Bruno Boghossian > Bolsonaro muda tática na briga pelo controle da direita em 2026 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Davi Ferraz

    Comando da direita não. Comando da extrema direita. Mas não adianta. A extrema direita chegou ao poder por conta de uma facada. E só isso. Ao se mostrar, mostrar que não tem interesse nos votos dos nordestinos, nem nos votos LGBT, nem negros, nem mesmo da mulheres, nem as diversas minorias do país, não ganham nunca mais a presidência.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Passado o segundo turno destas eleições, um colchão será estendido numa cela da papuda para receber o corpo balofo de um hóspede bem especial. Acreditem.

    Responda
  3. jose batista

    Lula Biden, tornou a esquerda refém, chegará em 26 sendo a única alternativa falida!

    Responda
  4. Jove Bernardes

    Que história é essa de "Bolsonaro muda tática" nisso ou naquilo, Boghossian? Falando assim você dá a entender que Bolsonaro pensa, raciocina, planeja, rumina planos, calcula, infere, conclui, no limite tem alguma inteligência. Endoidou ou está fazendo média?

    Responda
    1. Evandro Loes

      Pode estar usando IA.

    2. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Está, como a fsp nos últimos dois anos, fazendo mau jornalismo.

    3. Teri Batelli

      Se engana, e muito, quem acha que Bolsonaro não sabe o que faz, que ele toma ações de acordo com os ventos e que não possui lógica. Um dos motivos pelos quais ele foi eleito, foi justamente esse engano. Esperteza e inteligência são coisas que nem sempre andam juntas, e a primeira é mais fundamental que a segunda no meio político. Não a toa, ele está em cena há mais de 30 anos, elegendo e reelegendo a família toda (e esse ano o filhote mais novo levou um cargo também)

  5. Carlos Eduardo Cunha

    Para o Brasil renovado e sem esta polarização agressiva e vândala, o melhor é que tanto Bolsonaro como Lula fiquem fora da próxima eleição. O STF pode ajudar, motivos não faltam...

    Responda
    1. Davi Ferraz

      Lula vai para o quarto mandato,meu caro.

    2. Edson Antonio Mendes

      O TSE está sempre jogando fora das 4 linhas ! E o STF é a extensão do TSE então não terá gol da direita porque o VAR do TSE / STF dará impedimento! E mesmo assim se a direita tentar se levantar aí eles puxam na base do Tapetão! Bom não teremos jogo limpo porque o regulamento é deles e está na ponta da canetaço! E caso alguém recorra das regras aí eles falam que o time adversário venceu por W.O. A cabine do código fonte informa não teremos prorrogação e apito final com a célebre frase Perdeu Mané

  6. Luciano Napoleão de Souza

    Fosse Lula quem recebesse Embaixadores e usasse imagens de um 07 de setembro em campanha eleitoral ele seria colocado em inelegibilidade? A pergunta é retórica e a perseguição escancarada. Alexandre de Moraes tem que impedido antes de 2026.

    Responda
    1. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Assim como você deveria ser impedido de escrever sandices neste espaço.

    2. Edson Antonio Mendes

      Luciano assiste razão seu comentário. Veja como se compotou os Ministros do STF durante o governo Bol sonaro, toda vez que um Ministro manifestava o STF ameaçava prender e destituir do cargo a exemplo Ricardo Salles e Veitraub, mas já os Ministros do lu le no 8 de janeiro nenhum foi preso, veja a prevaricação do Ministro da Justiça Flávio Dino, o ministro da Defesa Mucio José Mucio, se eles fossem bol sonaristas estariam presos com certeza, a exemplo da mulher que pixou Perdeu Mané está presa!

    3. SILVIO TREVISAN

      Muuuuuuuuuuuuuu

  7. Paulo Augusto

    "...deveria permitir que seu pai fosse testado nas urnas, "conforme o desejo da maioria do povo". Foi testado em 22 e reprovado !!

    Responda
  8. eduardo silva

    Boa análise!

    Responda
  9. osmar Carneiro

    Pobre Brasil. Onde estão os homens?

    Responda
  10. Fabrício Schweitzer

    Boa parte do raciocínio tem relação com a tentativa constante de manter o traste candidato. Ele era de extrema direita, não se esqueçam. Agora, ele é inelegível. E, em breve, ele será um presidiário.

    Responda
    1. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Já passou da hora... Sonho com o dia em que verei o inominável inelegível sendo trancado atrás de grades de ferro.

  11. julio alves

    Gente! Apenas a extrema direita e a Folha tratam o Bozo como se ele não fosse condenado à inelegibilidade por 8 anos. Não foi mais porque as penas nos dois julgamentos que o condenaram, com trânsito em julgado, não foram consideradas cumulativas. Por que os patrões obrigam os colunistas a tratarem esse traste como elegível?

    Responda
  12. joao carvalho souza

    Jailbolsonaro...era onde ele deveria estar - na jail...

    Responda
  13. LUIZ VENTURA

    Por incrível que possa parecer boa parte da esquerda torce para que Bolsonaro fique elegível. Não estranhem se o tal projeto de anistia tiver apoio mesmo que de forma envergonhada pelo PT. Enfrentar Bolsonaro novamente seria a única chance de reeleição para Lula e ele sabe disso.

    Responda
    1. Davi Ferraz

      Bota besteira nnisso...

    2. SILVIO TREVISAN

      Ouço muita besteira, mas esta...

    3. Giancarlo Marchi

      Não mesmo! A esquerda,o centro e a direita querem Bolsonaro preso!

    4. MARIA F LUPORINI

      Mentira. A elegibilidade desse senhor validaria todo tipo de ataque às urnas e à Democracia.

  14. HUGO ALVES

    O vagabundu está inelegível, foi indiciado, será denunciado e preso por 32 anos. Será candidato? Não. Será síndico do conjunto de celas do exército!!

    Responda
  15. Carlos Augusto Gomes Marques

    Não há nada de errado em Bolsonaro concorrer ao pleito presidencial em 2026.

    Responda
    1. SILVIO TREVISAN

      Só vc acha isso

    2. Sam Duart

      Certamente nada de errado dele concorrer, porém há muita coisa de errado em que vota nele.

    3. MARIA F LUPORINI

      Está inelegível e não pode. Pensasse melhor antes de atacar a Democracia no Brasil.

    4. niemeyer franco

      Não estar errado aquele que comete crimes. Barbaridade ingênua.

    5. JO O SOUZA

      Isso aí você tem que combinar com o STF.

  16. Edson Antonio Mendes

    Comentários cada um faz a sua vontade, mas Bolsonaro por onde leva o PL sai vitorioso a exemplo de eleger 500 QUINHENTOS PREFEITOS no Brasil todo, enquanto o atual presidente só fez 248, isso é uma lavada de gols do Bolsonaro em cima do atual que está jogando em casa. Foram citados nomes de Centro direita como Ronaldo Caiado e Marçal bons nomes, mas não conseguem levar vitória nem em 3 estados, ficam pelo caminho cedo, então sim Bolsonaro hoje é o único Líder da direita capaz de mexer o Brasil!!

    Responda
    1. José Antônio

      O Inominável foi eleito em 18 porque tiraram o Lula da eleição. Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. Em vários jornais em 8 do 7 de 21:´´Líder do governo (gov. do Bozo) diz que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo'', afirmou Ricardo Barros (deputado federal do PP pelo Paraná).

    2. MARIA F LUPORINI

      Ele perdeu em relação ao PSD, Republicanos, Podemos etc. E vai perder no segundo turno onde tem adeptos puro-sangue concorrendo. Até a Igreja está partida em relação a ele. Rei morto, rei posto.

    3. Hernandez Piras

      Bolsonaro superou Lula: e daí? É Lula quem disputa o domínio da direita com Bolsonaro? Não, são outras forças de direita, como o PSD de Kassab, que foram muito melhor que o PL e tem plenas condições de fabricar um candidato ao seu gosto, inclusive Tarcísio. Nem Malafaia aceitará morrer na praia con o Chorão: em 2026, a direita baterá continência para outro (s)!

    4. niemeyer franco

      A reportagem não é sobre Lula - zero em interpretação.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A reportagem não é sobre Lula. Por isso toma zero em redação.

    6. SILVIA KLEIN DE BARROS

      KKK viajandão...

  17. Antônio Augusto Soares

    Bolsonaro é de uma inapetência política total. Elegeu-se muito mais pela falta de direção, de opção em quem nele votou, do que valores próprios de cada líder. Foi um oportunista. Tá longe de ser um Kassab, ou o emergente mas ainda inexperiente João Campos.

    Responda
    1. Antonio Calmon

      João Campos é mais do mesmo, tal qual Tábata, um projeto para levar o Brasil mais à direita.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E Lula tri eleito

    3. Edson Antonio Mendes

      Bolsonaro PL 500 prefeitos eleitos Lu le. PT 248 Matemática simples!

  18. Gregorio Amarante

    Pelo bem do Brasil, Bolsonaro e Lula têm que ser esquecidos.

    Responda
    1. José Antônio

      Em 89 vc votou no Collor (caçador de poupança) ou no Lula? Por duas vezes vc votou no Lula ou em FHC (A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%) ? Em 20 02 vc votou no Lula ou em J. Serra ? Dilma ou no Aécio? Em 18 vc votou em Haddad ou no Inominável? Em 22 vc votou no Inominável ou no Lula?

    2. Paulo Augusto

      Bolsonaro - esquecido numa cela. Lula - reconduzido ao quarto mandato. Esse é o bem do Brasil.

    3. MARIA F LUPORINI

      O paralelismo irresponsável. Não há comparação.

    4. Edson Antonio Mendes

      Esquecidos como assim, o Lule está é com Labirintite! Caiu no banheiro o rapaz que se sente com 30 anos, o Lu le Ve lhinho escorregou no SABO NETE !

  19. MARIA F LUPORINI

    Bolsonaro saiu como perdedor das eleições, já que a direita que ganhou não foi a extrema-direita bolsonarista e sim a direita do Centrão, em especial a do Gilberto Kassab. Não consegue mais retomar nada e vai continuar inelegível e com o passaporte apreendido.

    Responda
  20. Lisy P F S

    Então Lula é líder do fracasso?A única prefeitura que tinha no Estado era Araraquara. Perdeu feio. Teve até festa.

    Responda
    1. César de Oliveira lima

      O teu minto despreza mulher!

    2. MARIA F LUPORINI

      Um fracassado que vai sair do poder com oitenta anos e três vezes presidente do Brasil, nascido no agreste de Pernambuco? Atualize seus conceitos sobre vitoriosos.

    3. Bruno Araujo

      Lula é o presidente, eleito pela maioria. Isso não é fracasso, ainda mais se você avaliar o que ocorreu nos últimos anos com a figura dele. Agora, defender ou admirar presidente que tenta golpe de Estado, aí é um grande fracasso!

    4. MARIA F LUPORINI

      Não, querida. O PT melhorou a performance em relação há quatro anos e está na briga no segundo turno em outras capitais. Precisa sair do grupo de tios do Zap.

  21. Marcelo Fernandes

    Bolsonarismo é crime. Ponto final.

    Responda
  22. Sam Duart

    Querem levar mais uma vez o rato para passear fora do esgoto.

    Responda
  23. raul neto

    Extrema direita golpista não se confunde com a direita democrática. É muito importante chamar as coisas pelo seu nome.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Muito importante separar a direita da extrema-direita. Quem contesta urnas porque perdeu eleição e promove vandalismo e atos de terrorismo, inclusive atentado frustrado de bombas em aeroportos e em rede elétrica é de extrema-direita e é uma ameaça ao Brasil.

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Concordo , Bolsonaro e sua turma são extrema direita , não são direita .

  24. Mario Donizete Pelissaro

    Se essa tal de "Direita" aí quiser mesmo decolar, precisa antes de tudo arranjar nomes mais qualificados para representa-la. Vamos combinar né, enquanto tiver gente tão desprovida de inteligencia como é o caso de bolsonaro como suas principais lideranças, vai ficar dificil. Arrumem outro! Sei que é dificil achar alguém com algum poder de discernimento na tal de "direita". Mas se quiserem prosperar, que deem um jeito.

    Responda
  25. Samuel Fagundes

    Fico pasmo ao ler que o filho do band!do miliciano que o par deveria ser julgado nas urnas. Uma orda de alucinados não tem discernimento para julgar qualquer coisa que seja

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Hit ler foi julgado nas urnas e olha o que deu.

  26. Hercilio Silva

    Mesmo a extrema direita, não quer perder com Bolsonaro. Caso ele saia, algum outro da direita vai sair também aumentando as chances da esquerda.

    Responda
  27. Alberto A Neto

    Já foi decidido quando a inelegibilidade se tornou certeza absoluta e a prisão mera questão retórica de inglês ver. O clã é indivisível. Não confia em ninguém. Jairo Nicolau, cientista político de "O Brasil dobrou à direita", disse: "Jair é o Lula da direita". Dito e feito. Flávio será para um Jair inelegível o que Haddad foi para um Lula aprisionado. A tática eleitoreira igualzinha. Prego batido, ponta virada. Direita e esquerda têm donos. Flávio nem precisará usar a máscara que Haddad usou.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Bozo perdeu a direita para Kassab. Ficou com a extrema-direita armada e perigosa, em que compete com caras como Marçal.

    2. Samuel Fagundes

      Comparar o presidente Lula ao band!do miliciano e Haddad ao fritador de hambúrguer revela total desconhecimento sobre eles. Ou má fé mesmo.

  28. José Augusto Bernabé

    A Direita não precisa de controle amigo, ela sempre controlou tudo e inclusive é ela que permitiu até aqui a existência das esquerdas para poder controlar, de alguma forma, a ignorância dos eleitores da esquerda. Pois não?

    Responda
    1. Davi Ferraz

      A cloroquina de Barnabé é de 2019. Já venceu faz tempo.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Barnabé, joga fora essa cloroquina estragada. Tá passando vergonha... como sempre!

    3. Joaquim Rocha

      Então sempre vivemos uma ditadura da direita e não sabíamos? Interessante ha ha ha.

  29. Luiz Paulo Barreto

    Acorda inelegível gatuno, nem os evangélicos da prosperidade te querem por perto, melhor arrumar e sair sem alarde, e você sabe para onde.

    Responda
  30. José Cardoso

    Parece aqueles monstros que não morrem, mas produzem vários outros quando despedaçados. Não foi o Bolsonaro que gerou o movimento nacional-religioso. Por razões conjunturais ele surfou na onda, mas tem vários surfistas competidores na zona da arrebentação.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Até porque a família Bolsonaro é de difícil convivência, não dividem o poder nem o dinheiro. Normal novas "lideranças" se irritarem com eles.

  31. José Eduardo de Oliveira

    triste Sampa além das trevas, este antigo burgo colonial fede e os focos das fedentinas são inúmeros e pela primeira vez ouço falar em fezzes brigando entre si disputanto fezzes que votam.

    Responda
  32. Ebano Machado Piacentini

    Se este ser men toso excre Ainda não foi preso, q a Justiça Federal, a PF e o Xandão continuem tanto pauladas cada vez q a Ema tenta colocar a cabeça pra fora ... Tem q soltar os processos e acusações contra ele sem dó. Pressionar e mostrar que lugar de criminoso da república é sempre com medo de ser preso a qualquer momento. Tem que manter ele acuado. A PGR tem que denunciar ele ainda este ano.

    Responda
  33. Lisy P F S

    É líder esse carrega multidão. Mesmo com a proibição de não poder conversar com o dono do partido conseguiu maior votação do Brasil. Nada adiantou nem a proibição da plataforma levaram tudo direita e extrema direita.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O centro é que levou a maioria....acorda para a vida.

    2. niemeyer franco

      Tem gente que fica tão presa ao Tik Tok que confundem o que leiam, ou simplesmente não sabem interpretar.

    3. MARIA F LUPORINI

      Ele perdeu, filha. Aceita. Quem ganhou nas urnas não foi a Direita de Bolsonaro. Elegeu os filhos, o que já é muito, mais quatro para mamar nas tetas do Estado sem trabalhar.

    4. Joaquim Rocha

      Leia novamente a reportagem e tente entender. Sei que é difícil por conta da sua tendência, mas quem sabe?

  34. Anete Araujo Guedes

    Bolsonaro muda a tática e já aparece na primeira paginas da Folha, ao lado do prefeito do apagão. E a Dilma na Rússia, ao lado de Putin, chefiando o banco dos BRICS, participando da reunião?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ser apoiado por um golpista, cujas denúncias já se encontram nas mãos de Paulo Gonet. Agora é uma questão de tempo, de aguardar os trâmites do processo, para que o inelegível seja condenado e devidamente punido.

    2. antonio brito

      Mas a cara fechada de desgosto vale a foto.

  35. Marcos Benassi

    Bem, meu caro, há muita lama pra fluir de volta à fossa Bozofrênica. Quedê a treta da arquitetura gorpista, com a singela discussão do decreto e outros blás contra-republicanos? Quedê a investigação do empalme das jóias? Claro que o peçoau dá foco ao obstáculo principal, mas tem muita coisa por aí que tem que ter finalização. O Supremo vai dar esse mole todo? Só se for.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva, Ailton. Todo cuidado com Bozolóides no Senado é pouco. O TrAmp fez uma coisa muito direitinho: constituiu um Supremo de Herda, lambão a mais não poder.

    2. AILTON SOUZA

      Vai dar mole nada, está sendo aplicando a lei como deve por isso a pressão de Bolsonaro sobre seus suditos no congresso nacional é constante para impeachment de ministros do Supremo ou seja, num olhar mais apurado continuam atentando contra a democracia.

  36. Vilarino Escobar da Costa

    Bolsonaro é lider da extrema-direita fazistoide ! A direita e a centro-direita provavelmente vão buscar uma liderança que se distancie dos valores retrógrados e reacionários que identificam o extremismo de direita ! Quando a concorrer a alguma eleição, pode ser que na papuda tenham algum cargo elegível...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Em SP já estava certa a vitória de Nunes, em parte graças a rejeição de Boulos e por ser o prefeito com todo o poder da máquina pública e apoiado por Kassab. Bolsonaro não tem nada a ver com a possível vitória de Nunes, é só olhar a cara dele no tal almoço com "empresários".

    2. Marcos Benassi

      Sei não, caro Vilarino, sei não: São Paulo mostrou que a limpeza pública não anda lá essas coisas... Torço, evidentemente, pra que você esteja certo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.