Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Ouvindo o escritor no roda viva deu para perceber que é muito inteligente, e parece ter uma personalidade serena e equilibrada. E tudo isso é em sua maior parte herança genética. Em suma, teve muita sorte nessa loteria, além da sorte de ter nascido num país liberal como a França. Na Arábia ou no Irã os desafios seriam bem maiores.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      José, faço forte e substanciosa restrição à atribuição da "personalidade serena e equilibrada" à loteria genética. Embora de fato dependa muito da sorte, o compósito de genética, ambiente e escolhas individuais é um emaranhado que, absolutamente, não se pode resumir ao primeiro dos itens.

  2. Fabrício Schweitzer

    A liberdade é, sem dúvida, no mundo capitalista, construída a partir do financeiro e de representações da pluralidade humana. Não devemos nos esquecer das intersecções, ou seja, uma mulher negra, nordestina, sem escolaridade e lésbica enfrentará desafios hercúleos para se manter viva.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Uma coisa é certa, Sr. Edson, muitas dessas mulheres têm um pensamento que ultrapassa, e muito, o lamentável pensamento bitolado.

    2. Edson Antonio Mendes

      Como assim fazer referência ao Nordeste ? No Nordeste é possível concluir que não há indícios dessas características descritas conforme a interjeição das palavras supra, pois acredito que durante as dezenas anos que o PT controla o Nordeste esses fatos não existam lá mais a essa altura ? A não ser que a Esquerda prega uma coisa é faça outra ?

    3. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio. E, se for pra "ser feliz", o desafio não é de Hércules; possivelmente, do próprio Zeus.

  3. Marcos Benassi

    Thiago, caríssimo, longe de mim diminuir a dor de um jovem gay urbano, que tem seu futuro obscurecido e amputado pela negação de muitas das liberdades da vida. Apenas trago o exemplo de liberdade, documentado através de inúmeros estudos, que o conjunto de políticas públicas de combate a miséria teve no Nordeste. Essas políticas, voltadas especialmente as mães de família, levaram imensa liberdade às mulheres que, antes, dependiam de seus maridos. Foi notável, e existiu. E tem de ser reconstruído.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Tudo resolvido ? Tudo resolvido com o Bolsa família? Ou o Bolsa Bets ! O discurso da Es querdaPT é uma coisa, fazer é outra muito distante!