Mundo > Morre aos 96 anos o sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez, fundador da Teologia da Libertação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que lástima! Eu, incréu, só tenho a lamentar a perda de um sujeito com essa estatura moral e ética. É mais uma morte a ensejar tristeza em um momento mundial no qual suas enormes qualidades são tão necessárias e raras. Espero que tenha morrido bem e dignamente, tal como viveu.
Plagiando o grande Henfil: "Se é Teologia, não é Libertação".
Hahahahah, carÃssimo, como blague, é excelente e não deve ser desperdiçada. Mas a qualidade dos efeitos desse movimento foi tão alta que até quem não tem o menor preço pela igreja pode olhar e reconhecer seus feitos.
Pessoa que lutou toda a sua vida contra o maior problema da América Latina, a desigualdade. E por isso mesmo, perseguido e caluniado pelo "status quo", inclusive da Igreja
Lamento profundamente a perda de mais um grande guerreiro da justiça e da luta por um mundo melhor para todos, outro que tive o prazer e a honra de conhecer foi o padre Fonseca, mineiro que foi missionário no Peru, retornando ao Brasil, contribuiu no trabalho pastoral junto aos trabalhadores rurais sem terras. Ambos estarão sempre presentes na luta da classe trabalhadora por justiça e igualdade !
Um ideólogo do lado perdedor do catolicismo romano na região. A Igreja Católica, entrou em decadência na América Latina, perdeu membros depois da Teologia da Libertação. Pode ser só coincidência, mas pode ser também a razão do crescimento dos evangélicos protestantes na região..
Não existe vácuo de poder. A Igreja Católica em Roma perseguiu as lideranças da Teologia da Libertação e acabou com a proximidade entre seus expoentes na América Latina e os mais pobres. Abriu-se o espaço agora ocupado pelas igrejas evangélicas, que apoiam seus congregados nas questões do dia a dia, além de prometer o paraÃso e as bençãos aqui na terra, mesmo. E estamos todos pagando o preço da manipulação que muitas dessas denominações exercem sobre sua congregação...
Independentemente da corrente ideológica, ninguém em sã consciência e desprovido do ódio que caracteriza a infeliz polarização na polÃtica que assistimos (fenômeno mundial, diga-se de passagem) pode deixar de reconhecer a importância dessa doutrina na busca por uma efetiva minoração, ao menos, das injustiças sociais e seculares que existem desde o inÃcio dos tempos. Serve até como um caminho, uma passagem, um liame entre o sacro e o profano, por assim dizer. Entre a transcendência e a realidade.
Precisamente. Ele entendeu de pronto o real significado da mensagem cristã.
Padre, pastor e profeta de todos nós que temos fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo. Já se encontra na vida plena junto ao criador. Descanse em paz Gustavo e que nunca deixe de brilhar para você a luz de Cristo. Continuaremos aqui, sempre, como torres de vigia. Justiça e paz se abraçarão.
Que vá em paz. Foi um movimento de amor, fraternidade e resgate dos mais humildes. Nada além do enunciado por cristo. As interpretações equivocadas de corações petrificados não entenderam esta revolução. Leonardo Boff foi massacrado por acreditar nesta mudança do modo católico de ser. Que reflitamos nos ensinamentos de Jesus Cristo quando veio á terra.
Uma minúscula reportagem de um sacerdote que foi fundamental na conscientização e organização dos pobres trabalhadores para desenvolver as lutas necessárias para derrubar as ditaduras militares na América Latina nas décadas de 70 e 80. Isto contribuiu muito para o surgimento de lÃderes dos trabalhadores e na formação da esquerda na América Latina.Gustavo Gutierrez presente, até o socialismo sempre !
Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior já foi avisado?
Gustavo servidor do Reino de Vida e Libertação amigo de Jesus e dos pobres seus irmãos e irmãs prediletos, que o Senhor lhe conceda a Alegria de se sentar à Mesa do Banquete definitivo onde já não há mais fome, prisão ou dor. Que Ele faça frutificar em nós a Profecia e a Sabedoria que você recebeu e ofereceu generosa e incansavelmente em fiel cumprimento do revolucionário mandamento do Amor. Obrigado por tudo! Padre Francys Silvestrini Adão, S.J.
GUSTAVO, OBRIGADO POR TUDO! Gustavo servidor do Reino de Vida e Libertação amigo de Jesus e dos pobres seus irmãos e irmãs prediletos, que o Senhor lhe conceda a Alegria de se sentar à Mesa do Banquete definitivo onde já não há mais fome, prisão ou dor. Que Ele faça frutificar em nós a Profecia e a Sabedoria que você recebeu e ofereceu generosa e incansavelmente em fiel cumprimento do revolucionário mandamento do Amor. Obrigado por tudo! Padre Francys Silvestrini Adão, S.J.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Morre aos 96 anos o sacerdote peruano Gustavo Gutiérrez, fundador da Teologia da Libertação Voltar
Comente este texto