Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Denise Ambrosi

    O Brasil foi o único a vetar a Venezuela; isso eu achei bem chato.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Gostei do bem chato.

  2. Cesar Costa

    Talvez a intenção do Lula/Amorim fosse manter a Venezuela sob sua área de influência para não perder força geopolítica AL. Acho que não deu certo e a ficha caiu que quem vai mandar na Venezuela será a China/Rússia. Essa oratória mais grossa do Maduro tem respaldo lá do Oriente.

    Responda
  3. LUIZ LEAL

    O embaixador da dita dura venezuelana já deveria ir embora de mala e cuia. Mas faz bem o governo brasileiro em não responder a esses latidos.

    Responda
  4. Rai Giovanni

    Segundo Lula Maduro é um cumpanheiro, e Amorim foi lá lamber as botas do ditador na eleições... Agora quero ver bandeiras da Venezuela nas invasões do MST. E não esquecendo que o MST do Bolos é juntinho com o Maduro... Quando o se diz que os esquerdistas apoiam coisas estranhas eles acham ruim.

    Responda
  5. jane Ventury Leal

    Esse Maduro é patético!Como o governo brasileiro se submete a isso?Porque o Brasil não envia para ele o número de venezuelanos que acolhemos e tentamos inserir na nossa sociedade?Mesmo com as mazelas e problemas gigantes do nosso país , povo brasileiro receb,enquanto ele expulsa ou desaparece com o próprio povo .

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      A melhor resposta é nenhuma. Os cães ladram e a caravana passa.

    2. marcos fernando dauner

      Exato. Aqui em SC há milhares de venezuelanos trabalhando - supermercados, restaurantes, bares, postos de gasolina , lanchonetes

  6. leonardo oliveira

    Como falava o personagem do Jô Soares .Mui amigo .Mui amigo , kkkkkkk Lula e Maduro se merecem.

    Responda
  7. Tadêu Santos

    O assessor Celso Amorim pode até haver citado "declarações intervencionistas e grosseiras", mas foi defensor junto com Lula 3 e o PT das relações com a Venezuela, mesmo sendo uma brutal DITADURA, porém não cremos que seja de direita ou defenda o imperialismo yankee norte-americano. O Chanceler Mauro Vieira do Itamarati acertou em vetar a entrada da Venezuela nos BRICS, considerando haver dado golpe de estado contra o opositor Fernández, que exiliou-se para não ser morto...

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Não podemos esquecer que a posição do chanceler reflete sempre a do governante. Mauro Vieira fez o que Lula decidiu.

  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    Agora lule faz parte do imperialismo. Será que os militantes daqui concordam? Isola logo essse paiseco!!

    Responda
    1. José Antônio

      Por que? ... que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor (O TCU e os ''prejuízos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba - No Blog de Mauro Santayana).Empresas brasileiras não devem fazer negócios (faturar) com a China, Irã e outros países também?

  9. MARIA STELA C MORATO

    Amorim mensageiro do imperialismo? Só rindo.

    Responda
  10. Aperecido Tadeu Alves Mariano

    É lu4la ..: quem dorme com morcego acorda de cabeça para baixo.

    Responda
  11. Bob Pereira

    O melhor a fazer nesses casos, é deixar essa turma boliviana falando sozinha e ignorá-los.

    Responda
  12. jose prado

    Isso sim é democracia relativa!

    Responda
  13. Joao Braga

    Não gosto do Lula mas ele foi solidário com o sofrimento do povo venezuelano. Agiu certo.

    Responda
  14. Leonardo Gama

    Se for chorar, manda áudio, Maduro.

    Responda
  15. Jef Ferreira

    Exatamente ! Que outra explicação existe? Russos , chineses e outros ante democráticos do Brics querem se apossar do país e isto geopoliticamente contraria os interesses do poderoso Uncle Sam.

    Responda
  16. Antonio Dias Macedo

    Volto dizer que o governo brasileiro errou ao impedir a entrada da Venezuela nos Brics. A Venezuela é Estado soberano e não é governo. Quem é governo é o Maduro. Ademais, os membros dos Brics são Estados soberanos e não governos. Portanto, o governo brasileiro pode muito bem retificar esse equívoco.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Talvez você não saiba, mas a primeira coisa que faz uma ditadura é liquidar a diferença entre Estado e governo. A decisão brasileira, longe de ser um equívoco, foi a coisa certa a fazer. A ditadura venezuelana não pode ser premiada depois de ter traído a palavra dada no Acordo de Barbados.

    2. Leonardo Gama

      A Venezuela está suspensa do Mercosul e o governo do senhor Maduro questionou publicamente a lisura das eleições brasileiras. O Brasil é soberano também e está apenas exercendo seu poder de veto no Brics, não está interferindo na política interna do nosso vizinho. Aliás, com exceção do desgoverno passado, nunca interferimos. Maduro e seu chanceler acham que a "diplomacia do grito" funciona. Vão se dar mal.

  17. Chico Neto

    Maduro é um Chaves piorado, um matou a Venezuela o outro enterrou.

    Responda
    1. José Antônio

      Deve ser por isso que empresas brasileiras e o Brasil estavam se ''ferraram'' por lá. ´´... que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor ( O TCU e os ''prejuízos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba. No blog de Mauro Santayana).

  18. Rodrigo Negrão

    Eu sou contra a violência , o nazismo e a tortura. Não tenho dúvida que o presidente que aí está é uma opção muito melhor que a outra opção que se apresentou, mas é uma pena que o governo legitime uma ditadura tão cruel. Hoje é comum chamar de ditadura mas a verdade é que é ditadura há uma ou duas décadas. E se alguém acha bonito fechar o supremo e armar o povo, basta olhar a Venezuela para ver o resultado.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      A grita do Maduro, Rodrigo, é exatamente porque o governo brasileiro não legitima aquele regime e não reconhece as últimas eleições, que foram sabidamente fraudadas.

  19. antonio mateos

    Pois é….o Lula apoiou incondicionalmente (exceção ao período pós essa última eleição) o Maduro e o Ortega. Deu no que deu. Não há como entrar em uma pocilga e não se sujar. Aliás, esse pessoal do Maduro deve estar (…) todas. Não é possível!

    Responda
  20. Igor Cornelsen

    Em vez de impedir a entrada do Maduro nos Brics, uma organização de ditaduras antiocidentais, seria melhor se retirar e dar o lugar ao Maduro. Nada impede que o comércio com aquelas ditaduras continue, mas parece esse um problema que está tornando a esquerda impopular no Brasil.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Todas as ditaduras do mundo, exceto as de esquerda, são aliadas incondicionais dos Estados Unidos. Podemos citar, Arábia Saudita, Egito, Turquia, Emirados Árabes Unidos, e tantas outras. Eles podem? Em tempo: não são ditaduras antiocidentais mas anti USA.

  21. Olavo Cardoso Jr

    Só falta concluir a Abreu Lima e chamar a "nova" Odebrecht pra finalizar a obra. Ah sim!!! Depois o STF absolve todo mundo por qq motivo. Quem criticar, fazer passeata e levantar cartolina é golpista.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Não, meu amigo. O oito de janeiro foi feito com a presença do ministro da Segurança Institucional, em confraternização e colaboração aberta com a turma q chegou antes, encontrou as postas abertas, foi recepcionada com cafezinho por esse ministro, e depois saiu pela posta lateral. Pra sorte do país, essa imagens não foram deletadas e são de conhecimento público.

    2. José Roberto Pereira

      Então o 8 de Janeiro era pelo bem do erário? Aquele papo de fraude nas urnas e intervenção militar era só pra disfarçar?

  22. Jef Ferreira

    Simply said : os Yankees exigiram e o Brasil obedeceu bloqueando a entrada da Venezuela no Brics .

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Falta de senso de ridículo não é virtude, em inglês estropiado ou português idem.

    2. SERGIO PAN

      Kkkkkkk....quanta sandice!

    3. Jef Ferreira

      Qual explicação beyond that? Russos , chineses e outros ante democráticos do Brics querem se apossar do país e isto geopoliticamente contraria os interesses de Uncle Sam.

    4. Marcelo Lopes Achtschin

      Você, como todo bolsonarista, continua lacaio dos EUA. Nós, a esquerda, never!

  23. Lis P F

    Maduro ,Lula e Amorim tudo igual. Tinha que ter cortado relações como Bolsonaro fez

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Quantos bilhões a Venezuela deve ao Brasil? Antes de saber essa cifra, deveria parar de pensar com o bolsofígado. Nenhum credor corta relações e diálogos com o devedor, geralmente é o contrário.

  24. César A C Sanchez

    Quem esquece do trio LEM da América Latina: Lula, Evo e, Maduro? Quem não adimirasse seria "vira-lata", segundo a cartilha do populismo lulopetista. Hoje eles se dizem "de centro" e negociam a anistia para os golpistas de 8 de Janeiro, aliando-se disfarçadamenente a Bozo para eleger o futuro Presidente da Câmara, aquele rapaz da tropa do Eduardo Cunha e um dos "soldados" do impeachment da senhora "estocadora de vento".

    Responda
  25. Mario Garcia

    Por coerência, na próxima semana o PT irá se solidarizar com Maduro e passará a fazer oposição a Lula. Vai Gleisi!

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Não deveria, mas eu ri. Só a Gleisi e o Edir Macedo defendendo o bigodudo.

  26. Daniel Silva

    Como diria o engañoso: "Quem se assutou tome um chá de camomila"

    Responda
  27. José Leal

    Maduro é cria de Lula, o mesmo Lula que apoiou e se juntou à escória autoritária latino-americana aspirando ser líder do Sul Global, conquistar verniz de estadista e ganhar o "Premiu Nobéu da Paiz". Agora, de repente, Lula quer se divorciar do ditador venezuelano, o que r soltou nessa briga pública entre esse casal de anões diplomáticos.

    Responda
    1. paul constantinides

      Maduro é cria do Chaves.

  28. marcos fernando dauner

    podem mandar o embaixador venezuelano de volta - e não precisa mais voltar. Não fará a menor falta por aqui .

    Responda
  29. Armando Moura

    maduro tem a cara e a arrogancia do bolsonaro, imexível, imbrochável, invencível, só tem um problema, as hemorróidas saltando para fora. conta com a rússia e a china para empurra-las para dentro, como o bolsonaro contava com o trump, até porque lula mostrou que o dedo que faz isto não está disponível.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Quanto grosseria

  30. Helio Cardoso

    Não há diplomacia que possa compactuar com ameaças de 'banho de sangue' numa eleição, na qual, o governo jamais conhecerá o peso da derrota. Esse país é o sonho do BozoTrump!

    Responda
  31. Antônio João

    A venezuelização bolsonarista do Brasil sumiu no retrovisor, só ficaram os fantasmas. Como Maduro e Bolsonaro são parecidos!

    Responda
    1. paul constantinides

      Correto. Totalitarismo no tem partido.

    2. César A C Sanchez

      Hum ... sim Chavez inspirou o pupilo Bozo mas, seja honesto, Maduro sempre foi grande amigo de Lula! Um dos poucos líderes internacionais a lembrar do regente do Mensalão e do Petrolão quando ele passou aquele aninho em Curitiba.

  32. Antônio João

    Maduro e Bolsonaro, tudo a ver. Toscos e autoritários.

    Responda
  33. Emilio Bazzani

    Calma Maduro. Lule estava pensando nas eleições importantes do segundo turno. Agora ele esta livre para mudar de idéia e apoiar sua didatura.

    Responda
    1. SERGIO PAN

      É exatamente o contrario,sr Emilio! Tens algum problema de cognição?

    2. MARIA F LUPORINI

      O governo brasileiro foi claro em não reconhecer a vitória do Maduro e antes das eleições. Pediram atas e tudo, o que Maduro não forneceu. Assim, houve fraude e o Brasil barrou a entrada da Venezuela nos Brics e por isso Maduro está criticando Lula. Quanto ao PT, partido é partido, governo é governo, é a extrema-direita quem confunde as coisas.

    3. Edson Antonio Mendes

      Mesmo durante as eleições o PT ja reconheceu a vitória do ditador Nicolas Maduro via Foro de São Paulo ! Agora passado o segundo turno, as manobras dos amigues madure lu le podem dar andamento, a greizi pt já reconheceu a eleição do madure, então vamos cantar o Hine Nacionale Neutre e estender o tapete vermelhe pro Madure!

  34. MARIA F LUPORINI

    Se em outras ocasiões você ganhou legalmente, desta vez você fraudou as eleições, Maduro. Não dá para te defender. Democracia acima de tudo. O governo brasileiro está certo em impedir a entrada da Venezuela nos Brics. Vai ganhar eleição honestamente.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ganhou legalmente e implantou a tal democracia relativa, né? Não matou, não torturou, fez um governo limpo, e por isso foi enaltecido pelo PT, o partido do presidente.

    2. MARIA F LUPORINI

      Sim, Ivo. As outras ele ganhou, atestadas inclusive pela OEA, que sempre acompanhou como observador. Esta ele fraudou. Não é indignação seletiva, são fatos e coerência.

    3. Ivo Broeing

      Indignacao seletiva camarada? ganhou as outras legalmente prendendo qualquer um com chance de vencer pelo judiciario corrupto? com oposicao fake escolhido a dedo e parceiros do maduro? Aqui vamos pelo mesmo caminho ...

  35. Lis P F

    Esse ditador não vai parar. Continuará incomodando. Talvez se mandasse uma mensagem a ele perdoando a dívida milionária que jamais será paga calaria a boca do infeliz.

    Responda
  36. Evando de Abreu

    Lula, o anão diplomático continua cada vez menor

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Microscópico.

    2. Helio Cardoso

      Mas toma vacina, não acredita em ET's e nem acende pneus!

    3. MARIA F LUPORINI

      Por quê? Quando ganhava as eleições honestamente, Maduro era bem-vindo. Fraudou eleições, deve ser bloqueado. Coerente. Defendemos a Democracia.

    4. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

      Bozó. O gigante diplomata. Kkkkkkkk

    5. Flávio Fernandes Marinho

      Aqui nao é a Venezuela como desejava o inelegível.

  37. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Está no hora de se afastar dessa Ditadura.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      na hora, em correção.

  38. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Essa ditadura não é interlocutora do povo venezuelano. Fora Maduro

    Responda