Marcelo Viana > A rainha da Fenícia e o problema isoperimétrico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo. De Dido para a engenharia moderna. Formulação isoparamétrica, elementos finitos!
É curioso que não se construam mais casas circulares dentro dos terrenos. Seria a planta com menos gasto de material de alvenaria para a mesma área interna!
Aliás, malocas indÃgenas costumam ter esse formato.
Que artigo delicioso. Ainda há outras inteligências reais e humanas na Folha. Em aritmética, sempre tirei zero, aliás, a única tabuada que consegui aprender foi a de zero x zero. Mas me lembrei aqui, o dramaturgo inglês, Christopher Marlowe, contemporâneo de W. Shakespeare, tem uma peça cujo nome é, Dido, a rainha de Cartago, em que conta essa história.
Marcelo, em cada coluna publicada, mais conhecedores das “artes” matemáticas saÃmos. Parabéns! Já aguardo a próximaÂ…
Excelente! Obrigado por esse momento de erudita distração.
A formulação de Lagrange leva a uma função chamada Lagrangiana; as equações do movimento derivam do princÃpio da ação mÃnima, o que minimiza uma certa integral. A formulação Lagrangiana coordena a relatividade, propriedades de simetria e leis de conservação. A matemática ajudando fortemente a fÃsica clássica. Lagrange uma figura gigante na história da matemática e da fÃsica.
O programa da mecânica racional foi completado por grandes matemáticos; depois de Newton, por Euler, Lagrange, Hamilton e Jacobi. Lagrange, o gênio, revolucionou a mecânica axiomatizando-a, virou mecânica analÃtica. Ele unifica a mecânica matematicamente incluindo a estática, a dinâmica para sólidos e fluidos. As equações do movimento são derivadas do princÃpio da menor ação que foi postulado por Maupertuis, formalizado de maneira rigorosa por Euler, Lagrange e Hamilton.
Mas o mais incrÃvel dessa história é que Lagrange, gênio matemático, quando tinha apenas dezenove anos, escreveu numa carta para Euler: resolvi o problema isoperimetral, que por mais de meio século tinha assunto de discussão na França.
Thomas Simpson, de Leicestershire, Inglaterra, filho de tecelão, estudou matemática por seus próprios esforços e publicou em1754 Miscellaneous Tracts, no sétimo capÃtulo fornece uma solução geral para o problema isoperimétrico.
Em1696, James Bernoulli ofereceu uma recompensa para a solução geral das figuras isoperimétricas, isto é, figuras de uma dada espécie e dado perÃmetro que incluem uma área máxima. Sua própria solução é de1701.
O matemático grego Zenodorus pertenceu à primeira escola de matemática da Alexandria, que produziu grandes matemáticos da Antiguidade como Euclides, Archimedes e Apolônio. Zenodorus escreveu um tratado sobre figuras isoperimétricas.
Aqui no Brasil tem mulher mais esperta que a Dido e nem precisa de pele de boi... usam outras coisas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > A rainha da Fenícia e o problema isoperimétrico Voltar
Comente este texto