Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Zelis P F

    Com dupla cidadania lhe afirmo não temos políticos de estimação. O que manda é a economia. Qdo falta ao cidadão moradia digna e restrição a comida ,lazer e dificuldade para pagar suas contas é aí que se toma decisões. Não existe celebridade e muito menos jornalistas que faz o Americano mudar de ideia.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Pessoal: assistam o filme “ Um Dia Sem Um Mexicano”’e vão entender como funciona parte da economia dos States. E podem substituir o mexicano por um brasileiro, filipino, chinês, central americano, etc.

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    O meu, não tira o seu fora da seringa não comentando a política dos outros Países, lá não tem essa de fazer o L não, lá é Democracia, coisa que não interessa as esquerdas daqui.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sim. Democracia com invasão e mortes no Capitólio para virar o resultado. Onde quem ganha não é necessariamente o mais votado., como Gore em dois mil e Hillary em16.

    2. João Batista Beltrame

      Capitóliox8 de Janeiro... Sei não, Barnabé, mas, (em se tratando de democracia), o lado debaixo do Equador deu uma baita lição no lado de cima... Ou, não!?

    3. Marina Gutierrez

      Democracia baseada em dois partidos.

  4. Gilberto Rosa

    Economia brasileira pode até ter crescimento pouquinho maior? Vicius projetou 1 porcento vai crescer 3 vezes mais, errou feio ano passado e repete nesse. Torce contra o próprio país, que vergonha. Ganhar dinheiro servindo a interesses bilionários não é fácil, precisa se humilhar constantemente.

    Responda
  5. Pedro Luis S C Rodrigues

    Jogou o que interessa pra cenas do próximo capitulo. A vdd é que o grande problema americano é o capitalismo sem risco que foi instituido por lá desde 08 e no periodo foram 12 anos de democratas e 4 de Trump. 16 anos seguidos de mercados batendo recordes sucessivos e quando aparece um problema eles abortam a correção com helicopter money. Isso exp lodiu a divida, inflacionou ativos e fez os EUA disparar na liderança de riqueza global. Só funciona pq eles tem o dolar, outro pais teria explodido

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      A quetsão que se coloca é: até quando eles vão testar os limites desse modelo e, por extensão, do dólar? Todas as outras questões levantadas pela coluna são altamente especulativas e enviesadas por partidarismo. O fato é que nenhum dos dois lados mudou significativamente a condução da economia. Para o bem e para o mal.

  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Trump é o tumulto.

    Responda
  7. Geilson Silva

    So let’s ditch the dollar, VTF?

    Responda
  8. José Cardoso

    Disso tudo, o mais provável são as tarifas. Mas, como aqui, lá também há lobbies no congresso de vários setores. Os consumidores de aço não vão ficar quietos se houver mais um aumento do preço do produto para beneficiar a indústria siderúrgica local.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    Os economistas dos dois partidos são muito bem formados nos EUA. Impediriam as besteiras propostas pelos candidatos a presidente. As medidas propostas por Trump ainda teriam de passar no Congresso, em geral preocupados com o excesso de dívida e seu custo de carregamento. Não é possível do dia para a noite acabar com os imigrantes ilegais, não seriam substituídos, simplesmente o PIB cairia e a inflação explodiria. Muita besteira!

    Responda
  10. Murilo Belezia

    Não leio colunistas e entes similares especializados em economia pois todos são fantásticamente ardilosos em ver o que a malta, na qual me incluo, não enxerga. Hábeis, faro mais apurado do que os melhores cães farejadores, sagazes, não há adjetivo entusiasta que não os vista bem. Entretanto, jamais li ou ouvi um deles dizer "como" o o problema deve ser resolvido. Se você já teve essa felicidade, parabens. Então é a caipirada americana imbecilizada que decide nosso futuro...Mas que coisa,hein?

    Responda
  11. andre lunardelli

    Extremistas são assim - sejam trumpistas, bolsonaristas ou petistas.

    Responda
  12. jose batista

    Vai dar certo! Trump ganha e organiza o mundo!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Outro piadista, como a Safra...

    2. João Batista Beltrame

      ... Cala boca, Batista... Batista, cala boca... (saudade do Jô Soares).

    3. Marcelo Fernandes

      Você é candidato a comediante? Precisa melhorar.

  13. Márcio Marques Alves

    Quando é que o Brasil irá aprender que ataque especulativo contra o real, é o mesmo que um ataque militar? O Brasil é atacado de várias formas sutis, mas nossa imprensa ou é subserviente, ou então é ingênua mesmo. Temos de tomar uma série de medidas de proteção econômica, principalmente da nossa moeda que é uma das mais vulneráveis à especulação do mundo. Quando é que teremos gente inteligente no governo que leve a tal soberania à sério?

    Responda
  14. Zelis P F

    Para de falar besteira. Foi onde os produtores mais ganharam não tinha essa farra do dólar não.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Safra é agro, agro é pop, agro é tudo. Vocês ganharam fortunas nos governos Lula e Dilma, mas mesmo assim preferem Bolsonaro, que entendia tanto de economia que deixou para o posto Ipiranga resolver. O posto ipiranga só sabe de investimentos financeiros e bolsa, e o agro ficou com o discurso ideológico. COmo já disse mude para a Argentina que lá tem Milei.

  15. Zelis P F

    TRUMP já foi presidente e nunca interferiu em nada. Foi onde nós produtores mais ganhamos e a economia muito melhor.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Além de mentiras, você "produz" o quê mesmo? Conte pra nós, estamos curiosos! Ou... permita-nos rir de você.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Precisa estudar mais, em apenas quatro anos Trump elevou a dívida pupblica em trinta e cinco por cento, de vinte para vinte e sete trilhões de dólares.. Guedes pegou o dólar à três e tevou a quase seis. Como é possível tanta tolice numa cabeça só?

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Nao, nunca interferiu em nada. Só tentou fraudar as eleições e a posse do presidente eleito com a invasão do Capitólio e recomendação de ingestão de detergente pra cura de Covid. Elevou em apenas quatro anos a dívida pública do país em 35%, de vinte para vine e sete para trilhões de dólares. O Senhor diz que tem dupla nacionalidade, por um acaso uma delas seria no planeta Urano??

    4. João Batista Beltrame

      Muito boa Marcelo Fernandes... kkkk

    5. Marcelo Fernandes

      Além de produzir fake news e comentários bizarros, o que mais você produz?

    6. flávio paes

      Vc produz o que nos Estados Unidos? Se não for nada não esqueça que nós hispânicos estamos no grupo deportavel

  16. flávio paes

    O Trump fala muito e faz pouco, pelo último período dele da pra ver. Onde ele vai sério é no aparelhamento da burocracia do governo e das agências. Faz parte do catecismo da direita extrema, é básico

    Responda
  17. MARCO ANTONIO POLISELI

    Que medo de tudo dar certo

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Você falou a mesma coisa do Milei. Está tudo dando certo por lá???

    2. Marcelo Fernandes

      Dar certo pra quem?

  18. João A Silva

    Opinião de um não economista que tem apenas interesse no assunto. A transferência das fábricas dos EUA para a China foi uma estratégica empresarial visando, principalmente, a redução dos gastos com mão de obra. Um aumento de até 60% nas tarifas dos produtos chineses: 1.Reduziria a quantidade de dólares na economia mundial, apreciaria a moeda e, portanto, reduziria as exportações dos EUA. 2. Elevaria o custo da mão de obra interna. Os dois fatores aumentariam drasticamente a inflação nos EUA.

    Responda
    1. João A Silva

      As ondas se propagariam no mundo, produzindo a instabilidade de uma organização econômica que foi criada para atender os interesses dos próprios EUA. Enfim, acho que tais promessas são mais bravatas do que efetivas.

  19. Thiago Santos Costa

    Espero que se o capiroto de lá for eleito, o Brasil estreite ao máximo os laços com a China. Que a China traga investimento através da roda da seda para cá e gere benefícios para a economia daqui.

    Responda
  20. NACIB HETTI

    Os três pontos indicados pelo articulista não irão acontecer. Não dependem exclusivamente do presidente eleito eleito.

    Responda
  21. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Pior q está não fica .. fora Lula !

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Só podia ser o gaiato, mesmo...

    2. Paulo Augusto

      PIB em alta e crescendo, superávit na conta, inflação baixa, desemprego no mínimo histórico , povo assistido e investimentos chegando a rodo. E isso tudo com um congresso hostil às suas ações. Perdeu, mané !!

    3. Marcelo Fernandes

      Você tá igual ao Trump... dificuldade de juntar lé com cré.

    4. Joaquim Rocha

      Esqueceu-se de usar os neurônios ao comentar a matéria?

    5. Vera Queiroz

      Prisão do Bozo parece iminente, calma que você verá.

  22. Chico Neto

    Não sou economista, mas penso que mudanças drásticas tendem a trazer mais malefícios que benefícios.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    A pergunta é muito simples. Imigrantes ilegais vivem nos EUA sem alimentos, moradia e medicamentos? Óbvio que não. Alguém os remunera. Como a executiva americana que trabalha fora vai fazer sem a babá filipina? That's a problem para o Super Donaldo.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Exato. E obviamente uma nativa norte-americana não vai querer trabalhar de babá.