Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. M J M

    Para mim essa divisão de mundo em oriente e ocidente lembra os tratados como o de Tordesilhas, nada de união dos povos e sim de definição de propriedades privadas.

    Responda
  2. Tadêu Santos

    PRA QUÊ O C.AMORIM, SE TEM O CHANCELLER MAURO VIEIRA!!! Um bravo defensor do Sul Global do OCIDENTE, que ao chegar na Rússia para a cúpula dos BRICS, bradou firmemente que era do OCIDENTE! Ministro que ainda ñ causou nenhum erro ou falha ao presidente Lula 3, atuando exemplarmente como titular do Ministério das Relações Exteriores!!!

    Responda
  3. Pierre Laville

    Eu gosto das pessoas que estão prontas para trocar o dólar para a moeda China, qualquer seja o custo das suas liberdades individuais e diretos humanos.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Cultural e racialmente não somos Ocidente, a América Latina é uma continuação do Terceiro Mundo. Só acho estranho algumas análises que colocam Is ra el no Ocidente, mas a Rússia não: a Rússia é branca, europeia e cristã, Is ra el não é nada disso! Se o critério é ser aliado dos EUA, então o Japão que é o Oriente por excelência é ocidental?

    Responda
  5. Alex Sgobin

    Não é "contra o Ocidente", trata-se de sair debaixo da hegemonia do vilão Estados Unidos e da Europa, famosa por roubar riqueza de países pobres.

    Responda
    1. Pierre Laville

      Ainda bem que vai poder contar com a honestidade dos Chineses e dos russos.

  6. Jef Ferreira

    Jovens que apenas se divertiam , famílias que se aconchegavam nas suas residências . De repente, sem aviso , a sangue frio , aparecem centenas de terroristas que os massacram sem piedade , decapitando, queimando, estuprando mulheres, degolando crianças e bebês em suas casas, levando refens. E depois fogem e escondem entre civis , em hospitais, escolas, prédios públicos . Como é possível alguém apoiar isto ? Ignorar?

    Responda
    1. Emanuel Mello

      Precisa matar 40 mil?

    2. Felipe Araújo Braga

      Você ignora todo o contexto da região. O povo palestino permanece em um gueto, sem Estado e tendo suas terras invadidas, para não falar em quarenta mil mortes!

  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Parabéns Chanceler

    Responda
  8. FLAVIO CALICHMAN

    Falou o preposto, chanceler só no papel, mero cumpridor de ordens emanadas de Lula e do chanceler de verdade Celso Amorim. Triste que um profissional de carreira, experiente e caminhando para seus oitenta anos de idade se sujeite a este tipo de coisa.

    Responda
  9. COLOMBO MELO

    O inimigo dos BRICs é o mundo ocidental capitalista liberal. Nós daqui de baixo, somos um misto de republiquetas esquerdistas anacrônicas e irreparáveis. Dominadas pelos BRICs e seus ideais.

    Responda
  10. Edson Antonio Mendes

    Quem é Mauro Vieira subchanceler do nano Celso Amorim ? Mauro até onde sei e podemos constatar em 2024 se tratando de Brasil é que o PT do Lu le via Foro de São Paulo reconheceu a vitória do ditador Nicolas Maduro da Venezuela, Mauro até onde sei o Lu le disse que o PU TIN pode vir ao Brasil que não será preso, até onde podemos constatar o lu le fica dando declarações que insinuam em cima do muro apoio aos terroristas do Hamas e Hesbolah, o Brasil é um país à lá Ocidente ?

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Até onde eu sei, o senhor precisa se informar melhor: o governo brasileiro não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro, inclusive, solicitou que a autoridade eleitoral venezuelana apresentasse as famosas atas de votação. Seja honesto e procure disseminar mentiras, do contrário, o dia que o sr. disser uma verdade, ninguém vai acreditar. Fica a dica.

  11. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    O ministro tá certo: definitivamente o Brasil é um país ocidental. Mas, há uma outra coisa que eu sempre achei engraçada. É que a imprensa brasileira, inclusive, o repórter Igor Gielow, que escreveu essa matéria, pensam que americanos são apenas aqueles que nasceram nos Estados Unidos. Penso que o sr. Gielow e os repórteres da Globo, o Wlliiam Boner, inclusive, ficarão surpresos ao saber que nós, os brasucas, também somos americanos. E mais, prezado sr., a América é composta de 35 países.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Mas é bom ter em mente, que no nosso Brasil há milhares de bovinos impregnados com o complexo de vira-latas, que acham que só é americano quem nasce nos Estados Unidos. Vai entender a estupidez!

    2. Roberto Freire

      A boa e velha semântica.

    3. JOÃ O MUCCI

      Correto! Não existem continentes sul americano, norte americano ou centro americano. Existe apenas o continente americano, portanto quem nasce nesse continente é americano, quem nasce nos Estados Unidos é estadunidense.

  12. Vitor Gomes de Almeida

    Brasil qual é o teu negócio O nome do teu sócio Confia em mim Grande Pátria desimportante

    Responda
  13. niemeyer franco

    Viva Brasil, China, Rússia e outros do Brics. Ademais, aos EUA e seus puxas, aceitem. Força Brics. Dane-se EUA.

    Responda
  14. Guilherme Zambrana Toledo

    Em 1945, na Conferência de Bretton Woods, foram estabelecidas as normas para o sistema financeiro mundial. Na época, os EUA possuíam 75% do ouro do mundo, a Europa e a Rússia estavam destruídas, assim como o Japão. Adotou-se o padrão dólar-ouro como moeda de transação internacional, substituindo a libra esterlina. Obviamente, os EUA ditaram esse novo sistema, que se mantém até hoje, apesar do padrão dólar-ouro não existir mais desde o governo Nixon.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Está certíssimo, caro Guilherme, em 1973, o Nixon deu uma tremenda banana par o tal padrão dólar-ouro , mas antes pressionou os países do petróleo a continuarem negociando em dólares. Enfim, ficaram com o ouro e ainda mantiveram e mantém as máquinas imprimindo dólar dia e noite pra pagar o deficit fiscal. Aí é mole.

  15. EMANOEL TAVARES COSTA

    O Brasil está certo. Os esteites e europeus, mais aliados incondicionais como Canadá, Reino Unido et caterva mantêm o mundo sob férreo controle através do Banco Mundial e do FMI, ao tempo em que se financia despejando dólares nuzmercados. É imprescindível abrir novos caminhos, com exclusão do dólar americano.

    Responda
  16. José Nilson Gregolis

    Muda o disco chanceler. Então eu pergunto. O que estão fazendo lá participando desse bloco. Brincando de faz de conta.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      O chanceler não manda. Quem manda é o Amorim. Que não diz nada acerca deste assunto.

  17. Edgar Alves

    É essencial que o Brics se fortaleça e seja um contra ponto ao domínio dos EUA e da europa, que apenas promovem guerras, apoiam genocídios (israeli na palestina) e não permitem que os países emergentes se desenvolvam. O Brasil precisa evoluir e ao lado de parceiros fortes como China e Russia conseguirá mais força econômica e política. Não deveria vetar a Venezuela, já que os EUA e a Europa estão permitindo um genocídio na Palestina... Maduro não faz guerra com ninguém...

    Responda
  18. Antonio Alencar

    Quem dera ser Oriental, tais quais: Japão, Singapura, Taiwan(Formosa) e Coreia do Sul !

    Responda
  19. Marcelo Brum

    Brasil se alinhando ao bloco essencialmente não democrático e instrumentalizador ao quadrado. Esperar o quê desse futuro?

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Turquia... Todos países "essencialmente não democráticos" que são aliados dos Estados Unidos, que tem inclusive bases militares nos dois primeiros. Só eles podem?

    2. ALEXANDRE BARRETO

      O governo atual sonha em ser o autocrático. Nós encheremos de iuans….. nosso maior comprador nos pagará em sua moeda e nos compraremos somente dele. Só ele vai aceitar os iuans. Esse é o jogo.

  20. Alexandre Byron da Silva

    Para uns, Ocidente significa lugar de países com democracia de economia liberal - o Brasil estaria fora. Para outros, Ocidente significa uma mera questão geográfica e tanto Brasil quanto Bolívia são ocidentais. Por exemplo, definir a China é difícil. Não se sabe se eles são socialismo de mercado ou capitalismo de estado. Importa mais a capacidade deles em desenvolver países comprando, produzindo e vendendo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não somos uma democracia liberal? Somos o que? Uma ditadura socialista?

  21. ALEXANDRE BARRETO

    Chanceler que não manda . Vive à sombra do Amorim. Portanto…, não considerável.

    Responda
  22. Aperecido Tadeu Alves Mariano

    Jorge vc chega dar preguiça … ao escrever bobajadas …

    Responda
  23. Jorge Rodrigues

    Os valores defendidos pelo atual governo brasileiro destoam totalmente da tradição ocidental. Tais valores têm o legado do iluminismo, valorizam a razão, a liberdade e a democracia. O governo brasileiro vai em sentido oposto e venera ditaduras e apoia grupos terroristas.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah sim, a direita bolsonarista que valoriza a razão, a liberdade e a democracia né?!

    2. Fernando de Paula Souza Junior

      Só para ser honesto do ponto de vista hitórico , apesar do legado iluminista , o mundo ocidental promoveu o neo colonialismo no século XIX, duas guerras mundiais no XX e no pós guerra relegou países como o Brasil a um eterno papel de irrelevàmcia, nada mais natural que tentar alternantivas, neste mundo não há santos , apenas interesses

    3. José Antônio

      ´´Bolsonaro em encontro com Putin: “Somos solidários à Rússia”. Declaração do presidente brasileiro foi feita no momento em que ele se encontrou com líder russo, que passa por crise com Ucrânia e Otan (na CNN).´´ Bolsonaro fala em 'casamento perfeito' com Rússia e diz que Putin 'busca a paz' (na BBC).

    4. Marcelo Brum

      Concordo plenamente.

    5. André Andrade

      Pelos seus argumentos, deve ter sido aluno do Orvalho de Cavalo, o astrólogo metido a filósofo.

  24. Miro Costa

    Ocidente não é geografia, chanceler. Ocidente se define por valores. Por isso, nesse sentido, o Japão é Ocidente. Leia Niial Ferguson (The west and the rest).

    Responda
  25. Lis P F

    Imagino essa cena democrática rodando o mundo.

    Responda
  26. Fernando de Paula Souza Junior

    Brasil se opôs à entrada de Venezuela e Nicarágua como parceiros do bloco, não vi por parte da Folha o devido destaque, já se o voto tivesse sido favorável à esses países, posso imaginar o tamanho das letras da manchete principal do dia

    Responda
  27. Fabrício Schweitzer

    E qual o problema sermos críticos em relação à ordem estabelecida (praticamente falida) do ocidente. Que essa dissidência seja profícua e, não menos, subverta o status quo dos poderosos.

    Responda
  28. Idario Costa Junior

    O Brasil, 8a economia do mundo, um país continental, com população superior a 200 milhões de habitantes, a maior economia da América Latina, não faz parte de nenhuma posição política relevante, por deliberação dos EUA e da União Europeia. Os BRICS são uma invenção genial para colocar o bode na sala e pressionar os países do ocidente a abrirem espaço para os emergentes. Enquanto se negam, China, Brasil, Rússia e China fortalecem as relações entre si. O choro é livre.

    Responda
    1. Pierre Laville

      Poesia... Palavras, palavras...

    2. Henry Galbiatti

      Seria correto se o bloco fosse democrático. São ditaduras e autocracias.

    3. Galdino Formiga

      E mais Índia e África do Sul.

    4. Jarbas Pelodan

      Perfeita a análise.

  29. carlos jardim

    Clube de regatas com estatuto inexistente ( ou no ar)saiu com terral quente e traiçoeiro... haja través e bordejo pra atingir um porto seguro desde então

    Responda