Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Abreu

    Excelente artigo. De Dido para a engenharia moderna. Formulação isoparamétrica, elementos finitos!

    Responda
  2. José Cardoso

    É curioso que não se construam mais casas circulares dentro dos terrenos. Seria a planta com menos gasto de material de alvenaria para a mesma área interna!

    Responda
    1. José Cardoso

      Aliás, malocas indígenas costumam ter esse formato.

  3. José Eduardo de Oliveira

    Que artigo delicioso. Ainda há outras inteligências reais e humanas na Folha. Em aritmética, sempre tirei zero, aliás, a única tabuada que consegui aprender foi a de zero x zero. Mas me lembrei aqui, o dramaturgo inglês, Christopher Marlowe, contemporâneo de W. Shakespeare, tem uma peça cujo nome é, Dido, a rainha de Cartago, em que conta essa história.

    Responda
  4. sergio lima oliveira

    Marcelo, em cada coluna publicada, mais conhecedores das “artes” matemáticas saímos. Parabéns! Já aguardo a próxima…

    Responda
  5. Marcos C Souza

    Excelente! Obrigado por esse momento de erudita distração.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    A formulação de Lagrange leva a uma função chamada Lagrangiana; as equações do movimento derivam do princípio da ação mínima, o que minimiza uma certa integral. A formulação Lagrangiana coordena a relatividade, propriedades de simetria e leis de conservação. A matemática ajudando fortemente a física clássica. Lagrange uma figura gigante na história da matemática e da física.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    O programa da mecânica racional foi completado por grandes matemáticos; depois de Newton, por Euler, Lagrange, Hamilton e Jacobi. Lagrange, o gênio, revolucionou a mecânica axiomatizando-a, virou mecânica analítica. Ele unifica a mecânica matematicamente incluindo a estática, a dinâmica para sólidos e fluidos. As equações do movimento são derivadas do princípio da menor ação que foi postulado por Maupertuis, formalizado de maneira rigorosa por Euler, Lagrange e Hamilton.

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    Mas o mais incrível dessa história é que Lagrange, gênio matemático, quando tinha apenas dezenove anos, escreveu numa carta para Euler: resolvi o problema isoperimetral, que por mais de meio século tinha assunto de discussão na França.

    Responda
  9. Vito Algirdas Sukys

    Thomas Simpson, de Leicestershire, Inglaterra, filho de tecelão, estudou matemática por seus próprios esforços e publicou em1754 Miscellaneous Tracts, no sétimo capítulo fornece uma solução geral para o problema isoperimétrico.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    Em1696, James Bernoulli ofereceu uma recompensa para a solução geral das figuras isoperimétricas, isto é, figuras de uma dada espécie e dado perímetro que incluem uma área máxima. Sua própria solução é de1701.

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    O matemático grego Zenodorus pertenceu à primeira escola de matemática da Alexandria, que produziu grandes matemáticos da Antiguidade como Euclides, Archimedes e Apolônio. Zenodorus escreveu um tratado sobre figuras isoperimétricas.

    Responda
  12. Paulo Edson Mazzei

    Aqui no Brasil tem mulher mais esperta que a Dido e nem precisa de pele de boi... usam outras coisas...

    Responda