Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carmo Gallo Netto

    Não entendo de vinhos, só sei gostar ou não gostar. Mas sua crônica é deliciosa. Acho esse povo do sul encantador, emocionante. E olha, minha descendência é de "terroni", "zappa terra", gente da Calábria e da Campânia. Gostaria de visitar essa vinícola, embora não saiba como fazer.

    Responda
  2. Juarez Mercante

    As melhores vinícolas da Europa, dos EUA e da Argentina, invariavelmente, nem gostam de receber pessoas. Não fazem muita questão de visitantes. Estão em outro momento.

    Responda
  3. luiz augusto guimaraes vilela

    A Serra Gaúcha é um lugar no mundo. Belas paisagens, bons vinhos e comidas e ótima hospitalidade. Certeza que continuará crescendo como destino. Ainda tem poucas opções de hospedagem. Como experiência enoturística completa a Valduga está acima das outras. Simplesmente não dá vontade de sair de lá. Mas bons vinhos podem ser degustados em várias outras locais.

    Responda
  4. Nelson Antonio Juncioni

    Inocente, as vinícolas no mínimo erraram por omissão , o que certamente não foi só isso. Na dúvida, dificilmente vou me esquecer disso, mesmo porque a qualidade fica muito aquém dos chilenos e argentinos e muitas vezes mais caros

    Responda
    1. Sid Santo

      Falou o "especilista".

    2. Galdino Formiga

      Inferiores e mais caros, sempre.

    3. luiz augusto guimaraes vilela

      Chile e Argentina têm mais tempo de experiência, produção muito maior e terroirs mais propícios, atraindo mais investimentos e especialistas. Fica mais fácil encontrar bons vinhos deles numa faixa média de preço final.. Daí a dizer que a qualidade dos brasileiros fica muito aquém, não mesmo. É fácil provar grandes vinhos na serra gaúcha, inclusive alguns inesquecíveis.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas, se até do "Pecado Original" de Adão e Eva fomos redimidos, ...

    5. Tânia Nogueira

      O Master of wine citado discorda de você em relação à qualidade de nossos vinhos. Quanto às vinícolas, mesmo que você não acredite no que dizem as autoridades competentes, por que penalizar todas as outras se são só três envolvidas.

  5. LUIZ RUFINO MARCIANO MARCIANO

    tem uma vinicula chamada Don laurindo em Garibaldi que tem uns dos melhores vinhos Tannat do Brasil, já fui lá e adorei, moro em São Paulo e de vez em quando compro, a familia Don laurindo é tradicional, já está na 4º geração, quem puder conhecer vai adorar

    Responda
  6. Galdino Formiga

    Vinícola boa é aquela que produz bons vinhos. Conheço muitas vinícolas com excelentes histórias, atrações turísticas, boa hotelaria, preços elevados e muita publicidade, mas o vinho fica a desejar.

    Responda
  7. Nelson Antonio Juncioni

    Deixei de tomar vinho do Sul, depois que eu soube da utilização de trabalho escravo, que devemos abominar

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      Generalizar, certamente, não é correto. Mas dizer que são “apenas três vinícolas” é tentar reduzir a importância do que aconteceu lá. Afinal, as três estão entre as maiores da região e do país. Também acho uma temeridade afirmar que não sabiam. Além disso, o pagamento da multa pune, mas não alivia a responsabilidade. Por fim, casos semelhantes em outros países não apagam o crime cometido aqui. Ou seja, relembrar é pertinente e saudável, serve de alerta.

    2. Tânia Nogueira

      Aquilo foi um caso pontual. Apenas três vinícolas estavam envolvidas. Ainda assim, não diretamente. As investigações apontaram que elas não sabiam das práticas da empresa de terceirização. O erro dessas vinícolas foi contratar essa empresa sem checar nada. Por isso, pagaram R$ 6 milhões em multas. Essa mesma empresa prestou serviços para frigoríficos que processam a carne que você come. É importante saber que casos semelhantes já aconteceram na Europa. Soube de um recente na região de Barolo.

  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Fofoca pela metade mata o fofoqueiro

    Responda
  9. Albert Niches

    O mal do Brasil são os constituintes dos três poderes e suas autarquias. Só atrapalham.

    Responda