Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Nunca antes no Brasil PT comeu tanta poeira. Que continuem na direção do declínio devido à falta de visão econômica, à agenda identitária antidemocrática e à continua relação com personas manchadas pela corrupção. Mesmo se a justiça os livrou do xilindró, a sabedoria popular não absolveu. .

    Responda
  2. Luís Santiago Málaga

    Discordo totalmente, não deve ser feito e nem é o certo a ser feito

    Responda
  3. Marcelo Fernandes

    O que é político "de centro" no Brasil? Deve ser quando o centro da política é a conta bancária dele. Isso na melhor das hipóteses, claro.

    Responda
  4. Paulo da Silva batista

    Que frente é essa que se falam tanto,no primeiro turno Lula teve 48,43 % dos votos bozo teve 43,2 ,eleição pra presidente e outro história.lula ganhou mais 2 ou 3 % de voto no segundo turno.frente ampla teve bolsonaro que ganhou quase 7% no segundo turno.

    Responda
  5. AILTON SOUZA

    Podem encher de mi-mi-mi mas o Lula se elegeu com colisão de outros partidos de esquerda, centro, direita e até o pessoal bolsonaristas do nordeste e norte o apoiaram e isso vai acontecer novamente em 2026.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Fale por vc. O meu voto o traidor não tera.

  6. Bruno Andreoni

    Quero ver se vão desinchar o governo, acabar com estatais ineficientes e improdutivas e se vão enxugar o papel do governo. Não vão, no máximo embromar aqui e ali.

    Responda
  7. leonardo oliveira

    O Lula já virou o rei da Inglaterra , figura decorativa.Pouco comanda e sua corte enferrujada se degladia por pequenos nacos de poder.

    Responda
  8. Lis P F

    Não só o Zé Dirceu o Pesao também. Kkkkkk

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    A “ampla coalizão” foi necessária, mas o pragmatismo levou o governo para o centro, muito mais do que devia. Isso levou a direita a uma situação bastante confortável e com muito dinheiro para eleger maioria para seu projeto neoliberal. Se o governo for ainda mais para o centro, acabará na direita, como quer a grande mídia do mercado.

    Responda
  10. Jose Walter

    Lula sempre está à esquerda, porque a pauta/ou identitarismo extremista de direita da mídia e da faria lima sempre foi contra assalariados, pobres, negros, indígenas, nordestinos,.....a elite brasileira tem seu estilo de vida de Luxemburgo!

    Responda
  11. Pery Pedro

    Nada disso importa. O que importa é que o Dirceu foi solto. O amor venceu mais uma vez.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Nossa, eu não sabia que sua paixão pelo corrupto mor era tao profunda!

  12. Camila Falcão Almeida

    como parece q os jornalistas não estão cientes vou dar um toque, quem mais pauta identitarismo é a direita, principalmente a extrema direita

    Responda
  13. Joao Cardoso Palma Filho

    A única novidade trazida pela eleição de 2024, foi a gigantesca reeleição dos atuais prefeitos, em grande parte beneficiados pela política econômica do governo federal e a farta distribuição de emendas para os municípios comandados pelos prefeitos dos partidos que fizeram a maioria das prefeituras. Os citados partidos, PSD, PP, MDB e PP, sempre fizeram maioria das prefeituras. Se dependesse das eleições municipais, LULA e DILMA jamais teriam sido eleitos.

    Responda
  14. Lisandro Signori

    A pauta identitária ganha 1 voto e perde 9. Chatos e barulhentos.

    Responda
  15. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Não entendi. O centrão começou a mandar só agora?

    Responda
  16. Felipe Macedo

    Mas era justamente isso que o sistema, a grande mídia e os pobres de direita queriam, não? Não há mais esquerda no país. Ela foi a única a ser sistematicamente perseguida e criminalizada. Quem mandou ela se atrever a promover avanços sociais e diminuir as desigualdades. É o preço que se paga. E que agora o povo seja feliz com centro-direita e extrema direita. Quem sabe a fila do osso lembre a população que nenhuma conquista é permanente né?

    Responda
  17. Cassio Vicinal

    As últimas movimentações do governo Lula e dos partidos aliados convergem para uma dança no centro, onde o pragmatismo reina e a ideologia cede terreno à moderação. Um PT pressionado por seus limites eleitorais e pela força emergente do centro, ensaia uma troca de rumo: menos identidade, mais orçamento, cargos, pitadas de cortes e frente ampla. O fisiologismo centrista se torna o pacto implícito, enquanto o mercado observa o jogo de cintura do velho operário. Política é a arte do possível.

    Responda
    1. José Freitas

      De pragmatismo em pragmatismo Lula vai acabar sendo o lider do centrão e não mais da esquerda que o projetou para o mundo. É certo que a esquerda vem perdendo terreno no mundo desenvolvido mas sua existência ainda é necessária para tentar uma melhor distribuição de renda nos paises socialmente mais atrasados. Lula deverá deixar a cena politica em breve e a esquerda não vem trabalhando para encontrar um sucessor. O numero de caciques no centrão é muito grande e talvez não haja espaço para ele.

  18. Antônio João

    A reeleição generalidade de prefeitos é prova de que as políticas públicas do governo lula, que são feitas pelas prefeituras, e o crescimento econômico se espalhou pelo Brasil inteiro, sendo percebido pela população como melhorias do prefeito no cargo. Sem uma e sem a outra o bem-estar municipal não seria possível.

    Responda
  19. Tomeh Sapienza

    Com todo o respeito, o que o governo Lula 3 faz se não governar mais ao centro? Os articulistas saberiam apontar o que é "de esquerda" no governo atual? Uma consulta sobre matizes ideológicas cairia bem. Que tal revisitar Norberto Bobbio? Assim não confundiriam os leitores na próxima vez. Francamente.

    Responda
  20. marco martins

    Dos atores políticos dos últimos 30 anos O Bolsonaro está morto, o PSDB respira por aparelhos e o Lula está sob cuidados paliativos. O centrão já sentiu o cheiro e começou a se movimentar. O poder não deixa vácuo!!

    Responda
  21. Jonas Santiago

    Todo esse discurso dos parlamentares pode ser transformado em uma frase: Queremos o Orçamento Secreto de Volta! Endinheirados precisam de sabujos no congresso para terem acesso aos recursos públicos e os sabujos precisam do dinheiro de emendas para se elegerem. Nem sabem o que é direita ou esquerda. Muito menos 80% dos eleitores sabem.

    Responda
  22. Mario Rudolf

    Este é o extremismo do "centro". O Presidente Lula é o nosso refém. Faça o que queremos. Eleições municipais não são eleições estaduais e muita menos federais. O dinheiro das emendas parlamentares funcionou bem para a vitória de tais partidos e como? Sou de esquerda e não me considero na zona z, mas dos roubados.

    Responda
  23. SERGIO NEVES

    Agora a esquerda implode rsrsrsrs

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O simples fato da esquerda se render ao avanço da direita só mostra que é possível dividir o cofre. Nunca foi pelo povo, sempre foi pelo dinheiro. A ganância pelo dinheiro vale qualquer tipo de acordo. Simples assim!

    2. Felipe Macedo

      e tem pobre de direita "antissistema" que até hoje não entendeu pq a chamada esquerda foi perseguida e criminalizada. Acreditam que é por conta da famigerada corrupssaum, não por ela ter ousado desafir o status quo, promovendo avanços sociais.

    3. IVAN MATHIAS FILHO

      E o mais importante: o país já deve estar figurando entre os livres de corrupção, afinal, toda a corrupção existente se deve à esquerda. Tome-se como exemplo o estado do Rio de Janeiro, onde resido. Há mais de 10 anos o PT não participa de coisa alguma em termos de Poder Executivo (municipal e estadual). Por isso, nosso estado é um exemplo de probidade administrativa. Noruega e Dinamarca, saiam da frente que estamos chegando!!

  24. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda e digo: Lula deve ir para o centro a fim de se reeleger e evitar que a direita fascista - Bolsonaro e os seus - cheguem ao poder. Lula precisa focar no social: saúde, educação, transporte e cuidados com os trabalhadores e os aposentados, além do meio ambiente. Enquanto faz uma aliança com a centro direita: Alckmin e Tebet por exemplo, deixando o centro cuidar das reformas econômicas tão fundamentais a fim de que o país atraia investimentos e gere empregos. Ao centro Lula!

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Interessante como ainda existe inocente que acha que Lula e o PT preocupam em qualidade de governo. Formam apenas uma quadri lha em busca de cohhupção.

    2. José Freitas

      Lula deve ir para casa e não para o centro que ja esta congestionado. O Brasil precisa de um partido de esquerda de verdade, com novas ideias para desenvolver economicamente o pais com "justiça social" e não ficar gastando tempo e dinheiro público com pautas "identitárias" que dividem a sociedade. A "inclusão social" das mulheres, dos negros, dos indios, dos homossexuais e de outras minorias tem que ser atingida pela oferta de oportunidades iguais e não pela distribuição de resultados iguais ,

    3. Felipe Araújo Braga

      Continuando: você distorceu meu comentário completamente. E não, eu não acho que a direita brasileira mais extrema faça um bom trabalho econômico: o país estava péssimo com Bolsonaro e Paulo Guedes, o preço dos alimentos pela hora da morte e desemprego, desigualdade social. Que comentário sem base foi esse?

    4. José Freitas

      Na pratica vc quer que o governo petista continue enganando seus eleitores. Enquanto a direita e a centro direita assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento econômico do Brasil a esquerda fica com a responsabilidade de administrar os problemas sociais e "faturar politicamente" para se manter no Poder. Só falta combinar com os russos. Se a esquerda não sabe governar não dispute eleições para o Executivo e se contente em tentar um ministério na área social.

  25. Amaral Neto

    O Governo já é de centro. O que querem é que Lula transforme o seu governo em um governo de Direita.

    Responda
    1. José Freitas

      Quando os proprios militantes reconhecem que o governo Lula ja é de centro e não mais de esquerda quem sou eu para discordar. O problema é que o Brasil ja tem politicos de centro mais capazes do que Lula e não há lugar para ele. Quem vai herdar o espólio esquerdista de Lula se ele ainda não escolheu seu sucessor? Seria impossiverl Lula pular diretamente da esquerda para a direita sem fazeruma parada no centro. E ele ja não tem tempo de vida suficiente para fazer essa metamorfose radical.

    2. Rui Quixote

      Belíssimo comentário

  26. Armando Moura

    O que é definido como centro e direita está nas caras do Waldemar lira Kassab baleia Rossi e similares. Não passam de representantes de grupos que querem o orçamento das prefeituras estados e união, em vez de ser usado para construir um país mais igual e com consistência no desenvolvimento. Ganham eleitores de baixa inteligência com falsas pautas conservadoras como anti aborto, bíblias, armas para defesa, e a falsa luta anti corrupção, o que o Lula tem hoje é a escolha de Sofia.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Rs, então o clássico eleitor do PT, o brasileiro médio, aquele movido por promessas assistencialustas, sempre foi "de baixa inteligência", só porque abandonou o partido, migrou de um tipo de populismo para outro?

  27. elias silva

    POr que esses partidos que apoaim o BOZO, estão com ministérios no Governo Lula...

    Responda
    1. José Freitas

      Seria porque a esquerda "moderada" e a esquerda "radical" não tem quadros politicos e tecnicos capazes para oferecer ao Lula na montagem de seu ministério? Que tal a esquerda se unir em um unico partido e começar a preparar tecnicamente seus quadros para continuar no Poder? O "pragmatismo" do Lula ao escolher ministros indicados pelo centrão não deveria ser considerado traição ou oportunismo pelos militantes de esquerda?

    2. César A C Sanchez

      Rs, pergunte a Lula, o camaleão!

  28. Fernando Sanches

    Atualmente, o Partido dos Trabalhadores é um partido que não dialoga com os trabalhadores, mas somente com uma classe média mimada e identitária que nunca passou dificuldades na vida.

    Responda
    1. José Freitas

      O que menos tem na cupula dirigente do PT são trabalhadores. Ha muito tempo a esquerda mudou seu enfoque. Abandonou a "luta de classes" entre patrões e empregados e passou a investir em outro tipo de divisão da sociedade: as pautas identitárias que vem dominando o debate nas universidades e nas midias. O que importa agora é a "inclusão social" das minorias. Não pela igualdade de oportunidades mas sim pela adoção de privilégios para igualar os resultados, independente do esfôrço de cada um .

    2. Felipe Araújo Braga

      Fernando, entendo seus pontos: mas o que seria dialogar com trabalhadores? Defender a uberização da nossa força de trabalho jovem? Outra coisa, vi um comentário seu mais cedo dizendo que a esquerda, com movimentos identitários não respeita os evangélicos. Mas eu nunca vi movimento identitário dizendo que evangélico não pode casar, que evangélico não pode usar banheiro ou que evangélico deve ser obrigado a seguir a cartilha, mas o contrário, eu vejo o tempo todo!

  29. João Orlando Santos

    Gleise Hoffmann ex-MDB e hoje PT por oportunismo , não tem nenhum comprometimento com ideologia mas apenas com o poder. O PT foi criado para realizar uma política ética,proba e inclusiva, cresceu e infelizmente os oportunistas viraram petistas e transformaram o PT na pros ti tu ta mor do rendez-vous da politicagem brasileira. LULA é infinitamente maior do que o PT como BRIZOLA foi para o PDT, e o PT tem dia e hora marcada para acabar será no passamento do Lula. Fui eleitor de Lula.

    Responda
  30. Fernando Palhares

    O governo Lula sempre foi centro desde o início. Não entendo esta reportagem. Por acaso, Republicanos, PP, União Brasil, MDB e PSD, que estão no governo desde o início, são partidos de ideologia de esquerda. Vamos tentar ser mais sinceros...

    Responda
  31. César A C Sanchez

    O partido que reconheceu a "vitória" de Maduro (contra o imperialismo ianque, suponho) tem alguma moral para se queixar do óbvio, que é um ZERO à esquerda (todos os sentidos), dependente da muleta do populismo de Lula, o idoso que outro dia caiu no banheiro?

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      o idoso golpista que caiu no banheiro em dois mil e dezenove está inelegível e nunca mais voltará para nos atormentar

  32. Luciano Napoleão de Souza

    Acho engraçado , para não dizer hipócrita, o PT, apoiado pela venha imprensa, achar que ser de centro ou esquerda é uma questão de opinião que se muda quando quer. Não adianta. São extremistas apoiadores de aborto e contra Cristo.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Xará, essa gente não é cristã, patriota e nem "de bem". Só usam esses rótulos para esconderem suas perversidades e crimes

    2. Felipe Araújo Braga

      E quem faz sinal de arma na igreja e imita paciente morrendo de covid é a favor de Cristo? Jesus disse: "quem com ferro fere, com ferro será ferido". A última coisa que o Bolsonarismo seria, é ser cristão, parecem mais com os fariseus.

  33. Rui Quixote

    O que significa "rumo ao centro"? O governo de Lula, desde sempre, esteve no centro, apesar de alguns alucinados o chamarem de esquerda.

    Responda
  34. Luiz Ferretti

    O Descondenado anda para sobreviver eleitoralmente com: Sarney, Roubalheiros, Maluf, Collor e Barbalhos, qua é a novidade? Abraça até o demo se precisar, né?

    Responda
  35. César A C Sanchez

    E quando a muleta de salvação Lula não mais existir, o que acontecerá com o partido ZERO à esquerda, vulgo "partido dos trabalhadores" que, hoje em dia, nada tem a ver (alguma vez teve?) com o Labor Party britânico? (esse foi o PSDB à época de FHC e Tony Blair, a clássica terceira via)

    Responda
  36. Domingos Sávio Oliveira

    Lula em todas as eleições nunca dependeu de prefeituras para vencer eleição, Lula sempre foi maior que o PT é um político que sempre ganhou eleição nas últimas décadas porque sempre fez alianças amplas. O PT é um partido social democrata clássico e lula é um político de centro.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Alem de la drao

  37. Jorge Carlos Reiners

    O PL número de eleitores foi o vencedor, PT saiu de 178 para 248 prefeituras temos que continuar esquerda, aliás muitos nem sabem direita esquerda derivam da revolução francesa e não das ditaduras socialistas e não subestimem o PT, essa onda de direita raivosa passa e nós passarinho.

    Responda
  38. teotonio nobrega

    O desejo da FSP é o golpe branco, o LULA entregar todo o governo ao Centrão, privatizar o BB, CEF e Petrobrás. defendido por esse mesmo jornal em artigo há alguns dias atrás

    Responda
    1. Domingos Sávio Oliveira

      Exatamente! O problema da folha é querer e trabalhar pra ter a extrema direita no poder, não existe polarização de extremos, existe uma extrema direita e o centro que já esta numa aliança com lula um social democrata.

  39. Domingos Sávio Oliveira

    Manchete totalmente fora da realidade, lula e seu governo já é um governo de centro desde a sua constituição, apenas o gado ignorante e jornalista desonesto intelectualmente é que fala em governo de esquerda.

    Responda
  40. Mario Silveira

    Lule e o seu PT já eram . Tchau Lule !!!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      só aqui no Brasil a gente vê pobre comemorando a perda de direitos e avanços sociais, pois é exatamente isso que está acontecendo agora. O tempo as lembrará.

  41. João Silva

    Um antigo dito popular lá em Minas nos ensina "não é preciso guardar pau pra dar em cego". Ou o PT acorda e encherga a verdade das urnas ou vai seguir o script do moribundo PSDB.

    Responda
  42. Márcio Marques Alves

    A imprensa que reforçou a polarização em 2022 para descartar a terceira via, agora aposta na terceira via para fazer a polarização cair em descrédito. Isso só reforça que a força predominante é o centrão (o qual encontra-se expressões suavizadas como "centro", "centro-democrático" ou a pior delas: "presidencialismo de coalizão"), tento em vista ainda, que o centro não representa nada além da direita moderada, já que se declarar "direita", atualmente, pode representar algum tipo de extremismo.

    Responda
  43. Zara Peixoto Vieira

    Ótimo artigo. O PT recebeu, das eleições municipais, um claro diagnóstico do que enfraqueceu a saúde do partido desde o governo Dilma: a falta de sucessores a Lula. Isso não aconteceu à toa, essa lacuna de líderes no partido se deve ao radicalismo juvenil de pensar que o grande líder, Lula, torna o PT invencível . Como saída, agora, só lhe resta dançar com o centro, tão criticado pela identidade "flexível". Fica a dúvidas: o centro quer dançar com essa alegoria?

    Responda
  44. M Lana

    "O PSD se consolidou como partido de centro avalia Kassab. Todos esses partidos integram a base de apoio de Lula e estão à frente de ministérios." Como conciliar esta parte do texto com o título da matéria ?

    Responda
  45. M Lana

    Pequena análise deste artigo que mais parece assessoria de imprensa do Centrão : 1) quem venceu as eleições não foi o centro, foi a direita fisiológica; 2) "a atual gestão deverá fazer um movimento em direção ao centro" não é preciso pois ela já lá está; 3) "a solução de problemas que emperram a liberação de emendas parlamentares" significa não impor limites ao orçamento secreto; 3) abandonar "a agenda mais identitária, de esquerda, para evitar ruídos" é se tornar de extrema-direita.

    Responda
  46. john de sá

    Análise ridícula.

    Responda
  47. flávio paes

    com a capacidade crítica demonstrada, o PT segue os passos do PSDB. Acreditar que foram as coligações que enfraqueceram o partido e não o contrário; pq se não feitas as coligações a tunda seria maior. No final é bom que sumam, a razão de existir do Bozo é o PT e vice-versa. Agora cada um deles cavou sua própria cova, o Bozo achando que é o único biscoito do pote e o PT, achando que o problema são os outros. Já vão tarde.

    Responda
  48. Jorge Rodrigues

    A esquerda é ruim devido seus conceitos econômicos obtusos, pela aversão a reformas e modernização do estado, por cultuar o estado hipertrofiado e extremamente intervencionista e por desmerecer a meritocracia, empreendedorismo e a economia de mercado. Mais recentemente a esquerda piorou muito a sua imagem ao incorporar as sectárias, insensatas, agressivas e anticientíficas teses identitárias e da cultura woke.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Sim, teses da esquerda atual estão sob fogo cerrado do regressismo direitista destes tempos. O comentário deixa claro um desconhecimento do papel histórico do estado em promover a superação de estruturas dominadas por desigualdades profundas como a nossa. Meritocracia, empreendedorismo, economia de mercado... Eis o receituário falido do nefasto neoliberalismo. Subdesenvolvimento não se improvisa...

  49. Roger Hoefel

    SugestMes: moderar o identitarismo xiita; olhar para as classes médias massacradas pelo custo de vida.

    Responda
  50. Antonio Araújo

    Folha, sua linda, libere os comentários...

    Responda