Ilustrada > Morre o poeta Antonio Cicero, imortal da ABL e letrista da MPB, aos 79 anos Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
Vou começar a guardar um trocado pra dar um pulo na SuÃça.
Queria eu também poder escolher a hora e a forma da minha morte mas como no Brasil isso é impossÃvel e com o valor de minha aposentadoria é mais impossÃvel ainda fazer isso na SuÃça, vou morrer por aqui mesmo da forma como tiver que ser.
pena q para atingir tal dignidade, num paÃs onde crentes querem impor sua fé a qq custo, tenhamos q cruzar um oceano
Belo exemplo de dignidade até o fim. Apagou-se a vida num click! Mas a luz estará guardada em seus versos…
Gente rica tem frescura até para morrer , se eu quiser me matar faço aqui mesmo e não gasto um tostão .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já vi alguns documentários a respeito. No suicÃdio assistido a pessoa tem uma morte completamente sem dor, lúcida, acompanhada e amparada até o fim. Não se compara com um gesto solitário e de desespero a que muitos infelizmente recorrem por falta de opção
So lamento sua galta de compreensao do iniverso perfeito. Viveu com dignidade, não duvidamos mas partiu sem ela. Ainda assim, rrpito, aceitamos sua decisao e sofremos poe ela. Preces dos crrntes para você, Cicero.
Sempre se pode contar com um *crente* inoportuno para julgar e emitir sua sentença. A ignorância dá a ousadia
Grande na Poesia, na escrita e na composição.Brilhou em vida junto com Marina Lima.
O mais triste é pensar no que fica por aÃ. Pessoas minimamente dignas de serem lidas ou ouvidas já estão chegando pelo menos nos 50, 60. Há quanto tempo não surge uma Marina Lima ou um Antônio CÃcero?
Felizmente há gente boa fazendo música e a rádio Cultura Brasil mostra isso. Infelizmente as demais mÃdias só publicitam os sertanojos
Grande porta. Grande letrista. E com uma irmã sensacional!!! Sua obra é eterna.
Lamentável, mas ao mesmo tempo, um exemplo de que a vida é inexoravelmente patética. Se você acredita que essa vidinha que levamos tem algum sentido, tenho pena....
Obra imortal; a arte permanece. Na despedida, o brilho do filósofo nos mostra como estamos distantes de uma SuÃça.
Que descanse em paz. Preces.
Uai, os imortais morrem??? RidÃculo este "pronome de tratamento"...kkk
Este é o tipo de cara que acredita no imorrÃvel, imbrochável e incomÃvel. Ele deu o broche para vó também?
Sobra mau gosto nesse comentário!
que comentário imbecil...
Ser ridÃculo é grave, mas achar que está abafando em ser ridÃculo é patético. Você é patético, Claudinei. Um restolho humano.
Que ele possa ser acolhido e amparado pela espiritualidade amiga! Um forte abraço a familia e aos amigos!
Com muita coragem, cumpriu seu desejo de morrer com dignidade. Que descanse em paz
Grande poeta Letrista excelente Um grande ser
Por tudo realizado e ainda assim a vida não lhe deu razões para viver. Talvez agradou e esqueceu de se agradar. Escolhas...maioria delas para satisfazer o mundo. Vivemos personagens. Poderia ter esticado um pouco mais... tinha talento.
Eles já não lembrava de ninguém, não conseguia ler nem escrever. Alzheimer. Gostaria que todos tivessem acesso a morte assistida. Partir quando desejar. Ele levou consigo muita vida vivida.
Esticar o quê com Alzheimer?
Respeito, respeito profundamente a sua escolha mas não consigo negar esse aperto no peito e esse nó na garganta. É triste perder as boas pessoas que passam por esse mundo, mas é importante saber que não perdemos o que há de bom na sua passagem. Vou continuar cantando que "as coisas não precisam de você"... embora precise muito. Valeu, poeta!
A ABL está lotada por ilustres desconhecidos e artistas globais. Poderia ser fechada e não faria falta nenhuma.
Moleque!
Os leitores que comentaram em minha publicação deveriam voltar para aula de interpretação de texto. Repito: A ABL está "lotada".... Refiro ao grande número de desconhecidos e globais na academia. Não me referi ao mortal de hoje.
Luciano, mesmo você não conhecendo, a reportagem lhe dando um panorama de obras lindas e da vida dele, ainda consegue escrever algo tão raso e ofensivo?
Um obituário não é lugar pra esse tipo de comentário. Isso é coisa de cafa jeste.
Péssimo comentário, faz jus ao nobre comentarista !
Interessante a arrogância das pessoas! Quando li, vi que não o conhecia, tive uma reação de surpresa com a minha ignorância. Aproveitei pra ler um pouco sobre ele, suas obras.
Apaga a postagem que ainda dá tempo de diminuir a vergonha que você está passando na web com tamanho desrespeito pela morte de um ser humano maravilhoso que apenas os completamente incultos desconhecem.
Esse comentário tão rasteiro me lembrou Albert Einstein que disse: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta."
Seu comentário só revela o tamanho de sua ignorância orgulhosa.
O fato de vc não conhecê-los não significa que sejam desconhecidos. Significa apenas que vc é uma pessoa sem capital cultural.
Desconhecidos para você! Felizmente os comentários abaixo mostram que ainda existe muita delicadeza e sensibilidade entre os leitores!
Falta alguma é sua ignorância.
Desconhecidos para você!!!
Grande poeta, grande letrista, uma perda significativa para a cultura brasileira. Seu valor é bem maior que sua visibilidade na mÃdia brasileira, acredito que por causa de seu estilo low profile. Meus sentimentos para seus amigos e sua querida irmã Marina Lima.
No Brasil, não se pode nem sequer morrer em paz. E ainda me vem a tal de Manuela Dias e afirma que não há motivo pra falar mal do Brasil...
Como é que um homem sofrendo de Alzheimer tem autonomia para decidir pela própria morte? E a famÃlia?
a famÃlia q lide, oras, ele não é obrigado a viver uma viva d*sgraçada pq outros não conseguem lidar com a morte
A eutanásia é um longo processo, que provavelmente ele iniciou ao ter diagnóstico, no inÃcio da doença, enquanto padecia de sofrimento por saber que iria se perder de todos e dele mesmo.
entendo sua preocupação , mas ao ler a carta de despedida dele fiquei convencido da sua capacidade em tomar decisões , mesmo com a memória comprometida.
Parabéns à Folha por esta matéria. Ela contribui para que a morte assistida seja mais aceita e, quem sabe, no futuro venha a ser legalizada no Brasil.
Descanse em paz e obrigada por tanto!!!
Antônio CÃcero embalou as últimas gerações com suas composições, poemas e seu exemplo de ser humano; intelectualidade e elegância. Sua partida é uma perda muito sentida.
Diante do diagnóstico e de tratamentos infrutÃferos, tomou atitude lúcida, corajosa. Ainda mais na ausência de fé em um deus. A vida vista assim, com transcendência apenas filosófica, poética, artÃstica, é ciclo que se encerra em si mesma, ainda que a obra vá iluminar outras consciências. Divergia dele sobre um verso de Virgem ( "as coisas não precisam de você"), por questão de convicção Ãntima, embora a dura realidade e o respeito pelo cabedal do filósofo e letrista me provocassem dúvidas.
Antônio CÃcero, bela figura de poeta e ensaÃsta. Há um livro dele sobre as afinidades e os contrastes entre poesia e filosofia que vale ser lido.
Titulo?
Uma das canções do Antônio CÃcero que mais me agrada é Inverno, em parceria com Adriana Calcanhoto. No meio de tantos apelos à religião, nem sempre sinceros, um ateu autêntico, que escolhe a melhor hora de deixar o nosso mundo com dignidade. Fará falta.
Ah que triste, fará muita falta. Deixou tanta doçura, sabedoria e sensibilidade entre nós. Nós ficamos órfãos cada vez que um poeta morre.
Não sei quem era.
Que pena pra você.
A morte é ingrata com a vida! Leva rico, leva pobre, leva sem querer, leva querendo, leva jovem , leva velho, leva nascido, leva sem nascer. Só não leva um poeta, porque é eterno. Solidarizo-me com a famÃlia , irmã Marina, e amigos! Antonio CÃcero é eterno!
Que inspiração, Neli. Gostei.
a suÃça tem fama de respeitar liberdades individuais, entre elas o direito de decidir sobre o fim da própria vida em casos de doenças terminais, não tratáveis ou para as quais o tratamento não alivia dores extremas. é uma visão decididamente respeitosa da vida.
Que perda! O Brasil fica mais empobrecido, culturalmente falando!
Realmente, Joaquim, "poetas" como você nascem todos os dias.
Que ser amargo e ressentido. Seres como Antônio se vão e fica isso daÃ, taokey!
Poetas nascem todos os dias.
Sou fã da Marina Lima e nunca me desprendi do fato de que seu irmão é responsável pelas canções que mais tocam meu coração. Sua poesia vai ecoar pra sempre em nossos corações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre o poeta Antonio Cicero, imortal da ABL e letrista da MPB, aos 79 anos Voltar
Comente este texto