Mariliz Pereira Jorge > A esquerda terá que rebolar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Acho que passei batido sobre essa Tertuliana, pois já ouvi centenas de referências a ela mas nenhuma informação se ela é de esquerda, direita, centro ou nada. Acho isso uma falha dos jornalistas, pois tratam a situação como uma coisa feita por alguém de esquerda sem mencionar a posição polÃtica da referida.
Jornalista não tem que ser esquerda ou direita: deve criticar sempre quando achar que deve. Ela, certamente, deve ter votado em lula, porque o bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, mas com certeza, ela não deletou a inteligência e a frase: polÃtico deve ser cobrado e não idolatrado.
Muito bom!!!!
A articulista parece estar criando juÃzo. De fato, a super valorização do identitarismo "só têm desviado a atenção de problemas estruturais e coletivos, enquanto alimenta, inclusive, divisões internas e deslegitima o debate público com polarizações desnecessárias". Notem que, na campnha eleitoral, a esquerda pregava o fim das reformas trabalhista e previdenciária. No poder, ninguém fala mais nessas reformas, e a discussão gira em torno de "pesauisas cientÃficas" como a da tal Tertuliana.
Que lavada ... pior que ainda passou recibo para a live do Marçal, podia pelo menos ter perdido com dignidade de cabeça erguida, talvez tivesse chance nas próxima eleições. Agora ficou bem chato para tentar se candidatar a qualquer coisa mas o povo esquece. Daqui a pouco compra mais verniz moderado , na loja e tenta de novo.
Irretocável!!!!
O maior problema da esquerda sao os lacradores tipo... a Mariliz
Eu morro de rir dessa esquerda, agora penso eu, não adianta ficar com a bunda exposta na janela ( como diria Gonzaguinha) se não tem representante polÃtico ou apoiador com dinheiro pra ouvir suas reinvidicações, imagina uma pessoa que não tem ideologia, tendo que presenciar uma coisa dessas, provavelmente vai querer distância de quem está junto dessa pessoa, que só é boa para a extrema esquerda, sim!!! Ela existe, apesar da mÃdia progressista dizer que extrema é só a direita.
A extrema direita é mais ridÃcula, veja os palhaços bozo, trump e marçal. Mas se o fascismo chegar ao poder ditatorial que almejam, ai vai ser melhor chorar: é gente muito despreparada, vai afundar o paÃs
Trabalhar eles não querem
Você é sempre ob tuso assim ou só quando comenta?
As pautas identitárias são eloquentes, têm faca nos dentes e uma evidente revolta. É a cara da esquerda nos tempos da ditadura. Assim conquistou poder, milhões de votos porque, para a época, tinha autenticidade. Havia motivos no discurso da esquerda para revolta, luta e retórica contundente. Isso passou e a esquerda (?) que se apresenta é a titular no poder. Por outro lado, negros, mulheres, gays, ... têm essas motivações pelas injustiças que de fato passam. A esquerda quer surfar no ódio alheio
Faz sentido. A agressividade e audácia podem ser ingredientes que dão destaque para a pauta.
A pauta identitária nao tem nada a ver com a esquerda na época da ditadura, que era focada em classe e nao em raca e genero. Comentario surreal, fora da realidade, o seu...
A esquerda que os intelectualóides pregam (e não aplicam) é um tanto diferente da que está destruindo o mundo, solta à s ruas, manÃaca, caótica, sem limites e bom senso. Tá bege, né?
Parabéns, Mariliz! Brilhante, como sempre.A Esquerda não percebe que lula ganhou a eleição,em2022, por menos de dois por cento dos votos e, principalmente, porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente.Foi a primeira vez que votei em lula, pelo meio ambiente e um pouco pelo Vice Alckmin, o pior voto que dei na vida. E o Exército errou ao não ter expulsado bolsonaro. O Brasil estaria, certamente, muito melhor. São Paulo: se Marta é experiente, porque lula ungiu boulos?
Os leitores gostam dos artigos polÃticos da autora. Permitem amplos comentários, debates e até agressões.
A corrupção das emendas pix e a corrupção do orçamento secreto favoreceram a direita e a extrema direita em 2024. Mas o STF pôs um fim a essa corrupção e não se repetirá em 2. Já a esquerda deu 5 surras eleitorais p/ presidência da república e Lula quer a 6ª surra eleitoral na direita e extrema direita em 2026 (será sua reeeleição), além de objetivar eleger e reeleger Haddad (2030 e 2034). Quem duvida, duvidava de Lula livre (achava Lula preso um polÃtico acabado, Lula elegÃvel e Lula eleito.
A análise polÃtica qdo se confunde c/ o subjetivismo do jornalista produz o estrabismo jornalÃstico. O PT aumentou o número de prefeitos em 2024, nem precisava, pois Lula venceu a eleição de 2022 qdo o PT tinha muito menos prefeitos. A vitória da direita e da extrema direita em 2024 foi muito obra da corrupção das emendas PIX, corrupção do orçamento secreto, q o STF acabou de por um fim, ou seja, não se repetirá para governador e presidente da república em 2026. A vitória pode ter sido de Pirro
Premonição.
Estou pensando em sair da Folha,sempre que comento algo vcs já dizem que é impróprio.Só porque sou esquerdista?Nao tenho faltado com o respeito a ninguém.
Portanto, fique tranquilo. Não tem nada a ver com ser esquerdista ou direitista porque na verdade é apenas um software com palavras que o jornal considera que necessitam de moderação. Nessa moderação haverá um humano mal pago, e aà não podemos esperar uniformidade ou boa qualidade. É quase um sorteio. Para exemplificar, o comentário que fiz anteriormente passou direto pelo filtro.
Existem palavras chaves. Qualquer palavra chave dispara o mecanismo. Quando seu texto for barrado procure estas palavras, que são geralmente polêmicas. Por exemplo H itler, I'm b e cil, id iota, pal esti no, todas estas palavras atualmente batem nos filtros. Com o tempo você aprende a identificar a burlar o filtro. Basta quebrar estas palavras em sÃlabas ou pedaços menores.
Who cares?
Espero que reclame tambem da censura do judiciario
Já vai tarde. Aceita que dói menos.
Até parece que vai rebolar.PT o maior partido da América do Sul.
Multiverso da loucura
Fanatico
Sim vimos nas eleicoes e veremos novamente domingo , em 26 lula perde ate pro tiririca, ganhou por 2%, metade que votaram nele o odeiam e votaram de nariz fechado pelo papo de frente ampla e unir o Brasil, discurso que nao durou a subida da rampa, agora ja era, aproveite o ultimo suspiro da esquerda progressista moribunda tic tac
Teve um delÃrio.
Só fiquei sabendo dessa história do catchup na sua coluna de hoje, Mariliz. Se fosse no campo legislativo, diria que isso é um "jabuti".
Nem com também, nem sem também. Moro no Brasil mesmo.
Você também mora em Londres?
O PT tem o governo federal e 4 estados. O PSD venceu no primeiro turno no RJ, que tem ministros no governo. O PSD pelo andar da carruagem vai vencer em Belo Horizonte, 3a maior cidade do paÃs. Boulos, considerado radical e de extrema direita foi pro segundo turno, deixando Marçal pra trás. Nunes não é de extrema direita. O PT, de surpresa, foi ao segundo turno em Cuiabá, uma das mais bolsonaristas cidades do paÃs, e já aparece na frente em pesquisas. O PT está na frente em Fortaleza.
Direita cresceu mais de duzentos e trinta porcento, pl vai levar de cara 7 capitais ou mais no domingo, quanto cresceu a esquerda mesmo?
Dois assuntos ridÃculos, que deveriam ser insignificantes, amplificados pelas redes sociais e pela colunista
Reportagem digna da rolha, temos de agradar a Faria Lima. Não esquecendo da reportagem sobre o FMI.......
Reportagem tÃpica da rolha, temos de agradar a Faria Lima. Não esquecendo da reportagem sobre o FMI.......
A liberdade econômica e o empreendedorismo são de fato importantes, e reconheço que muitas pessoas querem ter a chance de empreender e prosperar. No entanto, acho que é necessário refletir sobre as enormes desigualdades sociais que existem no Brasil. Embora alguns consigam abrir negócios e ter sucesso, a realidade para a maioria da população é diferente.
Liberalismo defende renda minima, friedmam por exemplo defende o imposto de renda negativo como forma de distribuição de renda e combater a desigualdade social como exposto em seu livro capitalismo e liberdade . Agora amigo nq vida você fazendo tudo certo não a garantias de sucesso , quem e todo errado as vezes se da bem, o mundo nunca sera justo, não existe um pote de ouro no final do arco-Ãris , mal e mal podemos torná-lo um pouquinho menos injusto, e a vida e ela e absurda.
Amigo, você precisa entender que atualmente a esquerda não luta mais pelo fim da desigualdade de renda, mas sim pela criação cada vez maior de pautas identitárias. Esse é o grande problema. Se a esquerda focasse em diminuir a desigualdade social em primeiro plano, bem como o fomento do emprego, ela estaria ganhando de lavada da direita.
A grande massa de brasileiros vive em condições precárias, e, enquanto as elites e a classe média alta têm acesso à s melhores universidades, aos cargos mais bem remunerados e à s oportunidades de liderança em grandes empresas, muitos outros ficam limitados a pequenos empreendimentos ou a empregos informais, como motoristas de aplicativo ou manicures, recebendo, na melhor das hipóteses, um salário mÃnimo.
Helene, a direita é contra não apenas as cotas, mas também contra as universidades públicas, muitos direitistas pensam que só quem possui boas condições financeiras deve estudar!
E as cotas nas universidades? Creio que os cotistas tem acesso as mesmas universidades que os citados das elites e da classe média alta? Conheco muita gente da classe média comum que estudou nas universidades publicas, que segundo dizem sao as melhores.
Por isso, acredito que é importante reconhecer o papel da esquerda em lutar para reduzir essas desigualdades. Não se trata de negar a importância da liberdade econômica, mas de garantir que as oportunidades de ascensão social sejam mais acessÃveis para todos, e não apenas para quem já parte de uma posição privilegiada.
A direita, ao defender o status quo, muitas vezes parece ignorar essas disparidades, o que perpetua um sistema em que poucos têm muitas oportunidades, enquanto a maioria precisa se contentar com bem menos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ser de esquerda significa ficar do lado de quem apanha, não de quem bate. Ser de esquerda significa ficar do lado de quem sofre, não de quem causa o sofrimento. A sociedade de um modo geral apanha e sofre porque só tem a sua força de trabalho para vender para a burguesia, que domina o Estado para fazer leis (reforma trabalhista, reforma previdenciária e por aà vai) que a beneficia em detrimento dos trabalhadores. A esquerda não está menor, está desunida, somente isso.
Esquerda quer dar o que não tem a quem não quer e fica ofendida quando não queremos , esquerda mastiga 5 meses que trabalho so para pagar impostos por ano, e o que não consegue ingolir cospe no prato do miseravel, isso não e distribuição de renda ou combater a desigualdade social , issa é tirania perversão e controle
Que o diga os governos de esquerda da Venezuela, Nicarágua, China, Coréia do Norte, Cuba , a extinta URSS, Alemanha Oriental... todos estão do lado de quem apanha , realmente!!!
Mau ricinho da esquerda , sua esquerda não só apanha, mas bate e sobretudo MATA, o Estado do Brasil em que a PolÃcia mais matou em 2023 foi a BAHIA que matou 1699 pessoas pela Intervenção POLICIAL NA BAHIA, detalhe O Governador da Bahia JERÔNIMO RODRIGUES do PT a Esquerda mais um zero a esquerda! VIVA A ESQUERDA QUE MAIS MATA NO BRASIL ! PT DA BAHIA!
A jornalista esta certa ,a esquerda parou no tempo. Tem que ser criada uma nova esquerda , mais eficaz e que promova riqueza com liberdade econômica e de empreender .O brasileiro na sua grande maioria é trabalhador, hoje prefere ter o seu próprio negócio a ganhar salário mÃnimo com carteira assinada. Prefere ser terceirizado e ganhar mais a deixar parte de seu esforço em encargos sociais.
Também não sei de onde você tirou essa "maioria" . Porque a maioria mal tem formação para conseguir emprego, muito menos capacidade e repertório para ser gestor de qualquer negócio. No mundo real, mal conseguem sobreviver. Você está no Brasil ? Porque no Brasil a realidade é essa.
Seu comentário pinta um cenário digno de Lewis Carroll. Se não sabe quem é o escritor, Google é seu amigo, basta procurar. O brasileiro médio é incapaz de operar como terceirizado de maneira sustentável. Não possui a formação adequada. E sua definição de empreendedorismo é bem fantasiosa se acredita no que escreveu. E te digo isso na condição de quem trabalha no mercado de tecnologia, alternando entre CLT e PJ há décadas.
A corrupção das emendas pix e a corrupção do orçamento secreto favoreceram a direita e a extrema direita. Mas o STF pôs um fim. Não se repetirão na eleição p/ governador e presidente da república em 2026. E em 2024 o PT aumentou o número de prefeitos, e nem precisava, Lula se elegeu em 2022 c/ muito menos prefeitos petistas. Achar q Lula não se elegerá em 2026, c/ a máquina pública na mão, é ilusão. Será a 6ª surra eleitoral da esquerda p/presidência. Os municÃpios que fiquem pra vcs...
Discordo Marcelo Cardoso, ele não tem tanta competência pra isso...
Não fosse pela esquerda, hj o "mito" inelegÃvel, sur ru pi a dor de jóias, detentor da patente da rachadinha, golpista frustado, responsável p/ morte de 700 mil pessoas na pandemia, q isentou imposto s/jet ski e não de produtos da linha branca, q fez do paÃs, pária internacional e ainda voltar ao mapa da fome, golpista frustrado e incompetente, co var de, hj estaria no poder, c/pauloguedes na economia favorecendo elite, farialima, agro, fiesp e outras dro gas semelhantes.
Meu Deus, os cidadãos que entregam comida com bicicleta, também são empreendedores ? Você deve trabalhar na Faria Lima.
Terceirizado e ganhar mais? Em que dimensão? Fala sério.
Infelizmente a esquerda enferrujou , ficou no século passado.Hoje as pessoas de comunidade preferem empreender a ter uma carteira assinada , para ganharem um salario mÃnimo de fome ,reduzido pelos encargos sociais altÃssimos para manter um estado paquiderme e inoperante.Enxergam os funcionários públicos bem como o poder público uma elite privilegiada que pouco ou quase nada fazem por elas.O discurso identitário cai no vazio,muita energia gasta para poucos.O povo quer evoluir.Chega de passado .
E quando estes “empreendedores “ envelhecerem vão viver do que se não pagam sua parte para ter uma aposentadoria, manter o seguro saúde, escolas, creches, etc . Talvez esses empreendedores tem seus filhos em creches, recebem auxÃlio famÃlia e moram em casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” desfrutam das contribuições de outros.
Falou tudo . E esquerda está perdida entre seu modelo jurássico pré-queda do muro de Berlin e a pós moderna e identitária , com suas pautas autoritárias que tentam ser legitimadas atraves de ativismo judiciário. Em ambas as situações, está cavando um fosso de separação para o homem comum ordinário.
IncrÃvel o nÃvel que chegou o jornalismo "vai ter que rebolar".
A jornalista esta certa ,a esquerda parou no tempo. Tem que ser criada uma nova esquerda , mais eficaz e que promova riqueza com liberdade econômica e de empreender .O brasileiro na sua grande maioria é trabalhador, hoje prefere ter o seu próprio negócio a ganhar salário mÃnimo com carteira assinada.
O movimento negro rejeita a miscigenação brasileira, o casamento inter-racial nas classes populares. Por esse motivo, não apoio as suas ideias.
Acho mt forçado dizer q direita ganhou eleições e esquerda não, e precisa rebolar. Direita, reforçada por farialima, agro, elites, fiesp e veÃculos de comunicação (folha inclusa),se acostumou c/pauloguedes governando p/+ ricos, estimulando discriminação contra + pobres e por isso o paÃs regrediu tanto e ainda assim empresários fizeram de td pro bozo se reeleger. Lula, mesmo c/congresso boicotando, mÃdia conspirando, faz um bom governo, só ler a coluna de Vinicius Torres Freire de hoje.
Aceita a derrota que doi menos.
O que alimenta o crescimento da direita é a conciliação , o financiamento e as alianças que a " esquerda" reformista faz com a própria direita. A conciliação de classes ajuda a direita e a extrema direita. " A burguesia fede, a burguesia quer ficar MAIS rica".
Respondendo aos direitistas abaixo: nunca que a população pobre e parda e preta neste paÃs (a maioria) vai melhorar de vida com a direita no poder. Liberdade econômica sozinha no nosso contexto não vai melhorar a vida dessas pessoas. Eu me pergunto se vocês são privilegiados ou se são apenas cegos, mas a realidade é: votem na direita, as elites continuaram com seus altos cargos em bancos, empresas, fazendas e nas melhores universidades. O povo continuará com lojinhas, Uber ou manicure.
Mas hoje em dia tem cota para tudo e todos, seja pelo tom da pele, seja pela orientacao sexual, para que vem de escolas publicas, e também para deficientes. Cotas para Vagas em universidades, em concursose em tudo que é coisa.
Quando eu argumento isso, de que a direita apenas aproveita o fato de que o pobre compra a ideologia dos ricosÂ… o negócio da livre iniciativa, do individualismo eles dizem que estou equivocado. Mas é muito simples, a esquerda fala contra os ricos e os pobres acham que amanhã eles estarão nessa posição devido ao seu árduo trabalho. A esperança é um ativo polÃtico. Você tem razão.
Mariliz, para você é cômodo a direita no poder. Você é colunista da Folha, bem formada, de classe média alta para cima. Pior é senhora negra da comunidade, que vai em igreja evangélica e vota na direita, e não ganha as vezes um salário mÃnimo para limpar a casa de gente como você! Então, sinceramente Mariliz, um dia o povo acordará!
Que continuem assim os patetas woke
As pessoas, até as mais simples e minorias já estão cansadas de serem bonecos ventrilicos manipulados pela esquerda que há décadas no poder não consegue melhorar as coisas no Brasil . As pessoas querem ser livres para falar o que pensam, brincar com humor, desenvolver suas carreiras e se livrar da dependência de caridade publica . Querem ser protagonistas na vida.
O socialismo se mostrou um sucesso em gerar miséria, então o identitarismo iria “salvar a esquerda”. Só que parou de funcionar também. A conclusão é que a direita no fim das contas está certa mesmo.
Perfeito Lauro, a esquerda enferrujou , ficou no século passado.
Lauro, na há dúvida que o socialismo gerou miséria. Mas se você olhar para o mundo verá que a responsabilidade não é só dele. E ele está longe de ser o vencedor na geração da miséria.
Esse deve ser mais um que crÃtica o modismo tolo identitario da esquerda, mas apoia cloroquina e massacre de crianças em Gaza.
É impressionante e lamentável como algumas pessoas não conseguem interpretar textos. A repercussão de suas colocações são a prova de que muitos cabularam as aulas de interpretação de texto na escola. Segundo manifestações de leitores e de internautas nas redes, nota-se que vc causa polêmica muitas vezes devido a uma interpretação equivocada dos textos. O Brasil precisa se alfabetizar em leituras, se é que existe esse termo. Sou de esquerda e concordo com vc. Seu texto é lúcido. CrÃtico.
Depois deste comentário preciso rever meus conceitos sobre ser trouxa.
A jojo todinho dos colonistas.
A Esquerda sempre "rebolou" minha cara, rebolou e rebola para enganar os manés que votam nela, e a salvação para o progresso engessado pelas esquerdas é a direita, isso está cada vez mais claro.
Cuidado para não ter que rebolar, Mariliz, porque a direita que ganhou as eleições não foi a sua extrema-direita bolsonarista. Ao contrário, Bolsonaro está mais fraco, com a liderança contestada e cheio de gente, cada dia mais gente, querendo que ele continue inelegÃvel e com o passaporte apreendido.
Não para
Aposto que a Mariliz, antes uma esquerdista de carteirinhade, agora se sente envorganhada de ter feito parte da turminha socialista descolada. Hoje quando lê os comentários aqui ela tem a noção do quão agressivo, arbitrário e hipócrita é este povo que ela achou que pertencia. Que bom que acordou moça. Antes tarde, do que mais tarde.
PolÃticas identitárias preocupam-se com o micropoder estabelecido nas relações sociais, não lidam com o macropoder com o Estado; não buscam uma justiça universal, mas de modo relativista e subordinada ao poder de grupos. Temos uma esquerda iluminista que busca direitos humanos universais e reconhece injustiças e busca corrigir. Habermas faz esse papel mas não aceita o rótulo iluminista; Rawls também. Temos também uma esquerda identitária que parece não reconhecer o caráter universalista.
É isso. Perfeito, Vito.
Sério que o pessoal vota em Marçal e bolsonarostas por causa desta montoeira de baboseira que a calunista citou, e não por causa de fake news e justo calunistas medÃocres como ela própria, todos a serviço de bilionários interesses parasitas. Como disse Joseph Pulitzer: ‘Com o tempo, uma imprensa cÃnica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesmaÂ’
Concordo com o Amarante, a Direita tem muitos nomes. Malafaia, Feliciano, Bananinha, Damares, Nikolas, Zambelli, o governador que o Bozo chamou de covarle. Um celeiro de talentos.
Pior é que vota, essas imagens horrendas ficam no inconsciente de quem vê e causa repulsa até nos mais descoladinhos prafrentex....
Sim Amarante, vocês tem Marçal, Nunes, carioca TarcÃsio, todos perninhas de Bolsonaro. Enquanto a direita rosna, o desemprego cai, a renda aumenta, Pib aumenta, indústria todo vapor, Brasil respeitado no mundo, gasolina mais barata, sem privatizações fraudulentas do governo, seja para Lemann ou por joias árabes, mas a falta de conhecimento, faz bolsonaristas ainda cair em fake news e papinho do bilionário parasita de juros dono da Folha, e seus calunistas amestrados.
Tá nesta de Bolsonaristas ainda, filho? A direita, diferente da esquerda tem muito mais do que um nome para lhe representar, tem vários e muito melhores que Bolsonaro. Quando Lule sair de cena (próxima eleição) a esquerda brasileira será enterrada, pois vocês não tem nenhum mÃsero nome se quer para substitui-lo
Claro. Na verdade, a esquerda sabe de tudo. E só não evolui mas eleições devido a força do capital. Veja nos EUA quem vai ganhar a eleição, mesmo que a maior parte da mÃdia e da intelectualidade apoiam os Democratas
Naftal, acho só bolsonaristas estão preocupados com Heinz, a colunista fez de propósito, e tu caiu, coisa inútil. Eu nem sabia dessa tal Heinz, conhecimento inútil, serve apenas a extrema direita. Por sinal, a Heinz é do Lemann, o mesmo do calote bilionário das americanas, patrocinador do vem pra rua e Mbl, outros aglutinadores de escravos da falta de conhecimento. Se o pessoal cai nos contos do bilionário da Folha, imagino nas fake news.
Gilberto. Acredito que vc. Vive no mesmo mundo da bolha do PT e do grupo preocupado com a repercussão do comercial da Heinz.
Com todo o respeito, mas quem se preocupa e dá palanque para essa tal de performance é a senhora.
As bandeiras identitárias segregadoras defendidas pela esquerda são danosas a toda a sociedade, não só ao campo polÃtico-ideológico que as propala. Se ele fosse o único prejudicado por tais pautas, a situação seria louvável. Todavia, como infelizmente os malefÃcios se alastram a diversas esferas, o panorama é lastimável.
Começou com a exigência de se usar o termo "presidenta". Dali pra frente, foi ladeira a baixo
Toda uma brilhante geração de humoristas foi aniquilada pelo identitarismo. Cancelamentos. Multas. Canais fora do ar. Ameaça de cadeia. No plano penal, a "esquerda identitária" embarcou feliz num punitivismo baseado no lema: "a vÃtima tem sempre razão". Passaram a ver no Carandiru a solução de todos os males. E dá-lhe polÃcia. E dá-lhe arbitrariedade. Tudo em nome da causa. Antes de rebolar, a esquerda terá que pedir desculpas à geração de Marcius Melhem. Macartistas!!!
Ninguém vai pedir desculpa nenhuma, até porque esse ciclo da extrema-direita é mundial e um dia essa onda vai passar.
Caraca João!! Cirurgico!
É muitos simples. A ideologia dominante( a dos ricos é claro) incutiu na mente dos pobres que se eles trabalharem duro e com afinco, através da inciativa individual chegarão ao topo. O Estado e movimentos coletivos são os inimigos. A direita explora isso. As igrejas exploram isso. Mas nessa plutocracia global, pouquÃssimos realmente tem chance e logo a realidade se impõe.
Fernando. De fato o "O único espectro polÃtico que fala sobre dinheiro e emprego é a direita". Mas, só fala. Quem batalha e pratica para isso, inclusive para empregos decentes, com proteção legal e social, é "as esquerdas". Veja o baixo Ãndice de desemprego atual e o ganho no salário médio da população agora no governo Lula.
Você precisa sair um pouco dos livros e ir mais para a prática. Esse papo era verÃdico quando, de fato, a esquerda lutava pelo fim da desigualdade de renda, porém, hoje, é só pauta identitária atras de pauta identitária, isso não coloca comida na geladeira do povo. O único espectro polÃtico que fala sobre dinheiro e emprego é a direita, e, por isso, conseguem dialogar mais com a população. Saia um pouco dos livros do Jessé Souza e vá conversa um pouco mais com as pessoas, vá viver o mundo real.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A esquerda terá que rebolar Voltar
Comente este texto