Bruno Boghossian > Ataque de Maduro é um presente para o governo brasileiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Apoiar coisa errada na base da ideologia termina nisso. O ditador cafajeste não tem o menor constrangimento de dar porrada no apoiador que ousou desafiá-lo. Apoiou errado e de agradecimento levou um chute.
Em que esquerda Maduro se apoiaria agora sem o Lula? Putin não é de esquerda. Xi Jinping aposto que torce o nariz para as ridÃculas bravatas ("Ah! Esses ocidentais..."). A social democracia européia então nunca suportou o cheiro ruim. Morales tem seus próprios problemas. Ortega é outro proscrito, aliás Lula também o tirou da aba. É só ter uma primavera venezuelana que Maduro acaba 'qui nem' o Kadafi e menos gente ainda vai lamentar isto...
A importância do Brics é tão grande para o mundo que a presidente do banco do grupo é Dilma. Claro que o presidente fez todos os arranjos, pois sua intenção era mantê-la o mais longe possÃvel do Brasil. Ela topou na hora, o salário é de cerca de 200 mil dólares. Seu discurso de posse foi um absoluto sucesso, quando ela explicou: "não vamos estabelecer uma meta, mas quando a atingirmos, vamos dobrá-la". Aplausos ruidosos.
Sim. O PT ratificou declaração do Forum de SP reconhecendo a vitoria de Maduro. Basta dar um google.
E o governo provando do próprio veneno. Todo mundo que não reza pela cartilha petista é, ou pelo menos era, agente americano. Isso é que dá apoiar ditador.
Quem ver a coisa por esse ângulo está caindo na farsa representada pelos dois. Nosso governante, como de hábito, percebeu a besteira que havia feito no primeiro pronunciamento, quando afirmou que as eleições tinham transcorrido num ambiente democrático e pacÃfico. Como sempre, negou tudo, e tenta convencer o mundo de que o veto à Venezuela no Brics tem alguma relevância. Não tem, o mundo está se lixando para o Brics.
O que muitos comentários mostram aqui é que uma notÃcia que mostra as credenciais democráticas do Presidente Lula, reconhecidas pelos principais lÃderes mundiais que continuam usando sua capacidade de negociação em conflitos internacionais, desnorteia completamente os que não conseguem ir além da repetição chula e tosca diante da postura equilibrada da nossa diplomacia! Lula está certÃssimo!
Impressionante sua excepcional percepção da capacidade de mediar conflitos do nosso governante. O mundo ficou perplexo quando o primeiro-ministro israelense o declarou "persona non grata", proibindo sua entrada no PaÃs.
Você tem toda a razão, quem mais manifestou seu apreço por ele foi Netanyahu, dada a sua "capacidade de negociação em conflitos internacionais". Não enetendi sua mudança de postura, declarando nosso presidente "persona non grata" em Israel, proibindo-o de pisar o solo daquele PaÃs. Que grosseria com um diplomata nato.
As credenciais democráticas do Presidente Lula, reconhecidas pelos principais lÃderes mundiais que continuam reconhecendo sua capacidade de negociação em conflitos internacionais, desnorteia completamente os que não conseguem ir além da repetição chula e tosca diante da pistura equilibrsda
Augusto, é verdade, Maduro debochou de Lula, porque está representando melhor seu papel nessa farsa de inimizade. Não acredito nisso nem um segundo. Se lembra de que Gleisi Hoffman, sem dúvida a mando de Lula, compareceu à posse anterior dele, quando o mundo já conhecia o caráter ditatorial e sanguinário de seu governo? Acredito que os dois têm negócios em comum e que essa "inimizade" é teatro.
José lambe botas de quem? Pelo que parece vc sim, do Lula. Gostaria que me explicasse o que tem a ver a relação do lula, um corrupto e defensor de ditadores, com interesses nacionais? Maduro desceu a lenha no Lula. Que não abriu o bico. Agiu igual quando o Evo Morales invadiu as instalações de Petrobrás, na BolÃvia, e o Lula falou que, "tudo bem. A bolÃvia é um paÃs pobre". Isso é o que vc chama de defender os interesses nacionais?
Deixa de ser ridÃculo, Colombo. Experimenta deixar esta postura lambe botas, que está ficando no passado. O Brasil precisa ser levado mais a sério aqui no paÃs, como tem sido no mundo todo. A polÃtica externa do governo do Presidente Lula, de priorizar a defesa dos interesses nacionais, está certÃssima.
Credenciais democráticas? Um presidente que apoia ditadores e ditaduras da esquerda? Que passa pano pra terroristas? Capacidade de negociação em uma mesa de bar tomando cerveja? Não viaja.
A nota emitida pelo PT parabenizando Maduro pela vitória na reeleição, mesmo tudo que ocorreu na Venezuela e mesmo após a manifestação de repúdio da ONU, é uma prova de que existe algo terrivelmente ideológico. O pres Lula 3 pode ter suas convicções de esquerda, como qualquer cidadão, porém não pode impor como presidente da República, algo sem uma consulta com os segmentos da sociedade civil que o elegeu. Nota::: A Venezuela deve muita grana ao Brasil. Como fica este débito?
Schmidt, como é que vocês conseguem apagar da memória fatos incontestáveis, que o mundo inteiro assistiu? Entenda que dessa vez não foi só Brasil a quem vocês tentam enganar.
Não acedito nem um pouco que isso se deva a ideologia. A ideologia dele é $$$$$$.
Lula e o governo do Brasil nunca reconheceram vitória do Maduro na eleição, nem lhe deram parabéns.
A imprensa é chata, os articulistas repetem a exaustão o que quase todos já falaram! Que falta de criatividade, falta de profundidade ou falta de assunto. É sempre mais do mesmo. Acho que usam Ctral C Ctral V. Chatissimo.
Lula tentou, mais do que devia e seria razoável, trazer Maduro para o campo democrático e de normalidade. Que não tenha uma recaÃda, nem que Maduro rasteje, porque ele não é confiável. Pena da Venezuela e de seu povo.
Nessa história, Amorim entrou de bucha de canhão, pois Lula o enviou com a garantia de que o Brasil acataria a postura do Centro Carter, que logo após as eleições denunciou a fraude. Amorim ligou para o presidente questionando-o sobre o compromisso assumido. Deve ter recebido um "faça o o que eu estou mandando", pois ficou nitidamente desconfortável. Saia justa vergonhosa.
Colombo. Nunca me sentirei afetado por qualquer xingamento ou ofensa sua. Estou muito acima disso. E, repito, que tal mudar esse seu comportamento de "otarizar" tudo. Abraços. E, com licença do Nelson, Namastê.
Luiz, só chamo de o tá rio quem ainda defende o corrupto e defensor de ditadores e ditaduras, Lula. Se não for o seu caso, não se sinta afetado.
Colombo. Sua resposta já está rebatida com os argumentos no meu comentário inicial. A questão posterior é que o senhor, em todos os seus comentários, sempre chama os outros de otários. Que tal mudar esse comportamento?
Luiz, atacar o mensageiro é fácil. Rebata o comentário com argumentos.
Para o Colombo, todo mundo é otário. Só ele é o esperto iluminado. Parece o motorista da piada dirigindo na contramão numa autoestrada.
Lula não tentou absolutamente nada. Chegou a sugerir que o Maduro criasse uma narrativa de que a Venezuela era uma democracia. Lula foi frouxo e fez papel de o tá rio. Ele e o Amorim.
Lula tentou intermediar uma solução democrática na Venezuela em acordo com Biden onde o Brasil seria avalista e dando certo seria levantado o embargo de petróleo com a Venezuela entrando nos Brics. Seria uma solução excelente para toda a América, porém Maduro tentou dar um golpe. Todos perderam. O Brasil ainda tentou protelar tentando um acordo. Quem perde é o povo da Venezuela. Acho um erro a avaliação tendenciosa que a folha e seus jornalistas fazem alimentando a polarização.
Os EUA jamais suspenderão o embargo ao petróleo venezuelano. Por uma simples razão: o óleo extraÃdo é de péssima qualidade, só serve para queimar como combustÃvel. O dos "árabes", ao contrário, é excelente, e o mundo já percebeu que com o petróleo do Iraque, por exemplo, é possÃvel fabricar inúmeros e valiosos produtos. A matriz energética tem que forçosamente mudar, e está mudando a passos largos.
O nome disso Marcelo é bolsonarismo enrustido e envergonhado.
Marcelo, Maduro jantou o Lula. Deu uma voadora e meteu os dois pés no peito do Lula. Que se finge de morto.
Marcelo, a greisi do PT reconheceu a vitória do ditador Nicolas Maduro via Foro de São Paulo. Outro ponto importante, os bilhões que a Venezuela deve ao Brasil vai dar o calote total ou rachadinha com o PT no exterior às Escusas ?
Maduro responsável pelo sofrimento e miséria do povo venezuelano ainda conta com apoio incondicional de Gleisi e do PT. Uma vergonha! E esse partido ainda vem falar em democracia...
Sr. Bruno, não seja ingênuo o suficiente para acreditar nesse jogo de retórica. Esse é um baralho de cartas marcadas onde os ataques são combinados com os próprios defensores. RidÃculo é pouco para realidade dos fatos. Em que América fomos nascer!
É sabido há anos o fato de Lula e figuras que o cercam terem apreço pela ditadura venezuelana. O petista e a grei dele são insensÃveis à dor de toda uma sociedade e só a conveniência pontual os faz agir algumas vezes de modo desagradável a Nicolás Maduro. Ademais, é improvável o tirano chavista -cujas forças repressivas violam meninas e praticam com aferro torturas, sumiço de opositores e execuções sumárias- padecer de aflições, pois suas amigas Rússia e China decerto lhe garantem tranquilidade.
Daqui a pouco, ao Maduro, só restará o espelho, meu caro. Mas ainda leva um tempo, porque todo mundo quer petróleo, e isso ele ainda tem.
Pelo menos Lula acordou, antes tarde que muito tarde, mas não esqueçam que o PT e a Sra Gleise continuam dormindo e apoiando ditadores que prendem opositores e fraudam eleições !!
Quem tem que acordar é você. Gleisi só faz o que o chefe manda.
Lula acordou? Não li nada sobre o Brasil afirmar que a eleição do Maduro foi uma fraude. Ou que Maduro é um ditador que prende e tortura seus opositores. Lula não acordou. Lula afinou. Se escondeu.
Só o tá rios pra não perceberem que o hipócrita e corrupto do Lula apoia ditaduras, se forem da esquerda. E que Maduro meteu os pés no peito do Lula, que afinou.
Não Luiz, não sou o tá rio igual a vc. Não venero polÃticos. Principalmente os corruptos.
Carlos, nem invejo e nem venero o Lula. Um corrupto condenado. Alias, vc deveria reaver seus conceitos de honestidade e moralidade. Quanto ao meu tempo pra ficar na internet, fica tranquilo. Minhas contas estão pagas e tenho grana de sobra no banco.
Colombo. Parece-me que o senhor é um otário igualzinho a eu.
Você está há 4 horas discutindo futilidades na internet. Arruma um emprego e paga suas contas. Pára de invejar, nosso presidente Lula com seus 80 anos está trabalhando, quando você revelando todas suas mágoas e fracassos.
Luiz, não sou o tário igual a vc. Por mim Bozo e Lula podem dividir a cela. São dois corrupto. Vá procurar a sua turma.
Gutinho, tu és um gadinho. Quando o seu mor foi a Arábia Saudita você não falava em ditadura. Sei...
Carlos, por mim Lula e Bozo podem dividir a mesma cela. Não sou o tá rio, igual a vc, que venera um corrupto, só por ser da mesma ala ideológica.
Tanto ódio, tanta mágoa, tanto ressentimento. Vai ver que o senhor não arrumou um amor verdadeiro, como meu mito conseguia. Michele ama de maneira pura e sincera.
O Maduro não deve conhecer o ditado brasileiro: "Quando um não quer dois não brigam!".
O Maduro não deve conhecer o ditado brasileiro: "Quando um não quer dois não brigam!"
Lula e como o escorpiao da fabula, nao consegue esconder sua natureza.
A diferença é que o veneno do escorpião fica no rabo, o dele é na lÃngua.
Quem.nao tá gostando dessa posição do governo brasileiro ea oposição ficou sem discurso pra atacar.o.lula
Tem presente nenhum, é consequência do não reconhecimento pelo Brasil da eleição de Maduro mais do que do que do veto à participação nos Brics. É o resultado da atuação coerente de um governo democrático, no que diz e no que faz. Mas bolsonarista sempre fala bobagem.
O desafio está na sutileza. É preciso encontrar um ponto de equilÃbrio entre a crÃtica e a diplomacia, entre a manutenção do diálogo e a demonstração de firmeza. Esse tipo de movimentação exige uma orquestração cuidadosa, quase como um jogo de xadrez no qual cada peça movimentada deve ser pensada não só pela posição atual, mas também pelas consequências a longo prazo. Afinal, afastar-se completamente de Maduro pode enfraquecer a posição do Brasil como força moderadora. Abraços.
A deputada Gleise Hoffman, presidente do PT, merece o respeito de ter seu nome corretamente escrito, e com maiúscula. Mas ela não compõe nem representa o governo. Não por acaso Maduro não a ataca, mas a Lula e seu assessor Celso Amorim. E é do governo que eu estou falando... então menos besteirol por favor.
Alberto, o PT da greisi reconheceu a Eleição do ditador Nicolas Maduro via Foro de São Paulo, outro detalhe quantos bilhões a Venezuela deve ao Brasil ? Se o Maduro der o calote no dinheiro do povo brasileiro ou será que o Maduro vai devolver um pouco apenas pro PT via às Escusas ?
Qualquer pessoa, não muito ingênua, já sabia que a Venezuela vivia uma ditadura desde os tempos de Chaves e se o Lula, que de bobo não tem nada, os apoiou todos estes anos é porque queria, era do seu gosto, agora não adianta chorar! OrasilPeloHumanismo!
Não, não era. Chávez foi eleito e seu governo foi paulatinamente para o autoritarismo.
Se o Maduro, com essas atitudes, ajudar o Lula a se desvencilhar da esquerda jurássica bolivariana (Stedile e cia), eu começo a achar que o agente da Cia é ele. Mas não é provável.
Importante observar que o veto a Venezuela de certa forma atinge também a Russia e a China, ambos com interesse em uma âncora fascista na América Latina para ampliar suas aspirações geopolÃticas. Um presente para a boa diplomacia do Brasil, que ganha uma oportunidade para se colocar soberanamente e angariar relações pragmáticas e importantes para o paÃs.
Não é hipocrisia, Luiz Sérgio. É inveja.
Não entendo esse gado. Se o Lula aceita eles criticam, se lula não aceita eles criticam do mesmo jeito. Hipocrisia.
O Brasil de Lula tem uma polÃtica externa consistente, que é sempre difÃcil de ser compreendida por quem só possui dois neurônios,
Se fosse o contrario vc estaria defendendo do mesmo jeito. Lula tomou um belo pé na B do Maduro e os esquerdista passam o pano eternamente.
O Brasil nao precisa da Venezuela para nada. Temos mais a perder do que ganhar. Vamos manter nossa distancia e tudo fica como esta' ...
Nosso presidente atual sempre se aliou aos ditadores de esquerda da Venezuela e da Nicarágua, e o que levou? um bom pé no traseiro! Será que aprendeu? Duvido.
A VEnezuela já pagou a obra do metrô de Caracas?
Lula, ao longo de sua trajetória, sempre acreditou no poder do diálogo, na diplomacia como a chave para resolver até as questões mais espinhosas. Mas, diante das recentes declarações inflamadas de Nicolás Maduro, surge uma oportunidade para o governo brasileiro, um presente que talvez carregue mais do que aparenta à primeira vista. A relação entre Brasil e Venezuela nunca foi simples. Do lado brasileiro, há um esforço constante em manter a diplomacia como eixo principal.
Alberto, grato pelo comentário. O desafio está na sutileza. É preciso encontrar um ponto de equilÃbrio entre a crÃtica e a diplomacia, entre a manutenção do diálogo e a demonstração de firmeza. Esse tipo de movimentação exige uma orquestração cuidadosa, quase como um jogo de xadrez no qual cada peça movimentada deve ser pensada não só pela posição atual, mas também pelas consequências a longo prazo. Afinal, afastar-se completamente de Maduro pode enfraquecer a posição do Brasil.
Victor, poderia denunciar o seu comentário, mas não vou fazê-lo. Quero que ele fique como testemunho de sua falta de civilidade. As oscilações polÃticas de Caracas colocam qualquer tentativa de estabilidade à prova. No entanto, a situação atual oferece um tipo diferente de oportunidade: ao ser confrontado publicamente, o governo Lula pode, pela primeira vez, reposicionar-se e estabelecer um distanciamento calculado que, paradoxalmente, reafirma seu compromisso com a estabilidade democrática.
E essa atuação consistente traz problemas quando se depara com governos arrogantes. Como o de Netanyahu, por exemplo. Hoje o Brrasil é uma força pela paz.
Esse lula que vc descreve nunca existiu. Vc deve ter tido catapora mental quando criança.
Mito Lula o fanfarrão. Vergonha do Brasil.
Xô, quem corre atrás de mitos são vocês...
O tal vicente é doente...melhor passear de jetsky na folga que encher um lago de sitio trambicado ganho de graça com pedalinhos ganhos de "amigos".
Você tem que procurar um psiquiatra urgentemente porque a inveja mata. Agora vá se matricular em uma das centenas de Institutos Federais de Educação que Lula PT mandou construir. Aliás, vergonha é um tipo que debochava das vÃtimas da Covid e que brincava de jet ski enquanto o paÃs enfrentava a tragédias como a própria Covid e as enchentes da região sul. Toma tenência!
Presente para o Cachaça; vergonha para o Brasil.
Adoro cachaça! Detesto embusteiro ladrão de jóias...
Todo tipo que pensa como o senhor me faz lembrar aqueles puritanos , abstêmios, conservadores, igrejeiros, de famÃlia, pátria, Deus acima de tudo, mas, na prática, é faz tudo ao contrário. É como aquele honrado pastor que estava pegando a sogra. Enfim, não confio em tipos como senhor. Agora leia a reportagem: Desemprego cai ao menor nÃvel desde 2014.
Fanfarrão que me refiro é o mito.
O importante é que o cachaça deu um pé no traseiro do fanfarrão.
Bruno Cornossian, este tipo de factóide só agrada a militância. Os convertidos, como vcs da velha imprensa. Pois o brasileiro médio, com o mÃnimo de informação, sabe quem é Lula e o que ele defende.
Critique à vontade Lula. Nicolás Maduro foi companheiro de chancelaria de Celso Amorim nos governos bolivarianos (Chávez) e petista (Lula). O que aumenta o valor da gentileza venezuelana a despeito da América do Sul poder ter sua primeira autocracia consolidada e futuro paÃs membro do BRICS. Diferente das autocracias da Ãsia, a Venezuela sempre foi uma democracia, com toda uma estrutura montada, porém sucateada. Pode ser o sinal de uma nova Venezuela sem Maduro em um momento a ser descoberto.
Bom ressaltar que o PT reconheceu a “vitoria” de Maduro.
Foi mal, errei. O PT reconheceu sim, quem não reconheceu foi o governo. São coisas diferentes, e o assunto da coluna é o governo.
PT ratificou declaração do Forum de Sao Paulo em reconhecimento a vitoria de Maduro.
Não, não reconheceu.
... vale, ainda, o mote diplomático; "PaÃses não têm amigos, têm interesses" ou "amigos, amigos e os negócios a parte". Quais as vantagens para o Brasil em relação à Venezuela se somente vale os interesses venezuelanos. Estes cobram descaradas, publica agressiva e com direito de exigir 'obrigações' em satisfação a seus interesses. É fazer brasileiros de trouxa que, aliás, quase conseguiu.
Lula, se fosse maior, simplesmente diria que o Brasil não reconhece as eleições e também não o reconhece como presidente. Ficar preso à s tais atas, como desculpa, é inadmissÃvel. Lula tem que se posicionar em nome do nosso paÃs. Os venezuelanos precisam disso.
... dizem, uns minerinhos, lá nas quebradas das MInas Gerais, que "em égua mansa tudu mundu munta". Até que o tar Lula sartou de banda e num levo fumo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Engana ydhiotas igual os que idolatram o mito.
Opinião é uma coisa. Insultos misóginos, outra. Gente de bem (sic) como vc se auto intitula não se comporta assim.
Amigo, todos os polÃticos pensam em eleição. Isso faz parte da democracia. Melhor assim do que ter um jhumiento, como o anterior, na presidência
Na próxima compra tapete de ouro.
Não pode,o bolsonaro rouba. H
Algum colar de 3 MILHÕES DE DÓLARES?
Vejo essas notÃcias sobre o Maduro e fico feliz do Brasil ter escapado do Bolsonaro. A nossa sorte é que este é muito mais incompetente que o venezuelano, que conseguiu dar o golpe que ele não conseguiu
Pra que serve o BRIC's?
Pesquise um pouco e estude que aprenderá sobre ele. Tem até um banco que oferece empréstimos a juros camaradas.
Funciona como esses congressos de vereadores que se vê por aÃ.
Imaginem o que o Maduro tem de munição contra o PT. Quanto do dinheiro que financiou as obras por lá retornaram para opartido.
Dois obnubilados.
Fora aquele q entrou na pri mei$$ra eleição do Cachaça!
fora as idiossincrasias do PT que gosta de apoiar ditaduras, teria sido infinitamente mais cômodo fazer como outros paÃses e isolar a Venezuela.Certeza que é muito menos fácil tentar puxar algo parecido com democracia do Maduro; agora que isolar não resolve nada, também não resolve, vide Cuba e a própria Venezuela.
Tática velha: jogando para a platéia. In off a conversa é outra.
Maduro caiu de podre Achou que era mais importante do que Lula no cenário internacional. Descobriu tarde demais que Lula pode abrir portas mas fechar mais portas do que ele imaginava, perdeu um aliado de graça, bem feito. Afinal o Lula é a gente da Cia. Kkkk
Parece que Maduro querer dar a impressão de que, em nome do socialismo, Lula concordaria em admitir, num grupo de paÃses emergentes, um paÃs que pode ser classificado como submergente.
Nunca confie em ditador. Uma hora a casa cai. Logo mais será Putin. Não tem como jogar no colo de ninguém . Assumir e romper relações o cara é louco.
Antes havia esperança, agora não há.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Ataque de Maduro é um presente para o governo brasileiro Voltar
Comente este texto