Vera Iaconelli > Sua majestade, o eleitor: ou por que votamos em tiranos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Essa esquerda stalinista moldou os eleitores do jeito que que os polÃticos querem. Os pobres votam naqueles que estão distribuindo migalhas, e os ricos investem naqueles polÃticos que tem o domÃnio sobre grande parte da população e contam com incentivos fiscais vantajosos. O que não dá para entender é boa parte dos trabalhadores ainda se amarrar nessa esquerda que praticamente escravizou os trabalhadores. Mais de 50% dos trabalhadores recebem menos de um salario mÃnimo constitucional.
Gasto sem planejamento não fez nenhum paÃs com triplo AAA. França taxa grandes fortunas e está sendo obrigada a economizar. SuÃça não faz taxação e recebe os bilionários franceses. Mais importante , tem gestão eficiente de recursos o que torna um paÃs confiável para investir. Entre ser cobaia do Lula e fazer o que deu certo em paÃses ricos, fico com a experiência internacional.
Você não vai ser taxado, pode ficar calmo! Comparar a organização polÃtica e financeira da SuÃça com um paÃs continental como o Brasil é perder a retórica.
Não me conformo de ter gente que ainda defende msusxe mais criação de impostos, taxas, contribuições, penduricalhos etc NO governo protagonista e xefhe da lava jwatho tem centenas de burocratas no ar condicionado estudando como nos extorquir... e assim , em um ano. criaram ou voltaram com dezenas de novatungagem
leiam A teoria da estupidez. A estupidez é mais perigosa que a maldade porque é imune à razão e à crÃtica.
É perda de tempo tentar entender essa questão. Já está mais do que provado que a abissal ignorância de grande parte da população é quase patogênica.
Toda taxação acaba caindo na cabeça dos mais pobres. Vide o imposto de renda. A cada ano, menor fica a isenção, mais pessoas precisam pagar. Nada impede que as tais grandes fortunas, em poucos anos, atinja o cidadão que possua duas casas no Grajaú e um carro velho. Os governantes são gulosos.
Nossa, incrÃvel, o chapéu serviu no senhor! Sua análise entrou na lista da irracionalidade. Leia as propostas, faça um análise séria, e verá que que a taxação sobre as grandes fortunas jamais será o novo imposto de renda. Ou você é um desses rarÃssimos afetados pela proposta, ou está no reino da imaginação de que um dia venha a ser milionário e/ou bilionário.
A figura do presidente da república particularmente tem muito desse tipo de projeção. Num mundo onde a lei constrange a todos, a ideia de que uma pessoa está acima dela é uma fantasia de onipotência. O nosso atual presidente é um exemplo tÃpico: apesar de condenado em 3 instâncias, tudo se esfumou. A lei não o alcança. Ao contrário, ameaça os que ousaram enquadrá-lo.
Vera Iaconelli tem os dons da visão clara, do pensamento simples e da escrita impecável. É um alÃvio ler um artigo com essa limpidez. Basta ler, pensar e perceber, pois sobre a psique das massas digitalmente moduladas não há muito a entender.
Em nossos dias, constatamos lÃderes polÃticos, Ãdolos de uma comunidade, veiculados pela mÃdia para exercerem um poder sobre os seus seguidores. Desta forma, podem vir a ocupar o lugar de ideal do (eu/ego) para muitos sujeitos e, aglutinados em torno deste objeto comum, passam a funcionar segundo a lógica das massas influenciável ,crédula e acrÃtica . O preço a pagar dentro dessa lógica é o desejo condescendendo ao gozo, o que restringe a singularidade do sujeito. Você já não pensa por si mesmo
A elite quer que o governo execute o que e de sua responsabilidade, não quer nem chegar perto do pobre e da miséria, agora quem saiu da miséria como eu, mesmo que hoje a esquerda me chame de burgues liberal empresario malvadao, as cicatrizes e queimaduras pelo meu corpo sempre me gritam que meu sangue e do proletariado, não tenho nojo do pobre, me responsabilizo e faco acontecer, ainda que eles sejam responsáveis por uma grande parte da desordem que se queixam , como eu e voce
Freud nos ensina em psicologia das massas e analise do eu que quando o humano pertence a uma massa ideológica ele desce vários escalões na escala da civilização. Isolado, era culto. Na massa, um bárbaro. Tem a espontaneidade, a violência, a ferocidade e, também o entusiasmo e heroÃsmo dos seres primitivos
A massa é extraordinariamente influenciável e crédula; é acrÃtica, o improvável não existe para ela. Ela pensa por imagens que se evocam umas à s outras associativamente, tal como elas se apresentam ao indivÃduo durante os estados de livre fantasiar, e que não são medidas por nenhuma instância racional no que diz respeito à conformidade com a realidade. Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exagerados. A massa não conhece, portanto, nem a dúvida nem a incerteza
O narcisismo das pequenas diferenças manifesta-se a partir dos preconceitos e das segregações, mantendo afastado das massas tudo que lhe é diferente e estranho. Ausência de questionamentos dentro da própria instituição, como uma condição para manter a coesão interna desta. Isso gera comodidade, mas, também, isolamento.
O lÃder está na base da luta mortÃfera imaginária dos membros entre si, em que o outro é igual e rival ao mesmo tempo!
A maioria dos pobres tem uma visão mais liberal de direita, o pobre acredita que tem que ir atrás do prejuÃzo e trabalhar, empreender ser liberal, pagar suas contas, o pobre quer estar a frente e se responsabilizar por aquilo que deseja, filhinho de papai de esquerda e que morre de vontade de ter nascido pobre como se tivesse glamour na miséria porque acha que seria mais justo, também vive discutindo com os pais porque eles tem grana.
Meu comentário ficou preso na moderação, sabe-se lá porque. Eu mostrava como o IDH da maioria dos estados em 21, último ano de abertura do AtlasBR, era menor do que em 15, exceto os de vários estados do NE. Sua tese não se sustenta, Ivo, mas prossiga a sua luta contra uma esquerda que sequer existe no Brasil. No fundo, o sentimento catarinense em relação ao Lula tem mais a ver com ele ser nordestino, retirante e sindicalista. Não tente me convencer do contrário - o problema é classismo mesmo.
Eu não fico esperando que o Governo faca o que e de minha responsabilidade, eu já doei de forma pessoal do meu dinheiro e patrimonio 10x mais que o Lula o fez de forma pessoal, também dedico 40 horas por mês a atender de forma gratuita como psicanalista pessoas em sofrimento de todo o Brasil, me formei só para isso a 4 anos como psicanalista, a maioria do norte e nordeste! logico que nem eu e nem ninguém se move sem um ganho, claro que ganho muito com isso, ainda que seja um ganho narcÃsico
Os Governos aqui abocanham os 5 meses que tenho que trabalhar todo ano só para pagar os impostos, e dão os restos que não conseguiram mastigar do que paguei aos miseráveis, isso não e combater a desigualdade social, isso não e distribuição de renda, isso e tirania perversão e controle
Eu sai da miséria, minha esposa também saiu, morou ate os 21 anos na pior parte da favela chico mendes a mais violenta de floripa, não a glamour ou valores superiores na miséria ou em ser miserável, o sonho do pobre não e viver de esmola na dificuldade. Apoio as ideias liberais de Milton Friedman, visto como um grande representante do liberalismo e que defendeu uma renda mÃnima garantida pelo Estado, o “imposto de renda negativo”, como expresso em Capitalismo e Liberdade.
mas alguns da esquerda insistem em dar o que não tem a quem não quer, e se ofendem se você não quer
Luiz eu falei vamos ver se melhorou o IDH, diminuiu a criminalidade, gerou empregos , melhorou a qualidade de vida nos estados com as politicas progressistas, nenhum exemplo mesmo você tem? Um único? sou nascido e criado em uma pequena colônia de pescadores no norte da ilha, onde ainda moro, mas conheço o Brasil de norte a sul Luiz, como já estive em outros 28 paÃses, eu falei que a maioria dos pobres tem uma visão mais liberal , não apoia ou quer politicas publicas progressistas.
Mais uma supresa, Ivo: eu sou paulistano, mas minha famÃlia paterna é catarinense, extensa, frequentei o estado desde cedo e trabalhei por aÃ, baseado em Curitiba, por muitos anos. Conheço Santa Catarina bem melhor do que você imagina, mas também trabalhei em vários outros estados e tenho parâmetros de comparação bem claros. Acredite: legado faz muita diferença.
Eu não disse que o Brasil é de esquerda - quem afirmou que o Brasil é de direita foi você. Aliás, o paÃs foi governado por 20 anos por uma ditadura, com governadores e prefeitos biônicos, indicados pelo governo e quem sofria com o atraso histórico lá ficou e vice-versa. A sua retórica de comparação de governos é vazia. E se a lógica é a do IDH, por exemplo, nenhum governo se saiu melhor do que os petistas no âmbito federal.
tambem ja votei no Lula Luiz, na verdade em 02 o estado que mais lula teve votos de todo o br foi sc, mais que em qualquer estado do norte e nordeste, o catarinense vota mais na esquerda ou no lula? nem eu
A o Brasil e de esquerda, ta certo, vemos pelo resultado nas eleições, a esquerda só cresceu mais de duzentos e trinta porcento, e agora no segundo turno deve levar só o PL umas 7 capitais, quanto cresceu a esquerda progressista? rs
to esperando Luiz rs
Luiz vamos comparar os governos estaduais de esquerda progressista assistencialista, apenas com eles mesmos então, vamos ver como as politicas implementadas no inicio do governo, geraram resultado positivo ate o final. Vamos ver se melhorou o IDH, diminuiu a criminalidade, gerou empregos , melhorou a qualidade de vida , vai com você a palavra, qual estado de sucesso?
Vocês elegeram Jorginho Mello, aquele sujeito que fez um papel deplorável na CPI da Covid. Jair Renan é a figura em ascensão na polÃtica catarinense. Tem a figura da tiara. Essa é a direita catarinense? Você acha que o estado dá certo por causa dessa gente, rs?
Os estados do sul do Brasil sempre estiveram a frente da média por razões históricas, o que se reflete até hoje e confere evidente vantagem sobre a maioria.
A maioria dos brasileiros não se declara nem de direita e nem de esquerda, o que são abstrações em um paÃs com o nÃvel cultural do brasileiro. Se existe mais gente que se declara de direita, que assim seja. Porém antes quero ver a extrema direita ganhar uma eleição limpa, sem golpe de juiz a soldo dessa horda de fanatizados.
Deixa eu te ajudar. A pesquisa não foi divulgada pelo governo Lula, mas encomendada e feita pelo Senado. Pesquisa não é censo, é amostral e tem as mesmas limitações daquelas feitas por outros institutos. Mencionar é com C, hilário com H e existe o verbo haver.
A pesquisa mensionada e de setembro , Panorama PolÃtico 24: Posicionamento polÃtico do brasileiro, so pesquisar
Sei que nao vai responder, estou a 6 meses fazendo a pergunta de qual o estado governado pela esquerda progressista que deu certo e so tenho desculpas ou silencio , as desculpas sao ilarias , piora violencia, piora desemprego, piora idh , piora qualidade de vida no final dos mandatos em relacao ao inicio e a culpa e de tudo , menos da gestao da esquerda, enquanto estados liberais e empreendedores so temos melhoras nos indices
O proprio governo Lula acabou inclusive de divulgar pesquisa feita em todo o Brasil, onde apenas 15 porcento se declarou de esquerda, e adivinha só, o dobro 30 porcento se declaram de direita amigo, fake news do proprio governo ? Como estao o estados governados pela esquerda progressista? me fale um caso de sucesso, vamos comparar com estados com politicas liberais e empreendedoras ao longo do tempo, como estas politicas melhoram a vida do povo, vai com voce a palavra
Lula foi reeleito com o discurso de frente ampla e de unir o Brasil, metade dos que votaram nele o fizeram de nariz fechado para não vomit, reeleito o que ele fez? Virou as costas para todos estes eleitores, resultado? Estas eleições que estamos vivendo já anunciam que foi o ultimo suspiro da esquerda progressista moribunda, bolsonaro inelegÃvel, o inimputável já era
Que achado sociológico! Depois passa a fonte e o método de pesquisa. Por fim: por que será que o Brasil elegeu o PT em 5 das últimas 6 eleições para presidente no paÃs? Cadê esse paÃs liberal até as entranhas?
" Nossas fragilidades nuas". Shakespeare
A maioria dos votos são impulsionados pela emoção e não pela razão. Toda decisão humana tem forte apelo emocional.
Não sei não,mas o texto é um pouco elitista,onde tenta desqualificar as escolhas dos eleitores com um contorcionismo intelectual rebuscado.Me socorro do sambista famoso,negro,homossexual,vindo da periferia que concluiu:” Quem gosta de pobreza é intelectual,pobre gosta de luxo”
Excelente artigo.
Todos nós temos um tirano dentro de nós. Somos como sementes, que basta a terra fértil para brotar.
A articulista, com todos os seus tÃtulos, deveria entender que o tirano de um é o amado de outro. Explicando melhor, o ladrão de um é o painho de outro. Está é a beleza e a tristeza da vida e, como seres inteligentes, temos que ter respeito pelos que estão do outro lado.
A identificação a um tirano corrupto, misógino, machista, trapaceiro, que esteja acima da lei, ativa a fantasia perversa de muitos que se veem no lugar dele, dos que adotaram o desejo de um Estado ausente no que diz respeito à população, e presente no auxÃlio aos mais abastados. Vai daà o estÃmulo ao individualismo, à meritocracia, ao trabalho precário e sem limites de horário; à passividade frente à perda de direitos adquiridos, à conquista da justiça e bem estar social.
Em parte, devido a "sÃndrome de Estocolmo".
Comentário emitido apenas em resposta à pergunta do tÃtulo: porque são as raposas ou os tiranos que fazem as regras eleitorais. Culpar o eleitor, é como o marujo que reclama dos solavancos do navio em alto mar.
Pelo mesmo motivo que o gado insiste em marchar na chuva, acender pneus, clamar por ET's, adorar ouvir mentiras, se enrolar na bandeira pátria e depredar a própria pátria. Isso não se aprende na escola, é exclusividade do 'canal do ódio', ou seja, do tirano!
Porque dizem que a cada minuto nasce uma galinha patriotária.
Porquê ainda votam ,ao contrário dos sistemas preferidos pela imprensa pensante .
Tesao não tem idade. Eu, por exemplo, sou velha, feia e trabalhadora(galinha). Contudo, tenho tesao no Musk(raposa). Dona Rosa(78)
... quem governa o Estado??? as lideranças eleitas? Decacordo com o real, quem governa Sao lideranças de partidos visÃveis e invisÃveis!... Estas lideranças eleitas Sao puppets das lideranças dos partidos polÃticos, e quem opera os partidos polÃticos?... O Plano de carreira de estudantes de humanidades e filhas e filhos da elite abonada inútil é se filiar a um partido polÃtico, o objetivo é cair para dentro do Estado capturado para abastecerem de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas!
A razão pela qual as galinhas votam em raposas não creio que seja um enigma não decifrado. Ao contrário, ele já foi descoberto há tempos e portanto, como fazer com que os galináceos sejam manipulados é justamente o papel que a mÃdia convencional fazia no passado e hoje foi substituÃdo pela internet e pelo comércio de novas igrejas.
Guilherme Zambrana Toledo,a mÃdia convenciona tambem manipula os leitores, um exemplo óbvio é a divulgação do genoecidio que ocorre em Gaxza e na Cis-Jordania, muitas vezes o que lemos são as narrativas dos porta-vozes do governo de ISreael.
Porque eleitores tem cérebro de bebê, rudimentar, e acreditam no que lhe falam, sem vontade, tempo e dinheiro para estudar e se enteirar da direita sempre enganar os humildes! Esquerda é pro trabalhador e Direita pró empresarial, ô pastel.
... parte02 de meu ensaio: ... As raposas organizadas em partidos polÃticos que comugam o mesmo objetivo, capturar o Estado. Estado capturado, todos entram em Estado de graça, emendas para lá, emendas para cá, uma anistia lá outra cá, um processo judicial arquivsdo aqui outro Ali!... Seguem juntos abastecendo de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas! Ladroes-honestos operam o Estado.
... as galinhas Sao como pessoas escravas, suas vozes internas estão abominadas por sistemas de hipnotização em regime permanente. As escravas-sexusis sempre de quarto para sexo eventual a qualquer tempo que operadores de sistemas de escravidão ( tanto os puppets quantos os puppeteers) estejam com a libido a pino. Os soldados-escravos estão sempre a obedecer e a exibir de pronto suas habilidades de brutos-crueis, e rudes e só para agradar seus superiores. Hipnotizados, abominados!!!...
Que pergunta bobinha. Galinha vota na raposa porque não tem cérebro, e isso não deveria ser surpreendente. A questão mais interessante é por que pessoas dotadas de um nÃvel de inteligência elevado votam em corruptos ? E essa, se a senhora tentar explicar, vai lhe fazer perder muitas amizades.
João Petrucio, que simbolismo ? Onde você viu simbolismo nesse artigo ? Simbolismo é uma corrente literária e não tem nada a ver com o que a cronista escreveu. Quem sabe você quis dizer que eu não entendi a analogia? Pode ser. Mas antes de tentar mostrar cultura linguÃstica e desqualificar outros leitores, talvez você devesse explicar o que foi que percebeu no artigo que eu não entendi.
Que governo não é suspeito no Brasil? Tem eleitor que é cego.
Tadinho!, Não entendeu o simbolismo.
Resposta para melhorar a estrutura democrática, veja como é feito a escolha dos conselheiros tutelares. Primeiro fazem um processo seletivo tipo concurso, onde tem que ter conhecimento do ECA e demais conhecimentos, depois prova de tÃtulos, onde mostra a experiência na área afim, depois passam por uma avaliação psicológica e daà somente iram angariar votos por conta própria para assumirem a cadeira. Por que não levar isso ao mundo da polÃtica? Quem poderia levar isso a cabo na polÃtica?
... Se até alunos universitários candidatos a bolsas de iniciação cientÃfica são rigorosamente selecionados mediante avaliação de projetos cientificos, desempenho acadêmico (nota mÃnima, média das disciplinas já cursadas, de no mÃnimo 7), entrevistas e relatórios semestrais, como pode qualquer um, independente de qualificação e experiência comprovada, ser representante do povo?
Márcio, excelente colocação. Eu sempre tive essa opinião de que candidatos à cargos públicos legislativos (senadores, deputados federais e estaduais, governadores, prefeitos e vereadores) tinham que passar por cursos preparatórios, exames rigorosos para cada nÃvel de encargo, exigência de experiência prévia comprovada e sabatinas. É insano que "qualquer um" possa candidatar-se para posições representativas do coletivo. ... continua
Começo com um aforismo: Quase tudo está errado, quase tudo tem solução, porém quase ninguém dos poderosos desejam mudar isso. O problema é a estrutura democrática de hoje. Isto é, sou obrigado a colocar laranjas dentro de uma caixa em cada 4 anos. Se mudar a caixa para selecionar as laranjas seria melhor.
Exato, por que jornalistas apoiam a censura absurda e inconstitucional do Alexandre de Moraes? Sadomasoquismo puro, caráter anal, ego primitivo.
... Tô achando que o seu conhecimento psicanalÃtico é de botequim, e, ainda, misturou tudo..., confundiu alhos com bugalhos. Calma Battistoni...
Quem são os tiranos? Os que apoiam Venezuela,Rússia,China ,Irã e outros mais.Me parece que não é a direita que apoia não
Quem são os tiranos e tiranas? Os eleitores e eleitoras que apoiam, fazem campanha, escrevem insanidades aqui nesse espaço, por exemplo, fazem "pesquisa" no X, disseminam as sandices e fake news que recolhem sem senso critico e elegem tiranos. Isso, sim, é tirania em essência, intenção e ação.
Pessoas como a senhora, que aqui se apresentam com notável arrogância, insensatez e ignorância histórica, polÃtica e sociológica. Pessoas egoÃstas, sem empatia, insensÃveis ao próximo, desrespeitosas e irresponsáveis que elegem tiranos são também tiradas.
Como não? O ine le gà vel visitou a Rússia uma semana antes da invasão da Ucrânia e deu todo o apoio ao ditador Putin. E sempre cita o húngaro Viktor Orbán com parceiro, o autocrata amigão de Putin. O golpista no governo negociava com a China, como todo governo tem de fazer, mesmo toda hora atacando "comunistas". O Brasil apoia o povo venezuelano, não o ditador de lá, isolar de vez pode levar a mais mortes de civis, quem quer isso? Mas explicar para quê se a pessoa não quer entender?
Sra. "Itaú", ops, Safra: nem tente sessões de psicanálise....seu caso não tem cura...se conforme com esse "diagnóstico" e vá chorar no Instagram, junto daqueles que rezam para pneus....
Hyt ler, Muss olyny, Pyno chet, Leopoldo segundo eram todos de esquerda, não é mesmo, gado?
Filho, caso vc more e trabalhe no Brasil, eh muito provavel que seu emprego se sustente nas relacoes que o Brasil tem com Russia e China. Caso rompessemos relacoes com essas "ditaduras" o desemprego em Pindorama subiria para mais de 4O%.
O eleitor não é galinha, agora a segunda parte talvez tenha nexo. O povo brasileiro virou espécie de cobaia sim, e não apenas dos Parlamentos, dos Executivos e agora principalmente dos Judiciários, exemplos de desmandos não faltam a olhos vistos, a citar veja o Judiciário através do Ministro do STF Dias Tofoli que acaba de abafar os indÃcios do Gerraldo Alckmin e a Odebrecht!!!
Se um dia o brasileiro sonhasse que Bozo e Lula são farinha do mesmo saco, cujo único objetivo é se perpetuar no poder... Um é mais oportunista e só fala o que o povo quer ouvir, o outro tem um lado psicopata e muito menos filtro. O que isso, no final das contas, muda pros rumos do paÃs? Absolutamente nada.
Um Nada fez pela Patria/paÃs, mas muito fez pela famÃlia (dele), mas deu um calote enorme nas dÃvidas/precátorios que o outro teve que pagar e ainda reolocou o paÃs de volta no mundo fez a economia crescer, diminuiu o desemprego, aumentou o consumo (dos pobres) aumentou o ganho médio do trabalho. Isso é só fala ??
Só que o texto cita primeiro o ine le gà vel supostamente o que só fala o que o povo que ouvir, pela ordem do "pensamento", aà seria Lula o psi co pata com menos filtro. Bem errada a ligação, certo? O que muda? O primeiro citado não salvou mais da metade de 700 mil mortos na Covid por negacionismo. Poucos mortos para você, não mudou nada tantas perdas? Não perdeu ninguém na pandemia? O segundo liderou a sociedade na defesa contra o golpe que o ge no ci da quis levar a cabo. Pouco tb?
O cara tá comparando um genocida c um ser humano, esse é o "terceira" vida tsc
Parabéns rodrigo. Em um parágrafo você fez muito melhor que a autora do artigo. Aliás, este foi um dos piores que li ultimamente. Não passou de um monte de opiniões pessoais sem nenhuma evidência palpável, em prol de uma visão torta da realidade.
Posso nao estar 1OO% certo, mas acredito que uns 2S% das pessoas vivem vidas tao frustrantes que propositalmente votam num candidato deleterio, para que outros tambem sintam a dor que eh viver suas vidas. Os expressivos votos do candidato marcal, para mim, sao um exemplo disso. Ha tambem numero expressivo daqueles facilmente influenciaveis. Basta um escroque de fala convincente e articulada para convencer esses a defender quem os oprime e lutar contra seus proprios interesses.
Sim. Aqui no Brasil está cheio de pobre votando na direita. Meu ex-chefe, empresário e faria limer é bolsonarista: porém ele é CEO de asset, está no topo da pirâmide, tem até fazenda. Já meu tio, negro e segurança, morador de comunidade, também é. E muita gente que eu conheço! Eu compreendo? Não!
Então Paulo Jr, meu tio mora de aluguel e tem um filho de 21 anos que não terminou o colégio e trabalha como Uber, mas a principal preocupação polÃtica do meu tio é com a chamada ideologia de gênero. Engraçado, mas vimos esta semana a PM matando jovens negros da periferia. Também é engraçado que quem colocou jovens negros e pobres na universidade e luta por mais igualdade e pelos trabalhadores seja justamente a esquerda. Ainda sim, meu tio acha que Bolsonaro o representa.
Também posso tentar te explicar Paulo Jr, no Congresso temos muitos grupos denominados de "bancadas" ds bala, da BÃblia, Agro, da Indústria etc, entendo que quem os colocou lá sabem quais interesses cada um vai defender, certo ? Bom eu sou trabalhador, não sigo nenhuma religião, será que pode me responder em qual grupo/partido voto ?
Eu te explico Felipe. Provavelmente seu tio cansou de ouvir a conversinha sem vergonha que os polÃticos tradicionais usam há décadas para fazer pessoas como você acreditar que eles defendem as camadas mais carentes da sociedade. Em resumo, nós que estamos fora da elite polÃtica temos a opção de errar escolhendo um ou outro polÃtico, mas nenhum de nós tem a chance se acertar. Para de se informar nas fontes que costuma usar, e dê um tempo para pensar no que de fato acontece perto de você.
De fato, o que leva o eleitor a votar em um notório parasita como Boulos ou qualquer petista? Só galinha votando em raposa explica
O problema dele é que mesmo relendo, não tem mais como apagar ou corrigir, bem que ao reler ele vai tentar a primeira opção.
Burrrr rro. Não entendeu nada! Vai lá. Lê de novo. Com calma, sem pressa, a gente espera.
Ele apoia o chinelo, mas não é barata. Podendo, votaria em uma empresa de dedetização.
Eis aqui o companheiro Luis dando uma de galinha, quando na verdade parece tratar-se de uma raposa.
Eu não voto em quem menoscabou o Vigia noturno. Meu avô foi em Cornélio Procópio, nos anos mil novecentos e sessenta. Ele era muito inteligente. Se tivesse estudado além dos segundo ano primário incompleto, teria sido um gênio. Conheço um oportunista de longe, tanto que o último presidente eleito com meu voto fora FHC em noventa e quatro. Votei para alguém em vinte e dois, por causa do Meio Ambiente, e me decepcionei muito. Mais de dezesseis anos no poder e o PaÃs continua o que sempre foi.
Senhor Luiz: a Folha mandou para moderação o que apontei. Não é bem assim.
Senhor Luiz:os dados da saúde estão razoáveis.Só que o Brasil é um dos campeões mundiais em HansenÃase e tuberculose. Doenças que se o Oportunista fosse diligente , não existiriam.Teria que fazer Saneamento Básico. Os Oportunistas :preferem gastar dinheiro em propagandas, a fazer algo para eliminar as doenças. E o tratamento com câncer? Sr. Luiz, sabia que a demora pode ocorrer um dos três Ms? Os oportunistas como são tratados em hospitais de pontas deixam o povo ao deus-dará.Autoexame sempre!
Depende do que você entenda por “continua o que sempre foi”. A mortalidade infantil há 30 anos era de cerca de 40 por 1000, hoje é de 13 por 1000. A desnutrição, as doenças infecciosas mais banais, como a diarreia infantil, que levava muitas crianças ao hospital e à morte diminuÃram muitÃssimo. Mesmo a mortalidade dos adultos por várias doenças tratáveis/preveniveis diminuiu bastante, o programa brasileiro de HIV/aids é um dos melhores do mundo. Isso só para ficar na área da saúde .
Porque é galinha!
Essa é fácil Vera: o eleitor-médio brasileiro é abaixo da média. E não é pouco.
Leitor gado de polÃtico não é acima da média, é abaixo da média. PolÃtico é para ser cobrado e não idolatrado: seja lula, seja bolsonaro, seja quem quer que o seja.
Vera, qual a tua responsabilidade na desordem que te queixas?
votou nulo entao voce acha?
Duvido que Vera tenha algum dia votado na raposa.
Acho que a grande confusão no Brasil - quiçá em muitos paÃses - é a população ser levada e acreditar que cidadania se exerce ao apertar uma tecla de uma máquina a cada dois anos. Cidadania se exerce no dia a dia, com a prática de ações corretas e a disseminação de conceitos voltados ao cumprimento de deveres, a exigência de seus direitos e o respeito ao próximo, à natureza...
Há mais de dez anos li sobre isso e venho pregando essa prática. Parabéns mais pessoas cultas nessa luta
Dificilmente li por aqui um comentário tão correto e na mosca como o seu
Quem são os candidatos tiranos? Corruptos,agressores,invasores, picaretas e farsantes temos bastante, mas não me recordo de nenhum tirano.
Todos os condidatos que tem um discurso de projeto de pais ou visão de mundo perfito, mas no final so pensam em um projeto de poder perpetuo e autoritario são tiranos, me pergunto quantos não tiranos temos
Bem explicável, ao notarmos que Hobbes já dizia "O Homem é lobo do homem" em meados de 1600, imaginemos que nada mudou, simplesmente o citado "Homem" faz pouco de uma das grandes obras da humanidade que é o "Pacto Social" que nos permite desfrutar de uma vida em paz, em convivência pacifica, com ordenamento jurÃdico respeitado por todos. Utopias a parte, a Psicanálise ensina a enfrentarmos nossos medos, mas não explica como nos livrarmos do Homem que somos.
O mais trágico-triste-risÃvel é que cada um que lê acha que votou certo e o outro é que fez bobagem com sua opção. E assim levamos ao matadouro nossa utópica e eterna esperança de ver a polÃtica melhorar as condições do nosso povo.
Ninguém quer melhorar as condições do povo. Basta ter perspicácia em perceber o desperdÃcio de dinheiro público. Acompanho o Legislativo. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação , oposição, todos se unem como irmãos, para nunca construir uma Nação. Exemplos: Fundões Eleitoral e Partidário, Anistia aos partidos PolÃticos , Arquivamento da rachadinha;para não processar polÃtico e poderoso: descaracterização da lei da Improbidade,vão descaracterizar a Delação Premiada.
"Será que nunca faremos senão confirmar A incompetência da América católica Que sempre precisará de ridÃculos tiranos"
"o surgimento da psicanálise é contemporâneo da derrocada civilizatória ocidental", não só contemporâneo como faz parte dessa derrocada
O povo de São Paulo votou em Mário Frias e Salles depois de tudo que fizeram no desgoverno do Genocida Golpista, elegeram senador o Astronauta que nunca foi nem sÃndico, e no bexiguento carioca e na conge Moro que nao nasceram, moraram ou tiveram qualquer relação com São Paulo, agora quase botaram um "coach" Goiano e larápio no segundo turno, então minha cara Vera nem Freud consegue explicar , brasileiro gosta de osta!
Carlos, seu comentario eh cirurgico e direto ao ponto.
Parabéns, Vera, belo texto! Salve Freud, que, pela sua pena, ilumina a cena! Triste cena! Oportuno! Obrigado.
Quantos exemplos mirabolantes você citou! Olha pro Palácio do Planalto dissimulado de Templo do Povo, idiotices existem para serem afloradas e nisso você é um expert. Diante do cenário a nÃvel de Brasil encontre algum polÃtico que tenha uma postura e ação de materializar junto ao Povo a responsabilidade de ser justo em todos os critérios de que o cargo lhe permite. Pare de citações a esmo sem fundamentação!
Véspera de eleição e a pergunta que insiste é: por que galinha vota em raposa? Porque a galinha gostaria de ser e fazer igual a raposa, o sonho dela é ser raposa! É por isso.
São Paulo é um exemplo de gente sem miolo
Porque galinha sempre será comida. Em restaurantes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Sua majestade, o eleitor: ou por que votamos em tiranos? Voltar
Comente este texto