Ezra Klein > Faça um favor a você mesmo e ignore pesquisas da eleição nos EUA Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ LEAL

    "Faça um favor a você mesmo e ignore pesquisas da eleição nos EUA." Ponto. Nem precisa ler o texto.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Numa entrevista ao Haaretz, o Ezra Klein discutiu "como o 7 de Outubro o “confrontou novamente” com o impacto de Israel sobre os hebreus da diáspora e por que as pessoas que ainda pensam no Estado hebreu como uma democracia estão “delirantes”."

    Responda
  3. LUIZ LEAL

    Realmente nós brasileiros não temos porque perder o sono com essa eleição, pois qualquer que seja o resultado o mundo perde.

    Responda
  4. Marcelo Fernandes

    Difícil dizer o que faz menos sentido. O texto traduzido que fala apenas com eleitores dos EUA ou os comentários que não juntam lé com cré. Patético.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Pois é, Marcelo, parece que publicaram o texto no país errado. Bem, considerando que eles se chamam de "América", e que a nossa Folha tem um tendência a nos transformar em vassalos, parece que está explicado.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Não é patético, é muito interessante, pois, como aqui, muita gente que se importa com os rumos do país ficam muito preocupadas com desavisados que não estão nem aí e podem dar a vitória ao alaranjado autocrata. Ele diz para as pessoas se informarem (boa ideia, não?), se puderem ligar para indecisos e conversar sobre risco de o país cair no lamaçal do fascismo. Trabalhar pelos democratas, se puderem. E relaxar, depois de fazer a sua parte. Em SP e no RS, ninguém fez isso. Só reclamaram.

  5. Edvanio Ceccon

    Artigo ruim. Falou muito e disse pouco. Poderia ter resumido: as pesquisas nos EUA não capturam os votos dos indecisos e dos que não votarão, por isso são irrelevantes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como captar voto de quem não sabe em quem votar? As daqui também não o fazem e as de qualquer lugar do mundo também. Tampouco se sabe quem não vai votar e se as pesquisas incluem a escolha desses danou-se! Ademais quanto mais apertado o resultado mais difícil acertar, já que não há pesquisa sem margem de erro.

  6. Itamar Perenha

    Que os EUA se phodam. Tô nem aí. Nunca fui americanófilo. Não é agora que vou ser. Kamala ou Trump farão as mesmas guerras de sempre para submeter países. É a moderna escravatura. Mas os valentões não vão se meter com a China.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Visão de mundo sofisticadíssima! Não é preciso ser americanófilo para perceber que Trump e Kamala não são exatamente a mesma coisa e que o pleito presidencial americano importa e muito para o mundo.. De fato, como diria Putin, só mesmo os EUA fazem "as mesmas guerras de sempre para submeter países"...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas fosse o Trump presidente talvez o golpe aqui tivesse se consumado!

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Como o governador de SP, "tô nem aí". Os que disserem isso lá levarão um fascista (quem diz é tb um ex-assessor dele), ao poder que vai perseguir seus adversários, ele declarou abertamente. Caça às bruxas. As guerras surgem e precisam de mediadores, não são todas criadas pelos EUA. Eles não instigaram o ditador Putin, ídolo de Trump, a invadir a Ucrânia, sabia? Junto com a ONU, que tem cerca de 200 países, tentam deter o russo, assim como Netanyahu. Pro cure se infor mar a fundo aqui mesmo.

    4. Ivo Broeing

      Nem a china vai se meter com os valentoes, imagina se so putim , koreia do norte , ira e china tivessem poderia nuclear, seriamos todos escravos ou islamicos radicais

  7. marcos fernando dauner

    o que isso impacta no Brasil ? Nada ! continuaremos sendo tratados por todos os ianquis como periferia . somos apenas concorrentes em soja, milho , laranja e frango

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Importa que se ele vencer as democracias todas estão em risco. E já não são muitas, os autocratas dominam as maiores potências e não terão adversários de peso para confrontá-los. Os arti culistas daqui dizem isso o tempo todo, bas ta ler. O mundo não é só petróleo, soja, milho. Liberdades individuais são importantes e ele já disse que vai perseguir seus opositores, isso depois de ter dominado a Corte Suprema. Tudo bobagem, não?

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      E fomos concorrentes também na engenharia, que foi destroçada pela lava jato, acabando a concorrência.

  8. mauricio silva

    O mundo foi pego de surpresa qdo Trump venceu as eleições, já que as pesquisas davam a democrata 7% acima, mas se esqueceram dos Estados pêndulos... onde ele direcionou as eleições.. hoje os democratas já não correm o risco dessa surpresa, e os votos estão sendo disputados até o último dia da eleição. Que os americanos salvem o mundo das mãos de Trump!

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      E quem salva o mundo das mãos doa americanos, sejam eles republicanos ou democratas? Basta olhar para todos os governos anteriores e o atual.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Uma pessoa aqui tem informações confidenciais sobre Kamala, a quem compara a uma ótima política daqui. O esperto diz que ela é larápia, como Trump. Uma promotora das mais respeitadas, que tem uma vida de trabalho contra todos os meliantes de lá e ele afirma que ela rouba, quem diria, gente? Sobre Trump não detalha quem ele roubou, nem a tentativa de golpe contra a democracia. Quase ocorreu aqui e Lula e a sociedade impediram, mas só falam mal de quem nos ajudou contra o ge no ci da. Isento, não?

    3. Ivo Broeing

      Kamala e a versão americana da maria do rosário, trump e a versão americana do ze trovão, me sinto menos viralata vendo dois larapios na disputa nos usa depois do inelegível e do inimputável nas ultimas eleições aqui

  9. geraldo bays

    Como é que eles mantêm esse sistema eleitoral lá. Parece que todos perdem. Inacreditável

    Responda
  10. Edson Antonio Mendes

    Ezra diz e não diz nada! Eleições Americanas são as finais das Champions com CR7 no Real e Messi no Barça, então descartar as Eleições Americanas são possibilidades improváveis, assim às finais das Copas do Mundo de Futebol? Agora referente às pesquisas tem às escondidas intenções de manipular para A ou B, no caso Trump ou Kamala, isso é notório no Brasil, e quando os Institutos erram feio eles capitalizam estes erros direcionando aos Eleitores e não às suas mazelas!

    Responda
  11. Lisy P F S

    Eu tenho dupla cidadania e voto na economia. Vamos ver quem foi melhor.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se um autocrata alaranjado tivesse feito algo pela economia fora defender os interesses dele (não fez) e agora ainda mais porque pode ir preso mesmo eleito, votaria nele? Ainda que mentisse como respira, fosse misógino, racista, homofóbico, tivesse estuprado mulheres, mas a economia tivesse ido bem (não foi), seguiria com o candidato que disse que vai perseguir adversários após eleito? A economia não é tudo, tem pessoas no meio do caminho, tem humanidade, justiça e dignidade pessoal.

    2. marcos fernando dauner

      eu também tenho dois passaportes, o brasileiro e um europeu, mas nenhum dos dois foi usado até hoje . E o que isso tem a ver com a eleição ?

    3. marcos fernando dauner

      e está fazendo o que por aqui ? Já deverias ter te mudado para NY .

  12. Alexandre Marcos Pereira

    Quem, de fato, não se deixa seduzir pelo frenesi das pesquisas eleitorais? Elas são como aquele oráculo moderno, sempre cambiante, tentando prever o que está no coração - e na mente - de milhões. No fundo, elas nos falam menos sobre a política e mais sobre a eterna fascinação pelo imprevisível, pela aposta no futuro. Enquanto alguns as veem como um termômetro da sociedade, outros a encaram como jogos de adivinhação sofisticados, onde uma fração de porcento pode virar manchete e aquecer debates.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Meu caro Ennio, muito obrigado pelo gentil comentário. Nos casos de empate técnico, esse eufemismo elegante para dizer que, na verdade, ninguém sabe de nada. Mas é aí, talvez, que reside o maior charme das pesquisas: sua capacidade de transformar a incerteza em um espetáculo cativante. Nesse sentido, a busca por um sentido maior nas oscilações percentuais de cada candidato se assemelha ao trabalho de um arqueólogo tentando decifrar ruínas empoeiradas.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Um belo texto!

  13. Eduardo Giuliani

    Jornal democrata, do main stream media, tentando evitar que os eleitores de Trump votem. Mídia que escondeu o estado de saúde do Biden por 3 anos. Mídia em que só 31 porcento dos americanos acreditam. Vergonha que Trump precisa ajudar a transformar com uma equipe de primeira linha (Kennedy, Tulsi, Musk etc.), bem diferente da do primeiro mandato. Americano está cansado de político marionete, que mente e trabalha para corporações.

    Responda
    1. Jose Souza

      FOX como “mídia alternativa “? Tenha dó.

    2. Eduardo Giuliani

      A visão de Trump que temos no Brasil é só a que a main stream media passa (NYT, CNN, abc, msnbc etc.). Esta mídia é controlada pelo partido democrata e suas corporações, fazendo censura, influenciando a justiça e mostrando só o lado que lhes interessa. Se quiser conhecer Trump tem que ir em mídias alternativas: entrevista de Joe Rogan (Youtube), Tucker Carlson, Fox etc. Não é o cara ruim que conhecemos. Já tentaram matá-lo duas vezes por ir contra estes interesses.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Ele, caso eleito (não, claro), poderá ter governar da prisão, falta sair a sentença dele. Que elegante líder mundial despachando de uma cela. Você tem provas que esconderam saúde de Biden? Mostra aí. Trump não tem ninguém de primeira linha, detesta concorrência, a equipe não manda nada. Se o povo estivesse cansado de quem mente, não votaria em quem mente como respira, misógino, homofóbico, xenófobo, estuprador, nada aqui inventado, tudo certificado por testemunhas e pela justiça.

    4. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Pois é! Cada um puxa a brasa para o seu assado.

  14. Julio Ribeiro

    Bastou Trump começar a aparecer na frente nas pesquisas p/ a turma começar a incentivar que elas sejam ignoradas. Enquanto Kamala lidera, é quase negacionismo anti democrático questionar qualquer pesquisa.

    Responda
  15. Gregorio Amarante

    Aqui alguns também falaram que as pesquisas das eleições em SP não deveriam ser levadas em conta e que Boulos ganharia. Pois é...

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Boulos não ganhou. A população de sp perdeu. Estoquem velas e galões de água.

  16. José Cardoso

    "Mesmo um erro de pesquisa de 10 pontos não seria importante para o resultado da disputa." Aí também não. 10 pontos é muita coisa.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O autor falava neste caso do candidato a senador com vantagem superior a 17 pontos. Nesta hipótese o erro de 10 pontos de fato não tem importância nenhuma.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.