Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Santos

    Uma sociedade que não prioriza a educação, não se preocupa com a qualificação profissional, com o exercício da cidadania e com inclusão social. Não há saída para o Brasil com inúmeros recursos para educação a disposição sem um projeto que envolva toda sociedade. Uma escola boa é feita de bons profissionais, bons pais e responsáveis e bons alunos(as). Focar em medidas como o aumento de carga horária e arranjos na grade curricular, lamentávelmente não mudará o cenário preocupante da educação.

    Responda
  2. IFOFI FILHO

    O almirante está nervoso defendendo o capitão. Kkk...

    Responda
  3. Gregorio Amarante

    O povo revoltado que votou no Boulos e perdeu feio acha que o governador está errado. Pensam que o foco deve estar em história, física, filosofia, sociologia, etc. Avisem a esquerda desconectada da realidade brasileira, que hoje os estudantes saem da escola sem ao menos saber se expressar na língua pátria. Não tem como falar de Nietzsche para quem ainda nem aprendeu a ler. Uma coisa de cada vez.

    Responda
  4. roberto silva

    Podem aumentar a carga de todas, o problema é que estão estudando matérias do século passado, quem tem condição financeira privilegiada já entendeu que não vale mais a pena colocar os filhos pensando no velho vestibular. Fora que os grandes defensores do governador carioca de SP não colocam os filhos nas escolas estaduais.

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      As escolas particulares seguem exatamente esse roteiro, não se iluda. A diferença é que há estruturas melhores, mas o currículo e os professores são os mesmos. Acho fundamental o investimento na boa leitura e escrita, base para qualquer profissão. E o bom desenvolvimento em matemática facilita o domínio da linguagem da programação e entendimento da robótica. Não é possível futuro sem partir dessa bases. Da forma que estava antes, os alunos saiam com sérias defasagens nessas matérias.

  5. Augusto Colombo Junior

    Parabens! Portugues é essencial para melhorar a compreensão de textos das outras matérias. Assim como a matemática melhora muito a cognição. Caminho certo.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Além do mais a língua portuguesa não se reduz à gramática e se viabiliza por meio dos textos, estes sim, se forem de qualidade, ajudam na formação crítica do estudante. Disciplinas são meios e o que é necessário é um bom professor, qualificado e bem remunerado, formado em bons cursos de licenciatura, por sua vez com bons mestres.

  6. José Davi

    Essa galera pensa que matemática e língua portuguesa são disciplinas com um fim em si mesma, ficam com uma tara por números e fingem esquecer que educação é muito mais do que saber fazer contas ou ler uma frase. O garoto ler um artigo, mas não tem compressão histórico-geográfico do fato, não sabe um sociologia básica, sabe somar, mas acredita que a terra é plana. Não consegue entender uma obra de arte, não tem compreensão política da química, física e engenharia. Mas à moda é ser tonto.

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      Você está parcialmente certo. Digo parcialmente porque era necessário aumentar o número de aulas dessas duas disciplinas básicas para qualquer aprendizagem ou projeto de futuro. Como estava antes era impossível ensinar e, sobretudo, recuperar os alunos com defasagem. Porém isso não exclui a necessidade das demais disciplinas, talvez retirar esses itinerários poderia ser um bom caminho para ampliar as demais matérias.

    2. marilza abrahão

      Educação se faz com bons professores, bons livros, bons textos. A questão toda se resume a uma visão parcial do que acontece em sala de aula. Ali um professor bem formado consegue ensinar a conjugação de verbos, a soma dos números, de forma interdisciplinar. Tirar os jovens do mundo do tktk é essencial pois esse universo nada acrescenta à sua boa formação.

    3. Gregorio Amarante

      Viajou longe Davi! Estudantes saem da escola sem saber conjugar verbo e nem fazer uma conta simples e o amigo falando em sociologia. Antes de falar de arte, história, geografia etc. O aluno tem que saber o básico, não tem como colocar o cavalo na frente dos bois.

  7. Marcelo Magalhães

    Não há como reter a evolução. São apenas percalços que ruirão no seu tempo, pois o ser humano vive para frente e os determinantes futuros são orgânicos, metafísicos e não exatamente projetáveis. O que torna um governo como esse, apenas um simulacro de uma elite escroque condenada há muitos anos. Como já disseram, se colocarem 10 minutos de humanas o governo cai do mesmo jeito. E o fundamento não é técnico, é mítico.

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      É verdade. Mas nem pela escolha das disciplinas em si, mas principalmente por algo que o grande público não sabe: a metodologia de aula imposta pelo Estado - a “plataformização” das disciplinas, que reduz qualquer aprendizagem real e transformou as escolas de SP numa fábrica de produção de resultados fakes para o governo. Cuja prática fere à BNCC, a LDB, a Constituição e, principalmente, barra o aprendizado.

  8. Dieu Ekoka Kemengo

    nessa carga horária de geografia os alunos nem sabem que a áfrica é um continente, agora com essa redução, eles vão pensar que o nordeste fica no jupiter rsrs

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Isto mesmo amigo, ficam no Jupiter. Que os alunos estudem mais português mesmo, para não passarem vergonha feito você. Vacilão!

  9. José Roberto Ferreira

    Pra estudar a "Terra plana", com esse viés medieval da extrema direita, tem que reduzir as cargas de geografia, história, ciências, tecnologia e outras disciplinas "supérfluas", mesmo. Se deixar, esses negacionistas conduzirão o país à década de 60, até para justificar o espírito golpista!

    Responda
    1. José Roberto Ferreira

      Augusto, pelo visto, você deve integrar o time de pa_tri_otá_rios com grande dificuldade de compreensão das questões óbvias. Pena não poder desenhar pra lhe ajudar, lamento!

    2. Augusto Colombo Junior

      Agora vc viajou bonitinho. Nada a ver esse seu comentário.

  10. Karina Kanazawa Rienzo

    Mesmo encolhendo as cargas horárias de geografia e história, os nobres professores das áreas de humanidades continuarão ensinando aos alunos o que nos faz tão desiguais, tão racistas, tão subdesenvolvidos, tão violentos. Se esconder isso é o que o governador e seu secretário importado do Paraná tem como objetivo, aviso que podem esperar sentados.

    Responda
  11. Karina Kanazawa Rienzo

    Mesmo encolhendo as cargas horárias de geografia e história, os nobres professores das áreas de humanidades continuarão ensinando aos alunos o que nos faz tão desiguais, tão racistas, tão subdesenvolvidos, tão violentos. Se é isso que o governador e seu secretário importado do Paraná tem como objetivo, aviso que podem esperar sentados.

    Responda
  12. daniel duarte

    Esperar o que de um governo anticiência , terraplanistas, nazismo de esquerda, Comunismo em pleno séc XXI. ESSe tarcinico deverias ser impichado por todos seus crimes

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Quais crimes Daniel? De não fazer parte do grupo dos corruptos da fac ção PT?

  13. fernando silva

    É um erro diminuir qualquer carga. Inclusive porque Geografia é matéria de medicina na USP, na segunda fase. A não ser que "Tarcisius" esteja admitindo, abertamente,que as escolas dele são apenas para mão-de-obra barata, por falta de saberes. Mão-de-obra barata para atender os próprios financiadores de " Tarcisius".

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      lamento dizer, mas mão de obra barata, atualmente, é MO venezuelana , angolana e haitiana . é nossa triste realidade social .

  14. Eduardo Batista Monteiro

    Devia reduzir física e química, e aumentar geografia e história porquê os caras nem sabem onde é cada região e estado.

    Responda
  15. Luísa Toledo

    Ótimo.

    Responda
  16. Paulo Roberto Taveira

    Excelente!

    Responda
  17. PEDRO HENRIQUE

    Um exemplo do desgoverno desses caras, prefeito (corrupto?) e desgovernador privatista, é o tema da tarifa em sp. Quem ganha com isso? É populismo implementar tarifa zero? Não né, é cidadania! Há estudos que mostram q são menos de 2% da receita da cidade. E não se faz pq? O cara se reelege e já pensa em aumentar a tarifa como paladino responsável fiscal. Isso é populismo elitista, só aqui onde impera a desinformação na grande imprensa. Contratos sem licitação e por aí vai...

    Responda
  18. Lidi Barros

    Que desmantelo! O tipo Bolsonaro de “garfo e faca” que a Folha adora.

    Responda
  19. daniel duarte

    Tirarem aulas de materias tradicionais como Geografia e Historia e para acabar MPE, TCE devem agir , Nesse gov totalmente ilegal

    Responda
  20. daniel duarte

    Um absurdo retaliação total a os professores de humanas acredito que essas resoluções são ilegais como tudo nesse gov naz-i faci-st4

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    parece coerente- um governador que não conhece São Paulo, diminuir o ensino de geografia .

    Responda
  22. Fernando Sanches

    Todo mundo que é já buscou emprego sabe que as áreas mais valorizadas do mercado são aquelas relacionadas com matemática e português, a exemplo de engenharia, finanças, programação, direito, comunicação.. ele fez certo em ampliar essas matérias. Quem estuda em rede pública deve ter um conhecimento que vai lhe proporcionar condições financeiras melhores no futuro.

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      Isso é fato. Além de serem as disciplinas com maior número de questões no ENEM e vestibulares. Não há que se questionar o necessário aumento dessas matérias. Pois como estava antes era impossível tempo para ensinar e recuperar alunos com defasagem. Questionar a retirada de horas de geografia, química e biologia é super válido. Acredito que seria possível fazer isso excluindo os itinerários, cuja função prática não avançou.

    2. Wlander Kwasniewski

      Quantidade de horas adicionais em qualquer disciplina não resultam em melhor aprendizado ou profissionais mais aptos para o mercado. Na verdade, o mercado pouco liga se a pessoa sabe escrever corretamente, se souber se comunicar em inglês será mais valorizado. Mas na nossa sociedade passa-se ao jovem a ideia de que o sucesso vem através de atividades que não decorrem de estudo sério: influencers, boleiros, sertanejos, traficantes, agiotas, políticos, etc...

    3. Felipe Araújo Braga

      Quero ver um engenheiro se noções fortes de física, química e biologia. Um bom advogado que desconhece história e filosofia e um economista que não sabe geografia.

  23. Marcelo de Souza

    Enquanto nos colégios particulares, os filhos da elite aprendem o pensamento crítico, com métodos Waldorf e Piaget, os filhos dos pobres são ensinados a servir. É isso que o turista de freitas quer, que pobres sejam cada vez mais reles serviçais.

    Responda
  24. PEDRO HENRIQUE

    Gente, toma vergonha, passar pano pro "eu não tô nem aí" é simplesmente se chafurda num lama bem suja. Saí dessa, Folha. As atitudes dele são antidemocráticas em várias frentes. A genética da folha de apoio a golpistas e regimes autoritários vai se perpetuando, é isso? Se for isso, melhor cortar a assinatura, o jornal não tem compromisso com a cidadania, só faz média.

    Responda
  25. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    O Estado mais rico do país deveria ser o pioneiro na democratização do ensino integral. Se quisermos competir em termos de inovação com as potências asiáticas, européias e os EUA, a educação de excelência é o caminho.

    Responda
  26. Heigor Martins

    O sujeito reduziu História e Geografia praticamente pela metade! Só defende esse acinte quem é tão alienado quanto o que se quer produzir com esse modelo educacional.

    Responda
  27. Maria Bethania Malato

    Um homem excepcional. Um grande lider da direita brasileira: articulado, expõe suas idéias com clareza (que diferença de Lula e Bolsonaro que mal conseguem balbuciar uma sentença com início, meio e fim!) e tão parecido com John Kennedy, a mesma postura e o mesmo sorriso. Um homem com H, admirável!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      bebeste laranjinha batizada no café da manhã ?

    2. Marcelo de Souza

      Vixe, esqueceu de tomar o gardenal de novo, tia? Sai do zap e vai ler um livro

    3. Heigor Martins

      Realmente, ele é o sonho de toda mulher nascida até 1960.

    4. Marcelo Zottis

      Kkkk

  28. Filipe Quintans

    A manchete parece saída do tempo da ditadura.

    Responda
  29. Felipe Araújo Braga

    Português e Matemática são fundamentais, mas é necessário mais: reduzem a carga horária de Biologia, depois o pessoal é contra vacina, reduzem a carga horária de História e o pessoal pede a volta da ditadura militar. Na realidade, eles não esperam que a população chegue ao ensino superior e melhore de vida. Querem que sejam Uber e afins. Por sinal, o inglês ensinado no ensino básico brasileiro é nível A2, para se comunicar mais ou menos é necessário no mínimo um B2. Estamos fadados ao fracasso!

    Responda
    1. Heigor Martins

      Didático.

  30. Wil Leon

    As profissões do futuro precisam das ciencias (quimica, fisica, biologia) e matemática. Portugues como formação basica.

    Responda
    1. Daniel L

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Heigor Martins

      Daniel deve ser uma sumidade intelectual, percebe-se por sua imensa capacidade argumentativa.

    3. Daniel L

      Seu pensamento é limitadíssimo. Melhore.

  31. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Pra extrema direita como o Tarcísio é ruim saber história e artes. Melhor matemática pra TODES saberem a raiz quadrada da hipotenusa x o raioquenos parta da tangente.

    Responda
  32. julio alves

    Mais uma matéria protocolar apenas para estampar o rosto sorridente do filhote do Coiso Inelegível! Nenhuma crítica, nada prós e contras, nada de entrevistas com ponderações sobre o tema... Estagiários se exercitando no cumprimento das iredens dos patrões da Folha: "Atenção alojamento!!! Publicar, no mínimo, uma matéria por dia com o Carioca sorrindo e nada de críticas, entendido?"

    Responda
    1. Heigor Martins

      Disse tudo!

  33. Wlander Kwasniewski

    o Brasileiro médio já não conhece a própria história e entende pouco a complexa geografia local e global. Reduzindo quase 40% a carga horária destas disciplinas teremos adultos com pouca informação sobre como a humanidade está na situação atual, quais os fatores históricos que fazem com que tenhamos uma sociedade como a atual e por que nossa interação com o meio em que vivemos é tão danosa e mal resolvida. O mesmo vale para ensino de ciências. Não é surpresa na doutrina da direita.

    Responda
    1. julio alves

      E com a benção da Folha!

  34. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    Não faça isso Tarcísio! Afinal, aluno ter de aprender português e matemática é um absurdo, não é Paulo Freire? Imagine então ser reprovado!

    Responda
    1. Marcelo de Souza

      Limitado e inútil, você

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Daniel L, esse teu "tu" é suspeito.

    3. Marcelo Zottis

      Aprovação automática é coisa de direita neoliberal.

    4. Daniel L

      José, aposto que tu nunca abriu um livro do Paulo Freire. Aposto o que você quiser. Eu tenho certeza! E apostaria mais: que tem ANOS que tu não finaliza um livro. Qualquer livro. Nem mesmo a segunda epístola de João, menor livro da sua bíblia. Eu aposto.

    5. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Chora mais Erick, estou gostando.

    6. Felipe Araújo Braga

      Ciências Exatas, José? O governo está priorizando Física e Química onde?

    7. Felipe Araújo Braga

      E o aluno pode ficar sem aprender História, Biologia, Física? Meu caro, pegue qualquer aluno de escola estadual, a maioria, infelizmente, não domina português e matemática no mínimo.

    8. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Isso Tarcísio, faça como a Coreia do Sul fez há alguns anos. Mande seus alunos aprenderem ciências exatas. Chorôrô e vitimismo é para a turminha do todes.

    9. julio alves

      Isso, Tarcísio! Nada de geografia, história, filosofia, sociologia! Você está no caminho certo. Certo para a formação de trastes ignorantes que elegem Nunes, Tarcisios, Bananinhas , Zambellis, astronautas etc.

    10. Erick Santos

      Boa Jose, exercendo seu direito democrático de falar asneira