Mundo > Brasil barra convite à Venezuela para ser novo parceiro do Brics Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Marcelo Molinari

    Seu objetivo do bloco passa a ser apenas o de juntar politicamente países contrários ao Ocidente, ao menos Brasil Rússia China Ãndia e Ãfrica do Sul podem ter vetos nas deliberações?

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    O problema de garantir a democracia passa por garantir a soberania. Maduro realiza uma ditadura de direita (combatendo o PCV) nacionalista contra uma ditadura de direita entreguista, criada e mantida por milhões de dólares, que manifestou seu caráter no “discurso de posse” do Don Carmona O Breve, preposto dos EUA e apoiado por corinas, caprinos e guaidós, que foi derrotada.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      É claro que não há "pauta socialista" no programa do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV) e não era Chávez quem falava em "socialismo do século 21". Foi ilusão coletiva da nossa parte.

    2. Hernandez Piras

      Sr Pichler, eu entendi perfeitamente os seus "conceitos". É que eu os considero risíveis.

    3. Ernesto Pichler

      O Sr. Piras não entendeu: as alternativas, na Venezuela, são uma ditadura de direita nacionalista contra uma ditadura de direita entreguista. Não há socialismo na pauta do PSUV, assim como em nosso PSB (Tábata, Alkmin...) a condição para entrar é não ser socialista. Na verdade, o nome "socialismo" deixou de ter significado, quando até a extrema direita o adotou (em alemão).

    4. Hermes Yaly

      Pichler e sua esdrúxula teoria de que soberania tem precedência sobre democracia, seja lá o que for seu conceito de "soberania"... Assim, aceita-se que Cuba seja uma ditadura pois sua política externa é contrária à dos EUA, embora por décadas o país tenha sido um lacaio subserviente da ditadura soviética, vide o episódio dos mísseis nucleares em 1962. Com essa desculpa esfarrapada, oprime-se o povo, submete-o à carestia, nega-lhe os direitos mais básicos mas, em compensação, Cuba é "soberana"...

    5. Ernesto Pichler

      Esquerda é anticapitalista. Socialdemocracia (PT) é de centro-esquerda. Centro é MDB, ainda que tenha uma caída para a direita (Nunes). Centrão é direita. Bozofachistas (PL et caterva) são extrema direita, tendendo a fscismo.

    6. Hernandez Piras

      A Venezuela é "ditadura de direita" porque na visão do Sr Pichler, este grande pensador, só os comunistas são realmente de esquerda. E ele fala como se a única alternativa a uma "ditadura de direita" fosse outra ditadura, já que, para ele, democracia não existe. Parece não se lembrar que, antes de Chávez, a Venezuela chegou a ser uma das democracias mais vigorosas da AL.

    7. MARCOS ANACLETO

      Kkk, ditadura de direita.... a esquerda é muito cara de pau. O comunista assassino Maduro, amiguinho do Lule, de comunista sanguinário virou ditador de direita... me engana que eu gosto.

    8. Amaury Kuklinski

      Mas ninguém alí roubou uma eleição tão descaradamente quanto o Prof Girafalles Psicopata....

    9. Augusto Colombo Junior

      Maduro ditadura de direita? Não, o tá rio, é de esquerda. Embala que o filho é de vcs.

  3. Augusto Colombo Junior

    Um completo absurdo. A Venezuela cumpre integralmente o pré-requisito pra ingressar no Brics: ser uma ditadura e dominada pela corrupção. Merecia estar no grupo.

    Responda
  4. Lisy P F S

    Que horror meu Deus.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Meu Deus, como vc é patética e fútil.

  5. Miro Costa

    "A Folha apurou junto a negociadores, são eles, por região do mundo: Cuba e Bolívia, Indonésia e Malásia, Uzbequistão e Cazaquistão, Tailândia e Indonésia, Nigéria e Uganda, e Turquia e Belarus." Uma lista como esta sim, vai trazer maior credibilidade ao já invejável brics. Só democracias sérias. Te cuida, US$.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Não Colombo, mais honesto é o bozo, além de competente, kkkkk

    2. Hermes Yaly

      "Cuba é mais democrática que os EUA"... As primeiras eleições em Cuba ocorreram em 1976, 17 anos (um piscar de olhos) depois da tomada do poder por Fidel. Há 605 cadeiras em disputa no Parlamento e, surpresa!, exatamente 605 candidatos! O sujeito não é eleito se nem ele votar em si mesmo... Bela democracia! Votar não é obrigatório mas o comparecimento às urnas é de quase 100%. Pudera, com os "Comitês de Defesa da Revolução" à solta, a versão caribenha da Stasi, quem é louco de faltar?

    3. Ernesto Pichler

      Miro, vivi em Cuba, trabalhando para a ONU, e posso dizer com certeza: é mais democrática que a plutocracia dos EUA, que também conheço bem, pois fiz lá a minha pós. "Viví en el monstruo y le conozco las entrañas ..."

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Discutir com a manezada da extrema direita bozoloide é pura perda de tempo. Desencana, Ernesto!

    5. Miro Costa

      Não perca seu tempo com bozzololoids, seu Ernesto. Vá pra Cuba, uma democracia aínda mais perfeita que a Venezuela.

    6. Augusto Colombo Junior

      Sim Ernesto. E a terra é plana e o Lula é o homem mais honesto desse país. Satisfeito? Agora, vê se para de escrever tantas abobrinhas.

    7. Ernesto Pichler

      Miro, generalizações são bozzzzalidade. Cuba e Bolívia são mais democráticas que os EUA. Indonesia e Malásia são regimes militares de direita. Tailândia é um reinado budista. Nigéria e Uganda são de direita, assim como a Turquia.

    8. Marcelo Bondioli

      Achava que o Brics fosse um bloco econômico, e não político. O que se vê hoje em Cuba é culpa unicamente das sanções dos EUA.

  6. Marcelo Silva Teixeira

    um completo absurdo, é imperativo que a Venezuela entre no brics assim como Cuba.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Concordo. A Venezuela cumprir o pré-requisito de ser uma ditadura corrupta. Merece estar nos Brics também.

    2. Augusto Colombo Junior

      Concordo com vc. Venezuela também é uma ditadura corrupta. Cumpre os requisitos para estar nos brics.

    3. Miro Costa

      Tem toda razão. Também faltam Nicaragua, Corea do Norte, Haiti, Iemen, Palestina...

  7. Ivo Broeing

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Bondioli

      Se fosse uma sala de aula, o Brics seria a turma do fundão, sempre negligenciada pelos nerds da frente.

  8. Jorge Rodrigues

    O governo brasileiro é uma piada! Quem inicialmente propôs a inclusão da Venezuela nos Brics foi o atual governo brasileiro. Como retaliação pelo fato do governo venezuelano ter afirmado que Lula é agente da Cia o Brasil passou a ser contra a inclusão da Venezuela. É consabido que os atuais governantes do Brasil sempre foram grandes aliados da cruel ditadura venezuelana. Eventuais picuinhas entre os dois governos não chegam a abalar a abjeta amizade.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Você é uma piada seu Jorge, o Brasil nunca fez convite á Venezuela, ademais muita coisa mudou por lá no último ano

  9. Alberto A Neto

    "Os amigos a gente escolhe; os vizinhos não". (Agostinho Neto)

    Responda
  10. DANIEL BRANDAO

    Indonésia, Tailândia e Turquia faz sentido acrescentar. Mas Bolívia e Cuba? O que o bloco tem a ganhar com o acréscimo desses países, que são inexpressivos economicamente?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      José Padilha, sinto desmenti-lo mas Cuba não está "absurdamente isolada e massacrada pelo Ocidente"... Cuba mantém plenas relações diplomáticas e comerciais com quase o mundo inteiro há décadas. Países importantes como Espanha e México NUNCA romperam relações com Cuba e o Brasil reatou-as no distante desgoverno Figueiredo. O povo cubano sofre porque seu regime é um fracasso, incapaz de gerar renda até para suprir necessidades básicas como alimentação. Nada justifica oprimir o povo!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só o fato de Cuba estar sendo absurdamente isolada e massacrada pelo tal Ocidente já justificaria.

    3. Marcelo Bondioli

      São países que tanto os EUA quanto a União Europeia só lembra que existe quando se sentem incomodados por eles.

    4. Marcelo Silva Teixeira

      tem a ganhar politicamente, Cuba tem médicos para exportar , a Bolívia a maior reserva mundial de Lítio

  11. Felipe Araújo Braga

    Sábia decisão.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.