Hélio Schwartsman > Suicídio democrático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. ALEXANDRE MARTINI NETO

    A necessidade de punição urgente parece obvia para nós mortais, só a Justiça não parece entender a urgência...!

    Responda
  2. Fábio Nogueira

    Impunidade não ! Investigação, julgamento, condenação e xilindró para os golpistas

    Responda
  3. David José Ferreira Júnior

    Brasil não é Estados Unidos. Lá golpista pode ser candidatar e continuar a mentir. Aqui, Golpista mor não será anistiado, nem que o congresso valide. O STF decretará a inconstitucionalidade para o bem da democracia e do Estado Democrático de Direito. Espero que o processo avance e o dito cujo seja preso. Cadeia é lugar de golpistas.

    Responda
  4. José Mauro Feliciano

    Demorou, já teria que fazer, se é culpado tem que pagar o preço, essa demora colocar em cheque a justiça, o governo vigente, e tudo mais que ordena o pais, esse cara desdenhou dos brasileiros, eu votei nele na 1ª eleição com muita esperança de mudança, no 2º ano de mandato já via que era um covarde, aceitando alianças com Temer/ Costa Neto/ Jeffersonn/ Marinho e outros dinossauros corruptos de sua geração, alugou o PL e seguiu com seu plano, dar o golpe, porém algo deu ruim, justiça seja feita.

    Responda
  5. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Como é que vai-se anistiar um homem que dividiu o país, trouxe a discórdia entre famílias, amigos empregados e patrões; Um homem que se apossou do maior símbolo do nosso país, como se fosse dele e dos eleitores que ele transformou em zumbis? Tudo que ocorreu em janeiro do ano passado foi insuflado por Bolsonaro, que só não deu o autogolpe porque os generais e brigadeiros sérios não embarcaram na canoa dele .

    Responda
    1. Lucia Helena Hubie

      Interessante que não vejo comentários sobre a descondenação de Lula, ou vcs acham que o povo foi pra rua porque. Seria muito interessante entender a história, antes de fazer pre julgamento.

  6. Marcos Benassi

    Uai, Hélio, o pezinho da Justiça já está no quadrado da auto-aniquilação: São Paulo, maior cidade do país, acaba de ter duas barbaridades chanceladas pela justiça eleitoral local. O Marçal, com suas várias barbaridades e, pináculo, o laudo falso; a dupla dinâmica Nunes e Tarcizão do Cadáver, anunciando falsa, inoportuna e criminalmente a feique do Pcc. Pra mim, depois do Tuite de milico/prisão do Lula, o peçoau já abriu as pernas; agora, passaram ky. A cópula tá pelaí, logo adiante.

    Responda
  7. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Depois de Lula e Dirceu, anistiar Bolsonaro é como se tirasse uma criança do "castigo". Pode-se considerar excessos e erros processuais nas mesmas proporções? Dirceu se sente injustiçado e com legítimo direito de concorrer as eleições, após provas cabais e múltiplas condenações de crimes comprovados. Bolsonaro, cujos supostos crimes são dificies de provas, teria o mesmo direito? Ou o Brasil funciona com asolvições técnicas e de ocasiões?

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você defende sociopatas golpistas de graça?

    2. Leonilda Pereira Simoes

      É difícil provar que durante a Covid ele e seus ministros da Saúde pararam de divulgar o número de mortos para não assumirem que não estavam salvando vidas e levaram a mais de 700 mil mortes? Difícil para quem? Não fosse Doria peitar o ge no cida, muitos outros milhares teriam morrido sem a Coronavac. Muitos esquecem e nem gostam de citar o pior crime dele e até minimizam. Vergonha demais da conta. Foi proposital, ele disseminou a doença em vez de controlá-la e isso é crime comprovado. Acorda!

  8. Elisabete S

    Well, depois de Lula&cia não inocentados e livres para invadir o poder, foi aberto precedentes para os iguais dali em diante. Daí, a torcida dos súditos, para dizer sempre sim às impunidades dos seus ¨heróis¨, rumo a vitória. A corrupção e os desmandos estão oficializados. Venham Cabral, Dirceu, Lulas, Bozos...Lembram do ex presidente Collor? Ainda estão pensando se vão puni-lo. E os mandantes do assassinato de Marielle?! São políticos.... estão pensando também. Bom é ser politico.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem tentou invadir o poder eleito foi o seu ídolo Nero, não esqueça, a tentativa de golpe partiu dele com seus empresários e políticos como Waldemar, Malafaia etc. Ele tentou se manter no poder sem ser eleito. E vc não lembra, como todos os, well, extremistas de direita, que o governo dele e alguns de seus ministros da Saúde levaram a mais de 700 mil mortes? Essas vítimas para você não são nada? Não citou esse crime dele, por que será? Não perdeu ninguém na Covid e não está nem aí mesmo?

  9. josé SOARES

    Anistiar o inelegível e seus asseclas golpistas nunca.

    Responda
  10. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Total concordância com o autor. Bolsonaro é um criminoso que merece severa punição, o destino merecido dos criminosos. Sem punição, será premiado, agraciado, valorizado. Que país será esse que premia um criminoso como o Jair? Impune, NÃO.

    Responda
    1. Lucia Helena Hubie

      chego a ficar emocionada, que tal a premiada de um que ja era condenado...que pais e esse...Lula esta hj numa reportagem da Veja mencionando a quantidade de capas que esteve envolvido, jamais comparar com Bolsonaro. Naqueles tempos era corrupção sistêmica, e tudo isso varrido pra baixo do tapete da sala de estar. E so observar o momento atual, estamos mergulhando numa crise fiscal preocupante. O Brasil esta sem rumo...

  11. Gustavo Michelin

    O STF já liquidou a democracia, bobinhos

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você tem planos de sair da 7a série?

    2. Marcos Benassi

      O ponto de vista do pneu é, inevitavelmente, rasteiro e voltado ao chão.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Você tem 12 anos? Vá estudar, criança, aqui é lugar de adultos.

    4. Ney Fernando

      Na verdade o STF garantiu a democracia contra o golpe do bolsonaro e dos seus admiradores.

    5. Anete Araujo Guedes

      O mundo da fantasia.

    6. Fabio Sampaio Marques

      Não fosse o STF, estaríamos numa ditadura há pelo menos 6 anos.

  12. Nelson Vidal Gomes

    O problema é que nossa democracia vem sendo atacada por diversos tipos de impunidades, desde as penais até as políticas como a "descondenação" de Lula, as recentes de José Dirceu e a "despunição" de Collor . Bolsonaro nessa toada viria compor o "quadrunvirato", na condição de "desdenunciado", todos, a rigor, sob os auspícios do STF apoiado pela Procuradoria Geral da República. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  13. Helio Cardoso

    Se não fosse o Xandão o estrupício tinha botado gente no 'paredon'. Se não fosse o Lula vencedor, esse pequi roído tinha sido ditador. Imaginem o Panzuelo de novo no ministério da Saúde, PRF ampliando o sistema de 'camburão fumacê' e o Cid ministro do tesouro com as chaves do cofre nas mãos! Bleargh!

    Responda
  14. João Paulo Zizas

    Diferentemente do propugnado por Hélio Schwartsman, a inelegibilidade de Jair Bolsonaro é absurda e precisa ser anulada. Ela é fruto do revanchismo de poderosos grupos hostis ao anterior chefe do Planalto, cuja postura mais significativa enquanto governou foi sempre seguir a Lei Maior e frisar a importância de respeitá-la. O ex-mandatário, que a valer é defensor do Estado de Direito, está sendo vítima de expedientes vis. Sua maior deficiência real é, apenas, não se expressar bem algumas vezes.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Mas que piada: defensor do Estado d Direito que executa uma tentativa de golpe de estado? Ah, pensar cansa mesmo. A deficiência do ge no ci da misógino homofóbico machista ignorante é que ele acha que pode ser ditador e tudo bem, como Putin. Só gosta desses tipos, não se dá com os democratas europeus, nunca notou? Ele não não tem educação básica, cultura, apenas usa os mandatos pra comprar casas com dinheiro vivo, rachadinhas, acordos com milícias. O povo que se vire. E tem quem defensa. Cruzes.

    2. Fabio Sampaio Marques

      Inegibilidade é pouco. Atentou claramente contra a democracia, incentivou atentados contra a democracia e fugiu da responsabilidade por tê-lo feito. Deve ser preso.

  15. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice não tem jornalista. Tem ativista. Fui.

    Responda
    1. Fabio Sampaio Marques

      Tchau.

    2. Helio Cardoso

      Vai tarde, e leve o estrupício!

  16. Nilton Silva

    O STF tão criticado, às vezes, com razão, mas na maioria das vezes, injustamente, não deixará esse tipo de aventura antidemocrática vicejar.

    Responda
  17. José Cardoso

    Acho que se ficar claro num processo judicial sua participação no quebra quebra de 8/1 ele deve ser condenado. E pagar multa para ressarcir o erário público. Atualmente, sua inelegibilidade resulta das investidas retóricas contra o STF e o TSE. Tem sentido, embora o prazo me pareça exagerado. Imagine suspender um atleta por vários anos após xingar um juiz.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Só não concordo com a analogia d final d comentário, q seria injúria: xingar. O que o Inelegível fez ou instigou seus seguidores foi ato golpista antidemocrático, terrorismo contra patrimônio público, que eu, você, estamos pagando com nossos impostos os danos. Quero que os verdadeiros criminosos paguem tanto com prisão como com seu próprio dinheiro os danos causados. Claro, sem anistia.

  18. Valter Luiz Peluque

    Porque a Golha não cobra ação do PGR? Anistia aos golpistas jogará o país num abismo de desconfiança política-judiciária. Se Gonet tivesse prosseguido com o inquérito das vacinas provavelmente não teríamos um resultado tão catastrófico nas eleições . Conservadorismo demais mata.

    Responda
  19. Gustavo Michelin

    O STF é a maior ameaça a democracia

    Responda
    1. Fábio Salvador

      A maior é a corrupção, que vem de todos os lados e é fendida com todas s forças

  20. Jaques James Calderaro

    Se Bolsonaro fosse um verdadeiro líder, pediria anistia somente para seus seguidores. Como n

    Responda
  21. julio alves

    Ufa! Finalmente Hélio escreve algo decente nos últimos meses! Acredito que esteja liberado após a vitória dos preferidos em SP. Ótimo artigo.

    Responda
  22. Nelson de Paula

    Imaginem como será a comemoração caso uma anistia seja promulgada. Irão sapatear sobre o que tiver sobrado de nossas instituições. E na próxima vez a chance de sucesso será maior.

    Responda
  23. Nerisvaldo José Santos

    O cara tem que ser preso por um longo tempo.

    Responda
  24. Alan Vieira

    Se os séquitos de Bolsonaro tiverem um mínimo de tutano - o que é muito difícil, perceberão que ele foi incompetente para tudo a que se propôs, inclusive para promover o golpe.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      O ex-presidente Jair Bolsonaro algumas vezes se expressou mal. Todavia, na realidade, esse foi o maior problema de conduta de alguém que governou sempre seguindo a Carta Magna e ressaltando a importância de respeitá-la. E a anterior gestão federal, em geral, executou boas políticas públicas. Ela soube, inclusive, evitar um cataclismo socioeconômico muito superior àquele oriundo das absurdas medidas de isolamento impostas na pandemia por desavergonhados prefeitos e governadores apoiados pelo STF.

  25. MARCO ANTONIO POLISELI

    Anistia a Fernandinho beira mar!!

    Responda
  26. Tersio Gorrasi

    E a anulação de todas as condenações do Zé Dirceu, a soltura do réu confesso Sérgio Cabral, André do Rap, etc, etc? O desmantelamento da lava a jato foi correto e democrático?

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Tarcísio vem seguindo essa mesma rota do inelegível. Vem desdenhando, provocando e chegando aos limites, testando sua impunidade frente às instituições. Se o judiciário responder à altura, placas tectônicas se moverão, se não se manifestar se enfraquece, se desmoraliza.

    Responda
  28. Geilson Silva

    Ótimo texto. Se não conseguirem encarcerar, ao menos mantenham a cassação.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Vdd! Sem anistia! A história, importante resgatar, nos mostra que uma vez golpista,sempre golpista!

  29. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Anistia é igual a perdão. É perdoar o JMB por todo o mal que ele fez para o país desde que.entrou na carreira politica

    Responda
  30. José Eduardo de Oliveira

    o sistema político brasileiro e os políticos em geral brasileiros estão totalmente, e não sem razão, desmoralizados. as abstenções eleitorais foram apenas uma pequena amostra dessa situação. o Brasil continua tomado pela anomia e pelo deboche generalizado

    Responda
  31. romulo paiva

    Sou contra o Congresso anistiar o Bolsonaro da mesma forma que fui contra o STF anistiar o Lula. Dois radicais que têm que estar fora das disputas eleitorais.

    Responda
  32. José Antônio

    Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  33. alessandro pasolini

    Caramba , só eu que vi e ouvi um comandante de uma força falando em voz de prisão se insistisse no golpe ???!!! É minimamente razoável se falar em anistia ????

    Responda
  34. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Lúcido!

    Responda
  35. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Temos o pior congresso do mundo e só podemos esperar coisa ruim desses caras. Vão aprovar essa anistia porque o que predomina nessa turma é falta de caráter.

    Responda
  36. jose camargo

    No dia 28 de agosto de 1979, foi sancionada pelo então presidente João Batista Figueiredo a Lei de Anistia Ampla,Geral e Irrestrita. Pela Janela do perdão entraram crítricos do regime,praticantes de crimes eleitorais assim como terroristas,homicidas,sequestradores e assaltantes de banco.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Assim como torturadores, milicos facínoras, assassinos a soldo do regime e os golpistas de 64.

  37. MARCO ANTONIO FARIAS COUTINHO

    Perfeito raciocínio. Da mesma forma que os deputados flertam com a anestia na sucessão da Câmara, a Sociedade deve dizer que questões de perigos constitucionais é com o STF. Ninguém mais.

    Responda
  38. Jorge Luis Monzani

    ANISTIAR QUEM FEZ DE TUDO DURANTE 4 ANOS PARA DAR UM GOLPE DE ESTADO NO BRASIL USANDO DO PODER DO CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA É IMPUNIDADE INACEITÃVEL E UM INCENTIVO PARA QUE SURJAM OUTROS AVENTUREIROS GOLPISTAS NO FUTURO. A PUNIÇÃO DE JAIR BOLSONARO E DOS PRINCIPAIS ARTICULADORES DO GOLPE MILITAR , CIVIS E MILITARES, É PONTO DE HONRA PARA O BRASIL , INEGOCIÃVEL E IMERECEDOR DE QUALQUER CONCESSÃO OU ANISTIA. A ÚNICA FORMA MORAL E DECENTE É A APLICAÇÃO DAS LEIS , SEM ANISTIA.

    Responda
  39. Joao Quadros

    Regras? Que regras???? Aquelas de "quem manda, pode"?

    Responda
  40. Ricardo Lobo

    Obviamente anistiar criminosos é um incentivo ao crime. Punição para os golpistas. Sem Anistia.

    Responda
  41. Pedro Luis S C Rodrigues

    Concordo integralmente. A unica questão é que o mesmo argumento pode ser feito pra anulação da condenação de Lula, Dirceu e enorme etc.. Foram essas anulações que plantaram a semente pra anistia. É conveniente esquecer disso

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A única questão eh que vc põe tudo no liquidificador batece e depois diz, eh tudo igual.

    2. Joaquim Rocha

      Não compare alhos com bugalhos. Tentativa de golpe de estado é o crime mais grave que um político pode cometer.

  42. Domingos Sávio Oliveira

    Sem Anistia! Cadeia pra golpista, seja o golpista de direita ou de esquerda, golpista é golpista.

    Responda
  43. jose roberto de oliveira

    No lugar de anistia, a Lei pura e simples. Ou seja, a Constituição.

    Responda
  44. Pedro Cardoso da Costa

    Na década de 90, o presidente Fernando Henrique criou vários pacotes antiviolência. Desde 1997, ocorrem mais de 40 mil homicídios a cada ano e em 2017 atingiu-se 65.603 mil; na maior paz do mundo. E a preocupação é com o genocídio de Israel, com 40 mil mortos, mas em guerra.

    Responda
  45. hernando josé rocha franco

    Embora as penas recebidas pareçam pesadas, anistia seria esculhambar com as próprias instituições. Quanto ao ex-presidente, mantê-lo inelegível já traz um certo descanso para o país.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Mas é muito pouco para todos os crimes por ele cometidos. Cadeia já.

  46. Hermogenes Moussallem

    Bolsonaro, Heleno, Braga Neto etc são fruto de nossa horrível disposição em deixar as coisas pra lá. A anistia dos 21 anos de ditatura os encorajou a fazer tudo o que vimos.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Certíssimo. A ditadura prendeu, torturou e matou quem discordava e ninguém foi punido. Vergonha. Foi um exemplo pro golpista bozo tentar a sua própria ditadura. Porém sua tentativa fracassou. A pena tem que ser rigorosa para nunca mais ninguém tentar nada parecido. Anistia jamais!

  47. Joao Bom

    Suicídio democratico é sermos obrigados a conviver com o Supremo que temos. Total falta de respeito com o povo e com as Leis...

    Responda
    1. Joao Bom

      Não vale nem a pena responder...de novo o que o Bozo fez...esqueçam dele e se preocupem com o momento atual do Brasil. Assim com essas idéias não vamos para frente nunca . Ficam alavancando desculpas com o passado. Esse já era....

    2. Joaquim Rocha

      Não fosse o supremo estaríamos numa autocracia à la Venezuela. Esqueceu-se das dezenas de crimes que bozo cometeu. Das centenas das milhares de mortes evitáveis que ele negligenciou? Da tentativa de golpe?

  48. Walter de Souza Silva

    Parece-me, no minimo temerário anistiar os envolvidos no Golpe de 08 de janeiro. Do ex-Presidente ao último envolvido -- todos devem pagar pelos crimes cometidos.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Golpe? Vivemos em mundos diferentes. Q golpe?

    2. Jurandir Prado Leite

      Golpe? Vc está na Venezuela?

  49. Felipe Vasconcelos

    O STF precisará seguir o devido processo legal à risca, nem um milímetro de desvio, caso contrário, haverá brecha para anulação do condenação, como no caso da Lavo-Jato.

    Responda
    1. Jurandir Prado Leite

      Seguir o devido processo legal como fez com o Zé Dirceu e companheiros né?

  50. Ennio Baldur Hammes Schneider

    Impossível discordar do texto final da coluna.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.