Demétrio Magnoli > Brics sem maquiagem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A China realmente utiliza o Brics para fortalecer seu projeto de influência global, enquanto paÃses como Brasil, Ãndia e Ãfrica do Sul o veem como forma de diversificação. O Brasil poderia buscar mais protagonismo dentro do Brics para garantir que seus interesses sejam melhor representados, sem precisar abandonar o bloco.
O Brics cresceu, mas a expansão diluiu seu propósito inicial. O Brasil, que poderia liderar uma diplomacia relevante, agora enfrenta um bloco fragmentado, marcado por interesses antiocidentais que pouco o favorecem. A ausência de objetivos comuns e a falta de consenso minam o bloco. Como resultado, nosso paÃs perde força enquanto regimes autocráticos prosperam em um ambiente que ignora direitos e liberdades.
Uma salva de palmas ao final das férias do Demétrio!
Criar meios para barrar prepotência do dono do mundo. O dono do banco do mundo e podermos negociar com a moeda local, isso que os paÃses desejam. Diminuir áreas de conflitos, como podemos perceber nesta reunião. O mundo não pode depender de uma nação que tem sua força na criação de áreas de conflitos, de guerras e de misérias. Que se acham no direito de inerferir e imedir o crescimento de outras nações. Mas como vira-latas alguns se contentam com que cai da mesa. lambem botas e o chão.
Cada vez que revejo percebo os inúmeros equÃvocos do jornalista. O Brics não atender aos interesses do Brasil não foi demonstrado. O Brasil ter vetado a Russia e Nicaragua por razões “internas” é uma invenção, absolutamente inverÃdica. A Venezuela criou inúmeros problemas comerciais, polÃticos e fronteiriços com o Brasil nos últimos 15 anos e um enorme volume de refugiados tivemos que abrigar de uma briga que não é nossa. A Nicaragua expulsou o embaixador brasileiro, só falta declarar guerra ..
A China vê no Brics uma oportunidade para promover a iniciativa Cinturão e Rota, integrando os paÃses membros à s suas rotas comerciais e redes de influência, de forma sutil, porém contundente. A China é a potência econômica do grupo e frequentemente busca direcionar suas polÃticas para alinhar o Brics a seus próprios objetivos estratégicos. Para os outros membros, especialmente Brasil, Ãndia e Ãfrica do Sul, a adesão ao Brics é estratégia de diversificação diplomática e econômica.
Mário Sérgio, uma coisa não tem nada a ver com outra e não foi esse o total. Suas viagens são de turismo, levando mais de 100 pessoas, incluindo todo o staffda esbanja.
Dalmo, eu sei disso, mas o fato é que este ser está trucidando este paÃs. Fora as vergonhas que passamos por ele apoiar ditadores e terroristas, além de gastar o nosso dinheiro como se fosse capim.
Mário Sérgio, está confundindo tudo como todo bom petista faz. Ele viajou com 100 pessoas, recentemente para NY, não tem nada a ver com repatriamento.
Lamento que alguns aqui não tenham conhecimento de geopolÃtica e de relações internacionais . O fato da ex-Presidente Dilma ser reconduzida na Presidência do Brics , nada tem a ver com competência nem de trabalho bem feito , ao contrário é preocupante para o Brasil, pois mostra que estamos atendendo os interesse da China , Russia e India . A própria proposta de aumento radical de membros não é brasileira, posição é rotativa e limitada pelo Conselho dos PaÃses .
Discutir nestes comentários, dominados pela militância petista, é como fazer o mesmo em um grupo de Whatsapp bolsonarista. É discutir com aqueles que repetem mentiras até que as mesmas sejam aceitas como opiniões razoáveis.
Na falta de argumentos diante fatos, que embromação, Andre?!
Disse Goebbels
Ele é fraco mesmo. Simplista demais.
Errado novamente, incrÃvel o nÃvel de miopia do Demetrio.
José Bueno, não consigo imaginar como vocês apoiam um cara que fez mensalão, petrolão, quase arrozão, que leva mais de 100 pessoas para NY sem necessidade, gastou só em 2024 quase um bi com viagens, ministérios desnecessários e corr-upção cada vez mais, que apoia ditad,ores e terrori-stas. Não dá pra enten-der
O Brasil não é só Lula nem PT. O Brics é a possibilidade de uma melhor inserção em uma nova ordem econômica Mundial. Melhor do que ficar discutindo Mercosul com Milei , Morales e Maduro..polÃtica internacional é muito mais do que visitar o Trump em sua casa na Florida ou ser batizado em Israel no Rio Jordão por algum politico pastor.. acorda
O artigo não apoia Luiz Idoso, ele simplesmente não focaliza nesse esbanjamento
Repatriou seis mil brasileiros de Beirute. Se liga
Para os discÃpulos do InelegÃvel é só falar para o pessoal do Agro boicotar a China.
O PIB/capita destes "gigantes" econômicos é deplorável. Cedo ou tarde as respectivas populações vão se manifestar querendo melhorias no padrão de vida. Aà começarão as encrencas internas.
Claudio. Tente ser mais explÃcito para eu poder responder.
Maria. Como sói acontecer, vc entendeu o que quis. Queira vc ou não o PIB/capita destes paÃses é bem baixo. Perto do nÃvel brasileiro. O PIB total é outro assunto. Há muito, Pindorama se gaba de ser a oitava economia do mundo sempre omitindo o PIB/capita. Assim se engana o povo.
Avisa os EUA para parar de se preocupar com o PIB da China, Ãndia e Rússia. Quem sabe eles te escutam sobre essas "insignificâncias".
Fala para o agro brasileiro boicotar esperto.
Padilha. Isto pode valer excepcionalmente para produtores (ditaduras) de petróleo. Em paÃses democráticos ocidentais dificilmente. Fato é, que cedo ou tarde, o assunto se manifesta. Por isso estes "gigantes" são ditaduras. O Brasil vai estar em péssima companhia.
PIB per capita é outra enganação se não comparado com a distribuição de riqueza. Pode-ter um PIB per capita alto é uma grande massa de miseráveis. Não consta que a China esteja nesse bloco e nem mesmo a Rússia. O Brasil sim é dono de uma brutal desigualdade que o PIB per capita não capta.
Malandros: putingenocida e teocracia iraniana. E os manés: Brasil. Quem é mané nunca será malandro,diz o samba com muita propriedade.
O Colunista confunde politica externa com ação entre amigos e apaniguados . O que ele descreve como negativo, o Brasil “ estranho no ninho “ é a oportunidade que o Basil, de influir , desde que tenha posições claras e uma agenda objetiva de interesse que conjugue com de outros PaÃses. Perdemos expressão no cenário Mundial e Latino americano, pela crise advinda das apurações do Lava-jato , que de forma retrospectiva e geopolÃtica só fez enfraquecer a liderança brasileira no cenário mundial .
Eles gostam do Brasil como colônia de exploração e arriado para os Eua e Europa Ocidental. Lembra para que bandeira os polÃticos deles batem continência? Uma vez por ano em Orlando e umas festas de Halloween e vendem o Brasil inteiro. Patriotas. Só que não.
É realmente impressionante a extensão da imb ecilida de nos comentários. Salvo uma ou outra exceção, parece que são todos acé falo s. É incrÃvel que sejam em tamanha quantidade! Parabéns, Demétrio! Dedo na ferida.
Perfeito Paes, falou tudo!
Concordo com você a qualidade dos comentários anda meio baixa ,o seu comentário, (se é que zurrar pode ser chamado de comentário) é um um exemplo claro , tão pedante,tão rasteiro, tão babão,que dá pena.
Lamento a sua visão enviesada e sem dados concretos. A China , India e Russia representam uma grande parte do PIB Mundial. Os dois primeiros com crescimento expressivo. O Brasil como fundador do brics tem que permanecer lá, lutando por seus interesses geopolÃticos e comerciais, se os Governos atuais não tem essa competência deveriam ter.
Lula achou que o BRICS seria uma espécie de Sindicato dos Paises Sem Dolar em luta contra o imperialismo ocidental. E que, num delÃrio comum em uma encefalopatia alcoólica, o próprio Lula viria a ser o melhor lÃder sindical dessa marmota. Lá ele buscaria inclusive impor uma contribuição sindical obrigatória para ser distribuÃda com os dirigentes. Conseguiu até colocar uma presidente que, mesmo tendo levado à falência uma loja de produtos de 1 real, nesse Sindicato poderia dobrar a meta.
Os brasileiros da Flórida piram. Gente cafona. Celso Amorim foi certeiro: mentes colonizadas!!
O brasil brinca de fazer polÃtica externa de forma infantil e ingênua , sendo massa de manobra do poder de Rússia e a China . Não fazemos jus a nossa inteligência estratégica presente na Chancelaria e navegamos ao sabor dos ventos dos polÃticos de plantão instalados no Governo . Uma pena !!!
Minha pátria, sr Hirschle, não é o brasil. É o Brasil.
O Brasil tem posições independentes. E ganha muito ficando dos dois lados.
O lugar do Brasil nos BRICS é o lugar de um paÃs que entendeu que seu lugar não é ao lado dos Estados Unidos (e de Israel). Nossos interesses passam pelo fim da hegemonia comercial e polÃtica americana, assim como os interesses de vários outros paÃses do bloco. Há de se notar o consenso nos BRICS em repudiar a invasão colonial israelense. Para quem quer ver, as confluências são claras. Não à toa Ãndia e China escolheram estar juntos no bloco; ambas, diferente de Demetrio, entendem seus lugares.
Isso posto, Go Brics!! Vai Brasil!!!
O Brasil tem de parar com mimimis e fazer alianças com os paÃses ocidentais, berço das democracias e compatÃveis com nossa cultura e costumes! O Presidente Lula tem que entender que o povo brasileiro lutou e optou por democracia e não por ditaduras! OrasilNervoso!
Só tem que combinar com eles que comprem tudo o que produzimos . Querer negar a relevância da China , India é não se atualizar minimamente com o que de fato está acontecendo.. tem também a Turquia e as afluentes repúblicas do Cáucaso e os Emirados Ãrabes .. esse Ocidente tradicional já não dá as cartas ., em breve será a Africa e nos totalmente de fora .. o brics é uma grande oportunidade de inserção Mundial
Quanto você se refere aos regimes polÃticos, você sai papagueando repetidamente frases feitas. Fazendo de conta que não sabe que regimes polÃticos ditatoriais têm tantos paÃses que fazem parte do bloco de apoio aos interesses estadunidenses.
Que bobagem, Orail. Os paÃses estão pensando só na defesa de seus interesses econômicos nacionais. Felizmente os brasileiros agora têm governo, e que tem estes nossos interesses como prioridade na diplomacia. O Predidente Lula fala com todos os lÃderes mundiais, na defesa de nossos interesses.
Continua fazendo isso. Tem comércio até com Is ra el, cujo governo o nosso critica.
Alma penada do jornalismo brasileiro.
Bloco antiocidental porque não se curva às birras dos Estados Unidos e da Europa Ocidental? O Ocidente é muito maior do que isso. Go BRICS!!
Ia comentar, mas como faço na Globonews quando ele entra, mudo de canal .
Faço a mesma coisa, Globo News perde muita credibilidade com comentaristas como esse.
Boa!!
Parafraseando Felipe, "Demétrio, por que não te calas"?
Ele está preocupado com as férias em Orlando!!
Marcelo você poderia fazer a pergunta de Felipe, se olhando no espelho: " Marcelo, porque não te calas"? OrasilPerspicaz!
Sem entrar no mérito, o Guga Chacra dá de dez a zero no Demétrio quanto a polÃtica internacional. Ainda não entendi o objetivo deste missivista que faz tantos contorcionismos para criticar polÃticas do governo atual. Continue procurando pelo em ovo, quem sabe uma hora acha.
A realidade paralela dessa "alma" mata qualquer leitor, diga-se de passagem, os conflitos com seus companheiros da Globo News
O nobre articulista sabe o significado da palavra "pragmatismo'?
Caro Ivan, com quem dialoguei na minha mensagem.
Você se engana em relação à competência de nossa diplomacia. Um exemplo bastante recente foi o conflito que tivemos com a Rússia no Brics em relação à Venezuela. A diplomacia sob o Presidente Lula fala com todo mundo, priorizando a defesa dos interesses do Brasil.
*rota
Brasil nem entrou na roda da seda e tem se posicionado com independência em todos os assuntos. As mentes colonizadas é que só acertam sair uma potência para entrar outra.
Samuel, numa boa, o Demétrio está coberto de razão. Penso que é ridÃculo o alinhamento automático com os EUA que o andar de cima brasileiro adotou desde o término da 2a guerra. Não precisa ser de esquerda para tal, pois o Geisel também achava. Entretanto, não quero que viremos massa de manobra da China e da Rússia. Temos de ter relações profÃcuas com ambos, mas alinhamento automático, não. Os problemas históricos da China com a Rússia e com a Ãndia não nos interessam. Cag... para eles.
A comissão de constituição e justiça da câmara está querendo transformar o Congresso em casa revisora do STF, procure entender sobre esse assunto Demetrio e faça uma coluna....tenha criatividade!
Esperem a próxima coluna do Demetrio, já deve estar quase fechando a encomenda, deve ser contra algum assunto que envolva a esquerda....rÃdiculo esse cara
BRICS Bloco das Repúblicas Iliberais Censuradoras e Socialistas .
Se informe só um pouquinho mais, Leonardo.. Vocês não percebe a bobagem que é chamar Rússia, Ãndia, Africa do Sul, o Brasil e até a China moderna de paÃses socialistas ?! Conte outra, vá!
Sem criticar a ex-Presidente Dilma , mas poderÃamos ter aproveitado melhor a Presidência do Brics , estamos sem brilho e competência e renovação nos altos cargos da polÃtica externa, onde o Celso Amorim pontifica há décadas.
Por isso foi paparicada por Putin e Xi e reconduzida a um novo mandato no Banco dos Brics? Quem aqui acha que a China joga dinheiro fora? Está fazendo uma excelente gestão senão já tinha sido enviada de volta para casa.
Dilma jogou o Brasil na maior recessão de todos os tempos, agora chegou Brics , ele vai pôr a pá de cal nos Brics. Essa mulher um atraso de vida .
"sem criticar"?. Claro que é uma crÃtica. Aliás, uma crÃtica negativa infundada. Dilma recebeu prêmio por sua gestão e foi reconduzida para mais um mandato!
Não conheço o trabalho da Dilma no banco dos BRICS para emitir uma opinião, mas prêmio do Xi Jinping não é atestado de competência. Mesmo que o trabalho dela fosse ruim o prêmio ainda seria concedido, desde que ele atendesse aos interesses estratégicos da China. "Não importa a cor do gato, desde que ele cace o roedor".( Deng Xiao Ping)
De onde você tirou isto? O trabalho de Dilma é serÃssimo e muito respeitado por todo o bloco. Acaba de receber o prêmio de Xi Jin Ping. E não vale fazer afirmações genéricas contra XI, afinal a economia e tecnologia chinesa estão batendo um bolão. Como sempre não há argumentos ou documentos apenas afirmações, ou crenças.
Os EUA deram um tiro no pé ao meter a mão nas reservas monetárias da Rússia e excluir o paÃs do sistema internacional de pagamentos. Deveriam ter se restringido ao apoio com armas à Ucrânia e a sanções ao comércio. Agora todos, inclusive o Brasil, sabem que podem ter suas reservas confiscadas a depender dos humores do presidente da vez dos EUA. Mas é verdade que China e Rússia são ainda menos confiáveis.
China nunca fez nada nem parecido. Só um paÃs louco deixa as reservas aos humores da sanha bélica do Tio Sam. Torcendo pela nova moeda, que pode demorar, mas um dia sai.
Esse discurso ideológico que não favorece os negócios brasileiros e ativa a sÃndrome vira lata pra ficar submisso a Eua e europa. Força aos brics sempre.
Maria CecÃlia esquece o apoio dos Eua à s ditaduras da Arábia Saudita, Turquia e Hungria.
O Maria Cecilia, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Para isso já existe outras esferas, por ex. a ONU (que diga-se de passagem está falhando muito).
Não sei por que sua preocupação com negócios brasileiros. Negociantes não são tudo. Importante também é a discussão dos direitos humanos e da democracia, longe do que o BRIcs pretende. Aliás, a única pretensão de fato dar palco a ditaduras.
Ô João Tu não entendeu ainda. O veto à Venezuela foi apenas o Brasil cumprindo ordens do imperio. Infelizmente
Uau! Se explique melhor, Marcos. Você quer dizer agora que o Brasil está no Brics para cumprir ordens do Império estadunidense?! governo do Presidente Lula tem como prioridade internacional a defesa de nossos interesses. Uma responsabilidade e postura do tamanho da potência que somos.
Se perguntar ao Magnoli se ele aceita um copo d'água, ele vai fazer um circulóguio para acusar e dizer que a água não é boa por causa de Lula.
O único paÃs que pode se dar ao luxo de negociar só com ditaduras de direita é os EUA, o Brasil quem sabe,daqui uns mil anos.
Brics significa um grupo de paÃses geopoliticamente insignificantes que apenas servem como massa de manobra e propaganda ideológica da China. São paÃses que , em sua maioria, possuem total desprezo por direitos humanos, com um povo sem liberdade e manipulado pelos seus governantes totalitários.
Só o PIB de China e Ãndia juntas desbanca sua vira-latice com os EUA. China e Ãndia são geopoliticamente insignificantes kkkkk. Ma rapaizzzz!!!
O único paÃs que pode se dar ao luxo de negociar só com ditaduras de direita é os EUA, o Brasil, quem sabe daqui uns mil anos.
Magnoli usa de mentiras em seus comentários, como os bolsonaristas, mistura meias verdades e mentiras e vai em frente. Em comentário à Globo News disse que a Enel era a responsável em São Paulo pela poda de árvores, mentira, por lei municipal, a responsabilidade é da prefeitura.
Magnoli é uma caneta de aluguel, e no caso ele estava apenas querendo proteger o prefeito Nunes em sua campanha. Neste caso ele ficou até meio contido, pois queria dizer que o responsável era o Lula.
José Carlos, apareça quando tiver argumentos, enquanto isso, leve a famÃlia para um piquenique. O dia aqui está lindo.
Para o governo de plantão é mais uma oportunidade de sentar à mesa de negociações com regimes companheiros da AL e dar a eles alguma relevância internacional a exemplo de BolÃvia, Cuba e Venezuela. Quanto à esse último é preciso entender melhor o referido veto já que o Planalto reconhece o regime Maduro como uma democracia e o partido do presidente reconheceu legÃtima as eleições fraudulentas naquele paÃs.
O presidente não reconheceu a Venezuela como democracia desta vez. O governo é uma coisa, o partido é outra. Nessas eleições houve fraude e isso foi reconhecido e informado várias vezes.
Estranho no ninho é quem não mora aqui e não vê a diferença do antes e do depois. Vote ai no seu querido.
OCDE serve? Quê peso teria BR na OCDE?
O colunista faz uma equivocada analise , esquecendo o reequilÃbrio de forças e a enorme diminuição de expressão econômica do Ocidente . O vertiginoso crescimento econômico da China e India levam naturalmente a uma nova ordem econômica, com a Russia buscando espaços, a Turquia e os Emirados Ãrabes , alem das ricas Repúblicas do Cáucaso, é a nova realidade em busca de equilÃbrio. O Brics vai refletir isso , com uma natural queda de braço entre China e India , Brasil sem rumo claro.
As posições reacionárias de Demétrio Magnoli servem ao PaÃs?
Pedro Tadeu, se você tiver um pouco de discernimento pesquise sobre acidentes de batidas nas cabeça com corte. Tem que enfaixar, seja frontal, lateral, superior ou por trás - como ele alega. Sem enfaixar não existe possibilidade. É fake, como também foi a pane que ele usou para trocar de avião. Essa pane nunca foi explicada nem investigada. O cara que gasta quase um bilhão em viagens levando 100 pessoas a bordo para NY não merece respeito.
Kkkkkk. A cegueira desse chega a ser engraçada. Conhecido pobre coitado possuÃdo que escreve para o bozó, e de graça. Viu, entre em contato com o pavão de condomÃnio vereador do Rio. Ele paga pelos serviços que vc está fazendo de graça. Kkkkkkk. Que caricatura!
Demétrio, mais uma vez, matando a pau! Excelente crÃtica! E a quantidade de esquerdossauros incomodados abaixo comprova a relevância do colunista.
O cara está tentando é matar a pau a inteligência dos leitores. Se diz filósofo, e não se dá conta do nÃvel de seu bate boca de porta de botequim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Brics sem maquiagem Voltar
Comente este texto