Educação > USP move processo pela expulsão de cinco alunos acusados de antissemitismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A colunista usa a escudo do anti - cemitismo para atacar estudantes que denunciaram o estado que, segundo a O N U e as leis internacionais, ocupa ilegalmente o território palstino.
Isso é 100% macartismo. O lobby de zion não perdoa, persegue até estudantes universitários. Atiram em tudo o que se move. Que a minha Universidade de São Paulo diga não a estes abusos.
Mesmo sem relação direta, o assunto "punições no Brasil" me fez reler a notÃcia dos desembargadores que venderam sentenças. Se os estudantes da USP forem expulsos serão muito prejudicados num futuro profissional. O que considero injusto, visto terem exercido o direito de liberdade de expressão. Enquanto que os desembargadores, se punidos, o serão com aposentadoria compulsória. Isso é Brasil!
Li a nota e esta’ corretissima. Odioso e’ o comportamento genocida do IDF. 40 mil mulheres e criancas palestinas assassinadas por Bibi (“acougueiro de Beirute”) e sua trupe fanatica. Abaixo a censura da USP.
Meus parabéns à USP - da qual sou orgulhosa ex-aluna - por fazer aquilo que é certo nestes tempos em que o errado e o abjeto são coisas idolatradas e vendidas como o “bem”. O comunicado destes alunos é asqueroso, completamente desonesto e abertamente pró-terrorismo do começo ao fim. Como o são (assustadoramente!) os comentários de tantos leitores deste jornal nas notÃcias sobre este conflito.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A USP não expulsa aluno abusador, quanto mais expulsar alguém por uma opinião, seja ela abominável ou não. No judiciário, isso cai fácil.
Esse tipo de perseguição se voltará contra o judaÃsmo. Deixem os alunos em paz!!!
Os palestinos são mais semitas que os judeus, que são descendentes dos hunos da Kazaria, tanto pelo DNA paterno quanto pelo mitocondrial.
Não vi nada de antissemitismo no texto dos alunos. Vi, sim, e concordo, um forte chamamento ao antissionismo.
Gino Genaro, Parabéns, voce ainda não caiu na malha fina da censura da Folha e pode escrever a última palavra de sua frase. Eu não posso escrever essa palavra e nem várias outras.
Fernando Lottemberg é irmão do Cláudio Lottemberg, que vem a se o presidente do Conib, instituição lobista de Is rael. Esse sujeito é a favor do genocÃdio pales tino e criticou o presidente Lula por ter se oposto ao morti cinio. Fora bárbaros assa sino.
O cionismo infiltrado...
O cara estuda de graça ás nossas custas e vai la querer fazer "movimentinho" ? Que tal trabalhar ??? Este povo de universidade precisa se ligar que autonomia não significa soberania !! E para os bobalhões que falam besteira eu sou um unespiano com muito orgulho e sempre preocupado em estudar e trabalhar portanto sem tempo para "movimentinho"
A universidade não existe apenas para se obter um diploma e uma profissão,mas sim para desenvolver habilidades de pensamento crÃtico atuando como uma plataforma para o crescimento intelectual e o desenvolvimento pessoal. Se você é um "unespiano" tambem estudou de graça e à s custas do contribuinte e se nço se involveu em nenhum "movimentinho" foi sua livre escolha e direito, mas não insulte os que têm pensamento crÃtico e o ideal de justiça para todos.
é isso aà USP, liberdade de expressão é isso. rs
A lógica de alguém hipnotizado por ideologias é: "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". E este de tipo de apoio incondicional ao inimigo do meu inimigo gera alguns absurdos, já que não se avalia as qualidades morais ou a postura deste "aliado" em outros campos. Em sÃntese, dando nomes aos bois, é possÃvel criticar Israel sem de algum modo endossar o Hamas ou qualquer outro grupo terrorista. Este tipo de postura só prejudica a imagem daqueles que querem chamar a atenção para o problema.
Eu sou defensora da liberdade de expressão. Acho um absurdo a universidade punir os alunos por isso. Cria um péssimo precedente, ainda que eu não assinaria o manifesto, mas isso é outra questão.
Qual a sua opinião sobre o deputado bolsonarista Daniel Silveira, que foi preso por suas manifestações nas redes sociais? Ele deveria ter sido punido?
Liberdade de expressão de defender ato terrorista?
Quando se cal somente um lado. Quem está sendo intolerante?
Cala
Quando se dá voz a somente um lado. Quem está sendo preconceituoso?
Querem calar quem denuncia o mass acre ge no Cida .
Alunos de uma das maiores e mais bem conceituada universidade pública do paÃs sendo expostos à esse absurdo jurÃdico de uma normativa criada pela ditadura? É tão vergonhoso que a Universidade deveria se retratar rapidamente. Universidade pública é um espaço para discussão, reflexão, protestos. Que acadêmicos são esses?
Que surpresa, Gustavo. Quando você começa dizendo "coitadinhas das criancinhas" esperava que vocë estivesse estendendo seu gesto de compaixão pelas vÃtimas do ataque aos is r ae l en ses para incluir, também. as já dezenas de milhares de crianças p a le st i n as assas sinada s, aleijad as, órf s. Me enganei. Junte-se aos j ude us e não j ude us do mundo inteiro que defendem que a segurança de um estado só ocorrerá quando houver garantias de segurança para o outro.
Ah coitadinhas das criancinhas de 20 e poucos anos nada cara, não podem sequer manifestar seu apoio a um grupo terrorista que estuprou mulheres e matou bebês, tadinhos!
Nos últimos anos, temos visto inúmeras "limitações" à liberdade de expressão, especialmente tendo como mote a manutenção da democracia. Estamos muito longe de ser uma democracia como a americana, onde até mesmo o direito de errar é garantido. Se os alunos podem se expressar desse modo, então devemos refletir sobre o que é ou não permitido. Ou aprendemos a lidar com a liberdade de expressão ou seguiremos como uma republiqueta.
Total absurdo. São alunos, eles estão desenvolvendo o raciocÃnio politico! Não há por que reprimir.
O cara estuda de graça ás nossas custas e vai la querer fazer "movimentinho" ? Que tal trabalhar ??? Este povo de universidade precisa se ligar que autonomia não significa soberania !!
Oh, Willians, acima vc afirmou que é um "unespiano" portanto também estudou de graça e às custas do contribuinte.
Cara WCT eu truco? A USP 25 de janeiro de 1934 e UNICAMP 5 de outubro de 1966, São estatais do ensino superior que mantidas e desenvolvidas dos impostos diretos e indiretos públicos. Sendo assim o povo negro (preto e pardo são de 61% dos paulistas segundo o IBGE. resumindo muito branco, ricos e judeus estudaram nas custas e estes fizeram um loby fortÃssimo contra as cotas raciais. Mui amigos? JOO
e são os sio•nistas que estão pagando a faculdade?
Willians, sua raiva tem origem clara. Todos entendemos que o ódio à s universidades públicas vem de um complexo de inferioridade com gênese na rejeição sofrida no próprio resultado do vestibular. "Eu não consegui, então não presta"; "Todos lá dentro não trabalham". Sem as universidades, o avanço humano é lento, então prestigie a melhor universidade da América Latina e agradeça que ela está em seu quintal, com pleno acesso aos que se esforçam e têm o mÃnimo de capacidade de raciocÃnio.
Observo que talvez você não tenha cursado uma universidade pública. Onde fez a sua graduação?
eu nunca estudei de graca na USP - durante minha graduacao trabalhei voluntariamente em favor de pessoas sem teto. Formada, pago meus impostos para que pessoas possam continuar seus estudos sem cobranca. E sou mestre pela mesma USP, a melhor universidade da America Latina
Em vez de estudar os estudantes estão querendo fazer politica e ainda por cima descumprindo as regra da Universidade. Coo diziam no caso do Elom M. a lei tem de ser cumprida e pronto.
O pessoal da bolha fica indócil srsrsrsrsrsr
tem que ficarem mudinhos, não podem se expressar, ainda mais criticando um estado geno...cida invasores de territórios palestinos
Poderia especificar a qual lei vc faz referência? É advogado ou da área jurÃdica?
Se eu nao fizesse politica na USP seria, por eemplo, contra a lei de cotas que permite alunos afrodescendentes a terem chance, por merito, de estudar no mesmo lugar que eu, aluna de escola particular. se eu nao fizesse politica, nunca teria ido conhecer uma ocopacao de mulheres que lutam por uma moradia digna, mulheres sim, honestas, guerreiras e trabalhadoras
Um viva aos corajosos estudantes por denunciarem um estado fora da lei, pária, terrorista e assassino.
O cara que escreveu a matéria terminou o colegial? Atacaram Jerusalém? Opss! Parece que corrigiu. Parabéns aos estudantes que redigiram o manifesto contra a barbárie. É preciso impor todo tipo de Boicote, Desinvestimento e Sanções aos que promovem o terrorismo, a limpeza étnica e o apa rheid. Solicitar dinheiro para o Estado messiânico, pária e supremacista promover o genocÃdio e a limpeza étnica contra os povos originários é uma vergonha para USP.
Samyr Auad, fazia um tempinho que nao lia seus excelentes comentários!
É o máximo que o sujeito Jacobovicz consegue expressar quando o Tico encontra o Teco
Blablabla....
"Vigi Maria", a Folha liberou todos os meus comentários, e agora fica parecendo que eu quero o jornal só para mim!
A pró-reitoria de educaçao da USP deve procurar orientaçao com a faculdade de direito. Ela demonstra nao entender nada do assunto. Na espoerança de a Folha deixar passar este comentário, aqui vai uma informaçao para ela. Na Alemanha (com a história que tem!) há demonstr. com milhares de pessoas pró e contra Israel e a mesma coisa com a relaçao à Palestina. A polÃcia só observa, e quando o pessoal quere ser apegar eles separam.
A universidade tem o dever ser o panteão da educação. Criminalizar os estudantes não é censurar o direito de se manifestar? Cade os saberes institucionais de promover e colocar em pratica o debate de ideias e desenvolver a sociedade. Posto assim, a atitude uspiniana é censura, aprendizado com o seu passado, nenhum.
Rudiney, você se esdqueceu de citar a lei, com o § que reza isso.
Todo mundo tem o direito de se manifestar, mas ninguém tem o direito de ser antissemita.
Podem criticar Estados Unidos, Rússia, China, Espanha, Argentina, Cuba, Venezuela, Japão, etc., mas criticar Israel, não, esse deve ser superprotegido em suas mathanças e tomadas de terras dos palestinos.
Chico, a questao aqui é a liberdade de expressao, que em especial um paÃs que passou por uma ditadura, deve defender e proteger.
Todos que se atrevem a denunciar a matança indiscriminada realizada pelas tropas de ocupação do regime Si o nis ta são per5seguidos pelos seus empregados, vide Breno Altman...não surpreende...
USP cumpre ordens do Conib.
esse povo já vivia em discórdia quando aqui ainda se enterravam os mortos em sambaquis .
Não concordo com as coisas que esses cinco estudantes disseram mas acho que as manifestações estão protegidas pelo direito a liberdade de expressão. Acho que pessoas não devem ser punidas por mentirem nem por dizerem coisas muito estúpidas, independente da fazerem isso por ma fé ou por simples ignorância.
CorretÃssimo Paulo Cesar. Em uma democracia todos devem têr direito de demonstrar contra o que quiser - desde que tal demonstraçao nao desreipete a ordem pública. Por ex..na Alemanha, paÃs que por sua história, obrigatoriamente apoia Israel, há muitas demonstraçoes com milhares de pessoas, tanto pró como contra Israel. A polÃcia só observa para nao fazerem arruaça. O Brasil viveu 24 anos de ditadura e nao deveria querê-la de novo.
Parabéns USP, o Brasil multirracial não tem lugar para a intolerância racial e apoio a atos terroristas. Se julgados culpados deve ser expulsos como exemplo.
Vou tentar pegar uma carona no teu comentário; quem sabe a Folha deixa passar. Na Alemanha está havendo demonstraçoes tanto pró quanto contra Israel e a mesma coisa com referência a Palestina, quer dizer, o Hamas. E cada um diz o que quer.
Paulo, o que está claro é que você também nao é jurista; nem eu. Mas vivo em um paÃs, no qual o pessoal só nao demonstra contra o tempo; talverz por saber que contra Sao Pedro nao treria chance. Se pode eu nao sei, mas há comentários racistas em demonstraçoes, sim - é a opiniao de cada um! E como a democracia permite liberdade de expresssao! Só quando as partes contrárias se apegam, aà a polÃcia entra em açao.
Enaide, liberbade de expressão, não abrange comentários ras cistas que eu saiba. Se os comentários dos alunos foram antis semitas, é poque que foram ras cistas, isso além de expulsão pode ser enquadrado como cri me rac ial. Porém, como falei, devemos aguardar o jultamento.
PS.: Como a Folha barrou om meu outro comentário, vai aqui mais umaobservaçao: Numa democracia cada um tem o direito de demonstrar contra o que quiser. Você quer uma ditadura de novo no Brasil?
Desde quando demonstrar é ato terrorista? Você quer de volta uma ditadura no Brasil?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > USP move processo pela expulsão de cinco alunos acusados de antissemitismo Voltar
Comente este texto