Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lorenzo Frigerio

    Brasil, eterno vôo de galinha.

    Responda
  2. JOSE HENRIQUE DA SILVA

    Tutto buona gente!

    Responda
  3. Rubens gonçalves

    Serão+30 países a ingressar nos brics. Quais são eles ? Jornalismo e para informar e não ao contrário.

    Responda
  4. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Uma porcaria a mais ou a menos ,tanto faz .

    Responda
  5. José Filho

    Maduro faz Lula de capacho. Lula aceita ser feito de capacho. Não merecemos isso. O Brasil não merece ser ridicularizado pela inoperância de uma pessoa.

    Responda
  6. MARCO ANTONIO POLISELI

    Todos seriam ótimos candidatos a Nobel de alguma coisa qualquer. Da paz principalmente!

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE DA SILVA

      Ao Ignóbel talvez.

  7. Afranio Andrade

    Os sauditas são espiões dos americanos nos Brics. Quem viver verá!

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    É um absurdo vetar a Venezuela e aceitar o Irã, se a questão da democracia for critério. Venezuela não é uma democracia por estar sob assédio dos EUA, que sustentam, com milhões de dólares, uma oposição realmente ditatorial (vejam o discurso de posse de Don Carmona O Breve, em sua ditadura Made in USA, que durou uma semana, até ser derrotado pelo povo e pelos militares nacionalistas). Já o Irã não é uma democracia por ser uma teocracia brutal, que não se justifica.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Caro Florentino, a Venezuela passa por um governo autoritário em resposta a uma oposição que seria uma ditadura Made in USA, já caracterizada na ditadura de Carmona, que durou dez dias e foi derrubada pelo povo e militares nacionalistas. Uma oposição perigosa por contar com milhões de dólares dos que querem se apossar do petróleo, como verbalizou o Tramp. Cuba é uma democracia, onde todos os dirigentes são eleitos sem influência de poder econômico ou partidário (o PC cubano não apresenta candid

    2. Florentino Fernandes Junior

      Ernesto, a venezuela é ou nao ditadura? E cuba? Esclarece pra gente por favor

  9. Alexandre Oliveira

    É muito interessante, para não dizer engraçado, ver os comentários que só enxergam o que querem. E muitos por aqui só vêem ditadura e não o complexo jogo das relações internacionais. Essa obsessão pelas ditas duras talvez Freud explique...

    Responda
  10. PAULA FARIA

    Um grupo composto por ditaduras e violadores profissionais dos direitos humanos. Ainda bem que caminha a passos largos para a irrelevância.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Chora pq agora não pode falar que o Lula apoia ditadura

  11. José Afonso Mota Mota

    O texto pra mim é incoerente. Diz que o Brasil votou informalmente a admissão da Venezuela no grupo. Devia ter votado contra a admissão. Isso não é barrar, é admitir.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vou desenhar pra vc o que está acontecendo é que se a Venezuela entrar não vai ser pelo voto do Brasil , chora

  12. José Bueno

    O que es fanatizados pela direita golpista brasileira querem é ignorar os fatos para continuar xingando. Na recente crise da Venezuela, a diplomacia brasileira foi apoiada pelos EUA, pela Comunidade Européia e até pela líder da oposição venezuelana para mediar uma solução pacífica; atendeu Milei e deu proteção para a Embaixada argentina; e diante da não transparência do governo Maduro, não reconheceu os resultados das eleições.

    Responda
  13. Alexandre Byron da Silva

    Cuba ensaia um retorno a democracia com o afastamento da família Castro do poder. Algo bom para o continente americano, pois o retorno de investimentos na ilha poderia ser um exemplo para as tentativas de autocracias na região. Turquia chama a atenção por ela ter uma importância geográfica somente superior ao Irã. Desta forma, pelo Cazaquistão, algum trecho marítimo seria necessário para a Rota da Seda chegar ao Mediterrâneo. Já pelo Paquistão, seria uma ligação mais simples com Irã e Turquia.

    Responda
  14. Luiz Reichmann

    A Venezuela talvez tenha deixado de pagar aos amigos dos amigos da Odebrecht, e esta sendo excluída. Qual a razão de um possível ex delinquente vir contra um possível ditador, porque não deu certo no Brasil? Qual seria a diferença desses socialismos? Brics.

    Responda
    1. José Bueno

      Atordoado, Luiz?

    2. Luiz Reichmann

      Roubo por roubo prefiro o roubo das Eleições da Venezuela ao do dinheiro publico roubado no Brasil!

  15. Augusto Colombo Junior

    Um completo absurdo. A Venezuela cumpre integralmente o pré-requisito pra ingressar no Brics: ser uma ditadura e dominada pela corrupção. Merecia estar no grupo com honras.

    Responda
    1. José Bueno

      Atordoado, Colombo?

  16. Vital Romaneli Penha

    Que pena,o Lula não poder ir na Rússia encontrar com os seus amigos de fé,Putin e Maduro.

    Responda
    1. José Antônio

      ´´Bolsonaro em encontro com Putin: “Somos solidários à Rússia”. Declaração do presidente brasileiro foi feita no momento em que ele se encontrou com líder russo, que passa por crise com Ucrânia e Otan`` (na CNN).´´Bolsonaro fala em 'casamento perfeito' com Rússia e diz que Putin 'busca a paz'`` (na BBC).

    2. Bento Brito Teixeira

      Abestalhado Vital.

    3. Gilmar Maghenzani

      Está desesperado pq o Lula não aceitou a Venezuela?, agora não pode falar mais tem de achar outra coisa

    4. José Bueno

      Atordoado, Vital?

  17. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Um jornal como a Folha, que apoiou a ditadura no Brasil, emprestando carros para a mesma fazer campanhas,não tem a menor moral para taxar Maduro de ditador.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Maduro não é ditador?

  18. Emilio Bazzani

    Brasil, o povo. Lule com medo. Quem tem c* tem medo e Lule deve ter.

    Responda
    1. Danilo B Bittencourt

      Quem foi um dos presidentes protagonista na criação do BRICS ? DONT CRY OX

    2. Wilson Roberto Fortunato

      Tem uns como vc que não tem medo porque está laceado, né?

  19. José Nilson Gregolis

    Primeiro: O Brasil nem devia participar desse grupo. Temos que estar no grupo de países sobde existem a verdadeira democracia. Segundo: Se aceitar s Venezuela do ditador maduro , sera a mesma coisa que apoir a sua eleição roubada.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      (continuando) . É um país muito pobre devido ao bloqueio cri mi noso imposto pelos EUA, mas mesmo assim desenvolveram sua vacina contra a COVID. Tem excelente educação e serviços de saúde, de graça. Esportes e Cultura são apoiados.

    2. Hermes Yaly

      A censura da Folha (nome suavizado: Moderação) está implacável hoje... Não sei se liberarão minha réplica ao comentário do Pichler sobre a "democracia" cubana mas queria acrescentar que as eleições em Cuba têm um alto índice de comparecimento da população, embora o voto não seja obrigatório. Pudera: quem é maluco de se expor aos "Comitês de Defesa da Revolução", a Stasi caribenha ou, como chamava Fidel, "os olhos e ouvidos da revolução"?

    3. Hermes Yaly

      Pichler: achar que Cuba é uma democracia é aplicar a definição jocosa de Millôr Fernandes: "Democracia: eu mando em você; ditadura: você manda em mim". Cuba não teve eleições até 1976, quando Fidel criou um simulacro para mal disfarçar a sua ditadura. O Parlamento cubano tem 605 cadeiras e, a cada eleição, concorrem exatos 605 candidatos, escolhidos a dedo pelo PCC entre os elementos mais confiáveis do regime. O sujeito só perde a eleição se nem ele votar em si próprio!

    4. Wilson Roberto Fortunato

      O que você chama de países democráticos, sustentam o genocídio do Netanyahu, tipo USA. Concordo totalmente em vetar a Venezuela, mas vale a observação sobre a democracia.

    5. Ernesto Pichler

      País onde existe verdadeira democracia: Cuba. Onde não há democracia: EUA, uma plutocracia.

  20. Ernesto Pichler

    Ninguém diz que não há uma ditadura na Venezuela. Mas a oposição faria uma ditadura muito pior, a julgar pelo discurso de posse de seu precursor, Don Carmona O Breve, no golpe tentado pelos EUA e desbaratado pelas forças nacionalistas, que Maduro representa. Antes de haver um problema de democracia é preciso resolver o problema de soberania. É melhor, para os venezuelanos, uma ditadura de direita nacionalista (Maduro combate o PCV) que uma ditadura de direita entreguista, criada e sustentada por

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      As eleições em Cuba são mais democráticas: o eleitor vota em pessoas conhecidas do local de trabalho ou moradia, sem campanha, sem influência de poder econômico ou de qualquer partido. O PC cubano não apresenta candidatos. Os eleitos elegem, entre os eleitos, os níveis superiores da administração, até os dirigentes máximos. Todo cidadão pode se manifestar nas Assembleias do Poder Popular. A saída de Cuba é livre, desde que possa pagar a passagem e tenha visto do país de destino. É um país m

    2. Augusto Colombo Junior

      Maduro ditador de direita? Deixa de ser o tá rio Ernesto. Maduro é de esquerda, embala que o monstro é de vcs.

    3. Hermes Yaly

      Sua teoria de que "soberania" deve vir antes da democracia só é boa para justificar regimes como o cubano, ditadura há mais de 60 anos. Pela sua teoria, Cuba é "soberana" pois seu regime confronta o dos EUA mas onde estava a soberania cubana durante as décadas em que o país foi lacaio de uma tirania como a soviética? O episódio dos mísseis em 1962 mostrou ao mundo o papel subserviente de Cuba. Fidel nunca perdoou Khrushev por ser ignorado nas negociações da crise. Bela soberania a de Cuba...

    4. Ernesto Pichler

      (completando)...uma ditadura de direita entreguista, criada e sustentada por milhões de dólares dos que querem tomar o petróleo (como o Tramp já explicitou). As forças nacionalistas da Venezuela, que envolvem os militares e o PSUV, nada têm de esquerda se considerarmos que esquerda é anticapitalista. Para os que acham que esquerda é "anti-americanos", sugiro que escapem do discurso do State Department.

  21. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Brasil escolheu o lado errado. Agora é pressionar os parlamentares para separar esse governo de metade da população de bem.

    Responda
    1. José Bueno

      Eita, Lis! Esta direita golpista ...

    2. José Bueno

      Eita, Lis! Esta direita golpista ...

    3. Ernesto Pichler

      A população "de bem" é a que defende a democracia, portanto o STF e Lula. Golpistas não podem ser "de bem".

  22. NACIB HETTI

    Seria apenas mais uma ditadura corrupta.

    Responda
  23. Ygor Aragão

    Bom, Brasil e Venezuela são “frenemies” por assim dizer até mesmo porque as instituições democráticas brasileiras são vistas como ameaça ao regime abertamente ditatorial do Maduro. Vide os recentes “quid pro quos” em relação ao sistema de votação brasileiro, com a ida de técnicos do TSE, ao próprio Lula como figura democrática sem mencionar a hostilização das representações diplomáticas brasileiras. Em miúdos, a atitude prudente é não criar cobra para ser picado realmente.

    Responda
  24. Luiz Reichmann

    Aliança para a Guerra, para confrontar poderes com a ONU. Rússia, China e Índia detém aproximadamente poder de persuasão sobre 90% do chamado Bloco dos Brics. E a Venezuela, pode ter deixado de colaborar em algo feito pelos demais socialistas, ou com tendências socialistas. No mínimo estranho, ou por Maduro ser meio Rebelde? Quais planos poderia o Maduro estragar?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sr. Yaly, a China tem um projeto socialista, passando por uma fase de capitalismo de estado de 50 anos. E, quanto ao suicídio pelo excesso de trabalho, está confundindo com o Japão (Karoshi). Houve o caso de muitos suicídios na Foxconn, chinesa, mas de Taiwan.

    2. Ernesto Pichler

      Sr. Yaly, a China tem um projeto socialista, passando por uma fase de capitalismo de estado de 50 anos. E, quanto ao suicídio pelo excesso de trabalho, está confundindo com o Japão (Karoshi).

    3. Hermes Yaly

      Pichler: a China é socialista??!! Só se for na negação dos direitos mais elementares da população... Adivinhe qual o país tem o maior número de bilionários do planeta, depois dos EUA? E o que dizer do tratamento dispensado aos trabalhadores das linhas de montagem nas fábricas chinesas? As taxas de suicídio entre eles fariam muitos preferirem trabalhar nas fábricas insalubres dos primeiros tempos da Revolução Industrial!

    4. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre coitado. Vivendo na década de sessenta do século passado. Tenha dó.

    5. Ernesto Pichler

      Tendências socialistas de Putin? De Modi? Todos de direita. De Lula, socialdemocrata? O único realmente socialista é a China. Mas, se adotarmos o discurso do State Department, basta ser "antiamericano" para ser socialista e até comunista, corrupto, feio, malvado, "eixo do mal", etc.

    6. Hernandez Piras

      Teorias conspiratórias! A Venezuela e a Nicarágua não foram admitidas simplesmente para não impor um constrangimento à diplomacia brasileira. Seria muito embaraçoso para Lula internamente premiar a consolidação da ditadura venezuelana com seu ingresso nos Brics. Assim, a exclusão de Caracas e Manágua é uma vitória, mesmo que modesta, para Brasília.

  25. Paulo Araujo

    Estão querendo criar uma ONINHA, para os sem voz da O N U. Nessa linha, escolheram uma se m c ab eça para presidente do Banco do BRICS. Brasil querendo b arr ar d it adu ras :):):) E as a mi g as, pode? O censor imbecil da Folha está furioso pq ninguém o convida para dar opinião. Pergunte a senhora sua mãe a razão.

    Responda
  26. Luiz Reichmann

    Isso é uma aliança para a Guer ra! Só a Rússia possui influencia inequívoca em quase 2/5 das regiões citadas, a China mais 1,5/5, a Índia 1/5, e sobram os carrapatos que vão sustentar comercialmente os grandes.

    Responda
  27. Felipe Vasconcelos

    A diplomacia brasileira tinha uma tradição respeitável de neutralidade, mas foi engolfada pela polarização. De uma subserviência aos americanos, no último governo, a uma aliança anti-Ocidente agora. Que tragédia.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Mané é a vossa estimada progenitora

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Brics é muito anterior, mané.

  28. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Os arranjos, pós, Segunda Guerra Mundial precisam, de nova configuração. O uso das moedas nacionais, também, é salutar.

    Responda
  29. Carlos Figueiredo

    Russia, Irã, Cuba. Virou reunião de parias internacionais. Agora entendi porque dona Dilma é a presidente do banco. Bem colocada lá realmente

    Responda
  30. MARCIO OLIVEIRA

    Nossa, estou com vergonha de estar em tão boa companhia de nações tão representativas.

    Responda
  31. Petrônio Alves Corrêa Filho

    É salutar que o mundo tenha diferentes meios de relações econômicas e políticas.

    Responda
  32. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Os BRICS são importantes para contrapor a atual situação política e econômica mundial.

    Responda
  33. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Mesmo com integrantes ditatoriais, os BRICS ampliado é uma forma de enfrentar o "Consenso de Washington", que impôs ao mundo o poderio econômico estadunidense.

    Responda
  34. Petrônio Alves Corrêa Filho

    O tal "Ocidente" não aceita que outros países formem um grupo independente deles. Querem continuar a mandar no mundo. Mesmo com integrantes ditatoriais, os BRICS ampliado é uma forma de enfrentar o "Consenso de Washington", que impôs ao mundo o poderio econômico estadunidense.

    Responda
  35. Ivo Broeing

    Porque não a Venezuela? o brics só reúne países estranhos, altamente corruptos e problemáticos, todo tipo de autocracias e ditaduras além de membros do eixo do mal, vai ver pro Lula a Venezuela não amadureceu ao nivel do Ira, falta apedrejar mulheres ate a morte, cegar criancas e mulheres com tiro de borracha no olho, enforcar qualquer critico ao regime

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre coitado. Sabe tudo de interesses nacionais. Imagina que os países ricos do ocidente estão de braços abertos para receber o brasil no clube seleto. kkkk. Pergunte ao Milei e ao bozó o que eles receberam em troca de subserviência cega. Tenha dó.

    2. Ivo Broeing

      Países Emergentes e o nome gourmet que a esquerda progressista da a autocracias e ditaduras corruptas e autoritárias além do eixo do mal então? anotado amigo

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É bloco de emergentes, mané! Os dominantes já tem os seus. Estranhos para bozoloides eurocentristas.

  36. Marcelo Molinari

    Seu objetivo do bloco passa a ser apenas o de juntar politicamente países contrários ao Ocidente, ao menos Brasil Rússia China Índia e África do Sul podem ter vetos nas deliberações?

    Responda
  37. Ernesto Pichler

    O problema de garantir a democracia passa por garantir a soberania. Maduro realiza uma ditadura de direita (combatendo o PCV) nacionalista contra uma ditadura de direita entreguista, criada e mantida por milhões de dólares, que manifestou seu caráter no “discurso de posse” do Don Carmona O Breve, preposto dos EUA e apoiado por corinas, caprinos e guaidós, que foi derrotada.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O Sr. Piras não entendeu: as alternativas, na Venezuela, são uma ditadura de direita nacionalista contra uma ditadura de direita entreguista. Não há socialismo na pauta do PSUV, assim como em nosso PSB (Tábata, Alkmin...) a condição para entrar é não ser socialista. Na verdade, o nome "socialismo" deixou de ter significado, quando até a extrema direita o adotou (em alemão).

    2. Hermes Yaly

      Pichler e sua esdrúxula teoria de que soberania tem precedência sobre democracia, seja lá o que for seu conceito de "soberania"... Assim, aceita-se que Cuba seja uma ditadura pois sua política externa é contrária à dos EUA, embora por décadas o país tenha sido um lacaio subserviente da ditadura soviética, vide o episódio dos mísseis nucleares em 1962. Com essa desculpa esfarrapada, oprime-se o povo, submete-o à carestia, nega-lhe os direitos mais básicos mas, em compensação, Cuba é "soberana"...

    3. Ernesto Pichler

      Esquerda é anticapitalista. Socialdemocracia (PT) é de centro-esquerda. Centro é MDB, ainda que tenha uma caída para a direita (Nunes). Centrão é direita. Bozofachistas (PL et caterva) são extrema direita, tendendo a fscismo.

    4. Hernandez Piras

      A Venezuela é "ditadura de direita" porque na visão do Sr Pichler, este grande pensador, só os comunistas são realmente de esquerda. E ele fala como se a única alternativa a uma "ditadura de direita" fosse outra ditadura, já que, para ele, democracia não existe. Parece não se lembrar que, antes de Chávez, a Venezuela chegou a ser uma das democracias mais vigorosas da AL.

    5. MARCOS ANACLETO

      Kkk, ditadura de direita.... a esquerda é muito cara de pau. O comunista assassino Maduro, amiguinho do Lule, de comunista sanguinário virou ditador de direita... me engana que eu gosto.

    6. Amaury Kuklinski

      Mas ninguém alí roubou uma eleição tão descaradamente quanto o Prof Girafalles Psicopata....

    7. Augusto Colombo Junior

      Maduro ditadura de direita? Não, o tá rio, é de esquerda. Embala que o filho é de vcs.

  38. Augusto Colombo Junior

    Um completo absurdo. A Venezuela cumpre integralmente o pré-requisito pra ingressar no Brics: ser uma ditadura e dominada pela corrupção. Merecia estar no grupo.

    Responda
  39. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Que horror meu Deus.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Meu Deus, como vc é patética e fútil.

  40. Miro Costa

    "A Folha apurou junto a negociadores, são eles, por região do mundo: Cuba e Bolívia, Indonésia e Malásia, Uzbequistão e Cazaquistão, Tailândia e Indonésia, Nigéria e Uganda, e Turquia e Belarus." Uma lista como esta sim, vai trazer maior credibilidade ao já invejável brics. Só democracias sérias. Te cuida, US$.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Não Colombo, mais honesto é o bozo, além de competente, kkkkk

    2. Hermes Yaly

      "Cuba é mais democrática que os EUA"... As primeiras eleições em Cuba ocorreram em 1976, 17 anos (um piscar de olhos) depois da tomada do poder por Fidel. Há 605 cadeiras em disputa no Parlamento e, surpresa!, exatamente 605 candidatos! O sujeito não é eleito se nem ele votar em si mesmo... Bela democracia! Votar não é obrigatório mas o comparecimento às urnas é de quase 100%. Pudera, com os "Comitês de Defesa da Revolução" à solta, a versão caribenha da Stasi, quem é louco de faltar?

    3. Ernesto Pichler

      Miro, vivi em Cuba, trabalhando para a ONU, e posso dizer com certeza: é mais democrática que a plutocracia dos EUA, que também conheço bem, pois fiz lá a minha pós. "Viví en el monstruo y le conozco las entrañas ..."

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Discutir com a manezada da extrema direita bozoloide é pura perda de tempo. Desencana, Ernesto!

    5. Miro Costa

      Não perca seu tempo com bozzololoids, seu Ernesto. Vá pra Cuba, uma democracia aínda mais perfeita que a Venezuela.

    6. Augusto Colombo Junior

      Sim Ernesto. E a terra é plana e o Lula é o homem mais honesto desse país. Satisfeito? Agora, vê se para de escrever tantas abobrinhas.

    7. Ernesto Pichler

      Miro, generalizações são bozzzzalidade. Cuba e Bolívia são mais democráticas que os EUA. Indonesia e Malásia são regimes militares de direita. Tailândia é um reinado budista. Nigéria e Uganda são de direita, assim como a Turquia.

    8. Marcelo Bondioli

      Achava que o Brics fosse um bloco econômico, e não político. O que se vê hoje em Cuba é culpa unicamente das sanções dos EUA.

  41. Marcelo Silva Teixeira

    um completo absurdo, é imperativo que a Venezuela entre no brics assim como Cuba.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Concordo. A Venezuela cumprir o pré-requisito de ser uma ditadura corrupta. Merece estar nos Brics também.

    2. Augusto Colombo Junior

      Concordo com vc. Venezuela também é uma ditadura corrupta. Cumpre os requisitos para estar nos brics.

    3. Miro Costa

      Tem toda razão. Também faltam Nicaragua, Corea do Norte, Haiti, Iemen, Palestina...

  42. Ivo Broeing

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Bondioli

      Se fosse uma sala de aula, o Brics seria a turma do fundão, sempre negligenciada pelos nerds da frente.

  43. Jorge Rodrigues

    O governo brasileiro é uma piada! Quem inicialmente propôs a inclusão da Venezuela nos Brics foi o atual governo brasileiro. Como retaliação pelo fato do governo venezuelano ter afirmado que Lula é agente da Cia o Brasil passou a ser contra a inclusão da Venezuela. É consabido que os atuais governantes do Brasil sempre foram grandes aliados da cruel ditadura venezuelana. Eventuais picuinhas entre os dois governos não chegam a abalar a abjeta amizade.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Você é uma piada seu Jorge, o Brasil nunca fez convite á Venezuela, ademais muita coisa mudou por lá no último ano

  44. Alberto A Neto

    "Os amigos a gente escolhe; os vizinhos não". (Agostinho Neto)

    Responda
  45. DANIEL BRANDAO

    Indonésia, Tailândia e Turquia faz sentido acrescentar. Mas Bolívia e Cuba? O que o bloco tem a ganhar com o acréscimo desses países, que são inexpressivos economicamente?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      José Padilha, sinto desmenti-lo mas Cuba não está "absurdamente isolada e massacrada pelo Ocidente"... Cuba mantém plenas relações diplomáticas e comerciais com quase o mundo inteiro há décadas. Países importantes como Espanha e México NUNCA romperam relações com Cuba e o Brasil reatou-as no distante desgoverno Figueiredo. O povo cubano sofre porque seu regime é um fracasso, incapaz de gerar renda até para suprir necessidades básicas como alimentação. Nada justifica oprimir o povo!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só o fato de Cuba estar sendo absurdamente isolada e massacrada pelo tal Ocidente já justificaria.

    3. Marcelo Bondioli

      São países que tanto os EUA quanto a União Europeia só lembra que existe quando se sentem incomodados por eles.

    4. Marcelo Silva Teixeira

      tem a ganhar politicamente, Cuba tem médicos para exportar , a Bolívia a maior reserva mundial de Lítio

  46. Felipe Araújo Braga

    Sábia decisão.

    Responda