Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Theodoro Silva

    Sou professor aposentado, talvez hoje eu repensasse minha trajetória, a remuneração longe de salários orientais ( Coréia no caso) , é muito baixa , as condições de trabalho são ruins de uma forma geral. Boa parte dos docentes estão nessa "vibe" por absoluta falta de opção, não estou aqui generalizando ou seja venho aqui "defender o meu", errado? De forma alguma, mas ante essas condições fica difícil achar prazer, outra não se obriga ninguém a gostar de estudar.

    Responda
  2. Severo Pacelli

    Primeiro que pós virou comércio no Brasil. Online e por correspondência, se consegue uma. Depois, cá prá nós: estudar um longo tempo para ganhar salários miseráveis e ainda aguentar crianças e alunos em escala, tendo ainda que atuar como psicólogo, médico, psiquiatra, orientador, mãe, pai. Ser professor virou uma profissão ingrata e hoje é vista como bico, como alguém que fracassou. Coach e Influencer é o que está na moda, dado uma nação que não lê um livro por ano.

    Responda
  3. Severo Pacelli

    Primeiro que pós virou um lixo no Brasil. Online e por correspondência, se consegue uma. Depois, cá prá nós: estudar um longo tempo para ganhar salários miseráveis e ainda aguentar crianças e alunos em escala, tendo ainda que atuar como psicólogo, médico, psiquiatra, orientador, mãe, pai. Ser professor virou uma profissão ingrata e hoje é vista como bico, como alguém que fracassou. Coach e Influencer é o que está na moda, dado uma nação que não lê um livro por ano.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    estudar vinte anos - ensino fundamental, médio, superior, mestrado para ganhar salário de cinco mil reais ? qual a graça nisso ?

    Responda
    1. Marcello Nascimento de Jesus

      Infelizmente o professor e professora leva vida de cachorro. É sofrível a forma como o professor sobrevive. Um massacre a cada dia. É desmotivador. É insano. Pra melhor a qualidade de ensino é preciso 1) salário digno; 2) limitar o nº de estudantes por sala de aula: educação infantil e ensino fundamental 1 deve ter no máximo 10 estudantes por sala; ensino fundamental 2 e ensino médio deve ter no máximo 20 estudantes por sala de aula. Mais do que isso é insanidade!