Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Medeiros

    Fora gov f4sc/st4.

    Responda
  2. José Ricardo da Silva Souza

    O sonho do fascista carioca que fraudou o domicílio eleitoral pra fazer de trouxa o povo paulista e acabar com o patrimônio do povo paulista assim como fez com a Sabesp é privatizar tudo para os amigos empresários: educação, saúde, metrô, tudo que estiver a seu alcance. Daqui a pouco em São Paulo nada mais será público e somente os ricos terão acesso. Esse é o sonho dos fascistas; manter a elite longe dos pobres e se possível os exterminar. Aliás até os cemitérios foram privatizados.

    Responda
  3. elder bregolin

    Marteladas das privatizações do "paraquedista", mais um ex AMAN que entrou pra política, faz de São Paulo o laboratório da extrema direita, destruindo empresas públicas seculares. Em nome da eficácia dos serviços prestados ou do enriquecimento dos especuladores de rapina de sempre? Isso beira à psicopatia. A expressão corporal parece revelar. Inexperiente no executivo, em menos de dois anos já fez este estrago todo. Preparem -se para oque ainda poderá vir. E a população? anestesiada...

    Responda
  4. NELSON LIMA

    Se o governo usar com competência e sem roubar os R$ 3,38 bilhões em 25 anos, certamente conseguirá o mesmo feito que a iniciativa privada promete. Os paulistanos experimentaram o resultado privatista da energia elétrica recentemente, logo será a Sabesp, e querem preparar a Educação Pública para o mesmo.

    Responda
  5. Paulo R Justo

    É nítido o desconhecimento do juiz em questão sobre a terceirização citada. Nas escolas públicas estaduais é fato que a limpeza, a merenda, e a vigilância já são terceirizadas há muitos anos. Os reparos de manutenção também. Quando essa informação chegar ao juiz de forma planilhada, talvez ele se retrate da decisão. E sindicato só serve para isso mesmo, causar desinformação para ganhar alguns tostões dos sindicalizados.

    Responda
    1. MURILLO ARRUDA DE CASTRO

      Nesse sentido, é necessário, ao menos, que sejam indicados protocolos em que a empresa terceirizada atuará quando houver conflitos, além de quem e como será dada a palavra final sobre a questão. Concluindo, há pertinência na análise judicial da questão do ponto de vista administrativo constitucional, pois sim, nos termos em que se encontra a licitação, coloca-se em risco a prestação dos serviços pedagógicos.

    2. MURILLO ARRUDA DE CASTRO

      É nesse ponto que se encontra a problemática. A previsão genérica pode causar, na prática, embate de competências no comando da escola. Nem todo ato/serviço é puramente pedagógio ou não-pedagógico. Ainda, há serviços não-pedagógicos com reflexos pedagógicos: Obras, reparos, compra de materiais, alocação de espaços, realização de projetos extracurriculares, etc. Essas e outras atividades tem caráter misto e, para esses casos, o edital não é claro sobre quem tem a competência para atuar.

    3. MURILLO ARRUDA DE CASTRO

      É nítida a superficialidade da matéria e de seu comentário. O edital de licitação prevê genéricamente a competância da empresa vencedora do pregão para a "gestão e operação dos serviços não-pedagógicos". De fato, há anos os serviços acessórios ao ensino são terceirizados. Ocorre que, ainda nesse contexto, as operações estruturais das escolas são definidas pelo diretor ou diretoria de ensino, conforme seja a competência da questão em comento. (continua)

    4. Giovanni Bruno

      Pois é, Paulo. O governador trocou diversas licitações por uma só. A empresa vencedora vai ser responsável por tudo. Isso encurta o processo, tem menos burocracia e menos gastos ao erário público.

  6. Francisco Garisto

    tem que desenhar pra esquerdista? O que vai estar sendo feito na PPP é somente a construção, manutenção, limpeza, segurança e refeições nas escolas. A grade curricular do aprendizado continua com o estado sem interferência da PPP. Não entendo como professores podem ser contrarios a isso.

    Responda
    1. Anna Cristina Camargo Moraes Figueiredo

      Porque o custo continua sendo do Estado q faz repasse. Empresa privada quer lucro. Então coloca um preço q só pode ser conseguido com perda de qualidade, como se vê na maior parte dos hospitais públicos geridos por OSs. E pior. A população continua achando q a má qualidade é culpa do Estado. O senhor é usuário de serviços públicos privatizados? Eu sou e afirmo: é td mais ou menos como Enel. Os contratos são quase sempre produto de acordos entre amigos, cheios de fraudes.

  7. Francisco Garisto

    Se o PT ,PSOL e os professores vermelhos e extremos estão contra então o projeto da PPP do governo estadual já fica projetado como ótimo.

    Responda
  8. Jorge Alberto Wolpert

    Em breve aparecerão os arrependidos das urnas. Tanto de nulos, brancos, abstenção e votos na "segurança", que se ganhará o prefixo "in".

    Responda
  9. Denise Ambrosi

    Nossa mas o cara quer vender tudo; até a escola pública.

    Responda
    1. Francisco Garisto

      tem que fesenhar pra esquerdista? O que vai e esta sendo feiti na PPP é somente a construção, manutenção, limpeza, segurança e refeições nas escolas. A grade curricular do aprendizado continua com o estado sem interferência da PPP. Não entendo como professores podem ser contrarios a isso.

  10. Joao Braga

    As direções das associações de funcionários e sindicatos sempre nas mãos da esquerda onde fazem política partidária. Nada criam, nada produzem, sempre do contra. Em uma época de valorização do empreendedorismo são pessoas absolutamente fora do contexto.

    Responda
    1. Elias Alves

      Por favor sr Braga poderia me explicar o tem a ver privatização com empreendedorismo? Acredito que, parafraseando ao sr mesmo, são coisas absolutamente fora do contexto. Daqui a pouco o Zé Carioca vai privatizar a gestão do estado e assim ele poderá voltar para a tão sonhada terra natal.

    2. Denise Ambrosi

      Empreendedorismo? Em escola pública? Vai ver onde isso vai dar.

    3. Tito Bernardi

      O juiz também tem orientação ideológica mais à esquerda, conforme livro que escreveu e outras manifestações.

  11. daniel duarte

    Desgorverno ilegal e incostitucional parabéns a justiça de SP Esse governador deveria estar impicahdo por tantos cr-im-es que ja cometeu

    Responda
  12. Luiz Antonio

    É uma magica que eu não entendo! Como a empresa privada consegue fazer melhor? Ele compram material mais barato? Eles pagam mal seus profissionais? Eles não pagam impostos, FGTS, 13º, INSS? E ainda tem lucro!!! Ahhh... Elas não deixam que acorra corrupção... Eles não superfaturam preços... Eles entregam no prazo... Se uma empresa, qualquer que seja, tem condições de fazer isso, como o estado não tem? É o Governo do Estado Confessando Sua Imcompetência!

    Responda
  13. FELICIANO DE CASTRO

    Esse governador que nem daqui é deveria era acabar com o pedágio do km 26 da rodovia Anhanguera, R$13,00 ida e volta, é muita maldade (ônus) no trabalhador

    Responda
  14. Frederico Goulart

    Mas nem escola este carioca sabe fazer e ainda o chamam de governador, seria no máximo vendedor.

    Responda
    1. STELLA MARINA RODRIGUES

      Govendedor

  15. Luiz Antonio

    Ao meu ver isso é uma Confissão de Incompetência. É o governo admitindo que não tem competência para gerenciar a construção de novas escolas novas! Admitindo que não tem competência para gerenciar as reformas necessárias nas escolas existentes! Admitindo que não tem competência para conseguir fazer essas coisas com boa gestão, sem corrupção, sem obras superfaturadas e no prazo. Como a iniciativa privada consegue? Simples! Ou não vai entregar o contratado ou a mamata já está embutida no preço!

    Responda
  16. Veranice Avila

    Esse desgovernado que acabar com o estado de São Paulo.

    Responda
  17. Paulo Arruda

    Verginhoso. É São Paulo importando do Rio o que eles tem de pior: governadores. Ao invês de querer melhorar um serviço básico de direito da população, dar lucro pra (poucos) empresearios,

    Responda
  18. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Como governador quer privatizar tudo aqui no ESP...imagina caso se eleja presidente o que fará com esse Brasilzão....acorda povo

    Responda
  19. Claudio Roberto Cândido Rodrigues

    Referente a um comentário acima: Quem estava protestando não sao "esquerdistas"e sim a APEOESP; e as estradas privatizadas você paga um pedágio caro e ainda o IPVA,ou seja...paga duas vezes! Nem parece assinante de jornal!

    Responda
  20. ROBERTO VENANCIO JUNIOR

    Essa "privatização" nao passa de um bilionário esquema ilegal de apropriação de recursos públicos!!!

    Responda
  21. Paulo Roberto Cugini

    Fala sério! Esse "governador" está sonhando? De onde ele trouxe essa absurda e inconstitucional "ideia"? Da baixada fluminense? Sabe o que de EDUCAÇÃO? NADA! Esse "cara" irá fiscalizar a funcionalidade e o nível pedagógico das escolas e professores? Claro que não! Serão BILHÕES indo pro ralo. Amanhã esse "sujeito" estará FORA de nosso Estado, pra nosso bem, e volta pra baixada "rindo à toa" de nós paulistas. Qual seu "interesse" com esses "empresários? O que ele quer? Hein?

    Responda
  22. Giovanni Bruno

    Os esquerdinhas adoram bater na Enel, mas se esquecem que ela está por um fio e certamente será substituída. E adoram esquecer das estradas privadas paulistas que estão entre as melhores do país, por exemplo. Se a empresa for ruim, que se puna a empresa ou seja trocada.

    Responda
    1. Elias Alves

      Escola e estrada passaram a ser a mesma coisa nas mentes insanas dos seguidores da seita! Em tempo a especialidade da empresa que ganhou é gerir cemitérios. Zé carioca fazendo a festa em São Paulo. E a imprensa aplaudindo.

    2. Luiz Antonio

      Todas as estradas privatizadas o/ou concedidas foram construidas por quem mesmo? Pelo governo do estado amiguinho! Pegar pronto é uma moleza só! Os prazos das concessões correm em paralelo com a vida útil desses equipamentos! Quando elas estiverem no bagaço, precisando de reforma, eles entregam a concessão, tchau e bença!

    3. Antonio Carlos Ribeiro

      Sou paulista. As rodovias por aqui são boas., mas pelo preço do pedágio, vc queria o que jovem?!? Elas são feitas com os impostos e dos entregues as concessionárias que exploram o bolso do motorista. Pagamos pra fazer e pagamos pra usar… lindo né?!? E mesmo assim o IPVA mais caro do Brasil e com a maior frota do país… é tanto $$$ e ainda quer privatizar mais coisa? Não tem competência pra gerir? Daí vende a preço de banana, “enxuga” o tamanho do Estado mas a carga tributária nunca diminui…

    4. Paulo Arruda

      Comparar estrada com educação?? Tá exemplificado o que acontece com a falta de.

  23. Maria Lopes

    Logo que esse governador assumiu, anunciou o fechamento de trezentas e cinco entra escolas e três turnos para as crianças; sabidamente o pior sistema para aprendizado e para a organização das famílias . Em vez de proporcionar período integral. A Folha e os outros nunca exploraram este absurdo. A parcialidade é escandalosa. A educação está piorando e já não era boa. E an elite (sic) cúmplice, inclusive a Folha.

    Responda
  24. Ivone Patelli

    Ele deveria voltar para o RJ e privatizar as coisas por lá. O desmonte é claro.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Precisa não, o Eduardo Pães já está privatizando a saúde, junto com o governo federal. E claro com anuência do futuro presidiário do governo do estado.

  25. Giovanni Bruno

    Os coitados dos alunos mais pobres desse país estão fadados a continuar em escolas com estrutura antiga por conta de pensamentos retrógrados como este. Lembrando que a parte pedagógica continuará com os professores concursados. Tudo isso será regulado por contratos e indicadores de qualidade, coisa que o setor público carece há anos… O governador está certíssimo.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Sei: regulado por contratos? Haja visto a ENEL.

    2. Denise Ambrosi

      Nada que é privatizado funciona.

    3. Mara Passos

      Não é possível que você não esteja vendo o desastre , o caos, o desespero das pessoas pobres, que são a gigantesca maioria da população, com essas privatizações obscuras!

    4. Marcelo Magalhães

      Prezado Giovanni, as privatizações da educação, da saúde e das próprias infraestruturas, como o saneamento, são fenômenos recentes secundárias à financeirização da miséria. Serviços que não atraiam o setor privado foram trabalhados financeiramente e hoje são altamente lucrativos. O maior exemplo é o ataque da saúde pública pelo maior megaespeculador do mercado no Brasil, o banqueiro Arminio Fraga. Um setor subfinanciado que ainda vai contribuir com as contas dos capitalistas. Quem vai perder?

    5. Giovanni Bruno

      Luís, ele está facilitando a gestão do serviço, que do contrário, continuaria pífia. Para se comprar um prego no serviço público, a burocracia é absurda. Na iniciativa privada, isso é enormemente facilitado e as soluções são mais rápidas. Quem ganha é o cidadão. De qualquer modo, a empresa continua a ser regulada por contrato.

    6. Giovanni Bruno

      Carlos, a empresa visa lucro, mas é por isso que o contrato de concessão existe. Disciplinando o acordo, fica bom pra todo mundo. O serviço essencial ficará com os professores concursados.

    7. carlos campos

      Iniciativa privada visa lucro, lucro e mais lucro. Atividade essencial tem que ser do estado , sem discussão. O governo tarcisio governa pra ricos que não serão prejudicados. Triste escolha dos paulistas este forasteiro do Rio.

    8. luis TELLES

      Se SP não tivesse dinheiro nenhuma empresa participaria de uma licitação de 3bi. Ele está querendo se esquivar de um problema que é dele e delegar a terceiros, inclusive a vc, e eu contribuintes. E se der errado, joga a culpa na concessionária, como no caso da Enel, tentando assim manter a popularidade intacta

  26. Jurandir Sousa Ferreira

    Ora, se o Governo de São Paulo tem todo este dinheiro, porque dá-lo à iniciativa privada? Ou "tem sujeira embaixo do tapete ou é incompetência" e em ambas situações, a pergunta que faço é: para que o sr. Tarcisio de Freitas se elegeu, se só quer dar tudo que é constitucionalmente de responsabilidade do Estado (saúde/educação/saneamento básico/segurança) à terceiros. Ou é doente ou sádico ou falsário!

    Responda
    1. Mara Passos

      Tem sujeira, incompetência e roubalheira.

  27. Giovanni Bruno

    Ah sim, claro. Bom mesmo é deixar os alunos pobres em escolas caindo aos pedaços, com merendas de qualidade ruim, sem espaços de lazer, sem segurança, laboratórios, nada. A esquerda ainda não aprendeu que o setor público brasileiro não tem dinheiro nem gestão eficiente pra fazer isso tudo funcionar. O setor privado faz melhor e, senão fizer, o Estado tem de cumprir seu papel regulador e escolher outra empresa.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Pesado Giovanni, me diga se eu entendi errado? Você acha que a iniciativa privada vai investir dinheiro no setor público? Se você disser que sim, estaremos diante de algo muito grave. Prezado, você deveria ler antes e procurar saber sobre como funcionam as privatizações. Todas deram errado e o governo é convocado sistematicamente para conter as crises. As privatizações só beneficiam os capitalistas. As suas colocações são as do pobre de direita, que escuta isso na Globo e lê na folha. Acorda!

    2. Claudio Roberto Cândido Rodrigues

      Quem socorreu o Rio Grande do Sul foi a iniciativa privada? Não,foi o Estado. Tarcísio o forasteiro,!o que inaugurou ponte de madeira no governo Bozonaro .

    3. MARCOS ANTONIO N J

      Meu amigo, como não tem dinheiro? Você viu o quanto o governo pretende gastar com essa loucura? Já chegou a luz na sua casa?

  28. Valderi Silveira Pinto Júnior

    O plano do governo paulista é tão ab-surdo que nem bolso-mínions aparecem aqui para apoiá-lo.

    Responda
  29. CAMILO DE MELLO

    Finalmente a justiça acordou para as falcatruas desse desgoverno

    Responda
  30. Raymundo Itareru

    a extrema direita na... zi fas| cista é sorrateira, dá um passo de cada vez para sentir a temperatura da justiça, depois dão outro passo maior, abram o olho judiciário, fiquem espertos com os gol pistas

    Responda
  31. Raymundo Itareru

    a extrema direita na... zi fas| cista é sorrateira, dá um passo de cada vez para sentir a temperatura da justiça, depois dão outro passo maior, abram o olho judiciário fiquem espertos com os gol pistas

    Responda
  32. michael silva

    É meus camaradas, votaram nele agora segura o rojão...

    Responda
  33. Otto Nelson

    A mesma empresa que controla os cemitérios vai cuidar da educação, isto é, a empresa que sabidamente tem dificultado as vidas dos familiares dos enceram seus dias de vida é a mesma que vai cuidar do futuro educacional dos que estão começando a vida.

    Responda
  34. Dionisio DeBarros

    Privatizar merenda e manutencao de escolas para uma admistradora de cemiterios? Pensei que fosse piada! Tarcisio no entando esta falando serio. O simbolo de entregar escolas a uma adminstradora da mortte diz tudo sobre esse governador. Quer que a educacao publica acabe e deixe SP infestado de apeddeutas funcionais, faceis de ser convertidos em pobres de direita. Aqueles que lutam com unhas e dentes contra seus proprios interesses. Jamais sairemos do 3o mundo, enquanto governados por essa gente.

    Responda
  35. Maria José de Araujo Costa

    Não quis ser governador? Agora quer pagar a terceiros pra que façam tudo, construam os prédios ( até aí tudo bem), administrem, criem espaços de lazer, cultura, submetendo os professores concursados às suas regras, que bem ou mal, são formados pra ensinar. Só falta exigir no pacote uma cervejinha e uns petiscos pra ficar governando numa espreguiçadeira.

    Responda
  36. Valdir Teixeira da Silva

    Turista de Freitas e suas aventuras com o dinheiro público. Agora ele quer entregar mais de 3 bilhões para a empresa funerária.

    Responda
  37. ALICE APARECIDA DUARTE

    O projeto da direita é acabar com a função social do Estado. Querem é ganhar muito dinheiro com as privatizações e com propinas. O poder politico para eles é meio de enriquecer, a eles próprios e a seus apadrinhados.

    Responda
  38. Erivã SILVA

    Nos dois últimos debates para governador na Bahia o candidato do PSOL perguntou aos postulantes do governo do PT porque se gastava 100 milhões anos para manter o maior hospital da capital e as PPPs recebiam 300milhoes ano até hj essa pergunta está sem resposta. Vcs verão o que irá se tornar a Sabesp aguardem privatização no brasil só é boa para quem ganha a concessão o povo leva é fumo

    Responda
  39. Carlos Antônio Maximino Roquete de Albuquerque

    Como é que o povo cede aos engodos da direita e da extrema-direita? O projeto dessa gente é a apropriação do Estado e a destruição das políticas públicas.

    Responda
  40. Marcelo Magalhães

    Essa financeirização da vida, em que a miséria é transformada em ativos, está criando esses monstros na educação e saúde. Assim, sob uma falsa promessa de melhor qualidade do serviço, como argumenta o fornecedor de TI do estado. Tudo falso, como mais tarde constatamos na light, Vale, ENEL, CSN e vai por aí afora. A criança aprende em todas as áreas da escola e agora vai ver que os terceirizados são explorados como escravos. Seria bom se animasse a derrubar o governo.

    Responda
  41. wanderley dantas

    O outrora anti - ministro da educação sempre falou que a educação, principalmente terceiro grau, não era para todos!!!! Então o desmonte vai nessa direção

    Responda
  42. Eduardo Farias

    Por que o governador Tarcísio não privatizar para o dono de cemitério vossa mãezinha, ao invés das escolas das crianças?

    Responda
    1. Ivone Patelli

      Pensei exatamente a mesma coisa.

  43. Rui Quixote

    Eita mundo bom de acabar. É cada uma desses neoliberais

    Responda
  44. Felipe Araújo Braga

    As escolas brasileiras, públicas ou privadas, têm muitos problemas. Entretanto, não me parece que Tarcísio tenha bons planos para a educação: ele tentou retirar orçamento da USP, Unesco e Unicamp - as três universidades estaduais paulistas, que são excelentes mundialmente - simplesmente não conseguindo devido à pressão dos reitores.

    Responda