Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wadson Alonso

    Impossível entender o último parágrafo.

    Responda
  2. vitor da Silva

    O mercado desacredita, desmerece e até esculhamba a política fiscal do governo, só pra aumentar a percepção do risco de calote e justificar os aumentos da Selic. Então, de verdade, o que o mercado quer mesmo, além ganhar muito dinheiro, é quebrar o Brasil. E, claro, colocar a culpa no governo.

    Responda
  3. FRANCISCO TEIXEIRA

    "Juros supostamente exigidos para o financiamento do déficit primário, mas cujo resultado é o aumento do déficit nominal e a redução do crescimento da economia. A alta dos juros aumenta a dívida e reduz o investimento, o que, associado à elevação da carga tributária, asfixia a economia e reduz o crescimento. Não há receita mais eficaz para uma trajetória explosiva da relação dívida/PIB, hoje eleita como o principal indicador de risco da economia". (André Lara Resende)

    Responda
  4. José Cardoso

    Pelo jeito acabou o espaço para explicar o que é a "tese do século". Pelo que pesquisei, a alíquota do Pis-Cofins passou a ser calculada sobre o preço sem o Icms. Se as empresas voltarem a pagar a alíquota sobre o preço cheio, a receita federal terá um grande aumento.

    Responda
  5. Berenice Gaspar de Gouveia

    O tal mercado acredita mesmo é em juros estorcivos. Quanto do déficit seria abatido com 2 pontos a menos na taxa?? Mas é mais fácil arrochar saúde, educação e previdência. Como a mídia adora essa covardia!

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Talvez porque us mercadus sempre acertaram nas suas previsões, especialmente nos últimos dois anos, não é? A Faria Lima que o diga!

    Responda
  7. Fernando Alves

    O mercado tinha certeza que haveria uma recessão no ano passado. Como ela não veio, ficam tentando torpedear o país com "expectativas funestas". Quem não lembra das previsões que seria impossível reduzir a inflação sem aumentar o desemprego?

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    Essa é a política como tem sido, e como parece querer continuar a ser: uma dança silenciosa entre a promessa de alívio tributário e a suspeita de intenções obscuras por trás de cada proposta. Para muitos, o apelo das desonerações não reside apenas no potencial benefício econômico, mas na promessa de algo mais sinistro: brechas, lacunas, desvios. E assim, enquanto a economia busca uma racionalidade fiscal, a política é movida por outra lógica, menos transparente, mas profundamente enraizada.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Deve ser por causa do congresso, tido como o "pior congresso de todos os tempos" que insiste em gastar bilhoes em emendas sem conexão com o plano de investimento do governo e além de tudo sem rastreabilidade e secreto.

    Responda
  10. roberto foz filho

    A pergunta é como sobreviver ao pior e mais irresponsável parlamento de todos os tempos . Chegamos a este ponto devido ao desgoverno anterior. Portanto temos muito trabalho a fazer ao invés ouvir as lamúrias de um mercado mimado.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Olha só, e eu aqui jurando que os responsáveis por colocar os parlamentares lá foram os mesmos que elegeram Lula 3...

  11. vitor da Silva

    O mercado chega para o governo e diz: "Leu esse artigo? Pois é , não dá pra acreditar em você, nem confiar. Então você vai ter que pagar mais juros pra mim, tá ok?"

    Responda
    1. vitor da Silva

      O mercado, com a ajuda de seus economistas e da grande imprensa, tenta nos convencer que o governo é mentiroso, incompetente e irresponsável. E exige que a Selic aumente mais, pra "compensar. o risco" - e pros "investidores" faturarem mais, claro. Daí então, a economia esfria, o déficit , a dívida e o desemprego aumentam e a recessão vai se aproximando... Mas talvez isso mude um pouco daqui a 2 meses e uns dias.

  12. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Rafael Moraes

    Precisa baixar os juros. Sufocam nossa indústria, empregos e a população.

    Responda
  14. Marcelo Magalhães

    A resposta do autor está longe, muito longe da verdade. O mercado é uma abstração especulativa, que vive da fofoca e da mentira, explorando vulnerabilidades.Assim, o mercado mente, desqualifica o governo e dá golpe como fez com a presidente Dilma. E não é só no Brasil, quem quiser se inteirar sobre o assunto, assista ao documentário inside job, na Netflix. É sobre a crise dos subprime em 2008.

    Responda
  15. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Ninguém acredita nesse desgoverno .. hediondos

    Responda
  16. Raymundo Itareru

    porque são sanguessugas, e querem o sangue dos trabalhadores

    Responda
    1. Rafael Moraes

      O tal mercado financeiro ja faz isso.