Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    É evidente que o STF perdeu sua função colegiada e perdeu sua função de interpretar a Carta Política Nacional à luz do Direito para criar seu próprio Direito segundo a politica que melhor atende a este . Urge uma Emenda Constitucional que o reforme nos 4 pilares. competência, composição, critérios de acesso e prazo de mandato de seus Ministros que não têm direito de lá permanecerem até os 75 anos senão apenas expectativa desse direito. Que Deus nos ilumine a todos! Namastê! Responda

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O STF não perdeu função alguma. Decidir em temas sob lacunas legais não é criação de direito, mas sim função jurisdicional indissociável. Erros ocorrem, e devem ser corrigidos. No entanto, desagradar a grupos que agem sob hialina malícia com pseudo contornos de legalidade, inclusive incitando multidões de incautos, não faz do STF, ou de qualquer membro seu, alvo legítimo de desvio de finalidade ou competência.

  2. Nelson Vidal Gomes

    É evidente que o STF perdeu sua função colegiada e perdeu sua função de interpretar a Carta Política Nacional à luz do Direito para criar seu próprio Direito segundo a politica que melhor lhe atendo o direito . Urge uma Emenda Constitucional que o reforme nos 4 pilares. competência, composição, critérios de acesso e prazo de mandato de seus Ministros que não têm direito de lá permanecerem até os 75 anos senão apenas expectativa desse direito. Que Deus nos ilumine a todos! Namastê!

    Responda
  3. Joaquim FARES

    Os bostanaristas semper falam num poder se metendo com o outro, Exatamente, é o legislativo querendo regrar o judiciário apenas porque as medidas tomadas não lke agradaram. Certamente qu gostaria que o Supremo dissesse sim a tentativa de golpe de estado. Esses bostanaristas são patéticos e ridículos. Não apresentam nada em favor dos trabalhadores, tudo que fazem é ficar atacando o governo, o Pt O Lula, o Supremo etc. Pior congresso da história, vieram no rastro do abjeto Bostonaro.

    Responda
    1. Cláudio César de Andrade

      O STF deve ser preservado da sanha totalitária do bolsonarismo golpista, saudosista da ditadura militar. O inquérito instaurado na PF precisa ser concluído e os golpistas devem ser julgados e condenados, para desestimular esses movimentos extremistas.

  4. Murilo Belezia

    Como dizia o macaco Tião, personagem de humorísticos antigos -"Não precisa explicar, eu só quero entender." Nesse espírito, pergunto à Folha se a insistência em chamar de bolsonarista todo político que participa dessas lambanças contra o STF e a Constituição faz parte de uma alavancagem do jornal para a liderança periclitante do Bozo. São desprezíveis, por golpistas ou golpistas , por desprezíveis? A Folha todo dia coloca a cara do Bozo no jornal. Si non è amore, cosa sarà?

    Responda
  5. Luiz Reichmann

    Claro, se percebe que a pressão é para obter o mesmo tratamento para si e seus pares, caso achem algo errado na conduta, a Aposentadoria Compulsória. Viu STF. Aprovem sim...

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Do que vale a "pena" se o judiciário no Brazil não consegue nem condenar essa vergonha nacional. Além de não proporcionarmos defesa para os mortos, inocentes ou culpados, estes são calados e assim consentem a favor do criminoso, pela falta de testemunhas verdadeiras. O Brasil é um País extremamente agrícola, se plantam armas, falsas provas, falsos dossiês. Única coisa certa é que por aqui se vendem sentenças e o criminoso, se houver, será aposentado.

  6. Mauricio Coutinho

    É engraçado essa correlação entre os 3 poderes da República. Se o Executivo pode sofrer impeachment e querem agora incluir o Judiciário, teria que ser para todos. Impeachment para Deputados e Senadores também, meus caros colegas. Pau que bate em Chico também tem que bater em Francisco. Esse Congresso está mais para o Senado Romano que assassinou Julio Cesar.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      uai. existe. toda legislatura alguns perdem o mandato. agora mesmo tem dois pendurados no processo.

  7. Helio Cardoso

    Golpistas que deram com os bur*ros n'água agora querem um STF terrivelmente só para eles. Que tal trazerem o Maduro?

    Responda
    1. Moses Cohen

      CA/GAO TU E.

  8. neli faria

    A insegurança Pública está exacerbada, e a pena do crime que incentiva furto, roubo, peculato, latrocínio e suas tentativas, Receptação, é pífia. Ampliem a pena da Receptação, excelências. Os senhores foram eleitos para fazerem algo pelo Brasil, e não ficarem nessas picuinhas eleitoreiras, à custa do Dinheiro Público. Na hora que o Brasil tiver Estadistas vai: diminuir o número de deputados federais, estaduais, distritais e de vereadores. Construam um Brasil, senhores!

    Responda
  9. Roberto Rangel

    Os golpistas só vão sossegar quando apenas 2 ministros do STF estiverem no cargo: Kássio e André. Não cansam de dar golpes na democracia brasileira.

    Responda
  10. Djan Zanchi da Silva

    Por que a tan tan que anda com florzinha na cabeça botou impeachmeant do Lula na conversa? Que delírio é esse na cabeça o ca dessa doi da?

    Responda
  11. Clair Calandreli

    Precisamos trocar os bolso na ristas!

    Responda
  12. DANIEL BRANDAO

    "Quem semeia vento colhe tempestade", já dizia o velho ditado popular

    Responda
  13. DANIEL BRANDAO

    Juristas são sabidos parece que desconhecem o fato de as leis de Newton também se aplicarem à política: "a toda ação corresponde uma reação em igual intensidade". Não me digam que não provocaram tudo isso que está acontecendo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira.

  14. Natanael Batista Leal

    Esses deputados nada fazem pelo país, só querem saber de encrencas e acham que podem tudo, que estão acima da lei.

    Responda
  15. neli faria

    Muita falta do que fazer! Pela redução do número de deputados federais, estaduais, distritais e de vereadores! Democracia não se faz com inflação de políticos! Talvez os nobres deputados deveriam ter aulas de Direito Constitucional. Saber o que é a Constituição! Tirar esse Poder do presidente do Senado é acabar indiretamente com o próprio senado.

    Responda
  16. Josue Oliveira

    Falam tanto em liberdade de expressão, e não aceitam a opinião do min. Gilmar Mendes? Liberdade só para eles então?

    Responda
  17. Mauricio de Oliveira e Silva

    Lamentável o que a extrema-direita quer fazer com o nosso País. Já passou a hora dos meios de comunicação esclarecer a sociedade os danos que propostas políticas extremistas podem trazer ao estabelecer uma legislação afeita aos arroubos das paixões inexplicáveis, do momento.

    Responda
  18. Ivo Broeing

    26 com a renovação na camará e no senado, o STF vai sofrer, se hoje a oposição já tem 36 assinaturas para o impeachment, a oposição provavelmente tera as 41 necessarias para o leitura ser obrigatória e ser colocado em votação de forma automatica apos as eleicoes em 26, ai danouse

    Responda
    1. Marcos Serra

      Deus te ouça. Amém.

  19. marcio jose albino

    Vai trabalhar, ganham muito e não entregam nada , só ideologia.

    Responda
  20. Jorge André dos Santos Fischer

    O Ministro não disse nada de novo. O impeachment de um magistrado do STF é uma questão constitucional. O STF é o guardião da Constituição. Toda questão constitucional deverá ser apreciada e revista pelo STF, caso haja violação da Carta Magna. Para alterarem esse fluxo legal de trabalho do STF terão que promulgar (ou outorgar, para desejo de alguns golpistas) uma nova Constituição. Não vai dar em nada, pois, é mais um esperneio de quem ignora ou desconhece a Norma Maior.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Estão falado do STF que já mudou o entendimento da mesma lei 4 vezes em 10 anos para favorecer os corruptos amigos? rsrsrs

    2. Marcos valerio André da silva

      Exatamente, idem marco temporal, não é porque fizeram uma alteração na constituicao ou lei, que ela não deva ser avaliada a constitucionalidade pelo STF. Se ok, mantém, se não, não vale.

  21. Marcelo Fernandes

    Bolsonarismo é crime.

    Responda
    1. neli faria

      Nada! Falta do que fazer !

  22. marco josé cornacchia landucci

    Ao invés de usarem o mandato popular para apresentar soluções para os graves problemas do país, ficam buscando soluções para atender seus próprios interesses mesquinhos. Impeachment de Ministro do STF interessa a quem?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Interessa à democracia para evitar excessos, autoritarismo descabido e a usurpação dos outros poderes.

  23. Matheus Battistoni

    O STF é uma quadrilha que comete roubos e sequestros em série. Todos merecem cadeia, sem exceção. Pacheco é cúmplice, também merece uns dez anos de cana.

    Responda
  24. benjamim picado

    vivi o suficiente para ouvir dona beatriz de sordi falar sobre "sistemas de pesos e contrapesos" - a não ser que a deputada estivesse se referindo a regras de usos de aparelhos em academia de musculação, certo?

    Responda
  25. Maria Lopes

    Evidência da decadência desse congresso é ver o baixo nível desses deputados e senadores que, não contentes de avanças do modo mais corrupto sobre orçamento (nossos impostos) ainda querem bloquear qq pensativa de punição. Estú-pidos quando ignoram que a primeira coisa que faz um ditadorzinho como Bozo é maneirar o congresso.

    Responda
  26. Luiz Alberto Monteiro Medeiros

    Para bolsonarista o melhor é acabar com os tribunais superiores e deixar julgamentos por conta do legislativo.

    Responda
  27. luiz souza

    Vejo a matéria e a deputada julia Zanata , como o pessoal nao tem o mínimo compromisso com a democracia, eles estão mais preocupados em agradar gritos na rua do que com o bom funcionamento da Instituições. Muito preocupante

    Responda
  28. Raymundo de Lima Lima

    Impeachment agora é instrumento de vingança? Vingança contra a condenação d antidemocratas e seus atos baderneiros d 8jan? Mais vingança porque o STF exige q deputados apresentem transparência sobre emendas $? Afinal, eles querem continuar usando dinheiro público para fins pessoais, ideológicos, até criminosos? Os pró-impeachment d ministros STF inventaram um forma d vício como se fosse virtude?

    Responda
    1. neli faria

      César Baldon; impeachment é processo politico! Ou o senhor acha que em relação ao Collor também foi vingança!? O marqueteiro do pt nem para ser original! Collor também falava que era golpe!pesquise aqui na Folha a manchete de nove de novembro de noventa e dois!

    2. cesar baldon

      Agora? o que aconteceu com Dilma foi o que?

  29. Armando Moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Marcos Labareda

    Vixe, que o gado vai a loucura nos comentários quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Responda
  31. Rodrigo Negrão

    Os parlamentares bolsonaristas seguem o exemplo do líder que ficou décadas no congresso e não fez nada. Será que é isso que o país precisa?

    Responda
  32. PEDRO TEIXEIRA

    Que nosso judiciário, principalmente o supremo, não vale um vintém, todos nós já sabemos há muito tempo. Agora, deixar nas mãos dos bolsonaristas o poder de aprovar nomeação de ministro do supremo e também de julgar e tirar, aí é entregar o Brasil às raposas. Enquanto tivermos o legislativo e judiciário desqualificado como são os atuais , vamos conviver com mal feito o tempo todo.

    Responda
  33. OCTACILIO alves pires neto neto

    Fica aquela pergunta: para que o Congresso Nacional? Girão, criar leis que favoreçam o Senador e revisão os poderes do STF é inconstitucional, imoral e criador de confusão entre os poderes. Criem leis que favoreçam o cidadão, seja ele o que for. Tirem as igrejas de dentro do congresso, proíbam de pastores e militares de se elegerem.

    Responda
  34. Valterio do Carmo Las Casas

    Uma mentira dita mais de mil vezes não surgiu efeito contra o nosso patrimônio da Democracia, a Urna Eletrônica. Será que a mesma tática irá funcionar contra o Poder Judiciário? Táticas de Guerras? Pelo menos tira-se o foco do Réu que cometeu Crimes, produziu provas contra si próprio. E tenta-se julgar o Juiz por narrativas. Se der errado, de todas as formas, mantem-se o gado mobilizado.

    Responda
  35. José Augusto Bernabé

    Essa declaração desse Ministro não é "espírito de corpo" não, é Espírito Ditatorial ou Fascista, onde a Lei feita por eles é Suprema e sem a participação do Povo.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Lugar de baderneiros e arruaceiros é atrás das grades. Parabéns Alexandre de Moraes.

  36. alex carvalho

    Ministro que impedir o golpe através da aprovação do voto impresso, tem que ser destituído!

    Responda
  37. Valterio do Carmo Las Casas

    O Golpe continua? O Golpistas querem legalizar o Golpe por simples narrativas? Assim como foi feito na época da Ditadura Militar, quando condenava a Vítima apenas por narrativa, para poder matar e justificar a sua Morte? Deus nos Livre.

    Responda
  38. Zelis P F

    Creio que não são Bolsonaristas não. É geral.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Não são bolsonaristas, são baderneiros e arruaceiros do 8 de janeiro. Parabéns ao Alexandre de Moraes.

    2. Leandro Piva

      Seria, portanto, o caso de propor um plebiscito geral, q tal?

  39. Roberto Ferreira

    Quem deseja o impeachment de um Ministro do supremo não são os Bolsonaristas , mas sociedade brasileira .

    Responda
    1. Leandro Piva

      Seria o caso de propor um plebiscito geral, q tal?

    2. Alberto Henrique

      Quem deseja o impeachment de ministro do STF ,são os 3andidos da política. Lugar de baderneiros e arruaceiros é atrás das grades. Parabéns ao Alexandre de Moraes.

  40. João Francisco dos Santos

    Não conseguiram perpetrar o golpe, usando os tontos do quebra-quebra. Agora querem amordaçar o Poder Judiciário. Que gente ruim!

    Responda
  41. Wilson Luiz Antonio

    Gilmar Mendes falou zerda. Ficaria muito estranho questionar agora a constitucionalidade da lei de impeachment, depois de o próprio Tribunal ter validado o impedimento de dois presidentes da república. Por outro lado, se um dia o legislativo obtiver o impeachment de um ministro, todos os demais atuarão permanentemente com uma faca no pescoço. Viraríamos de vez uma ditadura de extrema direita, com o legislativo revisando quaisquer decisões judiciais, principais as contra eles.

    Responda
  42. Ney Fernando

    O Supremo ter o poder de alterar a decisão do Senado que impincha um dos próprios supremos é o mesmo que o Congresso ter o poder de alterar as decisões do Supremo: inconstitucional por causa da independência Mas se isso está preocupando Gilmar, é bom sinal.

    Responda
  43. edson vieira nunes

    Como brasileiro manifesto meu total apoio ao STF! O Poder Judiciário é o mais importante dos três poderes, é nele que mora a esperança de que as injustiças sejam corrigidas. O Poder Legislativo é absolutmente imoral para desconstituir qualquer decisão da justiça, notadamente quando vemos a horrível qualidade de nossos deputados e senadores, (com poucas exceções).

    Responda
  44. Mario Donizete Pelissaro

    Não é essa turma aí, ligada ao arruaceiro golpista, que grita estar sendo vitima de "perseguição" e de "cerceamento da liberdade de expressão" quando proferem aquelas besteiradas todas que costumam falar? Mas, qualquer declaração de alguem que na cabeça delas sejam inadequadas, já ameaçam logo com o impeachment.

    Responda
  45. orlando gomes de freitas

    Seria um absurdo termos um STF submetido a uma "espada" sobre sua cabeça, dependendo de sua decisão.O que querem é eliminar os que defendem o Estado Democrático de Direito, calando vozes dissonantes. Supremo é supremo, a palavra é bem clara, sua palavra sobre a Lei é final, cabendo tão somente os recursos que a própria Lei preve.

    Responda
  46. Antônio João

    Toda solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes, que, na prática, é o alvo dos golpista. Alexandre de Moraes, que sem nenhuma dúvida, salvou a democracia brasileira.

    Responda
  47. Alberto Henrique

    594 3andidos x 11 3andidos. Para o bem do Brasil,espero que os 594 sejam derrotados.

    Responda
  48. antonio brito

    Oh Ana. E qual foi a declaração? Se é para informar tem que escrever os detalhes. O leitor que acompanha a fsp fica sem saber.

    Responda
  49. jorge nilton santos silva

    Saudade do tempo que a oposição era somente contra o poder executivo,hoje é contra tudo w contra todos que pensam diferente ..

    Responda
  50. Fábio Nascimento

    O bolsonarismo tem seus próprios interesses fascistas. Mas não podemos deixar passar uma fala péssima do ministro: se vier impeachment de ministro, tornamos a lei do impeachment inconstitucional. Isso depois que a mesma lei derrubou dois presidentes da Nova República. Se é inconstitucional, como vamos reparar a injustiça com a Dilma? A fala do ministro é de um casuismo tirânico inaceitável.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Tudo bem. Por esse raciocínio, sim. Embora eu considere que a injustiça contra a Dilma tem outros elementos.

    2. neli faria

      Se houve injustiça com a Dilma também houve com o Collor! Ou o com o Collor não houve porque o pt assim o quis?