Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P F

    Esse será outro desastre.

    Responda
  2. Ricardo Andrade

    O “mercado” hahaha

    Responda
  3. Rachel Matos

    É preciso qualificar: "economistas do mercado financeiro" não é redação da FSP? Eles têm muitas características e interesses em comum: são contra gastos ( investimentos) em políticas públicas, que chamam de "gastança", são especuladores, apropriam - se dos juros altos e são os donos das expectativas de inflação, cambio e tudo o mais. Arrepiam- se quando o desemprego cai e o PIB cresce...A novidade é que teremos gente nova no pedaço para gerir a política monetária de forma mais inteligente.

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    De novo, essa opiniao do "mercado" que Folha publica nao eh previsão. Isso eh pressão do sistema financeiro para que a Selic seja mantida nas alturas. Eh assim que rentistas graudos, incluindo donos desse jornal, extraem mais de R$ 8O bi por mês do Brasil sem correr qualquer risco. Se governo tentar baixar a Selic, a sucia ameaca retirar dolares especulativos do pais e fazer a moeda Americana subir a extratosfera. Pais eh refem desses agiotas. populacao trabalha apenas para sustentar parasitas

    Responda
    1. Rachel Matos

      É isso Dionísio! A FSP, representando o poderoso mercado financeiro já pressionando a nova futura direção do BC.

  5. Veranice Avila

    Esse mercado não tem credibilidade para falar nada. Todo mundo sabe que só querem especular e falam o que é do interesse deles.

    Responda
  6. Lis P F

    Escandaloso esses juros. Esses ministros devem estar festejando a desgraça

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Tá falando do Ministro Campos Neto, sócio do BolsoGuedes? Concordo!

  7. julio cesar vilasboas teixeira

    Ultimamente o mercado não acerta uma!

    Responda
  8. Evandro Loes

    Até aonde ficou claro, quando da independência do BC, o presidente e seus diretores tem a missão/obrigação de cumprir a meta de inflação, dentro das bandas, sendo necessário uma motivação de força maior para o seu não cumprimento. Caso não haja cumprimento e motivos, o BC pode ser substituído, por inciativa do Presidente da República ou até do Senado.

    Responda
  9. Jorge PAULISTANO

    O Pai do Pobres bradando aos 5 ventos contra os altos juros, gerando crise institucional e de confiança externa, ai quando pode trocar o comando do BC, vai lá e me coloca um assecla que AUMENTA OS JUROS

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    Só tem opinião de banqueiro e lobista do mercado. Não serve para nada. Espero que o Galípolo tenha mais inteligência e nos tire desse círculo vicioso de juros altos e inflação alta. O Brasil não merece essa gente que só quer acumular dinheiro, privando a população de uma vida digna.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Matemática é ciência, economia não. Não é possível que vocês apoiem esse modelo insano, que não equilibra nada, só aumenta as desigualdades. Vocês falam isso com tranquilidade porque não passaram fome no governo anterior que seguiu essa cartilha e parou o país, levando 125 milhões de brasileiros à insegurança alimentar e 33 milhões à fome. Sustentar rentistas nunca levou nenhum país a lugar de destaque, os investidores são especuladores que levam o dinheiro, sem pagar impostos. É um absurdo!

    2. Evandro Loes

      O que pode ocorrer é uma combinação entre a Fazenda e o novo BC de corte de gastos e queda dos juros (conciliada). Juros menores estimula a atividade e aumenta a receita. Se o governo usar esta receita extra pra abater a dívida pública, pode criar um círculo vicioso benéfico. Se for inteligente, faz isso. Se não for, teremos dias difíceis pela frente. Matemática é uma ciência exata.

    3. Vinicius Branco

      Marcelo me parece meio perdido em meio ao wishfull thinking. Esquece que o Galipolo é um ex-banqueiro (Banco Fator), que o presidente do BC não decide sozinho e que a previsão é de que as taxas de juros cheguem a treze por cento no ano que vem se o governo continuar gastando sem freios. E se o Trump ganhar a eleição (Deus nos livre!) aí a coisa vai ficar ainda mais complicada. Em todo o caso, sonhar é bom, e eu também gosto.

  11. Evandro Botteon

    'futuro presidente *terá* que lidar com juros de dois dígitos' alguém mais desavisado pode até achar que isso é algo meio imperativo. tipo uma ordem... como se o jornalão fosse um puxadinho da faria lima. Mas só algum desavisado... Jamais seria o caso, né Frias ?

    Responda
  12. Luiz Reichmann

    99%? Incitatus e sua bola de cristal!

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Se o Luiz ganhasse 1.400 mês, uma vez que sua família não tem que arcar com as despesas diárias iguais aos demais brasileiros, dai baixaria a taxa de juros. Mas, agora, quando se tem financiadores de campanhas no jogo e bons salários públicos, necessário repor o gasto efetuado via mercado financeiro e proporcionar um ganho extra para os demais.

    2. Luiz Reichmann

      Sim, bem isso. Momento propicio para os investidores de campanhas políticas e para os que ganham bons salários no setor Público! Porque se o salário do Luiz fosse 1.400,00, e deveria ser pela total ausência de despesas do dia a dia, não daria pra investir muito, e ai os juros tenderiam a baixar...

    3. Luiz Reichmann

      Mas ontem saiu o ranking das universidades no Brasil, só notão. Qual a culpa dos estrangeiros? Ou o que estamos tentando ensinar aos nossos alunos com tanta pompa e notas dessas Universidades? Esse ranking melhora nossa posição nos Brics?

  13. José Cardoso

    Se isso acontecer não entendo mais nada. O Lula tinha ataques histéricos semanais contra o Campos Neto (que estava baixando gradualmente os juros). Agora o Galípolo sobe a Selic e ele fica quieto. Nomeou um cara para subir os juros??

    Responda
    1. Vinicius Branco

      O Lula bateu a cabeça e agora não tem tempo para isso.

  14. Luiz Reichmann

    Agora pelo menos temos horizonte previsível, o de dois dígitos. Pode ser 0,1%, 10% até 99%. Como vamos saber essa previsão?

    Responda
  15. Marenildes Pacheco da Silva

    Esse ajuste que o mercado tanto quer, é para o governo deixar de usar os recursos na melhoria dos serviços para sobrar para os saqueadores da nação, com o dedo do tio sam que não quer nosso desenvolvimento para continuar lucrando com nossa ineficiência, vendendo seus produtos.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Estou impressionadíssimo com suas teorias. Muito profundas e assertivas. Mereces um Nobel de economia!

  16. Marenildes Pacheco da Silva

    O mercado prevê ou impõe juros de 2 dígitos? Depois que vi o podcast de nome subsolo da livraria Leonardo da vince e o do embrulha sem roteiro, ambos com o sociólogo jessé souza, vejo como esse mercado é perverso e ganancioso. Tudo que o jessé fala nas entrevistas, se encaixa no comportamento do mercado, que só quer explorar nossas riquezas e impostos, não permitindo que os impostos sejam revertidos para a população. Como nos livrar desse tal "mercado"?

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      É muito simples, é só o governo parar de gastar mais do que recebe! Olha que fácil

    2. Vinicius Branco

      Marenildes, para se livrar desse tal “mercado”, basta revogar a lei da oferta e da procura. Simples assim.

  17. Thiago Ferreira

    Não é "expectativa". É ordem. Um absurdo uma instituição de Estado como o Bacen privatizada, na prática, pelos banqueiros e faria limers, só se preocupando com juros e ignorando suas demais atribuições constitucionais.

    Responda
  18. CARLOS SANTOS

    Sanguessugas.

    Responda
  19. David José Ferreira Júnior

    O Mercado é brasileiro ou estrangeiro?. Só joga contra! Só fala mal! Apesar de todas as previsões, economia vai bem. Bem melhor de quando Pachecão ladrava aos quatro ventos. Acho que no fundo, o tal mercado não é patriótico, ou, inconformado com seus próprios erros.

    Responda
    1. Sam Duart

      Mercado patriótico? A única missão deles é sugar cada centavo de nossa nação.

    2. Vinicius Branco

      Mercado patriótico? Essa foi ótima! Em que planeta vc vive?

  20. Lis P F

    Quem entende de economia sabe onde estamos. Beirando a quebra.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Você não consegue nem escrever corretamente e afirma que "entende de economia". Comediante! Me explique o porquê do boi defecar espalhado e o cabrito em bolinhas.

    2. Eduardo Rocha

      Você não consegue nem escrever corretamente, e afirma que "entende de economia". Comediante! Me explique o porquê do boi defecar espalhado e o cabrito em bolinhas.