Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Mediante o impasse diplomático envolvendo um país problemático, como a vizinha Venezuela, devido ao seu autoritarismo ditatorial e por possuir a maior reserva de petróleo do mundo, recentemente cortou relações com cinco países da America Latina, EUA e União Europeia, além de ter sua eleição contestada pela ONU, com troca de acusações de âmbito pessoal com o pres L U L A O f i c i a l, não existe mais clima para o Brasil voltar atrás, até por uma questão de soberania nacional!!!

    Responda
  2. Maxmilliano de Oliveira Reis

    Fica claro para mim que a folha tem uma agenda política anti-BRICS e anti-Lula. Nessa matéria, comparar Lula e o PT à figuras tão diferentes do Lula e do PT, como o Putin e demais líderes dos países membro, que mantém regimes políticos diferentes da falsa “democracia” do ocidente é uma falta de carácter imensurável.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    Pelas declarações do Putin acerca da Venezuela do Maduro, certamente que haverá pressão para que o Lula 3 entre em consenso no BRICS, retirando o veto contra a Venezuela, considerando que a Rússia, a China e a Índia são sistemas quase todos ditatoriais, tanto é que o Putin declarou que a eleição do Maduro foi legítima. A decisão não é apenas do Lula 3 ou do Amorim, ou mesmo do chanceler Vieira, mas da Nação Brasileira!!! Mediante o impasse diplomático envolvendo um país problemático... CONT.

    Responda
  4. jose prado

    O que aconteceria a China, índia, Brasil, etc se Trump fechar ou mesmo dificultar o comercio desses paises com os EUA?

    Responda
  5. Nasemar Hipólito

    Parece que a pancada que Lula levou na cabeça serviu pra consertar alguma coisa dentro dela! Maduro deve estar preocupado com o parafuso reapertado...

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      Não podemos deixar de fora dos BRICS o país com as maiores reservas de petróleo do mundo! É exatamente para por as mãos nesse petróleo que boicotam maduro. Pela mesma razão do tamanho das reservas petrolíferas venezuelanas é que precisamos da Venezuela nos BRICS. Zelensky usurpou o poder e continua sendo considerado Presidente. Macron, idem. Natanyahu matando Palestinos a torto e a direito! E é justo o Maduro que vamos boicotar?

  6. Marcus Guedes

    Não é só Wall Street que anda preocupada com o crescimento, pós pandemia, da dívida pública americana. Dos cinco maiores credores dessa dívida, quatro estão no Brics. Por isso pensar em uma alternativas ao dólar, nas transações comerciais, é importante. Tio Sam faz pose, mas é perdulário.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcus Guedes, dívida de trilhões de dólares.

    2. Hernandez Piras

      Você já prestou atenção na evolução da dívida pública chinesa, especialmente das províncias, nos últimos anos? Por outro lado, qual é o principal mercado das exportações chinesas? Foi o consumismo americano que sustentou boa parte do crescimento industrial da China. Há entre as duas economias uma sinergia bem mais importante do que o antiamericanismo.