Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bueno

    Que falta que faz ao Brasil ter uma direita! Bandearam todos para a extrema direita golpista fantasiada de centrão.

    Responda
  2. Alcione Malheiros dos Santos

    Mostrem esta entrevista para a direita que não teve nenhum constrangimento para se aliar com a extrema direita que por muito pouco não conseguiu destruir o Brasil !! Esta é a direita civilizada. Mirem-se nela!

    Responda
  3. bagdassar minassian

    ... o bom senso e a responsabilidade como cidadão e como político prevaleceu.

    Responda
  4. Flavio Angelo Bolcioni

    Se tivéssemos apenas 10% da qualidade politica do Uruguai, estaríamos num patamar muito superior deste em que nos encontramos.

    Responda
  5. Luis Augusto Bustamante

    O entrevistador é muito ruim, mas o entrevistado é um estadista. Direita civilizada é outra coisa.

    Responda
  6. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Entrevistazinha sa fada. O entrevistador tenta induzir uma resposta do presidente sem sequer ter inteligência e gentileza suficiente. O presidente uruguaio tem de se esquivar das provocações de um jornalista que pensa que entrevistar é apenas isto: tentar fazer o sujeito falar mal dos seus pares. O presidente é melhor que isso e o perguntador não percebeu.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Eu fiquei constrangido por ela e pela Folha. Mas pelas reacoes dos leitores aqui, parece que era isso que eles queriam. Saber se ele prefere Lula ou Bolsonaro. Talve nos dois estejamos no lugar errado.

  7. Ivo Ferreira

    O cidadão está saindo da presidência. Muita experiência política. O Brasil contrata tantos jogadores uruguaios, por que não contratar Lacalle pra ensinar nossos eternos candidatos a governar?

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Temos Lula, o maior deles.

    2. Pery Pedro

      Tai uma ideia. Ja pensou o Obama?

  8. Lucia Coelho

    A arte de falar, falar, e não dizer nada.

    Responda
  9. Luiz Freitas

    Quero conhecer o Uruguay! tomar um mate lá..

    Responda
  10. Amauri Costa

    Uruguai demonstrando mais uma vez ser a vanguarda da América Latina (primeiro país em que o voto foi estendido às mulheres, em que aborto foi permitido, etc). Coincidentemente lá a ultradireita não se cria.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Seguindo: Lá não se discute a violência dos governos de exceção que foram as ditaduras na américa latina, aqui a nossa extrema-direita aplaude, comemora, coloca 8 mil militares em cargos comissionados. Isso que você não sabe como chamar se chama extrema-direita, ou ultradireita, tem nome, tem representação, tem cargo político, tem partido, tem massa popular e tem história pregressa na história brasileira. O Brasil na década de 30 teve o maior partido fascista fora da Europa. O Google tá aí.

    2. Juliano Machado

      Para o concidadão aí de baixo da sua resposta, Amauri: Todos lemos a matéria. A estrutura do país é diferente da nossa, o que é meio óbvio. Lá a extrema direita está contida. Aqui, não. Aqui ela é imensa, tem poder político o apoio político e popular da direita tradicional oligárquica (mal denominada de centro e centrão). Lá não há discussão de fato: estado tem que ser forte (a nossa aqui prega um estado mínimo pro povo e máximo pro capital; segue.

    3. Pery Pedro

      Voce leu o texto, Oh bencao dos deuses para a humanidade? Leu ele dizendo que esta discussao nem existe la? Leu ele constrangido com a reporter propagando essa dicotomia infantil que voce propaga? Quando o Lule se for, daqui a pouco, finalmente poderemos ter novas liderancas de esquerda com preocupacoes como o meio ambiente, a integracao de vulneraveis a sociedade, etc. Merecemos um esquerda melhor do que voces com essa enchecao de saco da ultradireita, seja la o que isso for. Crescam.

  11. Richard Bernardes

    O Uruguai nos dando aula de civilidade na política. Aparentemente estão anos luz à nossa frente, em inúmeras questões. Parece, que naquele país o povo é muito mais importante que a política.

    Responda
    1. José Cardoso

      Menos. Lá também tem muito bandido. Vide quebra quebra dos torcedores do Penarol no Rio.

  12. Marcelo S Perez

    Que aula de civilidade, essa entrevista devia ser lida por toda classe politica brasileira. Colocando-se a democraria e o bem-estar social como base, o resto é questão de diálogo e saudável disputa política. A fala do presidente de direita uruguaia sobre Mujica chega a emocionar.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Gostaria de enfase ai, mas a jornalista bateu na tecla do Mas o Milei e muito feio ne? Viu a namorada nova do Lule? Linda, ne? Acho que podiam mandar ela pro F5, cobrindo Caetano estaciona no Leblon.

  13. Pery Pedro

    Puxa, Folha, que vergonha essa jornalista panfletaria fazendo essa entrevista e tentando puxar um Diga como o Lule é Maravilhoso e um Agora xingue o Bolso e o Milei a cada pergunta. Fiquei constrangido por ela. Pueril. Da proxima vez mande alguem isento e que realmente pense, como o Vinicius Torres. O Pou teve que corrigi-la e se esquivar a cada resposta. Vai ficar mais quatro anos sem dar entrevista para brasileiro. Lugar de panfletario é no sindicato.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Exato. O julio gostou. Leu a entrevista toda e extraiu que o Lula é melhor que o Bolso. Talvez ela esteja certa. Talvez seja isso que as pessoas queiram ao ler a entrevista de um chefe de estado. Ele gosta mais do meu time ou do adversario. Talvez nao seja ela a pueril. Talvez seja o pais e eu esteja errado.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Em relação ao Bolsonaro, disse que houve a pandemia e mais nada. Sabemos que nem todas as relações foram paralisadas no período. Quanto ao Lula, afirmou que tratou de cinco pontos, todos acordados. Como diria um evangélico, mais claro que a neve.

  14. Armando Moura

    Ao estado cabe controlar e assegurar que o bem comum está sendo cumprido. Não são complementares, o estado controla. O neoliberalismo do estado mínimo é a antítese do estado de direito, cria segmentações e sectarismo por limites econômicos, perpetua a desigualdade, corrompe a democracia porque o poder predominante passa a ser econômico. O espaço da iniciativa privada deve existir mas sua expansão sobre o estado não deve existir.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, Armando, o Liberalismo tambem concorda com o estado regulador. Isso e o estado minimo. Ninguem defende a ausencia do estado. So reconhece que o estado é péssimo executor. Agora, se voce me apontar um estado em que o poder economico nao predomina, ganha uma copia das onze teses. Acho que nem o Vaticano se salva.

  15. Luciano Napoleão de Souza

    Esta desgra ça de jornal é incapaz de produzir uma linha de reportagem de maneira imparcial. É ativismso esquerdo pata em tudo que produz. Ô li xo!

    Responda
    1. Pery Pedro

      Chato, ne Luciano? Achei uma oportunidade despediçada tambem. Panfletario. O Artur te ofende pessoalmente. Essa gente e muito mal educada e agressiva. Critiquei muita coisa do Bolso, mas este gado é muito pior que o outro.

    2. ARTUR ANTUNES PEREIRA

      É por causa de imbe cis como você que o nosso país anda mal.

  16. José Cardoso

    Correto. O Estado bem gerido promove o comércio, fazendo cumprir as leis. A retórica anti Estado é apenas uma reação compreensível ao preconceito marxista contra o livre comércio.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Pery, Karl Marx é muito presente. Leia Ecossocialismo de Karl Marx de Kohei Saito. O pensador continua importantíssimo. Há uma busca em sua obra de temas muito atuais. Acho q você simplesmente não gosta do Lula. Aí libera toda a sua ira em comentários preconceituosos (Exemplo: LulE).

    2. José Cardoso

      Paulo, então precisa avisar os cubanos e norte coreanos. Eles não foram informados disso...

    3. Pery Pedro

      O que mais gostei foi ele falando Aqui nao se discute mais isso, esta superado. Voces ainda citam Marx? Estao la ainda? Ele fez uma teoria há mais de cem anos, meia duzia seguiu, quatro deles desistiram, e voces estao la ainda? Deixem Marx descansar em paz.

    4. Paulo Augusto

      Marx nunca foi contra o livre comércio.

  17. Fernando Dolci

    Pragmático, reconhece que o estado tem que atuar na vida dos cidadãos especialmente na educação e saúde aos menos favorecidos, essa é uma visão de esquerda, não de reacionários.

    Responda
  18. Luiz Eduardo Cantarelli

    Entrevistando autoridades de caráter sólido, é que sentimos quão grande é Lula.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Grande enrolador.

  19. Jorge Rodrigues

    É incontestável que quanto maior for o tamanho do estado, menor será o livre mercado. A consequência principal disso é que haverá menor geração de riquezas, os serviços e produtos terão preços maiores e menor qualidade, a probreza tenderá a se perpetuar e os empregos gerados serão menores em quantidade e qualidade.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      O distraído, explique então como os EUA se tornaram potência mundial?! Já ouviste falar do New Deal?! E o que foi o Plano Marshall?!

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Todo empresário é adepto ao livre mercado, até para conseguir seus subsídios, são contra qdo precisa do gov para reprimir os interesses dos trabalhadores.

    3. Amaral Neto

      Como você explica os Estados Unidos? Orçamento bélico, custeado com impostos, que se equivale ao orçamento de quase todo o resto do mundo? Regulações de toda ordem, desde ao tipo de comércio que você pode instalar em um bairro até a forma como você pode aproveitar uma praia?

    4. Samuel Fagundes

      Como você explica a China?

    5. Davi Ferraz

      Incontestável? É uma graça isto.

  20. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    O cara foi o que mais pediu socorro ao Paulo Guedes.

    Responda
  21. marilza abrahão

    País educado é outra coisa!!!!

    Responda
    1. Tiago Neis

      Sim. Os uruguaios costumam se relacionar com um mínimo de civilidade, mesmo com quem pensa diferente. Poderíamos copiá-los.