Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Ainda assim prefiro o STF made in Brasil do que a Suprema Corte dos EUA, que fingiu que Trump não instigou a invasão ao Capitólio, e outras coisas que aqueles juízes-ministros representam mais-que-retrocesso jurídico.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Putz, Raymundo, o estadunidense mediano deveria morrer de vergonha de seu Supremo. Bem, nem sei se não morre, pode até ser, e a gente simplesmente não sabe por estar muito longe. Torço pela vergonha...

  2. Nilton Silva

    Já começa com o fato de que juiz não se considera servidor público.

    Responda
  3. Paulo Roberto Cugini

    Nosso Brasilzão está indo cada vez mais pro abismo (sem volta) porque os "caras" (em TODAS as "Instituições") NÃO cumprem suas OBRIGAÇÕES como deveriam. Só "conversa mole", "encher linguiça", "papo furado", fingimento, festas, viagens, "poder", altos salários, mordomias, etc. Politicagem GERAL, descarada e vergonhosa. Lamentável! Eca!

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Para se questionar a ética do STF não se pode olvidar o status jurídico "sui generis" de "descondenado", dado por este a Lula. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  5. Eliaquim Almeida

    É lamentável isso, e por isso tanta descrença da população nos sistema de justiça. Rawls aborda isso no livro Um teoria da justiça. Ou se muda isso, ou vamos sucumbir a barbárie e a lei de talião...

    Responda
  6. Helio Cardoso

    É Prof., sem falar no livramento incondicional do rei do cinismo, o 'fá' das rachadinhas que, pelo volume de valores movimentado um tribunal íntegro sentenciaria, além da inelegibilidade, uma ripa das grandes!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Hélio, a "ripa" deixemos por conta dos colegas de cela, que farão "democracia Bozolóide".

  7. Estela Najberg

    E o Collor continua solto, apesar de condenação no STF. A corte silencia sobre o caso, enquanto a sociedade aguarda que a prisão seja feita.

    Responda
  8. Fernando Alves

    Gilmar Mendes foi o grande promotor do golpe e da defesa incondicional de Temer e Aécio. O resto é história.

    Responda
  9. Hamilton Octavio de Souza

    Excelente artigo. E mostrou alguns poucos deslizes éticos das últimas semana. O volume e diversidade são muito maiores ao longo do ano e dos últimos cinco anos. Tem de tudo: captação de recursos públicos e privados para fins pessoais, atendimento preferencial a grandes escritórios de defesa de criminosos ricos e poderosos, decisões monocráticas que não passaram pelos colegiados, empregos das mulheres com empresas processadas, enfim, tem de tudo. Não vão vencer pelo cansaço. Nem apagar a memória.

    Responda
  10. Max Morel

    Eu tenho vergonha e asco de alguns ministros do STF; mas também, o que esperar dos que escolheram essas sumidades (sic)?

    Responda
  11. Marco A Moreira

    Excelente e corajoso artigo. O articulista, vítima do grupo prerrogativas, corre o risco de ser acusado de atentado contra o estado democrático de direito - com direito a teses esdrúxulas , inquérito secreto e obstáculos para os advogados de defesa.

    Responda
    1. Max Morel

      Marco, ótimo comentário.

  12. Paulo Biamino

    Infelizmente alguns dos próprios integrantes do STF, fornecem gratuitamente munição para que sejam alvejados por seus críticos. É vexatória a incapacidade de alguns membros não se declarem impedidos d julgamentos, ou de participarem ou promoverem eventos que confraternizarão com empresas e/ou pessoas com interesses na suprema corte. Os nobres ministros devem ter em mente que “À mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta”

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Paulo, você foi muitíssimo otimista, prezado: essas mulheres de Cesar nem parecem ser, nem suficientemente cultivam honestidade. Ainda que se possa diferenciar honestidade de ética profissional e moral pessoal, tá difícil encontrar uma brecha pra achar que o problema é só de ordem estética...

    2. Max Morel

      Perfeito.

  13. EDUARDO MAMAN

    Endinheirados com causas no STF gargalharam ao ler esta reportagem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Eduardo, só nos resta, em curto prazo, torcer por engasgo letal.

  14. Marcos Benassi

    Conradão, meu bão e ótemo, o bagúio tá lôko e não haverá quem güente o toco: como é que esses porcarias pretendem ser defendidos, pelos Bípedes, da sanha fagocitária Bozo-Legislabóstica? Se eles não respeitam a res pública? Que Zorra de jantar no Wilians (sic e sick), adevogádio que plantava publiartigos aqui na phôia - aliás bem vvvaagabundos? "Parceria" com cbf, do multi-parça Gilmar? Caríssimo, saudades da dona Rosa Weber, que pode ter tido algum escorregão, mas manteve a espinha ereta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, meu caro, creio que temos de fato um problema sistêmico: salvo engano, a instância adequada poderia reabrir as investigações, reunir um novo (velho) conjunto de evidências e partir pro fal. Posso estar muito enganado, infelizmente. Caso algum colega possa nos esclarecer, seria gentil.

    2. Helio Cardoso

      É, seo Beni, entre os mais graves 'ensaboamento de bagre' foi (com exceção do Fachin), livrar o cínico 'zero um' do inquérito das rachadinhas. Gilmar e cia. pisotearam e massacraram todo o trabalho investigativo do MPF e do TJ do Rio. Esconderam a sujeira, mas ficou a vergonha!

  15. Fabrício Schweitzer

    Estamos diante da Suprema Trepa Federal, então? rsrs

    Responda
  16. Maria Lúcia Bergami

    Seria dizer faça o que eu falo, mas não o que eu faço.

    Responda
  17. Joao Quadros

    E o Brasil continua sendo a Terra dos Piratas: governada por piratas, julgada por piratas e legislada por piratas e ai de quem não for pirata.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Ah sim, e piratas não são nem fascistas, nem comunistas, são só piratas e sua única " ideologia" é more money.

  18. GINO AZZOLINI NETO

    Não dá para chamar isto daí de Supremo né

    Responda
  19. ANTONIO F CARVALHO

    E não fica por aí! O Ministro Nunes Marques foi ao passeio de Iate na Ilhas gregas de seu amigo Gustavo Lima, persona esta altamente complicada em sua conduta e de suas empresas. Juristas de ontem (será que ainda os temos no Brasil) diziam abertamente que a lei no Brasil perece ter sido feita somente para “pretos pobres e putas”. Abstenho-me de tirar conclusões, porém lhes digo que o Brasil tem donos e estes sentem-se acima da lei, quer pelo dinheiro, quer por seus cargos.

    Responda
  20. Márcia Meireles

    Por essas e outras o respeito ao meritíssimos rola ladeira abaixo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Meretrícimos, né, Márcia? E difícil ter compostura diante dos JusPornTrupícios.

  21. Joao Braga

    Eu fico triste, honestamente. Esse é o meu país do qual eu deveria me orgulhar. Somos reféns nas mãos dessas contradições ou coisa pior.. . Triste! Menosprezam nossa inteligência e bom senso, na suposta defesa da democracia e da Constituição atentam exatamente contra esses valores.

    Responda
  22. Marcelo Magalhães

    Imaginem como ficam os ministros nas vésperas da publicação dos artigos do professor Conrado. Sabem que no dia seguinte vão passar vergonha. E não vão ter como reclamar, porque não há uma vírgula a mais do que os ministros fazem. Assim, perseveram nas suas lutas por caraminguás, de forma irregular, desqualificando a inteligência da população, até o dia dos textos do professor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Embora, na média, mediana e até no mais alto quartil, costume discordar do colega Gino, meu caro Marcelo, estamos juntos nessa desapreciação dos sentimentos morais dos JúdiceBostas: têm vergonha alguma. Se tivessem, mexer-se-iam (saudoso Temer) em favor de aposentados; igualmente em relação aos povos originários, deixando "negociações" a cargo de juízes de conciliação, e *decidiriam* sobre a (não) constitucionalidade do avanço sobre seus territórios. Vergonha? Nádegas.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Na verdade os ministros não passam vergonha; eles não tem vergonha

  23. Fernando José Nicoli

    É, pois é ,Conrado. Sobre o aspecto crítico vc tem alguma razão. Porém os presidentes eleitos pelo voto popular,nomeiam conforme suas ideologias e são referendadas pelo congresso. Tens uma solução para acabar com este imbróglio?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Um código de ética seria um proveitoso começo, como indicado.

  24. Jaciara coelho

    O judiciário brasileiro é lastimável e os ministros do Supremo, em sua maioria, uma vergonha . O artigo do professor Conrado só confirma a pornografia de séculos.

    Responda
  25. Pedro Luis S C Rodrigues

    Por essas e outras que o congresso, apesar dos motivos escusos, está certo em reformar algumas regras relativas ao STF. Aquilo ali virou uma balburdia e não têm o menor pudor em afrontar a população

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Questões como o voto colegiado já são regra pro Supremo, Pedro - aliás, dona Weber foi quem a trouxe à tona. De resto, reverter decisão de cunho constitucional, simplificar o impedimento de ministros, altera os na estrutura e dinâmica do tribunal, (salvo possibilíssimo engano meu) é tudo casuísmo sssaafado dos cabras. Se isso sequer for levado a plenário, será bárbaro.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Congresso não fez e nem fará nada. Todos tem o rabo preso.

  26. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vamos lá. Impechimemos todos e no dia seguinte e sr não poderá mais dar a sua opinião. A menos q seja nomeado pro STF. Será q o sr aceitaria ?

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Ele poderiam pedir para sair. Os bolsos já estão cheios e quem sabe poderão até frequentar um ambiente social normal sem serem apedrejados ou expulsos de restaurantes

  27. Ricardo Lobo

    Mais um a serviço do fascismo, não desistem de tentar destruir as instituições. E esse jornal faz esse jogo de forma irresponsável.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Ricardo, cabe não confundir crítica qualificada, aguda e rigorosa com jogadas rasteiras da phôia, como a última sobre os ofícios do STF ao TSE, na campanha difamatória contra o Xandão. Afinal, regra Áurea da natureza, escrita no rodapé das Tábuas da Lei: "E vos digo que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa."

    2. Edson Antonio Mendes

      Ricardo Raposinha vc não entende nada que corre abaixo da linha do Equador, STF manda desmanda e atravessa as fronteiras da imparcialidade quando as convém a exemplos relatados supra que demonstram essas manobras quando bem lhes interessa!

  28. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Como pode?

    Responda
  29. Vinicius Robson Maria de Moura

    Ótimo texto Conrado!

    Responda
  30. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    O importante é sempre dar o exemplo. Obrigada.

    Responda
  31. Marco Franco

    Esses comentaristas focados em popularidade de todos os lados deveriam primeiramente parar para pensar que o risco de fascismo está muito vivo. Deveriam brincar com fogo depois que não existirem mais pobres e classe média remediada de extrema-direita.

    Responda
  32. Markus Ferranty Ferranty

    Parabéns ao sr douto professor ! A sua narrativa nos expõe diante das realidsdes que , com inteligencia e sabedoria , encara o que urge no momento.

    Responda
  33. Amaury Kuklinski

    Na verdade tudo que também é exigido de qualquer juiz iniciante, e que o STF não cumpre, e que o pessoal do Quinto Constitucional também não tem o costume de cumprir, porque vieram de outras áreas. No STF quantos são Juízes de Carreira? A Rosa Weber era, O Fachin é, e o resto? Veio da onde?

    Responda
    1. André Tomio da Silva

      Jurista do ar condicionado, nunca judicaram em rincões do Brasil.

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Fachin era advogado, de carreira era a Rosa Weber e ainda é o Fux; os outros vieram de outras áreas do Direito ou era juízes não concursados, nomeados pelo quinto constitucional

  34. Augusto Colombo Junior

    Cuidado Conrado, Xandão vai te colocar no inquérito do fim do mundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, isso seria interessantíssimo, pelo tamanho da encrenca com nula possibilidade de sucesso. Todavia, tal como botar o Conrado no STF, não pudo desejá-lo, por amor ao articulista: Zeus o livre de toda encrenca desnecessária. Amém.