Hélio Schwartsman > Jornais devem apoiar candidatos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De uma maneira aberta ou não, os jornais sempre apoiam algum candidato, pior mesmo é esta folha ter se tornado um jornal pentecostal, aà sim fomos surpreendidos novamente.
Acho que não devem mesmo apoiar candidatos. A Folha por exemplo tem colunistas de várias tendências, e lá nos EUA deve ser assim também. Não há sentido numa opinião unificada do jornal.
Muito melhor que as cartas fossem postas na mesa. Por exemplo: por mais que a Folha não diga, todos sabemos que ela prefere e se direciona a polÃticos que envergam sua visão neoliberal de mundo. A gente só faz-de-conta que não sabe.
O fato é que o jornalismo é patrocinado por gente que não tem interesse na verdade nua e crua. Obviamente, quem patrocina os noticiários, não irá por rabo de foguete em sim próprio. Ou seja jogará sempre para ganhar...
E a ombudsman da Folha consulta a redação para emitir a sua opinião! Patético!
Até deixei de ler a ombudsman, caro Rives, de tão ruim que achei. Quem nasce para ser Gilmara não chega a Alexandra de Moraes... Hahahahah!
Tô contigo, caro Hélio, prefiro a posição aberta. Quando um jornal, tal como a folha, bota suas crenças nos editoriais na forma de "leis da natureza", como se nosso liberalismo de compadres não fosse uma escolha, pega muito mal - ou não, deve vender, afinal o jornal sobrevive. Por outro lado, a desconfiança não é coisa que se dispense, é muito bom mantê-la continuamente alerta, desde que em nÃveis pré-paranóicos. Até porque jornalista também erra, e não precisamos compartilhar de seus erros.
Muito bla bla bla para sua auto estima! Relaxa e goza! (Perdeu mané)
Pois é! A Folha F faz campanha descarada em favor do TarcÃsio e Nunes! E campanha publicitária mediante $ em prol cloroquina e ivermectina, em plena pandemia covid-19. Que vergonha!, Folha F.
Conta mais! Fiquei animado....
Ué!? Metalinguagem? Este não seria o mesmÃssimo odiário que no último domingo noticiou que o capitão que está no governo de São Paulo cometeu crime eleitoral? E que depois apagou isso de sua memória? Que quer dar a impressão que não endossou esse capitão embora o tenha feito, do mesmo modo como fez com o outro capitão e seus seguidores? Ué?!
Claro! Seria como tirar a máscara...
A imprensa , majoritariamente, joga o jogo do capital financeiro, ele eh poderosÃssimo, e muitas vezes a empresa jornalÃstica pertence a banqueiro. Como eh o caso da folha. Então essa questão eh só pra encher linguiça.
Outras publicações apoiaram Kamala, como o NY Times, a Economist, como sempre fizeram. Agora o dono do WP realmente à s vésperas da eleição com o risco enorme do alaranjado golpista vencer não tomar uma posição contrariando a redação inteira, só poderia mesmo perder assinantes aos montes. Mereceu e tomara que perca muito mais. Se quer ir para a direita lou ca de Trump, que siga sozinho. A redação não o apoia, como a maioria das redações do paÃs. Menos Fox e extremistas de direita sem respeito.
A folha de sp apoiou a ditadura. Contribuiu materialmente com recursos usados pelos milicos em atentado terrorista. A folha apoiou o golpe de 16 e, na véspera da eleição de 18, disse que entre um professor e um gen 0c1da, a escolha era muito difÃcil. A folha da espaço para atrocidades negacionistas e pseudo intelectuais em suas colunas. Prefiro quando a mÃdia golpista não finge isenção. Asco. Ódio e nojo.
Justiça seja feita, não foi a Folha que disse ter uma escolha difÃcil, foi o Estadão, o resto é o resto e sua opinião a qual defendo.
Eu acho sim, que os jornais podem ter algum viés ideológico. O que não pode é permitir que os colunistas desejem a morte de presidentes!
O Hélio não fez isso em relação a seu mito. Não seja desonesto, intelectual. Seu artigo foi no sentido de fazer uma análise da doutrina utilitarisma em meio a determinada situação, a pandemia! Um exercÃcio intelectual, abstrato, em relação à tese. Mas, você não entendeu, né? Tá bom!
E o presidente negacionista, pode deixar mais de 700 mil morrerem na pandemia e ficar fazendo piada com os mortos e com sua dor para seus aliados acharem a maior graça?
Pode sim, desde que não aja ou incentive. E se o dito cujo atuou diligentemente para o óbito de milhares, sim, faz sentido essa expectativa, que caso tivesse se confirmado teria salvo a vida de muitos. O artigo foi escrito em julho de 2020, enquanto a Pfizer batia às portas do governo e o John Doe do Planalto dava de ombros.
Melhor apoiar abertamente, diferente do que a Folha faz.
Endorsement de candidato é normal. Duro é a Folha receber três milhões para publicar propaganda do Nunes como se fosse notÃcia.
Há duas maneiras da imprensa apoiar candidatos, e no Brasil, em todas as eleições, se usa uma ou outra.
Essa matéria só pode ser sarcasmo da Folha. Tirando sarro com a nossa cara, após apoiar descaradamente os candidatos da extrema direita e atacar os da esquerda! A Folha deveria ter vergonha. Mas não tem.
Isso não é uma matéria...é um artigo de OPINIÃO! Fracos os comentários dos ptralhas!
Jornais apoiar candidatos ou não, problema lá de quem manda. Pior é exercer o jornalismo tendo suas tendências e torcidas, não publicarem a verdade, apoiar inverdades. Quem ler FSP, Estadão, Veja, assistem Globo e Jovem Pan, como exemplos, sabem do que falo.
Dureza seria comentar algo sobre a extrema direita e não fazer os contrapontos. Os polÃticos que estão do lado do ge no cida acham legal a tentativa de golpe, depois anistia, como se nada fosse. Imagine, querer trair e dominar a sociedade, nada demais para eles, seguem firmes com o ine le gà vel. Ver tudo o que fazem e não discutir emendas e orçamento secreto não seria jornalismo. A realidade não pode ser moldada ao gosto do freguês. Na pandemia o pr quis esconder as mortes, a imprensa mostrou.
Aqui no Brasil nossa imprensa sempre faz o possÃvel para ludibriar o povo com suas matérias tendenciosas, muitas levianas e sem nenhum embasamento contra a esquerda. Endeusam a direita e satanizam a esquerda. Sempre foi assim. Aà você vai conversar com pessoas que não buscam informações de outras fontes e elas, vÃtimas cegas, creem que a direita representa seus valores (legÃtimos). Isso não é verdade. Não creem em Deus, semeiam ódio e pobreza e entregam toda a riqueza pública para seus amigos.
Aqui no Brasil nossa imprensa sempre faz o possÃvel para ludibriar o povo com suas matérias tendenciosas, muitas delas levianas e sem nenhum embasamento contra a esquerda. Endeusam a direita e satanizam a esquerda. Sempre foi assim. Aà você vai conversar com pessoas que não buscam informações de outras fontes e elas, vÃtimas cegas, creem que a direita representa seus valores ( legÃtimos). Isso não é verdade. Não creem em Deus, semeiam ódio e pobr entregam toda a riqueza pública para eu amigos.
A princÃpio não deveriam todavia com a Máfia dos jornalistas ativistas vermelhos infiltrados da direção até o porteiro é impossÃvel se ter uma notÃcia sem ser tendenciosa.
Posições ideológicas são endossadas diariamente nas mais diversas matérias jornalÃsticas, ou seja, jornais ajudam, e muito, a eleger candidatos. O caso mais atual é o do governador de SP, infelizmente.
Mas a Folha apoia descaradamente os candidatos do mercado, do neoliberalismo, todos os articulistas nessa linha...chamam até de panfleto da faria lima; deveriam ser mais honestos.
Eu gosto de ler os noticiários, mas sei que o jornalismo puxa a brasa para sua sardinha. Como diz um dito popular, a coruja gaba o toco onde ela dorme.
Mas podem defender a democracia e dizer textualmente quem a coloca em perigo, já que já fez isso pouco tempo atrás! Pode textualmente listar cada fake news, negacionismo, e o que cada candidato quer fazer com o direito das mulheres sobre seu próprio corpo! Basta a esses jornais ter um compromisso com a democracia e a verdade e demonstrar quem é um perigo iminente, não precisa dar nome aos bois! Quem já é trumpista se lixa pra isso...os que ainda não decidiram podem com isso ter matérias sérias.
Penso que podem dar opiniões mas ninguém leva em conta. Não influenciam em nada. Muito menos artistas. Serve para dar risada
a fsp é declaradamente de direita, o concorrente estragão é de extrema direita, o grupo globo nem se fala, pra falar a verdade todos os grandes, eu vejo é blogs e sites de esquerda, mas os ditos grandes são todos de direita e extrema direita
Jornais não. Jornalistas sim.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O moço deveria saber, que quem pois seu mito na presidência do Brasil, foi a imprensa também. As pesquisas servem para os chacais ficar do lado mais forte. Afinal no lado mais forte, sempre sobrará um osso para roer...
Tico e teco, agora vai...
e o que v. s. tem a dizer daquele ex jornal paranaense, atualmente tablóide bolsomito, a GP ?
tinha que ser você Napô
tu deve tá fazendo ironia, deve ser
A Folha não pode discordar, pois ela apoia qualquer um que se abaixe para a especulaçao do mercado.
essa é a verdade, nunca li uma matéria nesse jornal elogiando a equipe do governo, significa que na visão do jornal só fazem coisas erradas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Jornais devem apoiar candidatos? Voltar
Comente este texto