Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Ricardo, está falando do MST ou do Boules?

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Não deve ter nenhuma complacência com o governo de Maduro, que não sabe dialogar com a oposição e faz todos os tipos de falcatruas para permanecer no comando do país, usando métodos nada democráticos iguaizinhos de algum governo que passou por aqui que fez de tudo para desmoralizar os três poderes, pilares do regime democrático.

    Responda
  3. Marcelo Fernandes

    Se desta vez o governo Lula e o PT não entenderem quem é Maduro, daí o caso é perdido mesmo.

    Responda
  4. Marisa Coan

    É verdade, mas vindo de quem veio, foi muito estranho.

    Responda
  5. Evando de Abreu

    Correto seria o anão diplomático do Brasil falar de uma vez que não reconhece a vitória de Maduro e que o PT errou em fazer isso. Ficar esperando atas é só desculpas pela covardia e medo de Maduro

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Ahh, lembro perfeitamente do termo "anão diplomático". Foi cunhado pelos ladrões de terras né?

  6. PAULO PETRASKI

    O editorial não consegue esconder sua paixão pelo Lula. Sim, paixão. Atrás de todo esse rancor, expressado através do opiniões depreciativas, nunca elogiosas, na maioria das vezes agressivas, chegando até a se utilizar de fake news, só pode haver amor recalcado. Quando, segundo a tese ideologica do colunista, o Lula acerta, é como se ele só tivesse feito sua obrigação. Quanto amor hein editorial há há há.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Paulo o lu le sempre abastece o Caixa do Nicolas Maduro com o dinheiro do povo brasileiro, então quando o pagamento do lu le atrasa o Maduro fica " possesso " ! Simples Assim seu es querdopata!

    2. Jove Bernardes

      É uma leitura interessante. Minha mulher é psicanalista e não são poucas as vezes em que, assistindo de longe a uma crítica ácida e contundente que "a" faz a "b", ela emenda baixinho, sorrindo, "agora 'a' vai dizer 'olha pra mim que eu também te amo, seu ingrato' e cai na risada.

  7. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Agora Brasil escabreia ditadura venezuelana graças à pressão da eleitor de direita no Brasil. Mais um vitória. Falta obter o ajuste das contas .

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Agora Brasil escabreia ditadura Venezuela graças a pressão da direita no Brasil. Mais um vitória!

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    O Brasil deve ser pragmático em relação às relações exteriores: muitos países importantes não são nada democráticos - Rússia, Arábia Saudita, Irã, Hungria - mas nada temos com isso. Entretanto, países que massacram civis como Is ra el ou que desestabilizam toda a nossa região vizinha como a Venezuela, merecem sim nossa reprovação!

    Responda
  10. Jove Bernardes

    O fecho do editorial prova a extrema má vontade de dona Folha com o governo federal. Você dá uma guinada, opta pela sobriedade, reorganiza as tropas e continua sendo criticado pelo passado. Pro Inferno, dona Folha.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Nenhuma mentira foi dita. O PT não mudou. Continua fã de ditaduras ditas de esquerda.

  11. Marcus Machado

    Gostaria de saber porque Maduro é "de esquerda" para agradar PT e Lula. É um governo militar, ditatorial, controlador dk petróleo, contra o povo venezuelano. Será que é isso de que o PT gostaria para o Brasil?

    Responda
  12. Adriana Flores

    Por muito menos usou a reciprocidade e chamou de volta o embaixador da Nicarágua. Por muito menos, condicionou a conversa com Milei a um pedido de desculpas. Por muito menos, rompeu relações com Israel. Venezuela deve ao país R$12 bi enquanto insulta quase diariamente. Quem vai pagar essa conta? O PT já deixou claro que apoia ditaduras opressoras e não dá nenhum sinal que ainda exista um traço de decência e o resultado disso foi visto nas urnas. Bem feito.

    Responda
  13. José Cardoso

    O PT está como aquele investidor que comprou uma ação que cai em queda livre. Não quer dar o braço a torcer e vendê-la na baixa, e espera (no fundo sem esperança) que algo aconteça e ela volta a subir.

    Responda
  14. Marcelo Magalhães

    A folha insiste no seu despreparo como meio de comunicação de um país importante como o Brasil. Age como se fosse um garotão forte burguês, puxa saco das famílias de banqueiros e dos endinheirados. Trata o presidente Lula como um descendente de escravizados que chegou ao topo por esperteza populista e não por méritos próprios de significativa elaboração e de sofisticada elegância. Traços que a elite endinheirada do Brasil nunca teve, pois sempre dependeu dos impostos pagos pelos pobres.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Em vez de tratar do tema, o Marcelo descamba para questões puramente deológicas para desfilar sua ira contra o liberalismo. Pior é que se acha o çábio da corte, mas na verdade não passa de um vassalo da esquerda festiva, rezando uma cartilha vencida e ultrapassada.

    2. Antonio Rubio

      Não se deve misturar política com religião.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezados Newton e Nasemar, vocês dois são pobres de direita, não são elites endinheiradas. Não saiam em defesa deles, pois eles nunca considerarão vocês como iguais. Assumam a classe de vocês, tenham um mínimo de dignidade.

    4. Newton Zuppo

      Quanta bobagem!

    5. Nasemar Hipólito

      Isso, na sua cabeça de esquerdossauro bem cegueta! A Folha está corretíssima, mostrando o óbvio, que só fanáticos ideológicos ainda teimam em não ver. Vc é um exemplo de que lulopetista e bolsominion são iguais, com sinal trocado.

  15. Milton Nauata

    O planalto está correto em simplesmente ignorar o ditador Maduro. O melhor q faz é calar-se e creio q o silêncio é o q mais irrita aquele caudilho ridículo.

    Responda
  16. FLAVIO CALICHMAN

    Quem semeia vento, colhe tempestade; a sabedoria popular continua válida, Lula e o PT não têm do que reclamar .

    Responda
  17. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Os faniquitos diários da FSP também indicam que Lula tem feito muita coisa boa.

    Responda
    1. Newton Zuppo

      Não exagere

  18. Jorge Rodrigues

    A briguinha entre os governos brasileiro e venezuelano se parece com as briguinhas de namorados. O partido que atualmente governa o Brasil sempre foi grande aliado da cruel ditadura que sufoca a Venezuela e sempre lhe deu grande apoio. Venezuela e Cuba são as ditaduras mais amadas pelo partido governista.

    Responda
  19. flávio paes

    a jogada errada do Lula foi (talvez por vaidade) foi achar que podia mudar alguma coisa, e assumir o ônus de acreditar no Maduro. teria sido melhor que não. Agora no básico, agir como os Estados Unidos e outros, tb. não vai mudar absolutamente nada, boicote não derruba ditadura (vide Cuba), só deixa o povo do país boicotado sofrendo um pouco mais. No fundo tudo é questão de como vai aparecer na mídia, efeito prático é zero.

    Responda
  20. antonio mateos

    Imagino que o Lula deva estar arrependido de ter afirmado que a “Venezuela tem democracia até demais”. Aquela conversa: não se junte com porcos: todos ficam enlameados, mas eles gostam.

    Responda
  21. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Deixa o Lula e o Amorim resolver.

    Responda
  22. Marcelo Bondioli

    Achava que o Lula iria endossar a farsa, se deu mal. Tá na hora do PT rever suas antigas amizades.

    Responda
  23. Aderval Rossetto

    A Empresa Folha tenta nos confundir, em não mostrar a defesa brasileira da população venezuelana contra manutenção do distanciamento ditatorial norte-americano!

    Responda
    1. Newton Zuppo

      Quanta bobagem

  24. Peter Janos Wechsler

    Embale Lula que o filho é seu.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Jovem. Este é um ponto de vista. O outro seria de uma pessoa volúvel que se orienta de acordo com a moda do momento. Populismo demagógico. Muda-se como se troca de camisa.

    2. Jove Bernardes

      Essa postura de mas eu te disse é muito chata. A deslealdade típica da falta de grandeza e de quem prefere ver as sombras do passado. Lula rompeu pública e dolorosamente com as ilusões, meu caro, não ironize culpa já assumida. Lula já fez mais com o mea culpa do que muitos que jamais se propuseram a olhar além dos próprios erros. Que a coragem do líder em mudar inspire, e não sirva de escudo para a eterna vaidade dos que insistem em transformar arrependimentos alheios em troféus pessoais.

    3. Peter Janos Wechsler

      Flávio. Um pouco menos grrr e mais senso de humor seriam recomendáveis. Vamos retirar o tapete vermelho estendido ao faniquito.

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Mas quem quase transformou o Brasil em uma Venezuela foi a extrema direita golpista. #Sem anistia aos golpistas já na Papuda e ao inelegivel.