-
José Cardoso
Um modelo interessante é o do TCU. É um órgão legislativo, mas com um certo distanciamento. E tem uma boa parte de seus membros escolhidos por concurso público e não por mera indicação.
-
Marcos Benassi
Seu Jerson, prezadíssimo, também o senhor não merecerá que julguemos seu artigo somente pelo título, o que pode facilmente acontecer no ambiente de leitura aqui da folha - ainda não li nenhum comentário, torço para que não tenha acontecido. As Agências, como outros entes públicos - legislativo em especial - agem sem nenhuma cobrança acerca das providências que tomam, e, repletas de gente "de mercado" e com uma lubrificadíssima porta giratória, deixam de lado sua função precípua. Sobra inação.
-
Cassio Vicinal
As agências foram criadas para garantir independência técnica, mas com o tempo tornaram-se vulneráveis a manipulações políticas e econômicas. Nos EUA, o embate por autonomia é intenso e na Europa, prevalece um tom mais diplomático, mas sem reformas, perdem força, relevância e são corrompidas por interesses diversos. O Brasil vive situação parecida. É urgente atualizar modelos, proteger indicações e reforçar transparência para não serem meros instrumentos de quem deveriam fiscalizar.
-
Marcos Benassi
Se me permitir pegar a mesma vicinal que tomou, caro Cássio, assino embaixo.
-
-
Marcus Guedes
Não CGU. Policia Federal. Muita corrupção.
-
LUIZ LEAL
"Diretores são quase sempre escolhidos não pela qualificação, mas pela vinculação política." Nessa frase o Sr Jerson Kelman disse tudo e apontou a origem da degradação das agências reguladoras, que foram criadas com um bom propósito, mas aos poucos foram sendo aparelhadas pelos políticos, em favor das empresas que deveriam ser reguladas e fiscalizadas. Os motivos dessa atuação dos políticos nem precisam ser citados.
-
Edson José Neves Júnior
"Estão maltratando as agências reguladoras", assinado: o dirigente das agências reguladoras... O governo deveria, sim, investigar as festas, as viagens e os "presentes" que as empresas dão periodicamente para os diretores das agências reguladoras. Aí está o problema.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.