-
Tadêu Santos
Gostei do desabafo da Boggio fazendo a coisa certa, porém não fará diferença, porque a falta de planejamento e ganância da Humanidade já desequilibraram a camada de ozônio com as emissões desde a revolução industrial, o processo é irrevesível e os frequentes e intensos eventos climáticos já estão ocorrendo...Nós também tentamos fazer a nossa parte desde 1980, contra a degradante atividade carbonífera do sul de SC e a queima do carvão na termoelétrica Jorge Lacerda 857MW, mas porém todavia contud
-
PAULO ROBERTO GOMES DE ARAUJO
Essas pequenas ações, embora importantes, não são 0,01% do responsável por essa catástrofe climática. Tentei ver se era alguma ironia, tentei, mas acho que o texto que é ruim mesmo.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
A ironia tá no último parágrafo, Paulo. Bom reler. Entretanto, a ironia do texto ao final não o salva, pois é suficiente e escancara a precariedade da argumentação justo ao tentar colocá-la. É, verdade, a maior responsabilidade está com as grandes corporações e Estados, porém, indivíduos não podem se eximir desta responsabilidade se ainda consomem destas grandes corporações deletérias e votam nos seus braços políticos.
-
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Sim, a emergência climática só pode ser seriamente enfrentada por ação coordenada política global. Todavia, nós, cidadãs e cidadãos realmente não podemos nos esquivar falando da maquiavélica pecuária (por mais maquiavélica que seja; e é), como se fôssemos todos veganos. Não podemos culpar a indústria por estimular consumo irresponsável quando nós somos os consumidores. Não podemos falar da malvada indústria do petróleo quando ainda não trocamos carro por bici.Não somos folhas levadas pelo vento.
-
Marco Antônio M de Oliveira
Concordo, Rogã. Sem me referir à (ótima) articulista, observo haver muito discurso para amenizar consciência e sair bem na foto. Depois, é só ir motorizado para o shopping, pegar estrada com carro sempre novo, renovar guarda-roupa seguindo tendência etc. Cobra-se do próximo o que não se propõe a fazer.
-
William Alencar
Sempre pensei da mesma forma. Se nos esquivarmos de fazer parte do problema estaremos mais longe de resolvê-lo. Lembro uma vez de citarem que os lanches McDonalds utilizavam-se de muito papel com suas caixinhas. Argumentei : vocês pode lanchar no food truck mais proximo que vai lhe entregar o sanduiche numa unica folha de papel
-
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Agora, sim, podemos dormir em paz, pois da pecuária que desmata, queima e produz mais gases de efeito estufa do que toda a cadeia de transporte, não compramos, né? Go vegan, certo? Da indústria que estimula o consumo desenfreado e polui não compramos, claro. E, óbvio, há muito trocamos carros por bicicletas, sequer lembramos como é um posto de gasolina. Foi uma boa tentativa de aliviar a nossa culpa, essa de Boggio. Assim podemos sempre transferir poder e ação para outros. Bons sonhos!
-
carlos campos
Se os chamados "seres humanos", tivessem feito um décimo do q a colunista citou, hoje estaríamos, com certeza, num mundo melhor, mais habitável e tragédias como a q viveu Porto Alegre pouquíssimo tempo atrás , teria sido evitada. A falta de responsabilidade, empatia e o desejo cego de ter coisas, levam-nos a esta triste realidade em q vivemos.
-
Tweo 97
Não concordo muito com o tom da conclusão. A gente gosta de delegar a culpa do impacto ambiental da sociedade para os políticos, grandes corporações, agronegócio e demais vilões usuais, mas a verdade é que a gente só está nessa situação pq a sociedade (nós todos), gostamos de consumir, gostamos do conforto do ar condicionado, dos nossos automóveis, de comer carne em quase todas as refeições, de tirar férias em outros países e em praias paradisíacas que só conseguimos chegar de avião.
-
ROGÃ RIO BARROS NUNES
Marcelo, perguntas qual a porcentagem da humanidade pode fazer estas escolhas...Tens razão ao sugerir que não seria a maioria. Cntudo, isto não importa. Na verdade, apenas acrescenta ironia perversa à dinâmica do Grande Colapso.A porcentagem que pode fazer estas escolhas é a exatamente necessária para jogar a humanidade no precipício em poucos anos. Nem precisamos de mais. Ainda que os emergentes estejam ansiosos por ser parte do problema acreditando que a felicidade é o hedonismo do Apocalipse.
-
Marcelo Silva Ferreira
Qual porcentagem da humanidade pode fazer estas escolhas ? Seu comentário diz nós todos. Eu me incluo nesses nós todos, mas minha percepção é que nós todos somos uma porcentagem bem pequena na realidade.
-
-
Christian Feitosa
Amei Flávia! A culpa é da casca de banana!
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Cara Flavia seu texto é magnífico ,a chave de ouro é a ironia final,afinal nossos líderes mundial sabem mais que nós pobres eleitores e contribuintes.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.