-
Maurizio Ferrante
Que bobagem, essa coluna está cada vez pior. Estipular um numero para marcar o início da felicidade e mais que estupido; o pior e considerar os homens e mulheres como identicos, com a mesma expectativa!
-
Márcio Queiroz
Virtus est in medio
-
Galdino Formiga
Não há limites de preços para a felicidade. A felicidade depende de vários fatores, como saúde física e mental, bons relacionamentos, e evidentemente dinheiro para as necessidades básicas.
-
Tiago Neis
Qualquer método que se proponha a medir a felicidade é bobo. Pode haver algo mais subjetivo e difuso quanto essa tal de felicidade? Dinheiro evidentemente é necessário, mas estipular valor? Acho que não dá.
-
Vinicius Chaves
Voce é mais feliz sendo muito rico em um país pobre e desigual, ou classe média em um país rico e mais igualitário?
-
CARLOS EDUARDO DE SOUZA LIMA
Evidentemente, é preciso fazer uma adequação entre o custo de vida do americano e do brasileiro. Além disso, no próprio Brasil há diferenças regionais. Acredito que a matéria vale mais por alertar que existe uma renda mensal máxima atrelada à felicidade, mas o valor varia bastante.
-
Cláudio Dias de Almeida
Sim, o valor preciso é o menos importante no artigo. A boa lição é evidenciar a relação entre dinheiro e sensação de bem-estar. Aí, de boa vontade, o leitor preocupado em entender o texto faz a adaptação ao diversos contextos.
-
-
J M H F
Faltou falar que esses 35 mil mensais é com base no custo de vida americano. Segundo eles, essa taxa de 80 mil doláres por ano garantiria uma boa qualidade de vida. No Brasil é totalmente diferente, o número seria mais perto de 10 mil reais por mês
-
Carlos Telles
Concordo plenamente, 2,5K custos de moradia, 1,5K plano de saúde, 2K alimentação e 2K lazer e 2K de poupança.
-
-
Fabio Bittencourt da Rosa
Um mínimo que impede boa educação, alimentação e condições dignas de moradia, não faz ninguém feliz. Um máximo que não torne alguém escravo do dinheiro pode trazer felicidade. Existem alguns que ganham 35 mil por minuto.
-
FLAVIO PINHEIRO DE MELO
Dinheiro compra até amor verdadeiro ( Millôr)
-
Renan Trevisan
Ou seja, no Brasil, literalmente 1% tem direito à felicidade.
-
José Cardoso
Menos que isso. Para estar no 1% mais rico basta 20 milzinho.
-
-
robert nascimento
Pelo que entendi, na revisão do estudo inicial de que 35 mil seria o patamar da felicidade, para certas pessoas no alcançar este limite ainda os problemas emocionais impacta a felicidade, tipo a doença do consumismo exagerado, que ultrapassa seus gastos necessários. Mas para outros, sem estes vícios patológicos , o aumento da renda acima do limite de 35 mil reais irá agregar mais ainda a felicidade alcançada porque os gastos não serão doentios e sim realizados de forma realmente importante
-
Alexandre Marcos Pereira
O valor apontado pode trazer um nível considerável de conforto e segurança financeira, que são fatores importantes para a felicidade. Mas será que eles são suficientes para garantir uma satisfação plena e duradoura? O valor permite uma vida de qualidade, cobrindo despesa com moradia confortável, alimentação saudável, lazer, viagens e investimentos para o futuro. Nesse sentido, pode ser visto como um montante que promove tranquilidade e reduz o estresse financeiro.
-
Maurizio Ferrante
Nao sei de onde o colunista tirou esses 35 mil reais. Os estudos vem dos EU, com uma estrutura de preços e salários completamente diferente da nossa. Melhor o colunista voltar a fazer propaganda de empresas de seguro.
-
Luis Henriques
Dependendo do padrão de vida que a pessoa queira ter, R$ 35 mil é muito bom, pra outros não é nada.
-
José Cardoso
A falta de dinheiro é como o proverbial bode na sala. Os demais problemas não aparecem tanto por causa desse problemão. Mas para os poucos que conseguem retirar esse bode, outros problemas passam a ganhar atenção.
-
Paloma Fonseca
Só sei que uma pessoa ou uma família que tenha uma renda próxima dessa ou no mínimo essa renda, experimenta uma inflação de oportunidades e confortos. Alguns até chamam isso de privilégio (ora, até onde sei, o privilégio é para ser retirado, abolido, e não para ser mantido). É só falar em escola pública e posto de saúde público perto delas, vem uma onda de urticária, e elas temem a redução do padrão de vida. É o que observo (lendo os colunistas) aqui na Folha e em contato com pessoas do estrato.
-
roberto foz filho
Artigo com estudos interessantes, o autor trouxe outra visão além dos usuais investimentos. Muito bom.
-
Lis P F
Com cartão corporativo? Paasagem aérea a vontade?Viagens internacionais? Lagostas?
-
Lis P F
A realidade que vivemos é diferente. Passa de 200 mil.
-
Ivan Bastos
Talvez por ter Safra no sobrenome, o valor é muito alto mesmo.
-
-
ranilson saraiva
Os penduricalhos como o auxilio paletó, auxílio combustível, o auxílio correios e outros estão incluídos?
-
Celso Neri Junior
Trinta e cinco mil com estabilidade?
-
Marcelo Fernandes
Com base nesses 35K, conclui-se que 99% da população brasileira é infeliz. Onde eu retiro o meu Nobel?
-
Paulo César de Oliveira
Significa também que os magistrados brasileiros ja são tão felizes quanto poderiam ser e que não vão ficar mais felizes vendendo sentenças para ter mais dinheiro.
-
Paulo César de Oliveira
Não, Marcelo. Conclui-se que a população poderia ser mais feliz se tivesse mais dinheiro, até mais ou menos o limite de 35 mil reais.
-
-
Roberto Gomes
RS 35 mil bruto ou líquido?
-
Paulo César de Oliveira
Líquido, né. Vc não vai gastar o que foi descontado
-
Marcelo Fernandes
Dependendo da atividade, pode ser 35 mil limpo. Ou você acha que sonegador e criminoso prestam contas pra Receita? Pergunta pra Deolane, aquela bandida.
-
Franco Oliveira
Hahahahahahaha
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.