Joel Pinheiro da Fonseca > A esquerda hoje é parte de uma elite cultural que perdeu seu espaço Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Kelly Silva

    Igual o PSDB

    Responda
  2. Giovanni Bruno

    Belo texto. Joel tem toda a razão. A direita não tinha espaço na elite cultural do país. Nos tempos duros de ditadura, era “cult” ser revolucionário. Mas o tempo passou, a esquerda teve sua chance no governo federal e passados escândalos da lava-jato, tesoureiros presos, péssima gestão econômica e falta de legado, hoje tem que aprender a conviver com as críticas que a direita já sofreu. E ao invés de dialogar e aprender com os erros, a empáfia continua a mesma. Merecem a derrota nas urnas.

    Responda
  3. Adauto Lima

    Precisa avisar isso à Folha, pois continua enfiando goela abaixo aos leitores sua visão simplista e míope de que a vida se resume a esquerda e direita.

    Responda
  4. Gustavo Alarcão

    De um cinismo vergonhoso. Esse “mero observador” pouco ou nada acrescenta com suas colunas. Um texto infantil, de quem quer se colocar como porta-voz do que? Do centro? Do liberalismo? Dessas palavras vazias e convenientes… Joel tem cheirinho de Jair.

    Responda
  5. Ednilson Deo

    O que a direita almeja senão a falência do Estado em detrimento ao capital externo? Será que a burguesia está preocupada com os direitos dos trabalhadores? Empreender para burguesia significativa manter a ignorância das massas, basta ver o itinerário formativo do ensino médio.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Blablabla , falam muito que a esquerda perdeu. Sim, eh verdade. Mas , primeiro, democracia eh isso, alternancia de poder, só a direita imagina q vai tomar e eternizar. Segundo , longe da vontade da direita, o pt ainda eh e continuará sendo um partido importante. Eh só dar um tempo que o povo vai relembrar , como historicamente relembra, que direita foi, eh e será sempre anti povo, não pela ralé que eh permanentemente enganada pelos tubarões da direita, mas pelos tubarões liberais

    Responda
  7. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Mais jornalista da FSP com seus palpites sem nexo. O campo democrático sempre é acusado e aconselhado a abandonar seus princípios. Se abandonar, aí que vai estar derrotado. É melhor perder com dignidade, pois quem faz acordos espúrios vai se enlamear em um caminho sem volta. Coerência acima de tudo.

    Responda
  8. paul constantinides

    de todos aspectos q vc levantou não citou o mais amargo e mais importante - o fim da pobreza. refletir sobre que sistema abdicaria esta chaga seria o mais interessante.

    Responda
  9. ISAIAS DA SILVA

    Se for para a esquerda jogar pedra nas minorias idenditárias, abandonar o pensamento científico e abraçar a intolerância religiosa e a separação estado igreja, como quer o articulista, melhor continuar perdendo eleições. O pessoal tem raiva das pautas identitárias hoje, mas não tinham nos primeiros governos lula. Acho que tem mais a ver com a situação precária em que estão do que com essas pautas em sí.

    Responda
  10. Clemens A F Schrage

    A esquerda não tem uma mercadoria altamente cobiçada: a promessa da vida eterna no paraíso. Melhorar realmente os sistemas de saúde, educação, transporte não é tão importante quanto a vida eterna, comprada com o dízimo. Por isso, é melhor não votar em comunista.

    Responda
  11. jose camargo

    Um município de até 15 mil habitantes, legalmente, pode ter 9 vereadores. Isso representa 0,06% do total da população. O município de SP tem aproximadamente 11,5 milhões de pessoas. Se a Lei das Proporções fosse respeitada a Câmara Municipal paulistana abrigaria 6.900 vereadores. O mesmo raciocínio aplicado para deputados estaduais, federais e senadores nos leva a concluir que a nossa democracia representativa sempre foi uma piada. Está tudo errado.

    Responda
  12. Adroaldo Raimundo da Silva Freitas

    Simples assim.

    Responda
  13. Rai Giovanni

    Enquanto escutarem a Mafia do Dendê é só ladeira abaixo.

    Responda
  14. Adauto João Pulcinelli

    Qual o legado dos governos de direita no Brasil? Alguém conhece?

    Responda
    1. Pedro Vasco

      O Plano real.

    2. Peter Janos Wechsler

      Sem falar do legado do simpatizante nazista Getúlio e a CLT copiada de Mussolini.

    3. Rai Giovanni

      Ponte Rio Niterói, Via Dutra, Itaipú, Represas de Sobradiho, Tucuruí, Três Marias, Ferrovia do Aço, Angra 1 e tem muito mais....

  15. antonio maluche neto

    Nem sabe oque escreve

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Dói né?

  16. niemeyer franco

    O jornalismo brasileiro, vira e mexe, batendo no mesmo ponto. Eles mesmos, nada. Aliás, eles mudam, e pra pior, cada dia.

    Responda
  17. Gustavo Souza Machado

    Esteja à população à esquerda ou à direta quem de fato Impões seus interesses são as sempre poderosas elites econômicas e financeiras. Para o povão pouca coisa muda de fato.

    Responda
  18. CELSO RIBAS

    Esse tonto chama a extrema-direita bolsonarista de "puro-sangue"!

    Responda
  19. Paulo Sales

    Texto nada haver.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      É 'nada a ver'. Nota-se por que tu não entendeu. Falta estudo.

  20. Leonardo Pereira

    A autocrítica que eu vejo a esquerda fazer, é justamente a de que ela falhou ao tentar o caminho da moderação e de trocar a luta de classes por causas cosméticas e burguesas, como as identitárias. Porém acho que esse tipo de visão de esquerda , a do socialismo utópico, já foi derrotada ha 4 décadas, e ainda é acalentada por aqui. Penso que o futuro da esquerda seja trilhar um caminho híbrido, como o chinês, e esquecer das pautas identitárias, que foram rechaçadas pela sociedade.

    Responda
  21. José Roberto Pereira

    Depois de anos ouvindo "o PT precisa fazer auto-crítica", a moda agora é dizer que a esquerda precisa se reinventar. Se o eleitor curte uma mamadeira de cloroquina, se curte um orçamento secreto, se curte um prefeito que alaga ou apaga a própria cidade, problema é do eleitor masoquista. A esquerda está parada no mesmo lugar, quem está rumando para o abismo é o resto. Agora não podem cobrar que a esquerda se jogue junto. Os lemmings e dodôs que sobreviverem, no futuro terão uma chance de redenção

    Responda
  22. Marcus Guedes

    Realmente imaginar que os liberais, preocupados com o infortúnio das classes menos favorecidas, iriam dialogar, é engraçado. Esse trabalho quem faz é o messianismo. O liberal, a brasileira, aumenta o fosso. O único líder que deu respostas a esse infortúnio, não é liberal e elegeu-se três vezes. Está acima de seu partido e é lembrado pelo choque brutal de migração de classe, que incomodou à classe media. Ela passou a pagar encargos da sua vassala doméstica.

    Responda
  23. Marcelo Fernandes

    É isso. Gostem ou não, Joelzinho acertou uma vez na vida ao fazer um bom resumo do Brasil em 2024, confirmando a frase profética de Millôr Fernandes: O Brasil tem um enorme passado pela frente.

    Responda
  24. MARCO ANTONIO FARIAS COUTINHO

    Seu texto é superficial e cheio de clichês. A esquerda precisa se reinventar, isso é uma verdade, mas a forma como você escreve, está longe das discussões atualmente existentes nesse campo. O jornalismo brasileiro está longe de ser dominado por uma elite esclarecida que seria de esquerda. Você também precisa se reciclar.

    Responda
  25. Carloss Hoegen

    Basta ler os comentários para ver que a esquerda não muda. Ela não quer mudar, ela não vai mudar!

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Perfeito! Essa mudança tão clamada pelos conservadores, muitos extremistas, é a mudança que eles não conseguem fazer. Acho que não estudaram semântica: conservador (conserva/mantém os tais valores hipócritas e excludentes); reacionário (reação, geralmente em relação às mudanças sociais); retrógrado (contrário ao avanço da sociedade); etc. Vamos, conservadores, abram suas mentes, vamos mudar. Mas sem fake news!

    2. José Roberto Pereira

      Se mudar significa atrair o eleitor do Marçal, escalonar o extremismo, mentir 24 horas 7 dias por semana nas redes, invadir e depredar prédios públicos com golpismo amador, manipular pessoas desesperadas e sem educação através da religião, espalhar mentiras na noite antes da eleição, fabricar laudos falsos, alimentar-se de pânico moral, talvez não seja mesmo do interesse da esquerda mudar...

  26. Antonio Jose Lima

    Joelzinho, menino perspicaz, quanta profundidade! Que trinca! Joelzinho, Demetrinho, Catanhedinha!

    Responda
  27. paulo cesar cruz

    Demétrio fez escola. Este é o novo jornalismo : uma série de falácias em forma de conteúdo.

    Responda
  28. Fabrício Schweitzer

    "Mais de direita"? Sempre foi direitosa, apenas está mais de extrema direita. Acho que até alguns jornais.

    Responda
  29. Frederico de Souza Cruz

    Empreendedorismo é apenas um jargão ideológico usado para os que se arriscam sózinhos a fazer negócios. Enquanto isto os que se chamam empresários, dizem que só se arriscam se o governo der garantias, caso contrário dizem que é insegurança jurídica. Inventaram o jargão não para as pessoas que empreendem, mas sim para se livrarem de obrigações trabalhistas. Como dizem é preciso eliminar o custo do trabalho. Assim eles contratam o mesmo trabalhador como MEI e depois dizem que é um empreendedor.

    Responda
  30. Andre Vitorio Mengual

    Na verdade a própria Folha de São Paulo divulgou ontem os partidos que mais elegeram prefeitos nessa eleição e quem mais se destacou e irá governar o maior número de eleitores foi o PSD de Gilberto Kassab que todos sabemos não é e nunca será da extrema direita e na sequência foi o MDB que não se dá bem com Bolsonaro. PSD e MDB governam agora 40 por cento do eleitorado do Brasil, São partidos de centro e ambos os presidentes desses partidos declararam serem contra a extrema direita,

    Responda
    1. José Cardoso

      Frederico. O mdb não veio da antiga arena. Era a oposição. E o psdb veio de uma costela dele.

    2. Frederico de Souza Cruz

      São os herdeiros do antigo mdb, psdb, e Democratas e outros com origens na antiga Arena, Em resumo o psd é a velha política em roupagem nova. Ou seja a velha política está de volta com aplausos entusiasmados da Folha Estadão Globo etc....

  31. Frederico de Souza Cruz

    O problema do Joel é a elite cultural por isto ele defende a política de Segurança Pública do Tarcisio. Chama Tarcísio de moderado e não se importa com todas as besteiras que os representantes da direita e extrema direita dizem. Ele gosta também de repetir os clichês e velhos mantras contra a esquerda. E assim a direita continua matando na periferia e os jornais fingem ser contra violência policial. Os tais empreendedores apenas servem de mão de obra barata, ou aprendem a conviver com a falencia

    Responda
  32. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esquerda e lava jato. A conta chegou.

    Responda
  33. Alvaro Almeida

    Num passado bem distante um " pensador " escreveu o " fim da História " agora vem um " grande " pensador " dizer que a esquerda acabou ..

    Responda
  34. Rafael Gallina Delatorre

    O que um adepto do neoliberalismo radical, ou anarcocapitalismo, pode querer dar lições a quem é de esquerda? Está tirando sarro, só isso. Não sabe nada. Não vi até agora governo de esquerda impedindo o empreededorismo. E sobre segurança pública... decerto devemos aprender com o gov de SP. Grande prob da esquerda é o identitarismo, que o autor acha bom.

    Responda
  35. PAULO PETRASKI

    Vários extremistas de direita que foram derrotados possuem uma rejeição acima de 50 por cento o que lhes dá pouco futuro. O que temos de extremistas radicais no país são o Bozo, sua famiglia e tantos outros marginais identificados com essa conduta. Em Curitiba, por exemplo, uma Direita não negacionista e pró-vacina venceu o Bozo versão feminina. O discurso da esquerda com relação a tudo o que citou não é o que determina o voto contrário a ela. E não esqueça:o presidente do Brasil é de esquerda

    Responda
  36. leonardo oliveira

    Depois da derrota de Guilherme Boulos no domingo o esporte preferido de parte expressiva do PT é jogar toda a culpa pelo revés eleitoral no candidato psolista e no PSOL.

    Responda
  37. Felipe Araújo Braga

    Meu querido pai, hoje aposentado, que se esforçou sempre para me dar boa educação, foi um pequeno empreendedor, do qual me orgulho. Alguém realmente acha que meu pai era um burguês, um empresário ou um proletário? O pessoal tem que parar de se sentir o que não é. Somos ovelhas, não lobos. É muita galinha se achando raposa!

    Responda
  38. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Esses articulistas da FSP não se emendam e vivem na ilha da fantasia. Empreendedorismo funciona muito bem para os que podem pegar milhões dos bancos oficiais. Eles tem o modelo mais perfeito de socialismo, pois usam o dinheiro público, de todos os brasileiros, para uso particular. E defendem capitalismo e liberalismo para os outros. O pobre da periferia, na visão deles, querem mesmo é ter uma birosca ou uma carroça para venda ambulante. Querem empreender, mas a esquerda não deixa...

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Perdeu Mané aceita que doi menos.

  39. Décio Ceballos

    Joel estude muito e quem sabe um dia você pode dizer coisas com essa determinação. A esquerda "hoje", o circo "hoje", a salsinha na feira "hoje". Você "hoje" ainda não está pronto para utilizar "hoje".

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Touché!

  40. NACIB HETTI

    A esquerda está reduzida mas não acabou. Ainda é possível encontrar no Leblon, no Lago Sul e nos Jardins.

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Cala boca Nacib...heheheheheh

    2. Alvaro Almeida

      O Nacib bom foi do grande Jorge Amado !!!

    3. Alberto Henrique

      Tolinho. Hahahahaha

  41. André Costantin

    Bah. O problema é que depois daquela tese do "bolsonarismo moderado" não consigo mais chegar ao fim de um texto do colunista. Me soa sempre um filho mimado da USP escrevendo sobre vivências que não tem ou teve.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Da USP não, ele fez Filosofia discordando do curso inteiro na FFLCH. Ele é formado pelo Insper. Não fale mal da minha querida USP.

  42. Carlos Bruno Desenzi

    Muito longe de ser um primor, é o texto menos ruim do colunista em muito tempo.

    Responda
  43. Felipe Araújo Braga

    Eu me esforcei pra entrar na USP e o que eu vi? Uma universidade de excelência tentando inclusão social enquanto na Faria Lima os privilegiados começam carreira como sócio de empresas lucrativas e modernas que seguem o que há de mais novo no business world e o pobre, um primo meu por exemplo, montou um lava rápido, sonhava em ser "empreendedor, empresário" mas não conseguiu ir pra frente e hoje é Uber. Mas segundo o Joel, o povo quer empreender!

    Responda
  44. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda e não acredito que todo mundo deva ser CLT ou concursado. Mas entendo que há um abismo entre o que mandam a população fazer: aceitar um CLT ruim, um PJ ou empreender - e diga-se de passagem: montar uma lojinha ou pequeno negócio - e os privilégios da direita: altos cargos qualificados de médico, latifundiário, executivo, sócio, empresário nas grandes corporações. Elite intelectual? Ou seja, pobre não gosta de ler Machado de Assis e sim de ir em igreja de perifa?

    Responda
  45. Valter Iwai

    Para se conectar com a massa, é preciso "descer" ao nível da massa. O perigo é a gente ficar por lá.

    Responda
  46. Luiz Gustavo Amorim

    Quem vê, parece que a esquerda cabe na sala da Academia Brasileira de Letras ou no centro acadêmico de Universidades públicas e não a corrente que derrotou essa mesma direita há dois anos ou que está à frente das pesquisas para presidente. Problemas há, mas o que não deve se desprezar é o efeito das emendas e orçamentos nesse resultado eleitoral.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      IVO pesquisas mostram que hoje o Lula venceria de novo

    2. Ivo Ferreira

      Ganhou há dois anos e perdeu há seis. Nada é permanente.

  47. José Cardoso

    "Há uma série de conquistas iluministas, que contemplam também a direita liberal, que também estão em xeque..." Por isso tanto se escreve sobre a esquerda e suas dificuldades. Eu pelo menos votaria num partido de esquerda que soubesse dizer um "não rotundo" (expressão do Brizola) às infinitas demandas de centenas de setores da sociedade e das encasteladas no Estado, sempre achando muito justas suas formas de meia entrada. Porque a alternativa da direita nacional-religiosa é um buraco negro.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A meia entrada em cinema e teatro é justa sim! Pois a maioria dos estudantes brasileiros são ciranças e adolescentes pobres de periferia e área rural e não os abastados que estudam na FGV. O problema é a falta de opções culturais em áreas mais pobres. Da mesma forma, as universidades públicas, principalmente após as cotas, são a melhor oportunidade para jovens de família humilde, mas vocês insistem em dizer que elas são um problema. Parece que para a direita, pobre não lê, não vai ao cinema!

  48. Carlos Eduardo Cunha

    Na realidade, tanto a esquerda,como a direita no Brasil precisam mudar e muito. Não dá para deixar a construção do país nas mãos estatais onde predomina a inércia, a baixa competitividade e os arranjos políticos como defende a esquerda.Veja a falta de gestão de nossa educação pública.Também não da para ter empresários ligados no governo com privilégios como defende a direita.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      os arranjos políticos não foi a esquerda que inventou e nem exerce mas teve que por obrigação ceder para poder governar, e diga-se pra vc tbm verifique o que o melhorou depois que o bozo saiu

  49. Celso Augusto Coccaro Filho

    Elite cultural que nos últimos tempos bombardeou o público com a pauta identitária de feição norte-americana, que lá já está em declínio. Parecia evidente que o efeito disso no eleitor brasileiro seria oposto, mas mesmo assim insistiram, e o fizeram por meio dos mais antipáticos e arrogantes ativistas. Tanto a esquerda sabe disso, que no período eleitoral tenta esconder este segmento. Já é tarde, será muito difícil reverter este quadro. Sou humanista (progressista não por favor) e lamento muito.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      essa elite que vcs falam é muito mais muito pequena não elege nem vereador em SP, esse texto é para enganar vc e os incautos aqui, tem de se ler nas entrelinhas pq ele está certo quando diz que a esquerda diminui pq a imprensa é que faz isso

  50. Marco A Moreira

    Excelente texto. Há muito essa elite cultural perdeu a capacidade de conversar com o povo - se é que algum dia conseguiu. A derrocada , de fato, começou quando o chamado partido da ética se chafurdou na corrupção ao ter as chaves do cofre - vide Petrolão. Na cidade de SP o candidato da esquerda, que perdeu até no próprio bairro, teve mais votos nos chamados bairros nobres do que na periferia. Ou seja, da elite cultural Paulistana.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é que vc não sai do zap, mas a esquerda desde de que o bozo entrou está crescendo e conversa com o povo pq então essa melhora?

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.