Dora Kramer > Voto obrigatório, um velho e carcomido senhor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“No taxation without representation”, diziam os colonos americanos. Se pago impostos, tenho que estar representado. Atualizando: se sou obrigado a pagar impostos, também tenho a obrigação de dizer como devem ser aplicados.
Matheus Teodoro Silva Filho, tem mais é que acabar com o polÃtico profissional. Re-eleição, no executivo, só uma vez, com recall. No legislativo, só duas vezes. E tem que permitir candidaturas avulsas, fora dos partidos.
Matheus Teodoro Silva Filho, esclareça, por favor: o que acontece com o candidato se, com o voto facultativo, só ele for votar? E, se ninguém for votar? Logo... O voto obrigatório, com punição severa pela abstenção e com muitas opções, obriga o eleitor a escolher e a assumir a responsabilidade e arcar com as consequências da sua escolha.
Assunto supérfluo. Não faz diferença para os polÃticos, pois seriam eleitos de qualquer forma, mesmo com comparecimento ainda menor que o atual. E hoje, quem não quer votar não vota mesmo. As consequências são mÃnimas.
Eleições não compensam, são as mesmices de sempre, nada muda. A tributação, Economia, Preços de terceiro mundo continuam. Confundem o básico, migração em massa para reformas nunca foi democracia
As eleições municipais quebram o planejamento do governo Federal e Estadual. Se planejamento, execução e ajuste referem-se aos poderes legislativo, executivo e judiciário. Percebe-se que o planejamento não foi realizado para a atual execução, o ajuste é o protagonista. O projeto democracia não tem sinergia, só dá prejuÃzo ao cidadão e ao paÃs, encerrar projeto, nova constituição
Abstenção, Nulo e Branco são maiores que o atual prefeito de São Paulo, por exemplo.
voto voluntario, defendo desde sempre, por que o voto obrigatorio faz a pessoa revoltada a sair de casa para isso votar em qualquer.
Dora Kramer, com seu velho e carcomido jornalismo de encomenda, a serviço daqueles que defendem que voto é privilégio e não direito universal de qualquer cidadão. Ardilosa, da pior maneira possÃvel.
Ai, ai, imagina alguém tão superior como vc, Vinicius Branco, e com um imaginário tão rico, perdendo tanto do seu tempo replicando e treplicando comentários pobres como o meu. Isso diz o quanto deve ter doÃdo o pisão que lhe dei nos calos. kkkkkkk Derrota. Vai procurar sua turma, vai.
Suas convicções habitam o seu pobre imaginário. Jogar pedra é fácil, difÃcil é escrever algo que faça sentido lógico.
VinÃcius, li na Ãntegra o artigo e conheço Dora de longa data, por isso sei exatamente onde habitam as convicções da cara articulista. Fica a dica. Abraço.
Não entendeu nada do que foi escrito. Pelo jeito nem leu, só critica porque não gosta de quem escreve. Lamentável.
O Voto é obrigatório. Está na Constituição. O voto é obrigatório para :
O voto obrigatório obriga também patrões e similares a liberar seus empregados para votar. Talvez o grande impacto que venha de se desobrigar o voto seja o de esses 'controladores de grupos' passarem a agir livremente, influenciando resultado de eleições. É este o interesse oculto? Porque para quem vota está tranquilo não votar. Mas, e para aqueles que quiserem votar e passarem a ser impedidos por isto por seus superiores, já que o voto não seria mais obrigatório?
Concordo com o artigo. Voto obrigatório, serviço militar obrigatório, são heranças da ditadura militar. Um passado negro, com o qual deverÃamos romper. Manutenção desse serviço militar tem alto custo. Voto obrigatório interessa a polÃticos oportunistas, que mentem e enganam o povo. O Brasil tem um dos piores ensinos do mundo, então que melhore a educação, para que as pessoas tenham melhor senso crÃtico e compreendam a importância dessas coisas. Temos que evoluir.
Dora sendo Dora... dourando a pÃlula. Nada como haver malas e malas de dinheiro para comprar eleitores para comparecerem à s urnas... Em Curitiba, corre o boca a boca de compras descarada de votos ...
O que isso tem a ver com o artigo, que trata da obrigatoriedade de votar? Compra de votos existe em todo o pais, e é feita por todos os partidos, inclusive pelo seu preferido.
Concordo! Numa democracia voto é um direito do cidadão, portanto nunca deveria ser obrigatório.
Além de uma piada de R$ 3,51. PaÃs de senhores de engenho não consegue deixar de tutelar a população.
Cara Dora ótimo texto sobre esse anacronismo, pergunta que não cala,a quem interessa esse voto obrigatório e de cabresto,somente a essa legião de maus polÃticos que cresce exponencialmente.
Dora este artigo é sórdido, afinal você e a grande imprensa vem tentando destruir a polÃtica e os polÃticos desde que o psdb sucumbiu. O obejtivo sempre foi Lula e o Pt mas o que conseguiram foi destroçar a polÃtica, e agora de forma sórdida você vem colocar as abstenções e a descrença da culpa de um descrédito na polÃtica. No afã de destruir o PT, vocês criaram primeiro o fascismo bolsonarista, e depois inflaram o centrão fisiológico que foi criado com Cunha e sua missão .
Esse é outro que ataca pessoalmente a articulista, e não o conteúdo do artigo. Velha tática da esquerda, que não engana ninguém.
o voto não é obrigatório, a polÃcia nunca veio me buscar para me forçar a votar, eu vou se eu quiser
Grande Dora, sempre nos brindando com uma abordagem oportuna de temas atuais e interessantes. Parabéns!
Humberto, discordo. Voto obrigatório, serviço militar obrigatório em tempo de paz, são heranças da ditadura militar. DeverÃamos repudiar e romper com esse passado negro. Manutenção desse serviço militar tem alto custo e voto obrigatório interessa só a polÃticos oportunistas, que manipulam e enganam o povo.
O voto não é um direito: é uma obrigação! A ninguém deve ser dado o direito de se abster de contribuir para o destino da comunidade. Tem mais é que aumentar substancialmente as penalidades. A imprensa é um dos principais responsáveis pelo indice alarmante das abstenções.
O voto na prática não é obrigatório. Basta justificar no site do TSE. Mesmo com justificativa negada, a multa é pÃfia, de R$ 3,00, mais barato do que sair de casa. Tudo pela internet.
Quem não vota tem problemas se precisar de passaporte, se passar em concurso e precisar de alguns serviços públicos. O voto obrigatório interessa a maus polÃticos, que mentem e enganam o povo. Esses polÃticos sempre irão dizer que o Brasil não está preparado para o voto facultativo. Na realidade, com voto não obrigatório, vários desses oportunistas seriam banidos.
também acho, obrigatório é quando você é conduzido debaixo de vara
Uma argumentação bastante sensata. Aliás, dizer que o voto é um direito é dizer uma mentira, pois há aà uma contradição lógica: Todo direito é optativo; logo, conclui-se que o voto nunca foi um direito, e sim uma obrigação.
Voto obrigatório é uma afronta, um desrespeito ao eleitor q é obrigado a votar sob as "penas' da lei. Além de ser obrigado o eleitor ainda é ameaçado. Pode isso? Tenha paciência!
Sobre instituições velhas e carcomidas, a imprensa brasileira certamente tem lugar de fala.
somos a vanguarda sim no sistema de votação mas se não fosse a imprensa e as pessoas de direita dizendo que as urnas são violáveis isso não aconteceria
A ideia do Gilmar é mesmo genial. Substituir a imprensa livre pela imprensa chapa-branca e e decretar a extinção sumária dos partidos conservadores. Deve ter se inspirado nas lições de Maduro, Fidel, Xi e Putin, os incansáveis defensores da liberdade.
acho bobagem esta pergunta: o que está havendo? para buscar resposta para o alto número de ausências na votação. Aqui, com o voto obrigatório ou não, ocorre o mesmo processo que ocorre em outros paÃses: as pessoas estão desmotivadas ou pouco acreditam no processo. é simples. Isto tb. explica o surgimento dos radicalismos eleitorais, o mesmo grupo desmotivada em vez de não votar prefere escolher uma opção exótica. Pelo menos qto aos que não votam, acho difÃcil mudar esta opção.
Até quando vão repetir essa bobagem de que a nossa urna sem impressora é invejada no mundo inteiro? É a única que não permite auditoria do eleitor! "Lacrada"com adesivo! Um escárnio, o povo brasileiro é trouxa, tem deficiência cognitiva para ser o único a acreditar num troço desses. Voto tem que ser facultativo e em papel.
Isso sim é anacronismo. Voltemos ao orelhão, ao código morse e ao sinal de fumação...risos...
Para que votar? Quem manda é o STF...
Ótimo, continue assim! A democracia agradece.
melhor vc não votar mesmo pq se pensas assim é pq não conhece nenhum polÃtico só o de estimação
Em SC , nas cidades onde poderia haver segundo turno, o povo decidiu liquidar tudo no primeiro turno , para poder ir para a praia do dia vinte e sete
poxa, vc conversou com todos são milhões de pessoas, a tá
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Voto obrigatório, um velho e carcomido senhor Voltar
Comente este texto