% das legendas são cartoriais O Crime organizado , as milícias , tem seus interesses , por isso estão investindo em legendas para terem seus representantes no legislativo !Partido é um negócio para obter lucro

    Responda
  10. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    PT é histórico toda eleição são campeões em votação nos presídios teve até festa quando Lula ganhou.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      O melhor comentário foi o do Luis Amorim. Quem frequenta aqui sabe o que é Lis e o que ela pretende...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané que é mané se orgulha disso!

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Madame Safra se divorciou da realidade há muito. Desfila por esse fórum, causa alvoroço e perplexidade, se embevece com tantos esculachos e chega saciada ao final de cada coluna. Ela só quer sair dessa clandestinidade intelectual e receber um pouco de atenção. Esbalde-se, querida!

    4. niemeyer franco

      O cara opina como se estivesse falando pra "gado". Informação nenhuma - também , pra quem ler Oeste, oantagonista, escuta Jovem Pan...

    5. Pedro Cândido Carmo

      Analfabeto político o senhor, presidiário não vota . ponto final . Arranja argumentos inteligente pra falar em política

    6. Luciano Fernandes

      Basta "dar um Google" e vc verá os partidos mais envolvidos em corrupção. Ficar usando rede social como fonte de informação dá nisso, fala besteira e passa vergonha.

    7. djalma gomez

      Mumumu,,, mi-mi-mi memementira

  11. Luiz Gustavo Amorim

    Com PL, PSD, PP e afins no comando, esse Brasil que tanto nos orgulha já pode ser considerado o país mais “caquistocratico” do mundo. Não há o menor risco dos partidos assumirem qualquer responsabilidade. Ao trabalho, facções!

    Responda
  12. edson vieira nunes

    Resta saber quem, dentro de um partido político, terá a coragem de negar a candidatura de uma cara desses!

    Responda
  13. Aristides Silva

    "Filtragens" pelos partidos políticos, soaria ingênuo não fossa a formação intelectual do articulista. De todo modo, ainda estamos na estaca zero, nesse assunto.

    Responda
  14. RAULAND BORBA BATISTA

    Vamos aos exemplos: aqui vizinho ao meu município, um vereador tempos atrás foi preso pela polícia federal, ele era responsável pela manipulação da ponto 50 (metralhadora) usada para roubo de carro de transporte de valores (carros blindados). Já vivemos essa realidade!!!!!

    Responda
    1. edson vieira nunes

      a culpa é 100% do povo que elege pessoas assim, vide o Gustavo Gayer que matou dois dirigindo embriagado e foi eleito deputado federal!!!! Vide Pablo Marçal, golpista cibernético com quase 2 m de votos. Vide Bolsonaro, governo horroso, 700 mil mortos na covid e por muito pouco não se reelegeu. Não consigo entender essas pessoas, depois reclamam da política

  15. Leonardo Trindade

    Precisamos de uma reforma política, mas com esse congresso é impossível que saia algo de bom. O povo precisa acordar. As pessoas que mais reclamam do sistema são justamente as que elegem o status quo.

    Responda
  16. Carlos Eduardo Cunha

    O Brasil está se transformando num NarcoEstado pela absoluta fragilidade de nosso sistema politico e incompetência de nossos dirigentes. Presidentes e seus asseclas que não tem preparo nenhum, sequer falam inglês que é obrigatório em qualquer cargo mais alto de empresa. O sistema precisa mudar não com golpe de estado de incompetente, mas através de mudanças radicais na nossa educação, mérito ao invés de carisma dos líderes ,e revisão geral das regras.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      "sequer falam inglês"! Nooossa! Que crime. Quanta ignorância. Ps. Não falo inglês.

  17. José Roberto Pereira

    Sério? Num país onde os evangélicos compraram um partido, os banqueiros fundaram outro, a milícia carioca usurpou o PL, os ruralistas compraram os demais e os militares organizam toda a logística e marketing? Ai pessoal, boa notícia, nosso futuro está nas mãos do Valdemar, Kassab, Netinho Malvadeza e demais Robertos Jeffersons...

    Responda
  18. julio alves

    Matéria quase ingênua, depois que o crymeorganizado elegeu o inelegível e seus filhos.

    Responda
  19. Paulo Jr

    Ahh os intelectuais... Como escrevem maravilhas em teoria que acabam senso grandes bobagens na prática. Nem dá para perder tempo explicando o quanto o Sr. articulista foi mal nessa matéria.

    Responda
  20. Joao Braga

    Aparentemente sem solução. Instâncias superiores são nomeados por políticos, que muitas vezes são ex presidiários por corrupção.

    Responda
    1. Joao Braga

      Paulo Augusto, então não temos para onde correr...

    2. Paulo Augusto

      Para você ver: o último ex-presidente é um "descondenado" da Justiça Militar.

  21. Laudgilson Fernandes

    Se o Hélio não fosse uma pessoa bastante experiente, poderia se tratar de pura ingenuidade. Imagina partidos no Brasil filtrarem os marginais. Sobrariam muito pouco concorrentes nas eleições.

    Responda
  22. Victor Henriques

    Como assim pega mal dar legenda a bandido? O maior partido do Congresso, o PL, é dirigido por um ex-presidiário, Valdemar Costa Neto! É muita ingenuidade achar que partidos políticos no Brasil se importariam com isso. Aliás, nem os partidos, nem o povão se importam! Já tem partido cujo presidente é suspeito de ligação com o PCC e que quase elegeu prefeito de São Paulo. Ai de nós se não fosse a Justiça!

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Melhor em sumpao. Foi daí q saiu o pcc. No salve geral os comentaristas não saiam de casa.

    Responda
  24. Edson Antonio Mendes

    Muito paradoxo e pouca objetividade no texto, depois Mensalão, Petrolão e Descondenado são meras formalidades querer afirmar que os Partidos usem tais filtros ao incorporarem as suas legendas pessoas com risco de ligações à Criminalidade. Quanto despreparo à redação! Ao olhar pelo retrovisor e alcançar a visão nítida antes da curva e poder contemplar tantas desordens em tantos indivíduos que estão mandando e desmandando na população brasileira, mesmo ditos cidadãos tendo apresentado anomalias.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?!

  25. Maria Antonia Di Felippo

    Parece que alguns partidos políticos desejam se associar ao crime organizado. A justiça eleitoral deveria punir os partidos, que aceitam filiar sujeitos ligados ao crime.

    Responda
  26. Joel Aparecido Pimentel Corrêa

    A preocupação principal é o din-din dos fundos.

    Responda