Cotidiano > Mortes pela polícia de SP crescem 78% em 2024; 2 de cada 3 vítimas são negras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    O que interessa é se eram criminosos , então a polícia tem que agir mesmo .

    Responda
    1. Andy Souza

      Igual agiu com Ryan (criança de 4 anos) onde foi baleado no Morro São Bento, em Santos. Pela PM. e tantos outros....

  2. José Eduardo de Oliveira

    e o pior é que os sobreviventes, também futuras vítimas, ainda votam nos chefes dessas policias. votam em seus verdugos. sui-cídios anunciados

    Responda
  3. Jorge Cavalcanti

    Certeza estavam todos numa escola estudando ou num igreja rezando. Outra certeza que todos são bolsonaristas...

    Responda
  4. AMANDA ORTIZ P CORNACCHIONI

    Polícia assassina!

    Responda
  5. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Roberto Jefferson metra lhou a polícia e não sofreu violência policial.

    Responda
  6. Vilma Inácio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Samuel Santos

      Dona Vilma... Não se acanha de vir aqui expor publicamente, a sua altíssima indigência intelectual?

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Comentário racista o seu!

  7. Renato Vieira

    Limpeza étnica. Política bolsonarista.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      La na bahia que e 10x pior que SP e limpeza étnica Política petista nobre colega?

    2. Augusto Colombo Junior

      Cara, vc vem aqui e, ao invés de escrever algo inteligente, fica nessa mesmice da esquerda?

  8. Ivo Broeing

    Nada, absolutamente nada impede que criminosos entre em sua casa, peguem o que e seu e abusem de você e de seus familiares além da forca policial, o que mais poderia os conter ? e querem o fim da policia... rsrsrsrs

    Responda
  9. flávio paes

    Mesmo na Bahia, a elite é branca, talvez menos que aqui em SP mas é branca. Aí fica o show de mesmice, como se a questão de polícia fosse só de polarização. Em geral, a PM de qualquer lugar, divide abordagem de pobre ou rico; da elite e não elite, aborda-se em SP, do mesmo jeito que na Bahia, se é ou não de elite. Vá lá que governador de direita tem como troféu, o número de mortes mas deve-se notar que não diferenciar o pobre marginal do não marginal, é comum e errado em qualquer estado.

    Responda
  10. José Roberto Pereira

    Quem elege miliciano só pode acabar de duas formas: morto ou pagando taxa! Domingo que vem você tem a chance de votar em mais um miliciano, aproveite, pode ser sua última chance!

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quem falou que o Governador é miliciano?

  11. Delzimar Irineu Silva

    Morre mais negros e pardos porque existem mais negros e pardos, não sei de onde tiraram que só 41 por cento da população é composto por negros e pardos, então eu moro em outro lugar porque até mesmo aqui em Mogi das cruzes que não é capital, não se acham tantos brancos. Essas matérias não tem nada a ver com a realidade, quando se trata de executar a PM não liga se é branco ou preto, só liga se o cara mora na Tiradentes ou Higienópolis.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Um negacionista das estatísticas. Deixe de sofismas. Qdo se trata de um negro, a polícia do Tarcísio atira primeiro e pergunta depois. Mas liberou o playboy bêbado q massacrou com seu Porshe o motorista de Uber. Por q será? Seria propina? Não, né? Vergonha.

  12. Antonio Carlos Zava

    Enquanto a polícia continuar sendo direcionada para combater os sintomas e não as causas da criminalidade, esse caos vai continuar. Precisamos de mais planejamento, mais inteligência, mais tecnologia, mas também de mais educação, mais presença do estado nas periferias, menos concentração de renda; porque polícia, sozinha, nunca resolveu e nunca resolverá o problema da violência. Nem aqui e nem em lugar nenhum do mundo.

    Responda
  13. Joao Braga

    Fatos; a polícia de SP é uma das menos violenta do pais/100 mil habitantes. A mais violenta é a do governo de esquerda da Bahia responsável por uma em cada 5 mortes no país. Qto a maioria ser preta/parda infelizmente por razões sociais, econômicas, educacionais...etc são o grupo maioria no país envolvidos com a ilicitude. Evidentemente que são necessárias uma série de medidas no país todo, mas não jogar no colo do governador de SP. Tarcísio responde amplamente as expectativas da população.

    Responda
    1. Joao Braga

      Antônio Carlos Zava lamento, nem Jesus Cristo agradou todo mundo. As pesquisas mostram que a maioria apoia o governador.

    2. Antonio Carlos Zava

      Olha, sou "população de São Paulo" desde que nasci e não posso dizer que Tarciso responda amplamente as minhas expectativas. Ao contrário do que alguns tentam fazer crer, a criminalidade em São Paulo não caiu na gestão dele, aumentou.

    3. Dagmar Zibas

      Vergonhoso. Inclusive para o governo da Bahia q não controla a polícia. Esta polícia do Tarcisio atira primeiro e pergunta depois se for um negro. Mas o playboy bêbado de Porshe q massacrou o motorista de Uber foi liberado pelos PMs. Por que será?

  14. Marcelo Silva

    É só não cometer crimes, simples assim. A matéria é tendenciosa. Quer o quê? Os criminosos cada vez mais violentos e armados, o crime só aumenta, e depois não quer esse resultado?

    Responda
    1. Ivo Broeing

      mais planejamento, mais inteligência, mais tecnologia, mais educação, mais presença do estado nas periferias não cabe a policia, são pelas politicas publicas aplicadas, aqui quem mais falhou foi as politicas de esquerda progressista assistencialista nos estados, Bahia por exemplo de 08 a 18 por exemplo 50 porcento de aumento de homicídios, enquanto SC, estado mais liberal e que incentiva o empreendedorismo, queda de 15 porcento no mesmo período

    2. Ivo Broeing

      policia Combate o Crime Antônio, ela e o equilíbrio de forcas entre criminosos e a população, ela e a única barreira para criminosos exitarem em entrar livremente na tua casa , pegar o que querem e abusar de você e sua família, a responsabilidade de diminuir o numero de criminosos não e dela e muito menos ela e responsável por existir mais criminosos

    3. Antonio Carlos Zava

      Percebe o quanto contraditório é o seu argumento? A violência policial aumenta e, mesmo assim, os criminosos estão cada vez mais armados, violentos, e o crime também só aumenta. Não parece - pelo menos, que alguma coisa está errada? Em outras palavras: se a resposta violenta da polícia resolvesse o problema, a criminalidade não deveria estar reduzindo ao invés de aumentar?

    4. Dagmar Zibas

      Não existe pena de morte no Brasil. A PM de Tarcísio atira primeiro e vai perguntar depois. E grande parte da PM é sócia do crime organizado. Extermina a banda que não lhes paga propina, ou atrasa o pagamento. Simples assim.

  15. Regina Fonseca

    O eleitor desse governo deve estar bem satisfeito

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Sim. Estamos.

  16. Renato Lima

    Tarcísio e Derrite transformaram SP num RJ.

    Responda
  17. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Isso significa três coisas: A PRIMEIRA: Que a maioria da nossa população é de negros. SEGUNDO: Que a polícia está agindo e fazendo seu trabalho. TERCEIRO: Que os bandidos ainda estão tentando confrontar a polícia e como sempre, estão perdendo. Só issso.

    Responda
  18. Leonardo Trindade

    A esquerda foi contra as políticas armamentistas ao invés de promover a criação de grupos como os Panteras Negras. O genocídio negro não vai parar enquanto as pessoas ficarem apenas na posição de alvo.

    Responda
  19. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Bolsonaro, Tarcísio e Nunes defendem e praticam a política pública de extermínio contra jovens pretos e pobres, adestrando seus cães de guarda uniformizados!

    Responda
  20. JOSE CAMPOS

    Essa é a consequência do voto do pobre de direita.

    Responda
  21. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Não se investe em investigação, pouco na inteligência, polícia civil está desequipada e com quadros defasados. Se investisse mais na inteligência teria menos mortes ligados ao crime organizado. Como já deu certo antes, seguir o dinheiro para asfixiar a criminalidade, infelizmente esse governo fica enxugando gelo. Quanto as mortes, deveria usar direto as câmeras corporais, pois protege o cidadão do achaque de policiais corruptos e também protege os policiais honestos, bem como produz provas.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      As câmeras corporais devem ser ligadas ininterruptamente, sem interferência dos policiais que as usam, esse governo irresponsável deixou nas mãos dos próprios policiais que as manipulem. Triste a falta de inteligência da política publica de segurança.

  22. Marcelo Masiero

    Pra surpresa de zero pessoas. Política de extermínio do povo preto é meta de estado. A exemplo de todos oa governadores, Tarcísio chama isso de segurança pública.

    Responda
  23. carlos viacava

    É triste ver tantas mortes. Mas todos reclamamos da insegurança e queremos um policiamento mais atuante. O combate aos assaltantes resulta em mais mortes. O crime só aumenta e é preciso combatê-lo. A cor da pele dos mortos é consequência da cor da pele dos assaltantes

    Responda
    1. Ivo Broeing

      policia Combate o Crime Antônio, ela e o equilíbrio de forcas entre criminosos e a população, ela e a única barreira para criminosos exitarem em entrar livremente na tua casa , pegar o que querem e abusar de você e sua família, a responsabilidade de diminuir o numero de criminosos não e dela e muito menos ela e responsável por existir mais criminosos no geral

    2. Antonio Carlos Zava

      Reflita um pouquinho sobre esse seu argumento e talvez você descubra sozinho o quanto ele é falacioso e preconceituoso. Se a gente prendesse todos os criminosos sem distinção de cor, talvez a população carcerária fosse de dois ou três brancos para cada negro. E se essa estatística abrangesse os políticos corruptos, a proporção seria de 10 para 1. A maior prova disso é que apesar de toda a mortandade e encarceramento de negros, a violência só faz aumentar. Algo está errado... ou não?

    3. moises guimarães

      Os assaltantes sentados em cadeira de rodas dentro de casa? As crianças indo para escola, ou nos carros dos pais? Os pretos que estão indo para o trabalho? Sua visão de cor de pele, esta sim, é uma consequência da estrutura racista desse país.

    4. JOSE CAMPOS

      Não se combate crime com crime.

  24. ARI JOSE ANTONIA

    quem enfrenta a polícia quer o quê? ser recebido num tapete vermelho?se alguma mãe tem que choras, que seja as desses fascínoras..

    Responda
  25. Thiago Santos Costa

    As mortes crescem mas a criminalidade tmb, o que significa que a ação ho..micida da polícia não está adiantando. Diversos bairros antes denominados tranquilos estão sofrendo com assaltos a mão armada. A polícia tem força mas não tem inteligência.

    Responda
  26. Paulo Cesar Lima

    Mataram algum padre?, algum coroinha, algum desportista treinando? Mataram alguém na sala de aula? Invadiram universidade? ah tá....

    Responda
    1. leondino souza cavalcante

      Não existe pena de morte no Brasil. No seu singular raciocínio não fazendo parte do grupo por você escolhido o resto é justificavel. Vai ler um pouco, meu irmão.

  27. assis furuno

    Ouvi dizer que a policia da Bahia governada pelo pt eh a q + mata no Brasil.

    Responda
    1. Sid Santo

      Isso é fake news. Cuidado que o STF vai mandar te prender. kkk

    2. Thiago Santos Costa

      Pois é, não deu certo lá, e tem gente defendendo que a polícia faça a mesma coisa aqui, vamos virar uma Bahia também.

  28. ARI JOSE ANTONIA

    Essas reportagens sempre incitando o racismo, tratando da cor da pele das vítimas. Poderiam fazer um levantamento para demonstrar também qual a cor da pele dos agressores que enfrentam a policia, daí a conclusão da prática de abusos seria melhor apurada.

    Responda
  29. AILTON SOUZA

    É muita cara de pau: " em nota a Secretaria de Segurança Pública disse que os procedimentos e abordagem estão de acordo com a lei". Até parece que na testa do povo está escrito "tolo".

    Responda
  30. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Informação de qualidade é importante. A reportagem mostra que as câmeras corporais ligados diretos sem a manipulação dos policiais reduzem a letalidade. Estatística usada para mostrar os fatos e servem para direcionar estratégia e uso de mais inteligência do que a força, infelizmente o investimento em inteligência, investigação tem sido muito aquém do necessário, desequipando e falta de policiais civis e peritos, governo estadual vai mau na segurança pública.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      "vai mal"

  31. Felipe Macedo

    Gostaria de saber pq a Folha não menciona que a morte de policiais também aumentou. A polícia que mais mata sempr será a que mais morre. Mas pelo jeito para essa turma as turmas dos PMs também não importam.

    Responda
  32. André Fidelis Martins

    A Folha devia dar a mesma atenção quando os policiais são mortos por criminosos. Tenho percebido que a Folha publica bastante sobre as mortes causadas por policiais. Mas não dão a mesma visibilidade quando os criminosos matam policiais.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Para o sistema, defendido cegamente pela extrema direita, as vidas dos policiais também não valem nada. Só não assumem isso.

  33. Marcelo Galvao de Oliveira

    Quero ver a fila da Esquerdolândia se oferecendo para receber esse tipo de vulnerável na casa deles.

    Responda
  34. Adriano Dos Santos Bras

    Da um Google - Cité Soleil

    Responda
  35. Erivaldo Pereira de Lima

    Obrigado, PM, São Paulo e as famílias mais seguras.

    Responda
    1. Thiago Santos Costa

      Vc sai de casa tranquilo? Com Tarcísio a sensação de segurança piorou. O centro de sp tinha furtos de oportunidades, hoje vários estabelecimentos sofre com arrastão a mão armada

    2. Felipe Macedo

      Qual SP e quais famílias?

  36. Maria Teresa Meirelles Leite

    Faltou informar sobre o uso das câmeras pelos policiais. Poderiam complementar a matéria.

    Responda
  37. Marcelo Galvao de Oliveira

    Parabéns governador.

    Responda
  38. NACIB HETTI

    Racismo absurdo. A polícia deveria matar só brancos.

    Responda
  39. Anderson Costa

    O dia que uma das vítimas da PM for uma pessoa branca da elite, certamente será revisto o procedimento.

    Responda
  40. carlos campos

    Só faltou dizer q a quase totalidade destas mortes foram na periferia, afinal lá o tratamento é diferenciado, primeiro atira, depois vê o q os "elementos" faziam ,ao contrário dos Jardins,por exemplo, onde o policial bate continência pro averiguado, deseja boa noite, bom dia, boa tarde e se pegá-lo em algum crime, de imediato, pede pro cidadão ligar pra família pra ajudá-lo, afinal se está nos Jardins e num carrão deve ser pessoa de bem. Triste São Paulo elegendo um forasteiro ligado ao bozo.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      "tratamento diferenciado" diz o próprio candidato a vice prefeito na chapa de Nunes.

    2. NACIB HETTI

      Parece papo de esquerdista.

  41. Miro Costa

    Dois em cada três brasileiros, ou mais, são negros. Declarar-se preto é um asset. Qual a novidade? A novidade, boa, é esta: a polícia de SP está deixando a população um pouco mais segura.

    Responda
  42. daniel duarte

    Governador ilegal , inconstitucional e escravocrata, não respeita as leis sucateia os serviços públicos propositalmente E o MP se omitindo, junto com tcu. incompetente e mau carater

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Por que ilegal, incostitucional e escravocrata? Por que vc acha que não respeita as leis e sucateai a os serviços públicos propositalmente? Por que vc acha que o MP e TCU se omitem? Percebe o quanto seu comentário é vazio.

  43. Silvio Leite

    Esse é o padrão da polícia da extrema direita, viva SP o vice prefeito candidato faz parte desse perfil.

    Responda
    1. Silvio Leite

      Patético é você que não sabe nada da história, você é desiteligente.

    2. Augusto Colombo Junior

      Ha ta Silvio, bem característico da esquerda:jogar a culpa para os outros. Patético!

    3. Silvio Leite

      A PM da BA é reflexo do padrão desde o tempo de ACM, seria melhor você ler mais sobre a BA, antes de tecer seus comentários.

    4. Augusto Colombo Junior

      A Bahia, que a PM mais mata no Brasil, é governada pela facção PT.

  44. Jorge PAULISTANO

    O Brasil é negro, agora até quem era branco virou negro por causa das cota ( o ministro Flavio dino é um exemplo) Favor aprimorar a chamada de matéria,pois já não tem sentido

    Responda
  45. REGINA OLGA P BASTOS

    Pois então, se aboradagem é "dentro de normas de pessoas treinadas" e só aumentam as mortes, não é hora de rever alguns procedimentos na abordagem? Temos de cuidar da " bandidagem" que assola a cidade e o país! mas atirar pra perguntar depois...........

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Não seria o caso, talvez, de os criminosos não delinquirem ? Ia ajudar muito.

  46. Waldir Roque Maffei

    Eis os dados da pesquisa. Vão dizer que agora a Folha é comunista kkkkkkl Verdades...

    Responda
  47. NACIB HETTI

    O governador Tarcisio já matou 441 vítimas da sociedade (pt)

    Responda
  48. leondino souza cavalcante

    Sem sombra de dúvida que estatisticamente são todos pretos e pobres. É a extrema-direita, com a palavra o Secretário de Segurança, Sr. Derrite, exercitando o seu poder. E ainda tem pobres e pretos que acreditam que vão se dar bem.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O Cavalcante tá certo; são todos vítimas da sociedade.

    2. Augusto Colombo Junior

      65% dos policiais de SP são negros ou pardos. Se partirmos desse seu raciocínio tosco, poderíamos concluir que são negros matando negros? Lógico que não. O que importa é se pessoas inocentes morrem, se forem bhan dhi dos, que morram.

  49. Silvio Luiz de Oliveira

    Será que quer bater o número de mortes do Inelegível, de 730.000 ? Vamos ver...

    Responda
  50. Jose Carlos Fagnani

    É por isso que eu sou a favor da nudez, antes nudeis do que no meu.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.