Marcia Castro > A saúde pública está de luto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não o conhecia. Nunca ouvi falar. Pessoas assim, com inteligência, simplicidade e vontade ferrenha de ajudar o povo, realmente permanecem no ostracismo! Já os mentirosos, inúteis, ladrões e sem vergonhas, estão sempre à mostra!! Muito obrigado por mostrar a todos nós uma pessoa plena, sábia, humilde e com aguerrido espÃrito humanitário!!
Um grande médico, professor, pesquisador se foi. Honra e gratidão à sua memória, hoje e sempre!
As pessoas boas deveriam ser eternas.
Um texto que me emocionou. Que belo reconhecimento de um amigo e professor. De hoje em diante, quando eu der soro para a minha bebê com diarreia, vou me lembrar de Richard Cash e David Nalin.
Sempre que posso levo artigos da Márcia para meus alunos na escola municipal, realizo atividade de leitura instrumental: misturo inglês e português e aos poucos vou treinando a galerinha para interpretação de textos. Penso que solidificam estruturas nos dois idiomas. obrigada, cara Márcia, quem perde um amigo, já perde muito.
Texto emocionante sobre um herói da ciência, escrito por uma grande cientista brasileira.
Ainda morrem quatrocentas e quarenta e quatro mil pessoas por diarreia. Ainda são quatrocentas e quarenta e quatro mil vozes, histórias, angústias, alegrias e, talvez, sonhos. Um número que parece exato, mas que se esconde por trás de uma máscara de incerteza. São números secos, frios, como os dados de um censo, que mal arranham a superfÃcie da complexidade humana. E, ainda assim, é um número que nos coloca diante de um abismo de perguntas e reflexões. Quem são essas almas?
Desconhecia a paternidade da TRO / sais p Reidratação Oral ,mas como médico atuante no Ne e no Alto Solimões , constatei a diminuição da mortalidade infantil e confirmei sua importância vital ! Parabéns à colunista ! Vivas ao imortal Ricardo Cash !
De facto, em meio a tantos genocidas que a História não esqueceu, eis que surge um Médico-Cientista-Pesquisador para salvar vidas ! Que brilhe nos Céus Espirituais, como brilhou no Mundo Material !
Pouco se falou a respeito desse grande médico, salvador de milhares de vidas. No entanto, no Brasil, gasta-se sem medida tinta e palavras para colocar em evidência, sujeitos indiretamente causadores de milhares de mortes, praticantes impunes de charlatanismo.
Exato. Pouco se falou a respeito desse grande médico e pesquisador, certamente porque sua descoberta e prevenção a diarreia, d soro caseiro, não contribuiu com mais-lucro das indústrias farmaceuticas. Também não lucrou os médicos que fazem "parceria" com tais indústrias. Eu não sabia destes dois nomes. Portanto, agradeço a ambos e a Marcia Castro por informar e esclarecer.
Será que hoje em dia a indústria farmacêutica permitiria a divulgação de medida tão simples e eficaz? Projetos de pesquisa, que não prevêem alto retorno financeiro, não são aceitos e nem subsidiados.
Uma excelente pergunta...!
Associo a redução drástica da mortalidade infantil a três medidas adotadas a partir do último quartel do século 20, de forma massiva: vacinação, soro caseiro e saneamento básico. Sempre associei o soro caseiro à Pastoral da Criança/CNBB, à Zilda Arns, desconhecia essa criação por médicos norte-americanos, há mais de cinquenta anos, a partir do contato com população do então denominado Terceiro Mundo. Gosto dessa ideia de solução simples e de baixo custo. Meus sentimentos.
Parabéns, Professora, pelo texto! Bela homenagem... E minhas condolências.
Eram norteamericanos. Ninguém vai cair de pau ? Imperialistas, o raio, e o demônio ? Professor em Harvard, impondo a ciência e a cultura ocidentais ?
Os do texto da professora salvaram vidas; outros aprontaram em Hiroshima e Nagazake ! Assim caminha a Humanidade !
Quando for conveniente o farão.
Ôôô, dona Márcia, sinto muitÃssimo a ciência ter perdido um sujeito dessa estatura. E a senhora, ter perdido um amigo com célebro e miocárdio desse tamanho. O que consola é que gente assim deixa muitos órfãos de seus afetos, dá para ter consolo recÃproco. Que pena, que pena...
Faltou reconhecimento maior, até mesmo o Nobel. Como a Dra Zilda Arns com a Pastoral da Criança, indicada para o Nobel, mas preterida por Dyana Spencer, que fazia campanha contra minas terrestres. O Nobel dos dias atuais tem critérios polÃticos para escolhas.
Tem gente que é um pecado morrer.
Todos os dias, milhões de médicos vão aos seus consultórios atender milhões de pessoas. Exercendo a clÃnica médica, eles escutam com cuidado e atenção a cada paciente e adaptam a cada um, os tratamentos de acordo com os valores, as demandas e as possibilidades. Esse é um feito gigante que se repete todos os dias e naturalmente responde pelo acolhimento e cuidados que mudam a vida das pessoas. Que a homenagem ao médico falecido, seja o reconhecimento dos milhões de médicos mundo afora.
Exato Paulo, o SUS vem sendo tomado sistematicamente pela iniciativa privada e consequentemente as mensurações industriais passam a fazer parte do gerenciamento e a padronização do atendimento prescrita pelas empresas. A clÃnica Médica naturalmente é prejudicada em função do lucro. A pressão é muito forte, a saúde tem o segundo maior lobby no congresso, perdendo apenas para o setor de energia. Grandes empresas como o Einstein, megaespeculadores como Arminio Fraga já atuam sobre a verba do SUS.
Marcelo, ultimamente tenho ficado decepcionado com os novos profissionais dessa área pois além de não escutarem mais nós pacientes, nem sequer nos examinam. Mandam logo fazer uma penca de exames.
Enquanto indivÃduos como Richard Cash, Alexander Fleming e Albert Sabin salvaram a vida de centenas de milhões de pessoas, as massas ficam idolatrando esportistas, artistas, polÃticos e influencers ...
Pior... Muito pior, SÃlvio...!
Receita do soro caseiro - 1 copo (200 ml) de água limpa (filtrada ou fervida e resfriada) - 1 colher-medida pequena de sal (ou 1/2 colher de chá) - 2 colheres-medida grandes de açúcar (ou 2 colheres de chá) Mexa bem até que o sal e o açúcar estejam totalmente dissolvidos. Ofereça a solução em pequenas colheradas ao longo do dia. Armazene em um recipiente limpo e descarte a solução após 24 horas, pois a validade é curta.
Agradecemos a divulgação da receita q salva vidas.
Pessoas assim deveriam ter um dia dedicado a elas mundialmente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcia Castro > A saúde pública está de luto Voltar
Comente este texto