Poder > Datafolha: Margem para reviravolta se estreita, e vitória de Nunes pode ter impacto nacional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O problema do eleitor brasileiro atual é que ele foi, nos últimos anos, bombardeado pela máquina de fazer a cabeça de pessoas que se informam (melhor dizendo, se desinfoermam) por redes sociais. O que temos em redes sociais são notÃcias carregadas de achismos e pontos de vista no mÃnimo duvidosos. Formar opinião seguindo a cabeça dos outros é, no mÃnimo, ter certeza da incapacidade de seu próprio discernimento. Ouvir partes, pesquisar, estudar a história dos candidatos, é louvável.
Impacto Nacional? Caro repórter, o Brasil não é mais o da época da politica do café com leite há décadas, olhe a sua volta ao invés de okhar para seu umbigo. Pobre de nós que pagamos e ainda temos de ler o que escrevem
O tÃtulo desta matéria é enganoso: resultado da eleição para prefeito em São Paulo nunca teve nem terá impacto nacional. Se assim fosse, o PSDB de Dória teria ganho todas as eleições para presidente nos nas décadas recentes. Nem a eleição de governador tem essa influência.
Marco Pereira ..kkk ..
DataFolha Kkkk ..
Estou morrendo de medo desse vice do Nunes.
Fsp se borrando de medo.
E a eleição em SP ensina um Norte, a direita está fragmentada. Cassab, que é maestro, está observando. O PT, que insiste em não aprender, pode se precipitar. Deixe as hienas se atracarem.
A escolha equivocada do Boulos como candidato da esquerda para prefeito de São Paulo apenas demonstra que o PT precisa de renovação se quiser continuar influente na politica nacional. O mesmo vale para o plano estadual e federal. O PT esta deixando de ser a cabeça para ser o rabo justamente porque não tem propostas inovadoras que despertem interesse no eleitorado. Quem serão os candidatos do partido para o governo de São Paulo e para a presidência em 2026? Esta na hora de acordar e trabalhar!
Impacto nacional. Piada. Lula se elegeu com votos maciços de Nordestinos.
E por isso os brasileiros devem gratidão eterna aos nordestinos, mais 4 anos de negacionismo, baboseiras, fake news, e principalmente discurso de ódio golpista definitivamente nos colocaria ladrira abaixo. Agora ao menos discutimos prioridades , juros, politica economica, e por ai vai, civilizadamente
Respondendo ao Marcos, ao Antônio e ao Rodrigo: eu cresci na periferia, a verdade é que a direita brasileira quer manter nossa estrutura social: se vocês moram nos Jardins, ótimo para vocês, mas se ponham no lugar da maioria dos paulistanos, que depende de transporte público e ganha salário mÃnimo. A direita tem polÃticas prejudiciais para o povo, ela que precisa mudar e ser menos elitista e mais democrática!
Seu comentário tem propriedade. O que indigna é que esses cidadãos continuam massacrados há décadas e não acordam. Temem que um candidato de esquerda seja eleito. É o admirave
Isso ê a mesma coisa que pedir para o lobo virar vegetariano!
A esquerda teve três prefeitos na cidade de São Paulo, Luiza Erundina, Marta Suplicy e Fernando Haddad, todos do PT, nenhum dos três conseguiu se reeleger ou eleger o sucessor, o paulistano está vacinado.
Eu discordo totalmente do seu comentário: os prefeitos da direita na capital paulista sempre largam o mandato, como Serra e Dória ou fazem coisas terrÃveis como Covas que retirou o passe livre dos idosos ou estão envolvidos com o crime organizado e corrupção, como Nunes. Para o bem da cidade, somos progressistas sim!
Estou de acordo com seu comentário. Não voto mais na capital mas meu coração ainda deseja o bem para a cidade. Espero que o paulistano não tenha memória curta e mantenha o PT longe do governo da cidade.
A censura permitiu Vermelhos laddröes mas não permite reflexão honesta no sentido contrário. Que Boss ta
A censura permitiu que ladrões de "direita" roubassem o paÃs durante a ditadura militar, não só roubassem como como virassem assassinos de milhares de pessoas, talvez o TarcÃsio se livre desse ranço bolsonarista e venha mais para o centro p governar p todos. O Lula já está velhinho, já contribuiu do jeito que podia, o melhor p ele é se aposentar e curtir o prestÃgio ( principalmente internacional) que conseguiu. Para pessoas de bem oposição serve para corrigir erros e rotas, não é o fim.
Censura Folha . Nada se pode dizer Â…
Boulos jamais será prefeito de São Paulo. A população está cansada de pagar a conta e ficar no prejuÃzo causado pelos vermelhos laddrões.
Muito triste ver que as pessoas da periferia votam junto com o pessoal dos Jardins, só compartilham o voto mesmo, pois a vida de ambos os grupos é completamente distinta!
Algumas pessoas aqui disseram que a esquerda tem que mudar o discurso e aceitar que as coisas mudaram: ou seja, vamos defender que para ficar rico não é necessário estudar, só empreender na internet? Vamos aceitar que o povo seja precarizado até o último e que a desigualdade aumente ainda mais? Que a Amazônia e o Pantanal sejam desmatados pelo agro? Que o lugar de pobre é sendo motoboy ou doméstica e manicure? Eu prefiro estar sozinho e ainda defender o que é o certo!
Respondendo ao Antônio e ao Rodrigo: eu respeito certos princÃpios na direita, como responsabilidade individual e liberdade econômica. Sou de esquerda sim e não é por isso que penso que quem discorda de mim é errado. Entretanto, a extrema direita brasileira vem ameaçando as liberdades individuais e as instituições , piorando a desigualdade social e o desmatamento, desacreditando a ciência e destruindo a democracia, isso é fato e não um rancor meu.
Estou com o Antonio. Não me importa se é de direita ou esquerda, quero gestores minimamente Ãntegros e bem preparados, o que não tem acontecido nos últimos governos. O bem comum deve estar acima de qualquer interesse particular, e cabe a cada um de nós cobrar os polÃticos que devem estar lá para representar o povo. Nesse aspecto, tanto Bozo como Lule demonstram não ter a mÃnima preocupação com os eleitores, a não ser os votos para ganharem o poder. Na briga pela ideologia, quem perde é o povo.
Essa polarização esquerda direita é um grande equÃvoco. É certo que Bolso e o o agro não ligam para meio ambiente, mas o Lula é a esquerda ligam de verdade? É óbvio que Marçal não é um bom exemplo pra quem quer se educar, mas alguém se arriscariam dizer que esquerda e Lula dão a mÃnima para a educação? A corrupção no Brasil tem séculos, mas alguém ainda pensa de verdade que a esquerda no poder vai reduzi-la? Parem de ser massa de manobra e vamos começar a mudar esse paÃs de verdade!
Perfeito Felipe.
Voce nao está sozinho!
Felipe, eu penso como você.
Perdendo ou ganhando, Guilherme Boulos sai gigante dessa eleição pelo preparo e dignidade apresentadas nessa campanha. Muito superior nas suas ideias e propostas, na sua trajetória pessoal e no entusiasmo em querer algo que realmente mude um pouco a situação de calamidade dessa maltratada cidade.
Vai ser eterno candidato no executivo.
A rejeição a Boulos, que tem reputação intocada e a aprovação a Nunes, com suspeita no envolvimento de ilÃcitos demonstra a decadência moral da sociedade, aquela "tradicional" que diz: esse rouba mas faz.
Sem chance para Boulos. A rejeição dele é muito alta e a vantagem do afilhadinho de bolsonaro, de acordo com as pesquisas, é muito grande. Não tem como reverter.
São Paulo, será nestas eleições, a maior prova de fraude das urnas sem recibo se no últimos minutos Boules ganhar. Não vai colar.
Que diabos essa gente come? Sério, se eu fosse governante, seria uma ditadora, porque ao encontrar um cidadão que me diga uma coisa dessas, ele tem que ser trancado em uma cela para refletir. Como pode dizer que, se Boulos ganhar, a urna foi fraudada, mas o fato de Nunes ter recebido o maior número de votos no primeiro turno na mesma urna e ter colocado ele na disputa no segundo turno, aà não houve fraude? Sério, graças a Deus vocês não me têm como governante!!
Que piada
Faltou o Boulos pedir a benção de Julio Lancelotti. Por onde anda o bondoso padre?
Cuidando dos pobres e miseráveis, em autêntica missão cristã. Tão diferente de certos pastores midiáticos...
Realmente u.a vitória do teleguiado RN é a demonstração do retrocesso
Já está mais que na hora da esquerda revisar seu discurso e entender que as coisas mudaram. Agora achar que a vida do Nunes vai ser fácil quero ver, o vice dele vai criar caso por tudo, do mesmo jeito que o patrão Bozo. Tarciso se quiser abrir as asas vai brigar com o dito cujo tb. Quero ver.
A esquerda Lia pira na batatinha . Aceita que dói menos. Guarde o ódio do bem para você
Ele tem a força do TarcÃsio o melhor governador que São Paulo já teve. Respeitado no mundo todo. Culto e inteligente
O seu critério para considerar alguém culto é bem baixo nÃvel. Culto é Umberto Eco. Que sabiamente disse que a Internet daria voz à uma legião de imbe cis.
Folha está que nem seus assinantes militantes. Confundem desejo e torcida com analise polÃtica. Por isso que temos hoje esse mar de gente adoecida.
A população parece estar cansada de demagogia, populismo assistencial, narrativas, e ideias como do foro de SP que não deram certo em lugar nenhum. O governo petista está sem rumo vive do ilusionismo do ex-presidiário. O paÃs carece de novos lÃderes e novas ideias, o PT está em fase de extinção.
Quem vota em Nunes esquece que seu vice é um PM que já disse que nem lembra quantos matou na função. Nada poderia ser pior do que este vice, que só quer agradar o ine le givel, que nem é da cidade. Um tipo como esse na prefeitura, com possibilidade de suceder o prefeito é um terror ainda maior que Nunes. A escuridão seria existencial, não causada pela Enel. Um indicado por Nero é tudo o que não se poderia ter em SP. Tragédia das tragédias. Fim dos tempos.
Normalmente sou admirador dos textos da Folha, mas esse aqui foi um banho de sangue incompreensÃvel da tortura de recortes de números. Fiquei arrependido de ler.
A virada é bem possÃvel.
Como lÃder da esquerda pós-Lula, prefiro João Campos, que muito potencial.
Vou votar em Nunes.
Epa lá! Impacto nacional ? Se eleito o candidato do bolsonarismo será premiado, mas a mediocridade de sua administração não será revogada, Boulos sempre se opôs que pessoas morem nas ruas e ocupar prédios abandonados é fazer uso social da propriedade.
Para os apoiadores do inelegÃvel as pessoas têm de morrer de fome e frio na rua e os prédios abandonados pela prefeitura têm de ficar lá, sem uso nenhum e muita gente abandonada à própria sorte. Se alguém lhes dá comida são comunistas, merecem prisão. Se um padre que os ajuda é caluniado. Tudo "gente de bem" que apoia um vice do Nunes que disse que nem lembra de quantos matou como PM. É essa a falta de humanidade dos minions. Seguem a linha do mestre, só mentir como respiram.
É exatamente por isso que ele perderá a eleição amanhã.
Um possÃvel impacto nacional ou não depende, dentre outros fatores, da dimensão e repercussão dada pela mÃdia editorializada.
A esquerda teve a oportunidade de realizar os sonhos prometidos ao alcançar o poder após várias décadas de luta para ganhar a confiança dos brasileiros. Porém desperdiçou tal chance com escândalos de corrupção e dificuldades de encontrar quadros competentes para administrar a máquina pública com eficiência. O pagador de impostos está cansado da demagogia, populismo, gastos sem responsabilidade e principalmente da corrupção entranhada e institucionalizada em todos os nÃveis de sua atuação.
Por outro lado, você deveria admitir que o Nunes é responsável pelo uso da máquina pública na eleição, tem o escândalo da Cia de ônibus Gatusa na prefietura, a falta do corte de árvores que levaram ao apagão, o processo de violência contra a esposa...
Cita escândalos de corrupção e não fala sobre a atuação do ge no cida na pandemia, com mais de 700 mil mortes. O que pode ser pior do que isso além de fazer piada com a morte de idosos sem ar? Quem paga impostos achou normal não querer salvar vidas e ainda impedir o isolamento? Riu muito com as piadas infames dele? E se acha em posição de falar em demagogia, corrupção se ele criou a rachadinha, levou às emendas secretas, casas compradas com dinheiro vivo? Perdoam tudo isso, querem mais?
Está se referindo ao governo do Bolsonaro.
Mas não é o Prefeito Ricardo Nunes quem está envolvido em esquemas de corrupção?
Concordo muito com vc. Mas tenho que discordar quando vc da a entender que o brasileiro está cansado apenas da esquerda. Tudo que está aà é farinha do mesmo saco. Sem exceção!!!
A Folha já fazendo projeção para 26. Eleição municipal é uma coisa nacional é bem diferente.
Claro que são coisas diferentes, mas sistemas dinâmicos podem ter seu comportamento afetado por eventos que parecem insignificantes. Exemplo: a prisão de Hit ler foi fundamental para que nazi-fascismo tivesse sucesso e estamos até hoje vendo a reverberação disto. Nove meses que mudaram a estratégia do Hi tler, produziram o Mei n Kam pf. Não é pouco em termos de impacto histórico. Não devemos minimizar o impacto de uma eleição.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Datafolha: Margem para reviravolta se estreita, e vitória de Nunes pode ter impacto nacional Voltar
Comente este texto