Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Ai, Patrícia, qual cenário será menos ruim? Ao olhar de quem está distante, o primeiro cenário do professor Karim seria o mais adequado: uma paz que se estabeleça com base no que já foi conquistado (e destruído), permitindo iniciar a longa retomada da vida na região, ainda que não resolva a posição difícil do Líbano, encravado no meio de potencial conflito. É um Horror continuado, precisa ter fim, não é possível que Iiissrael se submeta permanentemente à pior ultradireita possível.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Enaide, ninguém poderá *ler seus e-mails*, ok? Poderão ver qual é seu endereço, e nada mais. Como a folha tem um processo automatizado que bloqueia o envio de endereços de e-mail (quer que nos comuniquemos somente aqui por dentro), é necessário usar um contorno, evitando os pontos entre as partes que compõem o endereço, bem como o uso da arroba. P ex, enaide ponto hilse arroba servidor ponto de . Acabei também respondendo lá embaixo, esta daqui ficou como um complemento. Pergunte à vontade

    2. ENAIDE HILSE

      Obrigada pela a dica que você deu abaixo. Mas como eu já disse em um comentário, sou muito desejeitada no mundo digital. O meu marido, que nao gosta disso, mas sabe, leu a sua dica e disse que se eu mandar por g-mail todo mundo pode ler. Você poderia explicar melhor como pode funcionar isso? Pois é, meu endereço ficou anos no Google. Mas depois de tanta briga, afinal vi ontem que acabaram por tirar. Ou quem sabe a sua irma possa seguir as instruçoes de Marcos e me mandar o seu endereço, Omar?

  2. Eduardo Galvao

    Ishell nunca conseguiu nada no oriente médio além de assasssnar pessoas. Quem acredita milicia do mau?

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    O problema do Oriente Medio não é o Irã, é a ocupação ilegal da Palestina pelo estado de Isreal, que já dura 56 anos. Basta reconhecer o estado Palestino, remover os 600 /700 mil cidadãos hebreus ou de outros países que lá vivem ilegalmente sob a proteção do exército de Israel, negociar a liberacão dos reféns em troca de palestinos presos injustamente em Israel, cessar o genocídio e abandonar a idéia de reocupar o Líbano.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    Enquanto isso o tal estado assassinou cerca de 18 libaneses em um hospital e continua o genoeocidio em Gaxza, alguns membros do governo de ocupacao já estão planejando se re-estabelecer em Gaxza sobre os cadáverees dos palstinos,

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    A censura está afiada, censuraram um comentário meu sobre o BRICS, reclamei aqui e censuraram minha reclamação.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Brics escrito tudo em maiúscula está passando pela sençura folhomática, Marina? Pode ser simplesmente isso, essa Herda é um saco inadmissível...

  6. Marina Gutierrez

    Acabei de fazer um comentário curto em um artigo do BRICS e o mesmo foi censurado. O meu nome deve acionar a censura, mesmo se eu escrever abobrinhas...

    Responda
  7. frankklim alencar figueiredo

    No Estadão há mais liberdade de opinião. Aqui na FSP é mais si o nis tas que os supremacistas anglo/americanos que comandam o Terror pelo mundo.

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Is ra el é um pais genocida e terrorista. Fato. O resto é Luar de Paquetá. Não adianta excluir comentários desfavorável aos genocidas terrorista de Is ra el. A FSP não pode passar pano para terrorista e genocida.

    Responda
  9. Marina Gutierrez

    Como sempre, a Folha não publica muitos comentárrios meus, especialmente os que citam fatos acontecidos, datas, onde e quando aconteceu, enfim, a HIstória real da região.

    Responda
  10. ENAIDE HILSE

    Vem cá Folha, ao lado de quem vocês estao? Barram a maioria dos comentários! Ah...! cada um nós paga uns trocadinhos para vocês, pelo direito de ler o jornal!

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Pois é Marina, eu encarrego a minha sobrinha de pagar as minhas coisas aí, e a verdade é que nem sei quanto custa a assinatura!

    2. Marina Gutierrez

      Não são trocadinhos, pelo menos para mim, em setembro s paguei o boleto de 12 meses, mais de mil reais, cerca de noventa reais mensais.

  11. frankklim alencar figueiredo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. omar assaf

    Como podem ser tão cruéis. Pessoas que passaram a sua vida construindo um lar para suas famílias verem suas propriedades sendo destruídas sem qualquer justificativa. A impunidade e apoio que americanos, alemães e ingleses dão para esses psicopatas alimentam a impunidade que desfrutam para com liberdade cometerem crimes que envergonham a civilização. Esses países são tão culpados quanto os criminosos que defendem . A Alemanha principalmente entra na história como autor e coautor de 2 extermínios.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Obrigadíssima, Marcos. Mas fui conferir, agora, no Google, e lá estou eu, com endereço e até n° de telefone! Ainda bem que nao tenho inimigos. Essa mídia é de amargar, viu?

    2. Marcos Benassi

      Enaide, minha cara, respondo aqui. Seu marido tem razão no que diz respeito aos nossos colegas leitores (só os assinantes do jornal) poderem interpretar um endereço de e-mail passado através deste formulário. Todavia, se você mandar daqui a uma semana, pouca gente o lerá, mas ele será repetido para o Omar. O método de escrever tudo sem usar o símbolo da arroba ou o eventual pontocom ou pontoDE ao final é apenas pra desviar da censura automatizada da folha, que impede que escrevamos endereços.

    3. Marcos Benassi

      Meus caros Omar e Enaide, é possível mandar um endereço em uma mensagem qualquer por aqui - não nesta, que já está imensa e indiscreta. Mas escrever nome ponto sobrenome em gmail, por exemplo, passa direto.

    4. omar assaf

      Quem assina a folha para mim é minha irmã que Mora no Brasil. Vou tentar entrar em contato pelo face da minha mulher . Ok.

    5. ENAIDE HILSE

      Oi Omar, eu tive uma ideia. Se entrássemos em contato com a Folha, talvez eles dessem o nosso endereço um para o outro. Eu estou brigando com o Google há séculos para tirar o meu endereço de lá, que eles colocaram indivedamente. Mas se você nao está no facebook, talvez também nao tenha acesso ao google. Acho que seria muito interessante manter contacto com você. Claro, através da Folha, primeiro é público, segundo é mero acaso.

    6. ENAIDE HILSE

      Na Alemanha.

    7. omar assaf

      E a senhora mora em qual país .

    8. ENAIDE HILSE

      O facebook é muito prático para bater papo e trocar ideias. Mas já está ultrapassado. O pessoal usa agora usa é o instagram, e talvez já outras coisas mais recentes. Eu me ocupo mesmo é com livros e jornais.

    9. ENAIDE HILSE

      Já imaginava mesmo que você tivesse vivido no Brasil ou nascido lá. Mas eu nao vivo lá. Vim estudar na Europa, casei-me com um europeu e fiquei por aqui - e vivo muito feliz. Mas se você usa internet, o facebook é muito fácil; é só se inscrever, nem custa nada a mais. Mas eu nao entendo muito dessas coisas nao. A minha área é linguística e literatura.

    10. ENAIDE HILSE

      Obrigada pela dica, Omar, mas eu sempre tenho a intençao de desenferrujar o meu inglês, lendo em inglês - o que acaba sempre por ficar para o dia seguinte! Se vejo algo em inglês, leio em inglês. O problema é que o dia só tem 24 horas! E eu tenho a mania de ler tudo que vejo! E ainda tenho tenho umas coisinhas para fazer, por exemplo, para pagar a assinatura da Folha -KKKK !

    11. omar assaf

      E somos primos mesmo Sra Enaide e tenha certeza que não sou contra nenhuma religião pelo contrário tenho mais amigos de outras religiões. Eu gostaria imensamente de ser seu amigo no face mas não uso essa mídia . Eu morei no Brasil por muito tempo e se um dia retornar faço questão de te encontrar para batermos um longo papo sobre vários assuntos .obrigado pelas palavras e fique com Deus.

    12. omar assaf

      Sra Enaide a senhora pode traduzir para a língua portuguesa o texto. Essas ferramentas são muito importantes para se democratizar a informação . Se a senhora tiver qualquer dificuldade peça a ajuda de alguém para te ensinar como fazer . É muito fácil.

    13. ENAIDE HILSE

      Omar, o que eu nunca entendi bem mesmo, e gostaria de entender, é por que palestinos e israelitas consideram esse pedacinho de terra, que para um brasileiro mais parece um sítio para passar o fim de semana, (se a situaçao nao fosse como é , podia-se dizer que é uma piada!) como seu país natal. O muito popular e admirado Jassy Arafat disse uma vez que palestinos e judeus eram primos. Por isso lhe propus ontem, batermos um papo por facebook.

    14. ENAIDE HILSE

      Obrigada pela recomendaçao, Omar. E ainda teria a chance de desenferrujar o meu inglês. Só que as minhas aulas recomeçam na próxima semana, e o tempo para leituras extras começa a ficar escasso.

    15. omar assaf

      Que bom Enaide que vc está percebendo a realidade desse conflito . Infelizmente a mídia brasileira como a americana e europeia esconde a realidade dessa situação insuportável. Eu te recomendo acompanhar as brilhantes e imparciais opinões de Neve Gordon prof de direito international em Londres . Eles escreveu vários artigos que valem a pena a leitura . Al jaz .

    16. ENAIDE HILSE

      Pois é, Omar, como já mencionei abaixo, a Alemanha está de maos amarradas - mas critica muito Israel! E nao se esqueça que os grandes e influentes dos USA sao judeus! Que político vai se "meter" com eles? E nós, povinho pequeno, somos quem vai pagar essa conta - com restriçao da qualidade de vida, por causa de atos terroristas!

  13. Jacques Toron

    O texto faltou mencionar a libertação dos refens como premissa para um cessar fogo. É fácil para o Líbano fazer um acordo de paz com Israel, igual o Egito e Jordania, porque não tem disputas territoriais com Israel

    Responda
    1. omar assaf

      Como bem observado por um leitor abaixo . O número de civis só atingiu esses números porque o exército $ queria supervalorizar o ataque para justificar a barbárie em curso. Esse é um governo de psicopatas radicais genocidas. Um pouco pior que os governos que o antecederam. A paz nunca será alcançada com mentiras e mais mentiras .

    2. Marina Gutierrez

      O leitor acima, assim como outros poucos, omitiu fatos ,o exército de I. imvadiu o Líbano em 1981/82, apoiou as milícias cristãs, juntos cometeram massacrs ex. Sabra e Shatila, e lá permaneceu 18 anos, até um grupo ( adivinhem qual?)se organizar e expulsa-los de lá. E Tentaram novamente em 20 06.

  14. PAULO ROBERTO

    Os Libaneses devem aproveitar a oportunidade e libertarem-se fo Hezbollah! O momento é agora. #free Líbano

    Responda
  15. frankklim alencar figueiredo

    O peneirãoDome só pega foguetes movidos a mijo feito pelo Ha mas.

    Responda
  16. frankklim alencar figueiredo

    PeneirãoDome - A arma de deus, vaza mais que peneira. Tudo daquele região é propaganda e mentiras.

    Responda
  17. sérgio dourado

    O mais proveitoso para o próprio OM e pra o mundo é isso, mesmo: se os radicais do gabinete não quiserem expansão dos assentamentos na Cisjordânia e se se conseguir algum controle sobre Gaza ainda que seja de forças árabes: será um caminho pra paz. Chega da região ser posto avançado do terrorismo via Irã: um País que também precisa se libertar do ódio.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Há 74 anos esse estado, base militar da maior potência mundial promove terrorismo na região financiado pela matriz e agora a culpa é dos vizinhos que tentam por um fim ao genoecidio do povo nativo.

    2. omar assaf

      Sr Sérgio, parece que lhe falta informação no que diz respeito aos assentamentos. Enquanto negociavam a devolução dos reféns o inimigo $ fez o maior roubo e anexação de terras dos últimos anos e assassinou o interlocutor e líder do grupo de resistência em pleno solo iraniano violando sua soberania.

  18. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Se o povo hebreu fosse importante para o governo que promove terroirismo de estado com ajuda financeira da maior potência militar do Planeta, não haveria refens. Deixaram o ataque acontecer para acelerar o exsterminio total.

  19. sérgio dourado

    Do imperialismo do regime iraniano os canhoteiros, aqui, não falam: mas queria ver suas feministas por lá, como seriam tratadas...

    Responda
  20. José Cardoso

    Um cessar fogo é facílimo, basta devolver os reféns.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fatos; o grupo H mas não existia, foi financiado pelo proprio governo de ISreael para dividir os palstinos. Veja reportagem do Washington Post do ano de 2009. O grupo Hez bolha não existia até 1981 / 82 foi organizado para defender o LIbano, pois o I D F invadiu e ocupou o paiís e cometeu massacrs, ex Sabra e Shaatila.

    2. ENAIDE HILSE

      Você tem razao, José. O Hamas podia acabar com a festa de Netanyahu, botando os reféns na frente da porta dele! Claro que nao iria esquecer de filmar a açao!

    3. frankklim alencar figueiredo

      Em vez de denunciar covardemente, conteste, mostre que estou errado. Ser covarde é ter medo da verdade. A verdade te incomoda? Tá difícil conviver com a verdade? Mude.

    4. frankklim alencar figueiredo

      Meu caro José. Nem os reféns querem isso. Sabem que o corrupto Netanyahu vão matar eles. Sabia que mais de Mil mortos dia Sete de Outubro23 foram mortos pelo IDF a mando do corrupto Netanuahy? Isso quem fala é a própria imprensa de Is Ra El e, inclusive há processo de investigação. Sabia disso?

    5. frankklim alencar figueiredo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. sérgio dourado

    O Irã está esfacelando esses Países como o Líbano: usados de base terrorista. Quem é culpado pela instabilidade na região é o regime iraniano: pois o povo, mesmo, quer é paz e liberdade!

    Responda
  22. Josue Oliveira

    Claro que lsreaI não quer a paz, quer dividir os paIestlnos e continuar raoubando-lhes as terras. Satanyahu quer manter a gue rra, vejam que ele "esqueceu" os r eféns para invadir o Iíbano. Uma autoridade lsreaIense disse: "Ramás, para meu grande des gosto, é uma cri ação de lsreaI". Tudo para se opor aos outros grupos phaIestlnos.

    Responda
  23. SAMYR AUAD

    É preciso extirpar o sio nismo e sua reprodução das táticas e ferramentas de tortura, morte e extermínio de seus coirmãos supremacistas europeus da Alemanha de 39. Extirpar o Estado racista e messiânico e sua política de colonialismo, limpeza étnica e genocídio em pauta há um ano e sete décadas. É preciso extirpar o etnoestado e sua agenda de barbárie, morte e destruição.

    Responda
  24. Antonio Neto

    Se a análise estiver minimamente correta, o risco de extensão do conflito é grande. O Irã terceiriza a guerra contra Israel há décadas, armando grupos como Hamas e Hezbollah. A reação de Israel foi pelo sequestro e morte de muitos civis. O Irã está entrelaçado na política do Líbano e Gaza. A ira de Israel levou a guerra sobre os povos ao redor e aos redutos inimigos. O fim dessa tragédia parece imprevisível.

    Responda
  25. omar assaf

    O que precisa ser extirpado é esse monstro $ e todos os seus cúmplices de genocídio . O carniceiro procura ampliar o conflito de uma maneira muito perigosa e sem volta . O governo de psicopatas assassinos desse inimigo imoral se não for detido vai colocar em risco o pouco que resta do do conceito de civilização e humanismo.

    Responda
  26. DANIEL ROUSSO

    O Líbano tem que deixar de ser vassalo do Irã. Já deviam ter expulso o Hezbollah quando da explosão do deposito de amônia no porto em Beirute.

    Responda
    1. omar assaf

      O que aconteceu no Porto de Beirute ainda será descoberto . As imagens de satélite escondidas devem esclerecer mais um crime do inimigo $ . O som dos caças $ era nítido antes desse atentado terrorista abominável. A verdade sobre esse atentado covarde ainda será descoberto e os responsáveis serão punidos.

  27. omar assaf

    Mais um massacre na lista desse inimigo bárbaro, imoral , covarde e indecente . O inimigo selvagem começa a repetir seus ataques genocidas contra o nosso povo no Líbano . Atacaram próximo ao maior hospital público da região . As cenas são inimagináveis. O mundo precisa parar essa monstruosidade sem precedentes .

    Responda
    1. omar assaf

      Leia o artigo sobre esse assunto de escudos escrito pelo prof de direito internacional Neve Gordon . Está na al jaz .

    2. DANIEL ROUSSO

      Selvagens são aqueles que se escudam em instituições civis, bem como aqueles que deixam isso acontecer.

  28. Rubens Ventura

    O algoz da região é um sem noção exterminou milhares de inocentes, que se impor sobre nações e alega que quer neutralizar o Irã, ele está doente das ideias.

    Responda
  29. DANIEL ROUSSO

    O Líbano tem que se livrar da influência nefasta do Hezbollah, caso contrário pode se tornar um país inviável.

    Responda
  30. isaac Ezagui ezagui

    O Líbano precisa se livrar dos movimentos terroristas está é uma oportunidade o Líbano voltar a ser o Líbano. Necessário fortalecer o seu exército e acabar a influência Iraniana , cada um no seu quadrado…

    Responda
    1. Josue Oliveira

      A religião divide esses povos, inclusive lsreaI e seus orto do xos. Os povos do Líbano só voltarão ao mundo moderno quando se aceitarem.

    2. maria gouvea

      E qual o quadrado de Is? Ocupar e destruir tudo ao redor ?

    3. maria gouvea

      E qual o quadrado de Is? Ocupar e destruir tudo a seu redor?

    4. Denise Ambrosi

      Acabou de falar o contrário do artigo.

  31. ENAIDE HILSE

    Pois é, até elogiei o artigo, mas a Folha nao deixou passar o meu comentário. Talvez deveria ter mandado beijinhos para Netanyahu.

    Responda
  32. ENAIDE HILSE

    Continuaçao: E o pior é que o conflito nao vai ficar lá. Vai começar a haver terrorismo na Europa, que fará da vida um inferno. E Trump vem aí para atiçar a fogueira! Ao olhar o mapa do Brasil, penso mesmo que Deus deve ser brasileiro!

    Responda
  33. ENAIDE HILSE

    Ótima interpretaçao da situaçao, Patrícia. O que nao dá para entender é o porquê desse conflito agora. Netanyahu é pelo menos igual ou pior do Hamas e Hezbollah - e deveriam ser grandes amigos!. Ele nao está nem aí para os reféns; o objetivo dele é guerra mesmo! E o horrorizante é que tem o apoio de seu povo. Ontem deu no noticiário alemao, que ele pretende construir vilas em Gaza, para israelitas, e "um monte" de gente festejando a mudança para lá em breve. Continua

    Responda
  34. Marina Gutierrez

    Desde sua criação, os governos do estado artificial usam a mesma estratégia e falham... como diz a canção,está na hora de darem uma chance à paz, respeitando as leis internacionais e desocupando a Palstina e partes da Siria.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Teriam de se ater a área que a ONU dispôs após anos 45, nada dessa dizimação de pessoas maioria inocentes teriam acontecido, não haverá sossego para o algoz.

    2. Denise Ambrosi

      O que se vê olhando o mapa Ruth? Que Marina tem razão?

    3. RUTH RUTMAN

      Marina olhe o mapa e estude historia antes de bater o pto aqui