Poder > Abstenção cresce no 2º turno, alcança 29% do eleitorado e preocupa TSE e especialistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Evando de Abreu

    Wilson? Nunca vi ninguém elogiando no mundo em que vivo. Só precisa emitir o recibo que será retornado para a mesma urna para auditoria. Simples

    Responda
  2. Lisy P F S

    Povo deixou de ser trouxa .Chega.

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Wilson, porque irmos na direção contrária do mundo e ficarmos iguais a Butão e Bangladesh? é o jeito que a extrema esquerda adora: ditadores, censura e terroristas. Negativo, queremos poder confiar como se faz em todo o mundo.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Nosso sistema de votação é elogiado no mundo todo . Rápido, preciso, confiável, auditável. O complexo de inferioridade do brasileiro indicaria retroceder ao papel e lápis, talvez com o fim do extrato bancário , também. Cédulas de papel é que são muito, mas muito mais fáceis de fraudar. Talvez seja no fundo o que vocês querem, pois o hienismo bolsonarista sobressai de verdade é no caos. Não vai rolar rsrs

  4. Marcelo Bondioli

    O pessoal está se conscientizando que esse papo de democracia é balela, conversa pra boi dormir. A gente finge que escolhe, mas já está tudo decidido lá nos altos escalões

    Responda
  5. flávio paes

    o voto é obrigatório em termos, aqui no Brasil. Não é o valor da multa que vai fazer o cidadão mudar de ideia sobre votar ou não. Logo o aumento da abstenção aqui, segue a tendência de países com o voto não obrigatório, só aumenta. Os motivos são vários: todo o processo eleitoral/polarização é cansativo para o eleitor; a certeza que não vai fazer diferença nenhuma e por aí vai. Salvo em momentos especiais, não vai mudar a tendência de aumento da abstenção.

    Responda
  6. Evando de Abreu

    A abstenção é por falta de confiança nas urnas que só existem em Butão. Queremos recibos que podem ser depositados na própria urna. É assim em todo mundo. Não precisa levar o recibo. Desta forma se tornam auditáveis. Simples

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Ainda nessa? O oito de janeiro tem esse tolo devaneio como uma de suas causas. Nesse período, alguém poderia comprovar a fragilidade das urnas, mas ninguém apresentou sequer um indício plausível. Porque simplesmente não existe. Esqueça o Butão e lembre-se que nos eua tem voto por correio, um completo absurdo para os nossos padrões. Acorda.

  7. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Imaginem a abstenção se deixar de ser obrigatório o voto. É mais um palácio dentro de Brasília se manifestando e sem a visão completa, no meu entendimento. Não é só a questão da mobilidade. O que está ficando cada vez mais cristalino é a decepção dos brasileiros com a qualidade dos políticos e com o sistema político do país. Precisamos há décadas, de uma reforma nesta área, adotando critérios mais rígidos para um cidadão ser um postulante a cargos político neste país.

    Responda
    1. Reginaldo V Almeida

      Perfeita tua analogia! Não existe exigência para ser candidato! E quem paga a conta é o famoso fundo eleitoral! Uma farra com o dinheiro público! Vergonhoso! Sem contar a quantidade de candidatos que querem representar as facções criminosas! O que falta educação e consciência política!

  8. Marco Antônio M de Oliveira

    A realidade: possibilidade de justificar a ausência no celular ou pela internet tornou o voto facultativo. Eleitor prefere viajar e sequer precisa encontrar um local de votação para justificar. Óbvio que a causa subjacente é o desinteresse que as opções de candidatos desperta e a sensação de que só mudarão as moscas...

    Responda
  9. Amauri Andrade Silveira da Silva

    O que nenhum "especialista" disse é que o povo está de saco cheio de políticos que prometem muito e não fazem nada. Por isso muita gente não faz questão de votar. Ninguém tocou no assunto dos votos brancos e nulos, que estão em um nível altíssimo.

    Responda
  10. Antônio Augusto Soares

    Abstenção é preocupação dos políticos, não de T S E ou qualquer ministro.

    Responda
  11. Tomaz de Aquino Rodrigues

    Só falta o Bolsonáro dizer que o seu candidato perdeu a eleição em goiania por culpa da Urna Eletrônica!

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Muitos seguidores dele disseram isso.

  12. Tomaz de Aquino Rodrigues

    Só falta o bozolnaro dizer que o seu candidato perdeu a eleição em goiania, por culpa da urna ELETRÔNICA!

    Responda
  13. PAULO PAUPITZ JUNIOR

    Não sabia que falar em pagar multa de R$ 3,00, por não votar, estaria sujeito a moderação. Foi o que a Folha fez.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      A moderação é muitas vezes automática quando se utilizam números e ou maiúsculas nos comentários. Nem sempre é o conteúdo. Fica a dica.

  14. Amaury Kuklinski

    E evidente que o desinteresse pela eleição tem a ver com a baixa qualidade dos candidatos. Se vc chega num segundo turno com maus candidatos, qual a motivação para ir votar. Culpa dos partidos e seus caciques.

    Responda
  15. João Pedro Sousa

    Isso já é um sinal de que o voto não deveria ser obrigatorio, mas sim facultativo. Hoje, o voto obrigatório é apenas formal dada as opções como justificativa e pagamento de uma multa irrisoria.

    Responda
  16. Raul Deodato Moura

    Esse assunto merece uma pesquisa do Datafolha.

    Responda
  17. Paulo Consonni Garcia

    As “oligarquias partidárias” . Esse deveria ser o nome da fato. Como um cidadão se sente representado se o pleito da escolhe dos seus representantes já foi feito antecipadamente pelos partidos políticos? Como é possível chamar democracia se um próprio cidadão para ser candidato, não pode fazer de livre espontânea vontade. A própria Convenção Americana de Direitos Humanos, o Pacto de São José da Costa Rica, não prevê a filiação partidária como requisito para ser votado!

    Responda
  18. rosana gaio

    Desanimo do eleitor, estao surpresos com o que????? Acusacoes em SP e Fortaleza, e a Ministra Lucia, vem a TV dizendo tudo normal. É piada. NADA ESTA NORMAL. ESTA TUDO DOMINADO. Temos Donos de Capitanias no Brasil. Facam uma pauta séria.

    Responda
  19. Paulo Consonni Garcia

    A questão do voto no Brasil se tornou sistêmica. Não se trata mais de representatividade democrática quando um partido do qual fala que representa os interesses da população ao chegar no poder demonstra o contraditório disso, representa a si mesmo e seus próprios interesses. É gritante a corrupção no país nestes quase 40 anos de democracia, são as pizzas, as lavas jatos, as rachadinhas, orçamento secreto e tantos outros que ainda estão escamoteados pela política das chamadas por mim oligarquias

    Responda
    1. Albert Niches

      Ministra vampira Brasileira, os três poderes são um amontoado de imprestáveis corruptos.

  20. PAULO PAUPITZ JUNIOR

    O voto é obrigatório. Mas votar para que? Multa de R$ 3,00. É muito mais barato e seguro ficar em casa.

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    Falam mal de SC, mas por aqui, nas três cidades- N.S. do Desterro, Buracoville, e Oktoberfeststadt , o povo foi mais inteligente - liquidou tudo dia seis e fomos todos para a praia agora no domingo .

    Responda
  22. marco rosa

    Votar para que? Em quem? Não temos partidos políticos, temos ajuntamento de pessoas para atender seus interesses pessoais. Vi o Brasil durante 60 anos não sair da mesmice, uma repetição de Odoricos Paraguaçu… entra esquerda, entra a direita e nada muda, com a complacência dos demais poderes. Nunca tivemos projetos de Brasil, nem temos agora. Além disso, temos uma elite econômica e intelectual infantil e anacronica, que vive no mundo de Alice.

    Responda
  23. Luiz Reichmann

    Se o Voto fosse mesmo importante, a roubalheira e as negociatas politicas e jurídicas teriam chegado ao ponto que chegou? O voto importante é o que cessa a roubalheira e as negociatas num pleito, nunca o contrário porque é fácil alguém afirmar: vc votou no ladrão eleito, fica quieto agora.

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      ...e igual ao time de futebol, a torcida é muito importante para a distribuição dos lucros e salários, quanto mais torcedor/eleitor, melhor a diária, maior o custo. agora o TSE pode ja reduzir o custo no mesmo percentual de abstenções?

  24. Joao Pinheiro

    Já passou da hora de trocar quantidade por qualidade, reconhecendo o voto como um direito e não uma obrigação.

    Responda
  25. Luciano Napoleão de Souza

    Muita gente não foi votar porque achou que Alexandre de Moraes também iria escolher os prefeitos.

    Responda
  26. Luiz Reichmann

    A obrigatoriedade do voto seria o menor dos males. Na minha opinião o pior dos males é ser obrigado a votar só nos mesmos conluios, nesse ou naquele, tirando os laranjas que vão só para transparecer certa concorrência. E ampliar o rol de candidatos autônomos que estão a margem da sujeira dos partidos.

    Responda
  27. Vinicius Chaves

    Está caminhando pra isso: só irão votar os extremistas de direita e os militantes de esquerda. O cidadão que foge desses dois casos só vai votar, em sua maioria, porque o voto é obrigatório e acha que terá alguma dificuldade de justificar, e esses trinta por cento que abriram mão de vez e preferem descansar em casa ou ir a praia

    Responda
  28. Luiz Reichmann

    Eu vou me preocupar com a sucessão do líder no Jogo do Bicho. Esse assunto é mais importante que abstenção no momento. Nunca vão saber das razões de tanta Abstenção, nem TSE nem Especialistas?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Talvez se contatar alguém que defenda a Justiça e que tenha de formato limpo, honesto, será um bom começo. E os Políticos todos honestos e bons meninos, será um bom começo também. Aprovo as diárias para investigar esse fato relevante no mercado eleitoral.

  29. Pedro Luis S C Rodrigues

    É um não problema, o voto deveria ser facultativo. Pra não variar, tem o take péssimo de um “especialista” professor da GV. Impressionante o baixo nivel do corpo docente dessa faculdade

    Responda
  30. SERGIO NEVES

    Do jeito que as otoridades estão conduzindo o país a preocupação só podia vir de quem não entende o motivo. É só juntar a abstenção com a decadência da esquerda que acha o motivo. Muita gente vai dizer que é a polarização.

    Responda
  31. Edailson Monteiro Rodrigues

    Isso que o voto é obrigatório, imaginem se não fosse, e tem ainda a qualidade do produto a ser eleito.

    Responda
  32. Sidmar Garcia

    Já passou da hora de abrirem a possibilidade de votar por aplicativo no celular com a conta gov mais reconhecimento fácil e token. Facilita muito a vida.

    Responda
  33. Enir Antonio Carradore

    Essas abstenções têm a ver com a identificação de “farinhas do mesmo saco” em muitos lugares.

    Responda
  34. Lisy P F S

    Essa esquerda está dando o último suspiro.

    Responda
  35. alberto carvalho

    Queria eu poder ir embora desse país chamado brazil!

    Responda
  36. alberto carvalho

    Ministra Carmem, Estamos cansados de sermos traídos. O lula vetou o fim do fator previdenciário em 2010; a dilma criou outro fator previdenciário 85/95 em 2015, e em 2019 fomos literalmente vendidos oara sermos abatidos no matadouro. Vamos votar em quem se ate o stf apoia a maldade contra o trabalhador/aposentado?

    Responda
  37. NELSON LIMA

    Nis países desenvolvidos o voto é facultativo e a classe política é muito melhor que a da triste republiqueta das bananas, isso demonstra que o voto de cabresto nunca prestou. Agora vem o TSE dizendo que vai debruçar sobre o assunto para discutir o quê? Vão buscar os eleitores no laço, algemados e levar para votar sob chicote? Pelamor....

    Responda
  38. NELSON LIMA

    Eles se preocupam pq o voto é de cabresto, e isso mostra o porque da classe política que temos. Nós países de primeiro mundo voto é facultativo e isso com certeza melhora para para o povo e fica ruim para os mamateiros de plantão, por isso é que ainda somos a república das bananas.

    Responda
  39. DANIELA FRANCO

    Fui mesaria em SP. Dito isso, percebi que aqui a qualidade dos candidatos e o nivel do debate desanimou demais os eleitores (era um comentario geral entre os que vieram votar). Alem disso, seria muito interessante e importante que a taxa de abstencao separasse a porcentagem de eleitores de 16/18 e acima de 70 anos que têm voto optativo, pra gente poder saber a REAL taxa de abstencao do voto obrigatorio.

    Responda
  40. Gaya Becker

    Só num país de último mundo como o Brasil que é obrigatório votar sob ame aças de não fornecimento de documentos importantes para o cidadão e outras aber rações contra o cidadão que se torna refém dessa escu malha oficializada. Por essa razão q políticos não tem compromisso em cumprir promessas de campanha. Não precisam trabalhar nem para obter a confiança do eleitor. E o eleitor q é ameaçado...pode isso?

    Responda
  41. Renato Almeida

    Não vejo nada para se preocupar. Em qualquer país civilizado do mundo o voto é facultativo. Esse número apenas reflete a vontade de algumas pessoas não votarem. Muitos só vão por obrigação, e acabam usando a urna como se fosse descarga

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Muito apropriado dar descarga no inelegível e no inimputável, e o que se tem que fazer com a M

  42. Marcelo Cardoso

    Faz um bom tempo que o país, já deveria ter voto facultativo. O TSE não quer ver a realidade.

    Responda
  43. Alípio Dias dos Santos Correia

    Não é uma questão de acreditar ou não no processo eleitoral. A questão é que parte da população não acredita no Estado Brasileiro. Estado corrupto até a alma, que não passa de um instrumento das elites econômicas.

    Responda
  44. Paulo César Roel

    O problema da abstenção não está nos eleitores, e sim nos nossos políticos. Votei no 1p turno escolhendo os candidatos que entendi poder fazer algo diferente do vem acontecendo nos últimos anos. No segundo turno sobrou os mesmos de sempre, ou seja, nada vai mudar. Ainda assim escolhi entre as opções o menos pior, por que os dois são ruins. Como é que vamos ter ânimo pra ir votar?

    Responda
  45. Lisy P F S

    Diante das últimas decisões do STF ninguém engoliu. Foi o país inteiro. Todos de todos os estados deram a resposta.

    Responda
    1. Albert Niches

      Justiça Eleitoral para que serve???

    2. SERGIO NEVES

      Os motivos são muitos e ambas estão certas. O STF vem fazendo política a muito tempo e a qualidade do político pode estar relacionada a essa participação uma vez que inocenta o corrupto quando o processo chega na mão deles. Pra que justiça. Pra que polícia?

    3. Regina Tavares

      As abtstenções nada têm a ver com decisões do STF, você está viajando, como de hábito. O que explica esses índices é a falta de qualidade dos candidatos e a obrigatoriedade em votar, há tempos boa parte do povo vota no menos pior e isso já está no limite, melhor não ir às urnas do que votar em quem nada fará pelos cidadãos

  46. Florentino Fernandes Junior

    Mobilidade?

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Tenho uma curiosidade, quanto dessa abstençao é de idosos, desobrigados de votar e muitos com prob de monilidade?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.