Mundo > China volta à carga e pede um Brics maior e mais assertivo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DANIEL ROUSSO

    Faltou convidar a Coreia do Norte e Afeganistão.

    Responda
  2. João José Aguiar

    Na história da humanidade sempre teve uma potência hegemônica (Roma na antiguidade, Londres antes de Whashigton). Obviamente é preferível uma potência hegemônica democrática (USA) do que uma autocrática (URSS atual Russia). Basta perguntar para quem esteve sob o jugo deles (Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental, Japão x qualquer pais dominado pelos russos). Perguntar para o povo, não para a ditadura de plantão...

    Responda
  3. Lisy P F S

    Brasil ficará como Putin isolado dos países democráticos. E ainda tem dois anos para aguentar o louco. Nunca mais ganhará uma eleição.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sim, Genésio, mesmo com sanções a Rússia passou a ser a maior economia da Europa, ultrapassando a da Alemanha (em PPP).

    2. Ernesto Pichler

      EUA democrático? Uma plutocracia, não uma democracia.

    3. Genésio Marcelino

      Mesmo isolado, a Rússia conseguiu crescer quase cinco por cento este ano, imagina com um bloco que tem tudo que ela precisa, da agricultura aos semicondutores.

  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Maduro colhendo o q plantou.

    Responda
  5. noel neves

    A China é o contraponto com os USA. O capitalismo comunista mostrando que pode ser um imperialista também! Os Brics estão debaixo do subaco dos chineses.

    Responda
    1. noel neves

      Então... O comunismo por si só é estado atuando na economia em todos os níveis. A China evoluiu para dar liberdade empresarial com a finalidade de enriquecer o estado. Isso é o que chamamos de comunismo capitalista.

    2. Ernesto Pichler

      Sim, Noel, muita gente usa esse termo erradamente.

    3. noel neves

      Ernesto você pode ate ser um economista da Faria Lima ou um sociólogo... Mas capitalismo de estado pode ser a mesma coisa. O termo capitalismo comunista é usado por muito gente para se referir a riqueza acumulada pelos chineses que tem uma ideologia comunista.

    4. Ernesto Pichler

      Capitalismo é o oposto do comunismo. O que há, na China, é um capitalismo de estado construindo um socialismo, com um prazo de 50 anos.

  6. noel neves

    Maduro sentiu na pele o que é ser um ditador de uma "republiqueta" de casca de banana e achar que pode desrespeitar uma Democracia Soberana! Quero que se sinta excluído dos Brics!

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Sim, maduro é um ditador e, para surpresa de zero pessoas, um sujeito desleal e incompetente.

  7. Celso Onofre

    Lula amiguinho do Putin é igualzinho ao Bolsonaro, o país do futuro sempre do lado errado da história, uma vergonha mundial.

    Responda
    1. noel neves

      Lula defende os interesses do Brasil! Enquanto o outro sim! É o "amiguinho" dos fascistas por interesses pessoais... Pensa só no umbigo próprio!

  8. Rodrigo Andrade

    Um simples "acidente doméstico" poupou Lula das duas maiores vergonhas esse ano: encontrar Maduro na cúpula dos BRICS e subir ao palanque da candidatura naufragante de Boulos. Como tem sorte esse Lula, não?

    Responda
  9. Ernesto Pichler

    A Venezuela luta contra um assédio brutal do Império, que patrocina uma oposição golpista e ditatorial, com milhões de dólares alimentando Carmonas, corinas, caprinos e guaidós, que felizmente foi derrotada. Lula deveria ser solidário a essa luta, honrando seu passado de democrata, admitindo a Venezuela no BRICS. Países como o Irã nada têm de democracia: como pode ser possível negar a Venezuela no BRICS com essa alegação injusta de não ser democrática? Se é um governo autoritário, é por enfrent

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Yaly, estava tendo consideração consigo, mas não mais após a ofensa brutal ao Presidente, que não tem uma única acusação contra ele. Passe bem.

    2. Hermes Yaly

      Pichler, você repete o insulto do ladravaz que ora nos preside e ainda erra o nome do ativista Orlando Zapata, que teve mais coragem em vida do que toda a cúpula do PCC jamais terá. A prova definitiva de que o regime cubano é um fracasso é que nunca um país saiu do socialismo/comunismo e voltou a ele pela vontade da população. Cuba não será diferente. Você verá a festa em Havana e em toda Cuba assim que a ditadura cair. Escapou uma vez do "paraíso socialista", não cai outra.

    3. Ernesto Pichler

      Yaly, Zamora morreu por greve de fome, pois um criminoso não poderia ser solto. Conhece algum caso de prisão por ser "ambientalista"? Não há. As eleições designam os que se propõem a trabalhar como representantes, sem receber qualquer salário por isso, mantendo-se em seus empregos. A escolha dos indicados é feita pelos pares, nos locais de trabalho e moradia, sem propaganda eleitoral e influência de poder economico ou de partido. O PC não apresenta candidatos. Esqueça o discurso do State Depar

    4. Hermes Yaly

      Pichler, segundo Fernando Gabeira, até ambientalistas são tratados como inimigos da revolução e amargam as masmorras da sua democracia de mentira. Homossexuais foram presos durante décadas em campos de reeducação. Já ouviu falar em Orlando Zapata? Ele morreu em Guantánamo? As eleições em Cuba são um jogo de cartas marcadas, em que o número de candidatos é igual ao número de cadeiras do Parlamento. A democracia cubana não passa de uma ditadura das mais abjetas que a AL conheceu.

    5. Ernesto Pichler

      Paulo, a Venezuela tem uma ditadura nacionalista contra uma ditadura entreguista, Made in USA, de uma oposição sustentada por milhões de dólares. Cuba tem eleições completamente livres, livres da influência do poder econômico e de qualquer partido. As prisões políticas em Cuba estão em Guantanamo.

    6. Paulo Araujo

      Caro Ernesto: na terra plana não cabe tanta democracia. Por isso q a democrata Venezuela não pode entrar. As eleições livres de Cuba aboliram os presídios, não foi?

    7. Ernesto Pichler

      Infelizmente, Yaly, você esta se baseando em mentiras. Cuba está cheia de prisioneiros políticos, mas em Guantanamo.

    8. Hermes Yaly

      Não é só a extrema direita que tem os seus terraplanistas, a esquerda também os tem. São aqueles que, contra todas as evidências, provas e relatos, insistem em dizer que Cuba é uma democracia. Você pode citar a Anistia Internacional, que afirma que Cuba é o país das Américas com o maior número de presos políticos ou dizer que é governada pelo mesmo autocrata por décadas a fio e inúmeras outras evidências que nada vai convencer os terraplanistas da esquerda. E ainda tentam nos provar o absurdo...

    9. Ernesto Pichler

      O fato é esse, Yaly, queira você concorde ou não: Cuba é mais democrática que a plutocracia "americana". Morei em Cuba, a serviço da ONU e morei nos EUA, onde fiz minha pós. Conheço bem os dois países. Um país que tem uma igreja em cada esquina só pode ser destinado ao fracasso, pois não tem a ciência por princípio, mas a enganação, a alienação. Em Cuba há um CDR em cada esquina, onde toda discussão é admitida, democraticamente, valorizando a ciência, e contribuindo para a administração do pa

    10. Hermes Yaly

      Pichler, não sei sua idade (nem quero saber) mas você ainda vai viver para ver a queda da tirania cubana. Aí, aparecerão histórias escabrosas como as que vieram à tona com a queda do Muro de Berlim. Alemães orientais descobriram, horrorizados, que 1 em cada 7 habitantes era um informante da Stasi. Cuba tem os Comitês de Defesa da Revolução ("os olhos e ouvidos da revolução" - Fidel) e vamos ficar sabendo de muita podridão. Aguarde só mais um pouco, a ditadura cubana cairá como cai toda tirania.

    11. Hermes Yaly

      Pichler, essa esquerda que você defende, está com os dias contados e já vai tarde. Esses sofismas pueris ("Cuba é mais democrática que os EUA") só enganam os convertidos e esses são cada vez menos a cada dia. Esses regimes torpes vão todos cair, é questão de tempo, já estão péssimos das pernas e só se sustentam massacrando o próprio povo. Democracias como os EUA são perenes enquanto as ditaduras todas caem, seja a brasileira, a soviética ou, em breve, a cubana e venezuelana. Já vão tarde!

    12. Ernesto Pichler

      Yaly, a última ditadura na Venezuela foi a de Don Carmona O Breve, Made in USA e derrotada depois de uma semana pelo povo e pelos militares nacionalistas. Lembro que o tramp disse, textualmente, que os EUA deveriam tomar o petróleo da Venezuela. Felizmente, lá como cá, existem militares melancias. Terminando... Se é um governo autoritário, é por enfrentar essa agressão externa violenta e poderosa. E, corrigindo, já são bilhões de dólares (na Ucrânia foram quatro bilhões).

    13. Hermes Yaly

      Minha réplica padrão a comentários desse tipo: o que seria da esquerda mundial se não existissem os EUA? Em quem jogar a culpa por todos os seus fracassos? Lula deveria ser solidário ao povo venezuelano e não ao ditador que o oprime. Em nome de um enfrentamento muito conveniente para ele, Maduro frauda eleições, censura a imprensa, persegue opositores, prende manifestantes e segue no poder como o típico caudilho latino-americano. A esquerda conivente com tiranias está com os dias contados.

  10. Augusto Colombo Junior

    Um ditador corrupto a mais, ou amenos, que diferença vai fazer.

    Responda
  11. Enir Antonio Carradore

    As intenções econômicas até fazem sentido, mas que é um “balaio de gato” cultural, isso é.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      De fato, talvez a heterogeneidade tenha sido buscada, como um fator de sabedoria (embora do Irã e da Arábia Saudita não possa sair sabedoria alguma, teocracias que são).

  12. NACIB HETTI

    Deixa o Maduro entrar; é só mais um ditador corrupto no grupo.

    Responda
  13. flávio paes

    pode não ser amigo da China mas brigar com eles não é coisa inteligente. O grande Bozo que o diga, falou que ia fazer e acontecer em relação a China e depois, aquele não é bem assim. O Milei tb. pró americanos abaixo China, só que como da banda da América dinheiro que é bom nunca vem, agora está tocando o tango da China mi a...mor. A questão não é gostar (adora os Estados Unidos), a questão é precisar. Só que estes t..oscos não percebem isto, que é óbvio.

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    A Venezuela é um verdadeiro passivo ao Brasil: uma ditadura economicamente arruinada. Por outro lado: é importante que o Brasil tenha relações boas com Irã, China e Rússia sim. São países gigantes que fazem negócios conosco. Não são democracias, mas os EUA caso arrumo vença também perderão o pouco de democracia que sempre tiveram e Is ra el, um país que comete genocidio, jamais pode ser considerado uma democracia. Quanto os minions: chorem, seu füher está inelegível e logo irá para a cadeia!

    Responda
  15. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil no BRIC"s e um mero coadjuvante.

    Responda
  16. Lisy P F S

    Nem o inferno quer

    Responda
  17. Cesar Costa

    O governo Lula precisa se decidir se fica ao lado das democracias ocidentais - com todos os seus problemas - ou adere de vez ao clube das ditaduras recebendo ordens da China e Rússia. Os BRICS foram totalmente descaracterizados, virou um saco de gatos de ditadores e autocratas.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice, quando o assunto é o sistema, apenas discorre sobre as falas dos ditadores sanguinários. Não tece um comentário sequer. É uma imprensa prostituida. Em relação ao Brics, ele não está crescendo. Está inchando. E vai implodir. Com a vitória de Trump nos EUA e a volta da direita no Brasil serão o divisor de águas do futuro do ocidente contra estes ditadores, principalmente contra as pretensões hegemônicas chinesas.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A volta da direita no Brasil? Não sabia dessa, Bolsonaro, vai voltar? E outra, qual Ocidente? Pois o Brasil se tornou um pária Internacional durante o governo anterior, até com a França nós brigamos. Ocidente para você é Trump e Netanyahu?

  19. jose vanzo

    O fato inconteste é que o Brasil ,da direita bolsonarista à esquerda lulista , apoiam a invasão da Rússia. Resta saber, na hipótese do Brasil ser invadido, se eles apoiarão o invasor.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A Rússia invadiu para se defender contra o avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass. Tinha que fazer isso.

  20. sérgio dourado

    Bloco maior pra ser mais submisso. A tal "multipolaridade" é o cavalo de Troia pra bipolaridade China-Rússia. Problema é que o Ocidente identitário realmente está afundando: aí sobram esses daí.

    Responda
  21. Gregorio Amarante

    Uma vergonha para a imagem do Brasil fazer parte do Clube dos Piores do Mundo. É o novo eixo do mal.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Eixo do mal: EUA e is,,,,rael

  22. José Ricardo Braga

    Camomila - Lula ficou em casa, tomando chá de camomila na hora que Maduro mais precisou dele. A reação de Maduro é esperada, sobrou-lhe a empáfia e apoio de Putin que, em guerra, cada vez mais depende da China. Foi a China, Maduro, que te vetou, por sugestão do Lula. E olha que Lula nem foi, ficou camomilizando em casa...

    Responda
  23. sérgio dourado

    Estão fazendo do BRICS um verdadeiro balaio de gatos. Já duvido que isso realmente possa dar certo.

    Responda
  24. Nelson Goulart

    A política externa não faz parte das campanhas politicas no Brasil. Acaba sendo do governo da vez e não de estado. Aí, muda o governo e tudo isso muda tbm.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Graças a Deus!

  25. Gisele Araujo

    A Rússia tendo o maior território do planeta deveria se envergonhar e devolver os territórios da Ucrânia. Um lixxxo de ditadura! Quem quer se aliar a isso? É melhor se manter afastado.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A Rússia não tomou um centímetro da Ucrânia. Quer apenas que os povos russos do Donbass tenham suas repúblicas autônomas de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia, protegidas contra os massacres a que vinham sendo submetidas pelos neo-n do Ze títere. E não pode admitir mais bases nucleares "americanas" em suas fronteiras. E quer livrar o povo ucraniano desse títere neo-n.

  26. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Caramba! Não sei como o Kim Jon Un e o Netaniahu não foram convidados para completar essa constelação de democratas!

    Responda
  27. mizael dias

    Esse Maduro é completamente sem noção. O país já foi pro buraco, só piora e ele quer, que quer que quer ficar no poder. Ele acha que é o bom. Cara não desconfia.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Maduro não está no poder, está no governo. O poder está com um conjunto de forças nacionalistas, incluindo o exército, que resiste à agressão imperialista.

  28. Daniel Vitorazzi

    Se Brasil quer ser grande tem que peitar os grandes, sejam eles EUA, UE, ou China e Rússia. Se estes últimos preferem cães vira-latas como Maduro, azar deles.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Chegou tarde, Pedro. O cara está de saída.

    2. Pedro Neto

      Se o Brasil quer ser grande o primeiro a ser peitado é o Lyra. Aqui dentro mesmo.

  29. altair moraes

    Não sei o que fazemos no meio de tantas ditaduras dali. De qualquer forma, desmoralização do veto do Brasil querer rediscutir o assunto da admissão. Claro que a China tem fortíssimos interesses (geopolíticos) na Venezuela. outra ditadura. Com o Brasil é diferente porque aqui há rodízio esquerda e direita no poder.

    Responda
  30. Evando de Abreu

    Lula, anão diplomático, reaja! Diga logo que não reconhece as eleições da Venezuela e que o fato do PT, através do Foro de São Paulo as terem aceito, o governo do Brasil e os brasileiros não reconhecem. Reaja!

    Responda
  31. José Cardoso

    "...o que leva à especulação sobre a adoção de uma moeda como padrão para o comércio intra-Brics" Sugiro o Real. É o país mais avançado em termos de mercado financeiro, com BC e sistema judiciário independente. A Dilma poderia defender essa ideia junto aos chineses, justificando sue salário.

    Responda
  32. Lisy P F S

    Vergonhosa essa atitude. Juntou se a ditadores e torturadores.

    Responda
  33. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Brasil se sujando ao conviver com ditadores. Que foto imunda.

    Responda
  34. Hermes Yaly

    Um dos postulados da política externa petista diz que é melhor ser o primeiro entre os últimos do que o último entre os primeiros. Pois nos BRICS+ não estamos nem entre os primeiros... Algum "jênio" da nossa diplomacia, que já foi tão respeitada no passado, achou que ficar ao lado de ditadores, assassinos & corruptos poderia nos trazer alguma vantagem. Por enquanto, só passamos vergonha...

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Alberto: temos um belo histórico de vexames diplomáticos desde a redemocratização: além do Bozo batendo continência, o min. Celso Lafer tirando os sapatos para inspeção da alfândega norte-americana, Lula chamando Kadhafi de "meu amigo, meu irmão, meu líder", Dilma demorando mais de um ano para receber as credenciais de embaixadores de diversos países, etc. O Barão do Rio Branco, que era admirado até pelos nossos vizinhos derrotados em disputas de território, deve estar se revirando na tumba...

    2. Alberto Henrique

      Sempre passamos vergonha, seja qual for o lado que estivermos..lembra do presidente bolsonaro batendo continência ao secretário de estado dos EUA. Hahahahaha

  35. MARCIO OLIVEIRA

    Convescote de ditaduras de m*, não faço ideia do que o Brasil faz nesse antro.

    Responda
  36. Genésio Marcelino

    O bloco do futuro, queiram ou não. Quem meteria as fuças somente com dois: china e russia? Goodbye Yankees e europeus. Yankees e europeus!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Pichler, tenho certeza que você não desconhece o que significam "Holodomor" e o "Grande Salto para a Fome" de Mao, para ficar só em dois episódios caros à esquerda.

    2. Ernesto Pichler

      Yaly, não há país mais azzazzino que os EUA.

    3. Hermes Yaly

      A esquerda brasileira em festa: "Goodbye yankees e europeus, welcome ditadores, assassinos e corruptos!".

    4. Gregorio Amarante

      Drogado já pela manhã, Marcelino?

    5. Genésio Marcelino

      Só em tecnologia, ninguém bate os chineses. Não me venha falar de Taiwan, pois é só a china querer, que a toma.

  37. MARCO ANTONIO POLISELI

    Os dois ali vão tirar uma pistola do paletó e meter bala em todo mundo

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Se tá falando de Bibi?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.