Wilson Gomes > Esquerda precisa perguntar a seu ex-eleitor: você está melhor sem mim? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Perfeito. Pena que o pessoal do PT com sua típica arrogância não se dará ao trabalho de ler o artigo. E 2026 taí.

    Responda
  2. Devanir A Merengué

    Os indivíduos são todos livres, independentes morando nas fa elas ou nos Jardins, esando na USP ou no interior do Pará... ( ironia, claro). Nenhuma manipulação, nada, nada os impede de votar com total clareza. Sei, sei...Não tenho dúvida que a esquerda precisa se repensar, mas o eleitor, igualmente.

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Se o pobre for empreendedor vai estar melhor com a direita.

    Responda
  4. Otto Nelson

    Desconsiderar que a ''culpa das emendas parlamentares, da normalização das candidaturas aberrantes, do antipetismo promovido pela mídia'' não teve influência mais parece uma fakenews. Sim, a esquerda sem Lula não elegeria um presidente em 2022. Estes são fatores a considerar: A esquerda tinha as comunidades de base Católicas, hoje a direita tem o proselistimo Evangélico; a esquerda tinha a força dos sincatos e a grande massa trabalhadora jovem "emprende'' nos aplicativos e segue os Marçais.

    Responda
  5. José Cardoso

    Há a tradição de uma esquerda que perdeu a paciência com o Estado de direito e aquela que continua apostando nele. Lenin x Kautsky por exemplo. No Brasil, isso aparece no PT x PSB. Na aparência o PT aposta no Estado de direito, mas isso é ilusório. Sempre esteve ligado ao bolivarianismo, às invasões de terra e imóveis, e recentemente ao bloco de ditaduras pelo mundo. Por isso a dificuldade em reconhecer as derrotas. O povo é idealizado como uma massa "ainda não" revolucionária.

    Responda
  6. Davi Oliveira

    Excelente pergunta, Wilson Gomes. Lembro de Gilberto Gil, quando candidato a prefeitura aí de Salvador, dizer "o povo sempre sabe que quer, mas também quer o que não sabe". Apesar de essa frase parecer soberba, como se dissesse que algum "sábio" poderia dar essa resposta ao povo, penso que acima disso mostra que os eleitores vão sempre testar possibilidades em busca de coisa melhor, e, nesse caminho, vão avaliar, prosseguir ou refazer o caminho. Todos temos a aprender uns com os outros.

    Responda
  7. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Luciano Napoleão de Souza

    "Esquerda precisa perguntar a seu ex-eleitor: você está melhor sem mim"? Resposta: Sim. Sempre estiveram. É que antes estiveram enganados ou forçados, desde 1917.

    Responda
  9. André Hodas Della Togna

    Ainda que concorde que a pergunta proposta pelo articulista é pertinente, parece-me que, dentre ricos e pobres, à direita e à esquerda, há aqueles que votam de forma racional, deliberada, e outros que se posicionam por conveniência, medo, ignorância, preconceito. Evidencia-se assim a contradição da leitura do colunista, que, ao atribuir a pecha de "bom selvagem" ao pobre, sempre racional e imanipulável, acaba por apagar suas singularidades, uniformizando-o.

    Responda
    1. André Hodas Della Togna

      Reconheço ser perfeitamente possível que um indivíduo, pertencente ou não a uma classe mais vulnerável, ao confrontar valores e projetos de forma racional, delibere e opte por votar na direita. Mas, ao mesmo tempo, acredito que a imensa maioria dos votos - ou abstenções - são decididos e manifestados sem que haja busca de informações e deliberação, sendo determinados por uma conjunção de fatores, como pressões sociais nas esferas familiar e do trabalho, medo ou o puro e simples desinteresse.

    2. Rui Furtado

      Acho que nao Andre, o seu comentario vai de encontro com o argumento do colunista. O colunista nao colocou nenhuma pexa de bom selvagem para os pobres, ao contrario reconheceu que existem diferentes motivacoes na escolha do voto e que todas essas motivacoes sao validas e legitimas. O seu comentario parece bater na tecla que pobre deveria ser de esquerda e por nao serem uma massa homogena e virtuosa que vota na esquerda nao podem ser bons selvagens uma vez que tambem votam na direita.

  10. JOS ALBERTO LAKATOS

    O texto lembra outro escrito pela historiadora Emília Viotti, publicado nesse jornal há muito tempo. Nele, ela cita que valores democráticos e de justiça social ou se tornam um fato concreto ou serão um bilhete de loteria não premiado.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Ou então perguntar, o que fará, após anos a fio de empreendedorismo, quando não mais for possível trabalhar, na velhice?

    Responda
  12. Aderval Rossetto

    Eleições municipais tem muitos mais candidatos aproveitadores, enganadores, assim como os youtubers e tiktokers ou religiosos. Dessa forma iludem facilmente os egoístas, preconceituosos, leigos que acham que o salário mínimo foi triplicado nesse século por milagre e não pela esquerda; e que a redução dos direitos trabalhistas e previdenciários não foi castigo da direita.

    Responda
  13. Aderval Rossetto

    Há dois séculos foi assim, a população trabalhadora e pobre, mas moralista, foi enganada pelos empresários e religiosos locais em que um homem de esquerda, único que os defendia, devia ser pregado na cruz !!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Você quis dizer dois milênios. Mas gostei muito do comentário.

  14. Marcos Benassi

    Continuando, é necessário desconstruir a igualdade que se foi conformando entre a centro-esquerda e o pessoal que está à direita do espectro político. Todos dizem a mesmíssima coisa, embora a direita não pretenda fazê-lo; o reacionarismo entendeu muito rapidamente como utilizar as redes de confiança recíproca de maneira extremamente efetiva, e já consolidou um público e um modus operandi muito funcional. Pra que votar nos "comunas" se é tudo igual? É o caminho de reflexão que eu proporia.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Seu Wilson, a pergunta que o senhor propõe é excepcionalmente boa, e seria realmente excelente ouvi-la com cuidado. Mas muita coisa é tão válida hoje como n'antanho: quem vota de barriga cheia, vota sem desespero; com melhor educação, tem mais agudeza ao interpretar as mensagens; o que o senhor sugere "deixar de lado", tem que ser mantido "ao lado" de novas considerações, mais modernas. Continuo a seguir, se me permite.

    Responda
  16. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Não aguento mais entrar no YouTube e o algoritmo me sugerir vídeo de Jessé Souza falando professoralmente sobre o "pobre de direita", esse "espécime peculiar e pitoresco". Se é com essa conversa que a esquerda de verniz acadêmico pensa que vai cativar mentes e corações, está redondamente enganado. Sou classe média-baixa, tenho horror à extrema-direita anti-vacina, mas a esquerda não conversa comigo.

    Responda
    1. Davi Oliveira

      Concordo Clayton. Especialmente sobre Jessé Souza, ganhei um livro desse autor com o título A Elite do Atraso e não consegui terminar por cansar de ler argumentos sociológicos bastante simplórios e vulgares que apenas reforçavam teorias do senso comum. Intelectuais como Wilson Gomes, não necessariamente sempre certos, fazem o leitor repensar as próprias convicções, sem uma resposta pronta, e isso é mais interessante.

    2. Marcos Benassi

      Duro, duríssimo, caro Cleyton, inda mais que o seu Jessé não facilita, sua reflexão é densa, complexa pacaramba - creio que também nos vídeos, nos livros ela é dura de roer. No caso específico do Jessé, não é verniz, é profundidade imensa, o cara é bão mêmo, eu sugeriria que você não desistisse dele, já que é afins de refletir. Mas a zesquerda precisa mesmo pensar em como transmitir sua mensagem, tá passadinha. Você dá um testemunho precioso, agradeço como concidadão pensante, não como "petista"

  17. Florentino Fernandes Junior

    Texto maravilhoso, mas pelos comentarios aqui, incapaz de convencer os celerados e fanaticos

    Responda
  18. Carlos Amorim

    Levou 9 anos (de 2015 até 2024), para a esquerda entender que precisa de autoconhecimento e menos auto ilusão. Aguardando quando vai cair a ficha que quem venceu em 2022 não foi Lula, mas o antibolsonarismo (pouco maior que o antipetismo).

    Responda
  19. Antonio Araújo

    Que pancada de texto. Parabéns, Wilson, pela clareza!

    Responda
  20. Joabe Souza

    Se estiver considerando o resultado das últimas eleições, o questionamento é falacioso, já que parte da premissa equivocada de que teria havido um período de força da esquerda nos municípios. Não houve. Antes deste momento, a política local foi historicamente dominada pela direita oligárquica (PMDB, PFL etc), com exceção à hegemonia do PSDB (centro-direita) em SP. O eleitor municipal não vai responder se está melhor sem a esquerda porque nunca esteve com ela.

    Responda
  21. roberta melissa oliveira sales

    O motivo é o mesmo: querer mudança diante do cenário que aí está. Foi por isso que a esquerda ascendeu, há alguns anos atrás, e, agora, a direita e, daqui a pouco, os influencers e coachs. O motivo não mudou: o povo quer alguém que leve o país ao desenvolvimento econômico, inflação e juros baixos, pleno emprego e fim da violência. O que, infelizmente, o povo não sabe, é que, praticamente todos os candidatos, independente do espectro político, ou origem, são incapazes de resolver isso.

    Responda
  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Gasosa a dez. Carne cinquenta. Sem contar os orçamentos secretos.

    Responda
  23. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Sim, e a situação pode melhorar ainda mais com a diminuição da influência da esquerda no Nordeste.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A esquerda salvou o país de um golpe de estado sendo que no nordeste o governo anterior tentou impedir que a população votasse. Seria melhor então a extrema direita seguisse impedindo a população de escolher? É isso que acha melhor? Precisa de alguém deixando ou permitindo que faça algo, como quem não tem maturidade para votar sem ser por autorização de algum ca cique de quin ta? Lamentável.

  24. Gustavo von Krüger

    A esquerda é tão soberba, que se auto-intitula Progressistas.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Todo fanático adora corrigir a forma dos outros se expressarem.

    2. Edson Antonio Mendes

      Um catedrático aí...aí abaixo, acima dos tupiniquins botocudos! Como estes gramáticos se misturam as mediocridades dos iletrados ? Muita subserviência desse cidadão perante os filósofos arcaicos oriundos de botequins!

    3. Adauto João Pulcinelli

      Escreva corretamente. Concordância verbal se aprende até na escola pública.

  25. Edmundo Alvarez Júnior

    Sim. estou.

    Responda
  26. MARCIO OLIVEIRA

    Professor, você comentou algo que tem me assombrado nos últimos tempos; será que o PT terá o mesmo fim melancólico e sem graça que o PSDB e o PFL? Será que se tornaram irrelevantes e ainda não perceberam?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Para quem acha o PL melhor, o PL das rachadinhas, emendas secretas e do Pix, orçamento secreto e tantas outras maracutaias que não significam nada para saúde, educação, menos sofrimento da população, a coisa está difícil. O PSDB tirou o país da crise econômica, criou o real, entre outras coisas. O que o PL fez, além de ser oposição fechada e sempre voltada a agradar caciques de extrema direita? Nada.

    2. Edson Antonio Mendes

      Bom quando o lu le disse que queria extirpar o PFL da face da Terra, talvez ele tenha gritado tão alto que respingou a baba no P T ! Ou apenas uma semente do mal que lu le tenha tentado plantar em terra alheia e que agora venha a colher frutos dessa semeadura em seu pleno ex latifúndio, ou porção invadida pelo seu MST desfigurado!

  27. Adauto João Pulcinelli

    Parabéns Wilson! Um texto muito elucidativo.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Faltou uma vírgula aí.

  28. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Adauto João Pulcinelli

      Por que não te calas. Vc tem condições de escrever algo melhor ou parecido?

  29. Giovanni Bruno

    Pois é, professor! Sem dúvida alguma. A empáfia, a esquerda dizia pertencer apenas ao outro lado. Mas como o senhor demonstrou brilhantemente, sempre foi característica também da esquerda. E respondendo à sua pergunta: sim, estou melhor. Ou melhor, estava. Os governos de centro-direita sabem governar pensando longo prazo, a esquerda só gosta de vender ilusões aos pobres.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      É muita Bolsa Bets acima do número de habitantes em várias cidades.... Agora afirmar que "agora está melhor porque o Governo agora é melhor" é uma redundância total, ao cubo, quadrado, elevado a terceira potência, como alguns catedráticos tropeçam nos seus próprios devaneios e metáforas. Apenas 22 meses transformaram a vida toda da população brasileira! Isso é singular de sujeito boçal que desvaloriza as conquistas pessoais da população brasileira, em detrimento de puxadinhos políticos.

    2. Adauto João Pulcinelli

      Não seja hipócrita! Vc está melhor porque o atual governo é melhor.

  30. Hercilio Silva

    Os eleitores não são neofacistas. Muitos dos candidatos atuais que lhes enganam são. A imprensa sabe e em vez de reconhecer nega a classificação. Conservador não é sinônimo de extrema direita. E no Brasil estão fazendo essa confusão para validar o pensamento neofacista. Tanto é verdade que foram os não fascistas os maiores vencedores.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Entendeu mal Rodrigo. Os fascistas que não são apenas conservadores estão se apresentando como tal. Cabe aos autênticos conservadores afastar essa associação.

    2. Rodrigo Cabral

      Culpa da esquerda que banaliza termos como fascista e até nazista. Hoje, tudo que está mais a direita (conservadorismo, tradicionalismo) é dado como fascismo.

  31. Matheus Battistoni

    A esquerda tem que parar de querer prender os dissidentes do seu discurso bobo e vitimista e de querer soltar assaltantes. Aí, sim, será democrática e poderá acusar a direita de fascismo. Do jeito que tá, só paga mico e demonstra histeria.

    Responda
  32. Felipe Macedo

    Esquerda tem que lavar as mãos e deixar o povo sangrar com a direita. Quem sabe assim as pessoas entendem que nenhuma conquista é permanente. A fila do osso vai lembrá-las

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Saudade de ver o povo na fila do osso né, Edson?

    2. Antonio Araújo

      Ressentido aje assim.

    3. Edson Antonio Mendes

      Bom estamos na fila da farinha, porque a Picanha só o Lule e seus Kumpanheiros comem! Bom ele também deixou a possibilidade de pés de galinhas é muito nutritivo, os ineptos comentaristas de Plantão talvez concorde com seu pastor.

  33. JORGE CESAR BRUNO

    A mídia em geral, possivelmente para gerar discussões e narrativas, tem sempre que encontrar, vencedores e vencidos, ganhadores e perdedores, bobagem e tolice! Numa eleição municipal, ganha quem demonstrar maior capacidade administrativa, independente de ideologia, e ponto final! Caso ganhadores de eleição de prefeitos fossem indicativos de favoritos a eleição presidencial, João Doria, Jose Serra e Paulo Maluf, certamente seriam presidentes da República!

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Bom o eleitor da cidade de São Paulo mandou recado sem freios à esquerda, não apenas ao bo lês Hine Nacionale Neutre, também ao Lu le; que a derrota da esquerda não fora apenas em São Paulo e sim em todo Brasil, exemplo claro que o PL do Bolsonaro ganhou 2 duas prefeituras no Nordeste Aracaju e Maceió, onde o PT sempre jogou em casa e foi derrotado por PL 2X1 pt em pleno campo e torcida favorável e mesmo assim o PT perdeu, já no Brasilzão afora a goleada foi de PL Bolsonaro 516 X 248 pt.

  34. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Excelente artigo Prof.Wilson, a esquerda precisa incluir no seu programa a palavra Autocrítica, apartir de análises realista mudar a direção, pois o grande guru não será eterno.

    Responda
  35. JORGE CESAR BRUNO

    Sinceramente, estão fazendo uma tempestade num copo d'água! A mídia inste em polarizar uma eleição, que por característica, tem menos ideologia, e mais gestão! Votei num candidato de centro direita, mesmo sendo de esquerda, pela capacidade e realização do seu trabalho a frente da prefeitura, e seus adversários não me passaram a segurança para mudar meu voto! Foi reeleito em primeiro turno, e melhor ainda que teve o apoio da esquerda, mas suas realizações foram fatores determinantes!

    Responda
  36. José Victor da Silva

    Excelente análise sobre o que esta acontecendo com a esquerda. A esquerda brasileira, tem ideias importantes, entre essas a defende a melhoria das condições de vida para os brasileiros. A esquerda, basicamente representada pelo PT, para mim não evoluiu. Continua pregada no sindicalismo. Permito-me dizer que a esquerda brasileira é burra. De minha parte respondo: 'eu estou melhor, sem esta esquerda'.

    Responda
  37. Helene Medeiros

    Artigo maravilhoso, analise excelente.

    Responda
  38. Andre Moraes

    Me construí como esquerda e vou morrer de esquerda. Mas hoje a esquerda precisa de um período sabático, de reaproximação com a base, e deixar a direita apresentar seu plano de austeridade e a população sentir na pele. Vai ter sofrimento, direitos triturados, políticas públicas enterradas, filas do osso e os empreendedores precarizados vão perceber que dependem da classe média com emprego e renda, o que a direita e seu projeto de fazendão com igrejas não entrega. O risco é virarmos terra arrasada

    Responda
  39. Fabrício Schweitzer

    Essa é, sem dúvida, um ponto de vista, ou melhor, a vista de um ponto. Mas a pergunta poderia ser: como o ex-eleitor que ascendeu de classe se sente sem a esquerda? Deixemos a educação crítica acontecer. O que está em jogo é complexo demais para o ex/atual eleitor (povo/massa) compreender.

    Responda
  40. Fernando Alves

    Mais um fanático direitista querendo "explicar para a esquerda o que ela deve fazer" que é sempre virar direita.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Olha só quem acha que engana os outros. É igual o Caiado chamando o Gaier de comunista.

    2. Leonardo Pereira

      O professor é de esquerda, se informe !

  41. Bruno Araujo

    Consciência em Paralaxe! Esse é o título do primeiro capítulo de uma série de artigos publicada no livro "As novas infraestruturas produtivas: digitalização do trabalho, e-logística e indústria 4.0". Para entendermos o cenário atual é fundamental atentarmos para relações sociais históricas especialmente envolvendo pretos e pobres, além de pessoas que hoje são "excedentes" em suas profissões. A esquerda precisa buscar as respostas na sociologia, mais do que na economia. Esse livro explica muito!

    Responda
  42. Leandro Piva

    Pessoalmente acho q ciclos de bonança e prosperidade favorecem doutrinas liberais, a ilusão do protagonismo individual, da ascensão social pelo mérito próprio. Porém, as vacas gordas não duram pra sempre e o precarizado só tem o Estado malvadão pra intervir por ele. A onda rosa da América Latina é o resultado das políticas neoliberais dos anos 90. Uma nova onde de liberalismo se aproxima, e seus resultados também virão.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O período de maior expansão econômica da história, do final dos anos quarenta ao início dos anos setenta, favoreceu as forças centristas, social-democratas e democratas-cristãos. Foi o período do máximo dirigismo estatal e da construção do Estado de Bem-Estar Social. A atual onda de individualismo no Brasil ocorre após um longo período de recessão e crescimento medíocre. É difícil confirmar sua regra.

  43. Marcos Araujo

    Tem um comentário na Internet onde um homem pobre afirma que vive melhor com o Lula mas vota em Bolsonaro, pois esse é sincero. Vai entender

    Responda
  44. Raul Deodato Moura

    Mas, a resposta a essa pergunta já foi dada nas urnas e, foi: sim.

    Responda
  45. Felipe Vasconcelos

    Uma alternativa: desburocratizar e simplificar para micro, pequenas e médias empresas, e manter o ônus de tributos mais elevados sobre grandes empresas e multinacionais. Assim, satisfaz o empreendedorismo das periferias e salva-se o discurso de acusação contra "o grande capital".

    Responda
    1. Leonardo Pereira

      Seria um caminho , em vez de fazer chacota essas pessoas chamando-os de "CEO de MEI" como se existissem bons empregos de CLT disponíveis a todas elas.

  46. Thiago Madureira

    A pergunta é pertinente. Mas não se pode mesmo ignorar o poder das mídias sociais, das igrejas neopentecostais, nem o massacre midiático que sofremos durante anos consecutivos, a força das fake. Eu acho que se cobra demais da esquerda , quando a responsabilidade não é só dela, pois todos os setores da sociedade estão sendo afetados. Ainda há a questão das emendas parlamentares que fortalecem o centro e direita.

    Responda
  47. Adilson de Souza Filho

    O dono deste artigo já tem a resposta! Basta você fazer seu trabalho de jornalista/repórter e investigar os 21 anos de governo de direita, de 1964 a 1985. Que Brasil entregaram? Se preferir, pesquise os resultados do Governo de Getúlio Vargas. Ou ainda, os governos Temer e Bolsonaro! Apresente os resultados nas áreas de Saúde, Educação, Pesquisa, Habitação, Tecnologia, Agricultura. Daqui 10 anos, quando os resultados deste novo empoderamento do centro chegarem, daí vc comenta!

    Responda
  48. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nunca ficou na fila do osso

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Ressentido.

    2. Leonardo Pereira

      Nem a elite progressista que aponta o dedo ao trabalhador autônomo o recriminando de "pobre de direita".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.