Vinícius Torres Freire > Trump fascista e um acordão das elites americanas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Acho que você nem sabe o significado de Fascista. Imagino que fascista para você é quem não comunga da sua ideologia. Procure respeitar a ideologia do próximo que viverá mais feliz.
Sugiro ler Fascismo eterno do Umberto Eco para compreender que nada há de anacrônico em chamar o Trump de fascista. Como as democracias morrem também ajuda. Fascismo, da insuspeita Madeleine Albright é outro.
Ôôô, Mário, que boas dicas bibliográficas... Daquelas que valem uma visita imediata estante virtual, nem que seja para deixar por mais um ou dois anos na estante... Grato!
Só leio o tÃtulo. Kkkkkkk
Ess3 sujeito sombrio, só leio o tÃtulo e os comentário, bem mais razoáveis que ele.
(QUEM DESVIA É O AUTOR?!) Mesmo que o "agora neonazista Don Trump", venha a ser derrotado pela democrata Kamala Harris, passarei a considerar a "nação yankee" uma das mais retrógradas do planeta, pelo fato da doentia obsessão dos patriOtários pelo canastrão condenado e terrivelmente reacionário, que se diga, continua candidato por ser bilionário. Continuamos torcendo pela Kamala, a primeira mulher e negra, a ocupar a presidência dos EUA acenando pelos Direitos Humanos e Meio Ambiente!!!
Inidica aos americanos o livro do Jessé de Souza de nome e sobre o pobre de direita; é uma obra essencial, deveria ser indicada às escolas.
Hahahahah, Marenildes! Malemá o professor consegue ler o Seu Jessé, imagina a alunada... Minha desconfiança é marvada, mas acho mesmo que tem lastro, infelizmente.
Amanhã a Honesta vai levar Beyoncé. Talvez quem sabe o Diddy aparece.
Te preocupa com a ditadura e não com o U dos outros .
Kkkkkkkk nem merece ler tanta idiotice.
Mais idiotice está nessa REsph@as t a
Daqui a pouco nem Mussolini vai ser considerado fascista
Depende. Se a esquerda gostasse dele, provavelmente seria exatamente isso, um pobre e inocente incompreendido, um herói do povo, ao lado de Stálin e Mao.
Exato
Censor da Foice não autoriza criticar Lula nos comentários.
“Governo Lula destina R$ 8,3 milhões para ONGs ligadas ao PT e aliados, via Programa Nacional dos Comitês de Cultura.” Já que a Foice não publica, dou uma forcinha!
Isso serve de desculpa, Bento? Ok.
Luluzinho Napinho. Quanto um deputado federal gasta o dinheiro público com seus comparsas sem comprovar o destino das verbas? No conjunto, são dezenas de bilhões. ISSO é normal?
kkkk. Tirei o dia para dar boas gargalhadas.Essa já é a terceira.Mas logo depois, me vem sempre o questionamento: Será que essa turma acredita mesmo no que escreve? Seja qual for a resposta é grave,muito grave,gravÃssimo.
GravÃssimo é ameaçar não aceitar resultado da eleição, como o alaranjado já começou a fazer duas semanas antes do pleito
O autor desta matéria é completamente ig_no_rante sobre o que representou o fascismo, em conjunto com os que usam e abusam deste termo. Caso a FSP ainda tivesse editores, como no passado, uma sand_isse destas não seria publicada.
Maria, Tenho humildade suficiente para não pontificar, como muitos, sobre assuntos que não domino completamente.
Já que vc é um especialista, coloque aqui seus argumentos. Até lá, tente moderar a pretensão.
Sam, Não, não estaria. Estaria triste de ver to_los usando da forma incorreta o termo. O termos e as ideias fascistas, bem como o nazismo (filho meio bastardo do fascismo) acabaram de vez com o fim da segunda guerra mundial. Pena que me_nte_cap_tos não entendem isto.
Mussolini deve estar orgulhos de vc.
Acuse seu adversário daquilo que você é. Acuse primeiro.
olavista ? Vc está acusando o colunista de fascista?
Pelo bem da Humanidade, no dia cinco de novembro, Kamala Harris vai beber um copo bem grande de laranja gigante, e o mundo vai se livrar de um racista arrogante e prepotente.
Acho que o repórter dessa matéria é tendencioso e mal instruÃdo sobre regimes polÃticos, fascismo é um regime ideológico polÃtico ultranacionalista, autoritário, caracterizado por um poder ditatorial, de repressão a oposição utilizando-se da força e um agrupamento de pessoas para sobrepujar, o aconselho a um estudo melhor sobre regimes polÃticos e como funcionam!
Tipo, espalhar mentiras desde o primeiro dia, usar o sistema jurÃdico contra o adversário e espalhar boatos à s vésperas da eleição?rsrsrs alguém falou democrata?rsrs
Leu mesmo o texto ?
São exatamente os planos do Trump. Vc o definiu. Ele é fascista.
Engraçado que tudo que vc pontuou sobre o fascismo bate com as caracterÃsticas presentes na personalidade de Trump. Sua defesa acaba por se contradizer. Até mesmo na questão aventada por Trump em usar o exército contra o próprio povo.
Agora, tivemos acesso exclusivo a grupos de WhatsApp organizados pela prefeitura, onde funcionários são adicionados sem consentimento, em horários de trabalho, e convocados a ajudar na reeleição do prefeito. O mais grave? Muitos desses pedidos eram feitos diretamente por chefes e pessoas em cargos de confiança, como o chefe de gabinete de Nunes e o presidente da SP Turis, deixando claro que a pressão hierárquica era uma ferramenta para garantir o engajamento. No Intercept, a Folha é uma vergonha
Concordo. A Folha vendeu-se ao Nunes e ao TarcÃsio.
Fascista é o partido democrata, que na verdade é uma plutocracia com objetivo de ganhar dinheiro com guerras, doenças, censura de opiniões avessas (wikileaks etc.) e transparência do que é efetivamente bom para população. A maior vergonha do mundo. Trump vem com equipe nova, Kennedy, Tulsi e Musk para trazer a verdade à tona, lidando inclusive com duas tentativas de assassinato. A marionete por outro lado ninguém tem interesse em subtrair, porque não faz diferença no sistema, como o anterior...
Hoje, a missão mais importante da Humanidade é derrotar, novamente, o fascismo, seja do tramp, seja do Bozo e seus bozetes (numes marsais et caterva). A memória de nossos pracinhas que morreram na Itália na luta contra o fascismo tem que ser respeitada. Fascismo é guerra, é racismo, é miséria para os mais miseráveis, é escravidão, é alienação.
Guerra com a China? Rússia? Kkkkk. Volte quando crescer, camarada!
A rotulação rápida e simplista de fascista à Trump pode nos desviar de compreender a complexidade das transformações que estão ocorrendo no cenário polÃtico contemporâneo, tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. O fascismo clássico, tal como concebido por Benito Mussolini e aperfeiçoado por Adolf Hitler, tinha caracterÃsticas definidoras que iam além da mera retórica autoritária. Havia um culto ao Estado, uma glorificação das forças armadas e uma repressão aberta e violenta a oposição
Xará, obrigado pelo comentário. O fascismo era um movimento de massas que buscava homogeneizar a sociedade sob um ideal nacionalista extremo, racialmente hierárquico e voltado à supressão de qualquer dissidência por meio de um aparato estatal de violência organizada. O fascismo histórico era, essencialmente, um projeto de totalitarismo que transcendeu a mera centralização de poder e se enraizou na própria organização da vida social e econômica. Trump é mais um produto do capitalismo neoliberal.
Conveniente esquecimento de Stálin e Mao, não? Pois é.
A choradeira ja começou..... Vão se acostumando com TRUMP na presidência...
Trump é um democrata. Sua visão humanista e solidária da polÃtica é admirável. Um dos maiores estadistas do mundo, depois de Bolsonero. Além de ser - por que não reconhecer? - um homem bonito.
Por mais relevantes que sejam os temas e as ponderações do artigo, fica tudo segundo plano diante da calamidade ambiental irrecuperável que um eventual segundo mandato Trump traria. Este é o grande, maior, o único problema que realmente conta e importa porque fará a diferença entre a vida e a morte de milhões de pessoas, a começar em regiões costeiras e nas zonas de furacões.
Melhor ler o relatório do clima dos últimos 20 anos. Sua narrativa pode mudar.
Os EUA não tem amigos ou aliados, tem interesses
Bom, nossa relação com as ditaduras é um belo exemplo disso.
Os Estados Unidos têm a sua economia baseada em guerras. Se o complexo bélico não estiver a pleno vapor, a economia deles entra em recessão. Isso não muda com Trump ou com Kamala, mas a eleição de Trump também traz junto o racismo, a xenofobia e a misoginia. E o ataque à democracia. Então, Trump é muito pior. Viva Kamala.
É, os democratas fizeram um excelente trabalho!!kkkkk
Faço coro, Viva! E ela tem um sorriso franco e energético; nesses tempos tão lllaazarentos, né pouca coisa não...
Vêtêfê, grato por trazer a habitual clareza à s páginas do jornal: se ganhar, provavelmente dá Herda; certamente pra arraia-miúda, provavelmente no mundo inteiro, até na China, em algum grau. Traz risco até pra cobertura, embora esta tenha condições de se proteger e, se for caso muitÃssimo grave, reagir - em própria defesa, sempre. E a tal Democracia vai sendo minada, né? Era o melhor do pior, perigas perder esse já duvidoso status: em meio à confa, a desinformação campeia fácil, vÃtima não falta
Vimos o mesmo no Brasil: a direita limpinha, os conservadores ou liberais, foram os primeiros a se render ao Fascismo! As elites farão acordos e se manterão no poder, quando Mussolini e o inominável de bigodinho ganharam na Itália e Alemanha, não só as elites como também o povo conservador apoiou.
Camarada, o partido democrata se veste de dourado, mas representa exatamente essas elites. Melhor estudar um pouco mais de geopolÃtica, pois tia do zap não é uma boa fonte de informações.
Segundo o professor Jessé Souza, a Alemanha, é um das se não a maior defensora da democracia e combate ao racismo varios, graças aos filhos de ditadores que fizeram auto crÃtica e se envergonharam das praticas. Será que um dia, nossos polÃticos se espelharão no exemplo alemão?
Pena que por pura ignorância ou completa falta de caráter muitos não tenham essa mesma visão cristalina igual a sua Felipe.
Infelizmente, Felipe, nem dá para discutir aqui, até porque não rende, né? Comento apenas que meu temor não é só em relação ao "povo conservador", mas ao povo absolutamente regulamentar: sofrimento, penúria econômica, desilusão, são ingredientes que fermentam rapidamente rumo à s soluções autoritárias. Do autoritário ao bárbaro, a distância não é difÃcil de se percorrer. Enfim, tenhamos estômago para aguardar o que virá...
A maior parte dos Liberais e Sociais Democratas já perceberam o risco real a Democracia, não só nos EUA, mas em todo mundo. Há uma onda extremista, passageira, mas altamente perigosa. No momento não interessa se é de esquerda ou direita, mas se é um democrata. Quem acredita na Democracia tem que prestar atenção aos que pregam e estimulam o enfraquecimento do sistema de pesos e contrapesos da Democracia Liberal.
É, dramático, só que não.
não é só isso mas tbm os de direita sempre irão contra a democracia pq não querem sempre serão contra para enriquecer e dominar o povo
No caso então posso acompanhar as postagens dos Palestinos chamando Biden e Kamala de genocidas?
E por que não? É preciso escutar a outra parte também.
Os Estados Unidos têm a sua economia baseada em guerras. Se o complexo bélico não estiver a pleno vapor, a economia deles entra em recessão. Isso não muda com Trump ou com Kamala, mas a eleição de Trump também traz junto o racismo, a xenofobia e a misoginia. Então, Trump é muito pior.
Lis, algo me diz que você não dá a mÃnima para o sofrimento do povo mencionado, sua observação seria apenas para desqualificar a dupla democrata. Tudo bem, eles merecem, mas o mencionado povo não, e com o Trump seria a mesma coisa.
Por quê não?
No caso então posso acompanhar as postagens dos Palestinos chamando Bide e Kamala de genocidas?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
MaurÃcio, você é mesmo um caso patológico... Como estava o acampamento ante o quartel? Ainda contando setenta e duas horas para a volta do Minto?
Gaiato no mundo de Nárnia.
O que incomoda essa gente do sistema que fala contra o sistema são proteções trabalhistas, ambientais e sociais. E a própria democracia. Tem gente aos montes enganadas e que tem muito a perder sem isso. E tem gente fingindo que não é isso acreditando que não é isso. Exemplo claro: uma legião de funcionários públicos no Brasil. Acham que vão tirar o direito dos outros e não vão mexer nos deles.
O que a gente vê hoje é o seguinte: todo jornalista é a favor da diversidade. Mas essa "diversidade" não inclui opiniões de direita... Jornalista pode desejar a morte do Bolsonaro, pode chamar Trump de uma ameaça pra democracia, pode nomear Elon de "o inimigo #2". E eles sabem as consequências disso: Bolsonaro levou uma faca, Trump já levou um tiro, afora outras 2 tentativas. Mas nada disso é considerado "discurso de ódio". Agora, vai alguém desejar a morte do Lula...
É, Joaquim, basta classificar todos de bolsonaristas, extremistas e outros istas, que sobra muito para ouvir. Rsrsrs. Ultramegadiamondplatium direita!!kkkkk
Opiniões da direita todos os dias vemos nos jornais e às vezes não concordamos mas respeitamos. Já a extrema direita golp ista fasc ista não deve ser levada à sério e deve sim ser combatida. Até por quem é de direita. Ser falta de inteligência apoiá-la só por que não é de esquerda.
Os lÃderes e os seguidores da extrema direita seguem fielmente a cartilha fascista, eles apenas não gostam dessa palavra em si, mas de tudo que ela representa e prega.
Luiz eu sou liberal e apoio a ideia de friedman quanto ao imposto de renda negativo que promove que quem ganha muito pague mais imposto de renda e quem ganha pouco fique com a parte que paga quem ganha mais, agora no Brasil na politica atual eu trabalho 5 meses por ano para pagar imposto o governo coloca isso na boca e mastiga e o que não consegue engolir cospe no prato do pobre, isso não e combater a desigualdade social ou transferência de renda ,isso e tirania perversão e controle
Boa, Felipe!! Penduricalhos, de privilégios, de gastanças com oligarcas, desperdÃcio de impostos tem de ser mantidos a qualquer custo! Leia sobre Stalin, Mao, Mussolini e o bigodinho sobre ações do amo e senhor estado. Depois fale de pobres, cujo bem estar é discutido nas mansões dos oligarcas, muito preocupados com o bem estar da população!! Sai do transe, camarada.
Exatamente, Luiz. No fim eles querem "estado mÃnimo" pro pobre e máximo pra si mesmos. IncrÃvel é o pobre de direita não perceber isso.
Habahababa. Aulas de história, camarada, vai fazer vem. Largue o google, ler é melhor.
É interessante observar como esse pessoal da direita acha que qualquer polÃtica social é roubo do seu patrimônio, que o "governo de esquerda está tirando dele para dar para os vagabundos". No entanto, quando são dados grandes incentivos aos maiores empresário, como os do Agro, está tudo bem! É uma mentalidade pedestre que condena os pobres à miséria e promove os ricos a milionários, enquanto eles chafurdam na mediocridade.
Mais do mesmo, viva o bolsopetismo
A esquerda segue querendo dar o que não tem a quem não quer, e se ofende por não querermos
Está parecendo um tÃpico filme americano, em que o mal é muito poderoso e por um triz não vence. Se o Trump perder será esse tipo de roteiro convencional. Como nos filmes do Frank Capra. Mas em caso contrário, a narrativa deve ser mudada para que ele passe a encarnar o mocinho.
Por fim: Qual o crime do Elon Musk? Acabar com a censura esquerdista no Twitter??
Hélio, fake de esquerda não vale!! Todos os canais tem que tocar a mesma música, segundo o que entendem como democracia e o povão não sabe distinguir, votar… tem de ser tutelado.
o crime dele foi publicar fakes e tudo de ruim no mundo e ninguém censurou
Não, meu caro. Formar um ambiente propÃcio à criação e divulgação de fake news. entr desestabilizar a democracia não só os EEUU mas do mundo inteiro, isso para obter mais e mais lucros. É pouco pra você? Ele não é mocinho. Esta mais para band ido, como Trump.
Outra coisa: desde quando "open border", imigrantes ilegais VOTANDO, é democrático??
Curioso que o lema do fascismo era "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado". Quem é favor disso, Trump ou Kamala??
O Estado é o mal necessário, o problema é ser o DONO do Estado. Essa é a diferença entre propostas democráticas, onde o Estado está acima dos governantes do momento, e as autocráticas, onde o Estado é apoderado pelo governante. "L'État, c'est moi"...
Povo depositando muita sorte ao azar em sucessivas gestões boquirrotas no mundo democrático ocidental. Obs: Estamos nos referindo no momento à maior potência bélica e econômica, o xerife (do momento?) deste mundo.
Hoje, a missão mais importante da Humanidade é derrotar, novamente, o fascismo, seja do tramp, seja do Bozo e seus bozetes (nunes et caterva). A memória de nossos pracinhas que morreram na Itália na luta contra o fascismo tem que ser respeitada. Fascismo é guerra, é miséria para os mais miseráveis, é escravidão, é alienação.
quinhentos mil empresários vão embora do Brasil se Lula ganhara a eleição ! Ele ganhou três eleições e ninguém foi embora !
"Investimento estrangeiro no paÃs atinge US$ 9,6 bi e tem melhor março em 12 anos, diz BC". NotÃcia de 2 de maio deste ano. Enquanto isso o gado segue mentindo que estamos prestes a virar uma venezuela. Vai ser isso até 2 mil e 30
vitória de A ou B - o que muda para nós ? nada ! continuaremos sendo periferia e concorrentes nas vendas de soja, milho e laranja . nada além disso .
Sofisma. Sim, continuaremos assim, mas isso não implica na primeira afirmação.
Mundo conturbado como está, infelizmente Trump é a melhor opção!
Melhor pros estadunidenses e só, sem conversa ou negociação.
conturbado vc vai ver se ganhar
Ernesto , me fale um estado governado pela esquerda que prosperou por favor
Napoleão, você já considerou seriamente a profissão de humorista? Pense nisto.
Marcio, fazemos com que mais pessoas tenham oportunidade, aqui em SC funcionou e continua funcionando
Hoje, novamente, a missão mais importante da Humanidade é derrotar o fascismo, seja do tramp, seja do Bozo e seus bozetes (nunes et caterva). A memória de nossos pracinhas que morreram na Itália na luta contra o fascismo tem que ser respeitada. Fascismo é guerra, é miséria para os mais miseráveis, é escravidão, é alienação. Um napoleão de hospÃcio não entende nada.
Meritocracia é discurso de alienados. Como vamos falar de meritocracia, onde só poucos tem acesso à educação de qualidade, peça fundamental para o desenvolvimento humano?
esse maluko não dorme ? passa o dia inteiro escrevendo as-nei-rahs
Seria o fim de uma era e o Brics teria que ser mais fortalecido pois se os eua já sugam o mundo pra manter aquele paÃs paralelo, pioraria ainda mais.
Não acredito que li esta matéria, sinceramente. Não vejo o minimo risco de uma ação contra trump caso ele ganhe as eleições, diferente das ditaduras e autocracias de esquerda que em sua primeira medida desarma e deixa a sua mercê o povo para exercer seu controle perversão e tirania, nos eua se o sistema se vira contra a vontade popular o preço que custara e impagavel pelo sistema. Tiranos e ditadores seja republicano ou democrata não sobrevivem sem apoio popular nos USA
Gilmar me cite uma autocracia ou ditadura que não tenha iniciado com o discurso de relativação dos meios pelo fins como estamos fazendo que não tenha culminado em tirania? Não acho que temos uma ditadura imposta em sua totalidade mas sem dúvida nenhuma estamos flertando com algo muito perigoso,
Eu tbm não acreditei o VTF passando o pano no trump e o medo de ações contra ele como vc diz, mas aqui não temos ditadura e se vc acha isso do Lula e o governo do PT então vc precisa é de se tratar ou é desonesto mesmo
Ernesto, este e o mesmo discurso de algumas vertentes da direita em relação a esquerda percebes? fato e que quando um pensamento único prevalece e o outros sao suprimidos e calados pela forca isso sempre culminou em pura tirania, nada e pior ou mais trágico para uma fantasia de mundo perfeito que não ter espaço ao contraditório do que ela prega, na história se observarmos, isso sempre foi trágico, a alternância de poder não e algo que se possa abrir mão no mundo civilizado e democrático
Ivo, hoje, a missão mais importante da Humanidade é derrotar, novamente, o fascismo, seja do tramp, seja do Bozo e seus bozetes (nunes et caterva). A memória de nossos pracinhas que morreram na Itália na luta contra o fascismo tem que ser respeitada. Fascismo é guerra, é miséria para os mais miseráveis, é escravidão, é alienação.
Fascista? É contra guerras no Oriente Médio para expandir as fronteiras de Israel, enfrenta a forte oposição da elite judaica americana. O resto é conversinha pra boi dormir.
Fascistaaaa
Medo exagerado da vitória de Trump. Primeiro, a corrida.esta equilibrada e não eh possÃvel apontar com segurança quem irá vencer. Segundo, mesmo que vença Trump, quatro anos depois haverá novas eleições.
A decadência do Ocidente talvez não tenha melhor representação do que o circo americano e seu palhaço principal.
Parabéns pelo poder de sÃntese. Trump é o Rômulo Augusto da Gringolândia.
Luciano, napoleão de hospÃcio, hoje, a missão mais importante da Humanidade é derrotar, novamente, o fascismo, seja do tramp, seja do Bozo e seus bozetes (nunes et caterva). A memória de nossos pracinhas que morreram na Itália na luta contra o fascismo tem que ser respeitada. Fascismo é guerra, é miséria para os mais miseráveis, é escravidão, é alienação.
Carol - esse maluko deveria estar preso numa jaula e deveriam ter jogado a chave fora .
Besteira por paixão.
O senhor Luciano existe mesmo ou é uma BA do Musk? Nunca li tanta besteira junta, com tanto clichê e desinformação
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Trump fascista e um acordão das elites americanas Voltar
Comente este texto