Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Pelo resultado das ultimas eleições parece que os pobres e a classe média querem que essa estrutura tributária concentradora de renda se mantenha. Será porque acham que um dia farão parte do clube? Vejam que a direita do Convgresso acaba de rejeitar a taxação das grandes fortunas. É uma amostra do que nos espera na votação da reforma do IR.

    Responda
  2. João José Aguiar

    O primeiro parágrafo demonstra a ignorância do articulista: o regime de lucro real é obrigatório para empresas que faturam acima de R$78 milhões (todas corporações) e a tributação sobre o lucro é 34%, totalmente cobrados da empresa. A empresa precisa de caixa para funcionar, investir, gerar renda e emprego. Acredito ser esse o ponto mais relevante da disfuncionalidade das regras atuais da tributação sobre o lucro. Não à toa os países da OCDE fazem diferente...

    Responda
    1. João José Aguiar

      O acionista ao receber o dividendo paga zero. Toda carga tributária sobre o lucro é nas costas das empresas. Analisar o sistema tributário brasileiro de forma fatiada é errado, proporciona conclusões equivocadas. O consenso entre quem entende da coisa é que é disfuncional, um manicômio tributário que permite muita corrupção, daí a dificuldade de simplificar, tiraria o ganha pão de muita gente, governos instalados, escritórios tributários, etc.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que o estudo tenta mostrar é que efetivamente as empresas não pagam esse percentual, por isso a tributação final para os acionistas acaba sendo menor do que a dos assalariados com renda muitíssimo menor. Ademais, há muitos milionários do Simples e esses não há dúvida alguma de que pagam muito menos do que os assalariados, inclusive os de classe média e media alta. Na OCDE as empresas pagam percentual menor mas há taxação dos acionistas.

  3. PEDRO HENRIQUE

    A velha ciranda brasileira... Uma das causas do golpe parlamentar, inclusive...

    Responda
  4. PEDRO HENRIQUE

    Coloquem essa matéria do lado do desgovernador privatista e do interino vampiro que está na linha de frente do editorial. Eles são representantes dessa classe de usurpadores da cidadania.

    Responda
  5. Lis P F

    Quando tiverem oportunidade leiam porque o Milei dispensou 80% dos funcionários da receita Federal.

    Responda