Adriana Fernandes > Por que faz sentido tributar os dividendos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho mais correto o imposto mÃnimo para milionários. A ideia por trás do imposto dos dividendos é exatamente taxar mais essa classe. Então que se faça isso diretamente. Num paÃs em que o tesouro remunera a 6% real sem riscos, e cobrando apenas 15% de imposto exclusivamente na fonte, a isenção dos dividendos é pelo menos um incentivo para investimentos de risco nas empresas.
Também acho que os dividendos deveriam ser tributados, mas aà a pergunta: arrecadar mais dinheiro para alimentar emendas Pix e orçamento paralelo? Para aumentar mais o salário do judiciário de das forças armadas? Definitivamente, no Brasil, este dinheiro não será utilizado para melhorar o paÃs, só a vida de alguns poucos. Muita gente não irá pagar, e alguém vai receber seu men sa lão para perdoar a dÃvida deste pessoal.
Tributar faz sentido quando o valor arrecadado é para investir em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para tirar o paÃs e o povo da pobreza. O Lula quer mais dinheiro para ele gastar cada vez mais na criação de nichos de eleitores cativo através de distribuição de migalhas.
Ufa, grato pela reflexão, cara Adriana. Cê tem sido uma voz calma e clara em muitas circunstâncias. Tangenciando um tanto o artigo, se me permite, do ponto de vista da tributação de grandes fortunas, cabe também ressaltar um contraponto à crÃtica de que "representa pouco": ao fazê-lo, e com o rigor de que é capaz o nosso fisco, o governo sinaliza com o mÃnimo, o básico, que podemos chamar de "Justiça fiscal". O esforço de melhorá-la através da tributação de dividendos é muitÃssimo relevante.
A colunista não aborda a alta litigiosidade que provavelmente haverá em torno da “distribuição disfarçada de lucros”, litigiosidade que é caracterÃstica bem brasileiraÂ…
Cada paÃs tem as suas peculiaridades e o Brasil não é diferente. Os analistas dizem que a Bolsa de Valores no Brasil sempre está barata. A razão simples é o baixo desempenho das empresas que são esfoladas com os impostos existentes. Tributar dividendos hoje só piora a situação. Muito melhor ficar na Renda Fixa . . .
Não faz nenhum sentido tributar dividendos no Brasil. O paÃs já tem uma altÃssima carga tributária e as empresas já pagam diversos impostos antes de distribuir os dividendos. E não são poucos. E não é rentismo. Esse lucro distribuÃdo é pq a empresa produz, gera empregos, renda, faz a economia crescer. Rentismo é Selic a 12% sendo o paraÃso da renda fixa. Esse projeto é populista e não pode passar. E sim, fiz o L. Mas as pessoas falam muitas besteiras a respeito do assunto.
Quando a legislacao cobrando impostos sobre dividendos vier, ja tera vindo tarde. O mundo inteiro ja cobra aliquotas entre 1S% e 4O% sobre dividendos. Brasil eh um dos poucos que abre mao dessa arrecadacao pq impacta somente multimilionarios. E essa turma tem muito dinheiro para pagar a midia para colocar a populacao contra um projeto e a beneficia. Fico feliz que a jornalista Adriana Fernandes tenha chutado o pau da barraca.
DionÃsio, muito pertinente seu comentário, subscrevo. E parabéns pela paciência em enfrentar a chusma de sonegadores e suas justificativas infames, chusma esta que vem frequentando (e baixando o nÃvel de argumentação) nesta pequena Ãgora.
39 paÃses da OCDE já fazem, temos que fazer também. Porém é preciso ir além, devemos fazer um reforma completa no sistema tributário, modernizar e equilibrar.
Em todos esses paÃses da OCDE, Lula estaria preso. Vamos começar por ai?
ESSA É A MÃE DE TODAS AS BATALHAS. A causa estrutural de nosso subdesenvolvimento, concentração de renda, fome, alta criminalidade, etc. Nosso sistema tributário é regressivo, quanto + se ganha - se paga imposto. O empregado, proporcionalmente, paga + imposto q o patrão; o contÃnuo + q o banqueiro. O PT quer reverter o sistema tributário regressivo p/ o progressivo: - imposto sobre o consumo e + imposto sobre a renda e o patrimônio. Os baronato da grande imprensa se beneficia e é um obstáculo.
A resposta a essa questão é simples. No Brasil, tributação é quase o mesmo sumir com o dinheiro. O dinheiro desaparecer, e não há retorno algum pro povo. O Estado brasileiro é um fim em si. Não tem legitimdade pra nada.
Da Câmara e do Senado.
Esse Estado do qual você falou seria administrado por mais de dois terço dele por partidos e polÃticos de direita desde quando surgiu o primeiro Congresso? Já os partidos de esquerda em algum momento da história já foram eleitos com apenas a metade mais um do Congresso?
Aqui no Brasil o que importa é tributar. Devolver serviço em troca, não. Vc tem razão.
Simplismo. Papo de sonegador de impostos. No Brasil o sistema tributário é regressivo e não progressivo, ou seja, quanto mais se ganha menos se paga imposto. Os empregados, proporcionalmente, pagam mais impostos do que o patrão; o contÃnuo de Banco paga proporcionalmente mais do que o banqueiro. Pois se tributa muito mais o consumo do que a renda e o patrimônio ao contrário do q acontece nas grandes democracias. Quem ganha 1 salário mÃnimo deixa 60% de imposto no consumo os ricos deixam muito -
Queria saber o seguinte se eu investir minhas economias numa empresa e ela quebrar o governo vai devolver meu dinheiro investido? A resposta é não, o risco é seu. então os dividendos é uma forma de remunerar o investidor pelo risco que ele corre ao emprestar/investir o dinheiro dele num negocio. Quem fala o contrario é porque não entende nada nem de contabilidade, nem de mercado financeiro.
Nenhum dos que responderam entendem nada do mercado financeiro ou da contabilidade. Parecem apenas militantes repetindo o que ouvem dos doutrinadores. DY já são tributados na fonte, portanto taxar a distribuição seria taxar duas vezes. Em nenhum paÃs do mundo isso acontece. Se for pagar os 3 mil dólares que um aà propôs o Brasil quebra em dois anos. Pois mais da metade das empresas brasileiras listadas na B3 deram prejuÃzo ao investidor no ultimo ano.
Vi muitas empresas (CNPJs) quebrarem, mas os donos (CPFs) não. Será que as moedas deles estariam lá fora? E por que só o Brasil e a Estônia são os únicos paÃses que não taxam lucros e dividendos?
Vc não entendeu a diferença entre um sistema tributário regressivo, como o nosso, no qual quanto mais se ganha menos se paga imposto; de um sistema tributário progressivo no qual quanto mais se ganha mais se paga imposto sobre a renda e o patrimônio. Essa é a questão estrutural: menos imposto sobre o consumo e mais imposto sobre a renda. No sistema regressivo o empregado paga + imposto, proporcionalmente, do q o patrão; o contÃnuo + do q o banqueiro. Somo o 2º paÃs + desigual no mundo por isso.
Nos EUA, o IRS permite que vc recupere no maximo U$ 3mil por ano, caso tenha perdas. Se perdas forem maiores que essas, o IRS poster posterga um maximo de $ 3mil por ano, para os anos seguintes. Acredito que legislacao Brasileira se vier, deva seguir modelo similar.
Tia, Obviamente você é a favor desta derrama de impostos que este governo promove. É claro, também que a Sra. ignora o fato de que acionistas correm riscos ao investir e não têm benesses sobre estes riscos. Vá se informar e volte com outra.
´´ Grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —de 16% do PIB (perÃodo do comunista João Goulart) em 1963 para 26% (perÃodo da Ditadura Militar), em 1970— quanto no de FHC — de 26% em 1995 para 32%. Paulo Guedes deixou um pico recente de 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga caiu para 32,4%``(Aqui na Folha: Ao tachar Haddad de 'Taxad', os ricos passam recibo do receio de perder mais desonerações injustas).
DionÃsio, Agora recebi o tÃtulo injusto de sonegador? Nunca fui e não sou. Impostos são justos quando retornam diretamente para os necessitados e não para pagar despesas turÃsticas do idoso e, pior, comprar aviões novos só para turistar, além de serem gastos com outras futilidades como cooptação de artistas. Encerro aqui. Estou cansado (eu trabalho, sabe o que é?).
Nilo, se vc eh, ou se associa a sonegadores, isso nao eh meu problema. Meu problema eh que dividendos tem que pagar impostos. E quanto maiores os dividendos, maior tem que ser o imposto cobrado. O mundo inteiro ja faz isso, so o Brasil que ainda nao faz por ser uma terra dominada por meia duzia de ricassos que nao paga impostos e vive de rentismo.
DionÃsio, Já entendi. Você é apoiador do L e quer a derrama. Caso encerrado para mim. Não vou perder tempo debatendo com adoradores.
Isso nao eh Derrama. Isso eh Justica! Populacao precisa ir para as ruas para fazer essa legislacao passar.
DionÃsio, Vamos parar por aqui. Duvido muito que está derrama passe no congresso. Estamos discutindo uma coisa futura e difÃcil de ocorrer. Quanto a tributação Americana, não é tão simples como você descreveu.
Nilo, taxacao sobre dividendos nos EUA so eh de zero%, caso a renda seja pequena e a pessoa seja isenta. Dependendo to "braket", taxacao sobre dividendos nas terras do Tio Sam varia entre 1S% para baixa renda, ate trinta e sete% para alta renda. Eh extremamente perigoso tentar sonegar imposto na terra do Tio Sam.
DionÃsio, Acho que a tua esposa necessita rever certos tópicos da tributação, em especial a Americana e, porque não, a de Singapura. Aqui, no Brasil, o lucro distribuÃdo já foi objeto de tributação, e como. Mas deixemos para lá. Acho pouco provável que o congresso aprove uma sandice destas, pois seria tributar o já tributado, dando margem para inúmeras disputas na justiça.
Nilo, nao sou expert em tributacao internacional, mas minha esposa eh, e ela tem me explicado muito bem como funciona. Dividendos sao tributados como renda no mundo inteiro. So no Brasil eh que dao essa colher de cha para ricassos, enquanto cobrar 8O% do orcamento federal de quem ganha ate 5 salarios minimos. Vc acha isso justo?
DionÃsio, Naturalmente você é um profundo conhecedor do processo tributário internacional. Claro que não.
José, Por este é outros textos suponho que você ou é funcionário CLT ou ainda funcionário público. Assim sendo, você ignora os incrÃveis riscos que ter uma empresa neste paÃs traz. Desta forma, fique a favor da derrama e ignore de onde vem teu salário.
Tributar dividendos eh o que se faz nos EUA, EU, Japao, China, Australia e todo pais civilizado. Nao cobrar impostos sobre dividendos eh uma jabuticaba que so existe no Brasil, paraiso fiscao do rentismo e da especulacao financeira.
Obviamente você é a favor da mentira, da manipulação e do falseamento da realidade. A taxação dos dividendos nada tem a ver com o risco, é uma tributação sobre a renda como qualquer outra. Essa é a forma correta de encarar a questão, a mesma tabela de IR para todos e ponto final.
Em primeiro lugar qual paÃs da OCDE tem a taxa de impostos equivalente a do Brasil? Em segundo lugar qual desses paÃses da OCDE tem o IDH e os serviços públicos no nÃvel do Brasil? Menos colunista militante menos bem menos....
Os paÃses da OCDE tem tributação + alta do q o Brasil e muito - sonegação de imposto do q o Brasil, é só vc pesquisar. Os serviços públicos aqui são piores justamente pela menor tributação e pelo alto grau de sonegação de impostos e isenções fiscais aos + ricos (sistema financeiro, empresariado, alta classe média e imprensa). Com mesma taxa de tributação da escandinávia, França, Inglaterra, Espanha, Itália, etc e mesmo baixo grau de sonegação terÃamos a mesma qualidade nos serviços públicos.
Bem pelo visto nenhum dos dois que responderam conhecem o nÃvel de tributação do Brasil em relação os ouro. E também estamos falando de tributar algo que já foi tributado na fonte. Isso não passa é nunca, sem compensação pra o investidor.
Brasil pode ter o ma ior imposto sobre o valor agregado (I V A) do mundo, com uma alÃquota padrão de 28%. A equipe econômica do governo federal admite que o paÃs deve liderar o ranking da O C D E, que monitora as alÃquotas do IVA.
Cara, pega mal expor a sua ignorância assim em publico! Nem vou explicar porque pois outro leitor já se encarregou de fazê-lo. Vai se informar melhor antes de proferir asneiras.
A carga tributária do Brasil é a segunda maior da América Latina, atrás apenas da Argentina. Os impostos pagos pelos brasileiros equivalem a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do paÃs. Em relação ao retorno para a população, alguns paÃses com alta carga tributária são considerados piores, como a Dinamarca e a Noruega.
Sr.Dionisio: O Brasil pode ter o maior imposto sobre o valor agregado (IVA) do mundo, com uma alÃquota padrão de 28%. A equipe econômica do governo federal admite que o paÃs deve liderar o ranking da OCDE, que monitora as alÃquotas do IVA.
Quase todos os paises da OCDE tem carga tributaria bem superior a do Brasil. Uma das poucas excessoes sao os EUA, o qual nao serve de exemplo para ninguem, haja vista rodar um defict no orcamento de mais de R$ II Trilhoes por ano. Uma das rezoes do IDH do Brasil ser baixo, deve-se a tributacao que cai 8O% sobre quem ganha ate 5 salarios minimos. Um absurdo. Alem disso, 5O% do orcamento federal nao eh investido na populacao, vai para pagar juros e rolar a divida interna impagavel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Adriana Fernandes > Por que faz sentido tributar os dividendos? Voltar
Comente este texto